A visita a Machu Picchu: deslocamentos com a Inca Rail e conhecendo Machu Picchu Pueblo (ou Aguas Calientes)

Inca Rail para Machu Picchu

Após uma noite de sono em Ollantaytambo (ao menos pra mim e pras crianças, já que infelizmente o Fernando não passou nada bem, com um piriri daqueles), tomamos o café da manhã na Pousada, fizemos o checkout e pegamos o tuk tuk pra estação de trem.

Já contamos sobre o roteiro de nossa viagem para Lima e Cusco e para saber sobre nossas hospedagens, translados, etc.

Nosso trem, da Inca Rail sairia as 11h, e chegamos um pouco antes dos 30 minutos antes solicitados pela empresa. Já estávamos com os bilhetes em mãos, que trocamos no escritório da empresa em Cusco. Passamos rapidamente pelo portão após conferirem os tickets e os passaportes e seguimos para a sala de embarque. A sala tem uns bancos (bem desconfortáveis) e uma cafeteria, além de banheiros. Tem umas TVs onde ficam passando varias propagandas e, de tempo em tempo, entram informes das partidas dos trens. Ficamos lá aguardando um bom tempo pois antes do nosso trem saiu um da Peru Rail e o nosso só “estacionou” bem perto da hora da saída.

Estação de trem em Ollantaytambo

Assim que o trem parou na estação organizaram as filas para cada vagão, e na entrada checaram novamente os tickets e os passaporte e orientaram quanto a localização dos assentos. Entramos, acomodamos as bagagens em um bagageiro de metal na entrada do vagão, e nos acomodamos em nossos assentos. O trem tem espaços com 4 assentos, sendo dois e dois, virados de frente, com uma mesinha na frente. Como éramos 5, a Maria ficou sentada ao nosso lado, do outro lado do corredor. Felizmente, ficamos acomodados do lado esquerdo do trem, que é o lado das vistas mais bonitas ao longo da viagem.

Logo que nos acomodamos fizeram um comunicado pelo sistema de som e a viagem começou. Infelizmente o dia estava bem nublado e em função das chuvas constantes o rio Urubamba estava bem barrento, então as paisagens não estavam lá essas coisas. O Fernando dormiu quase a viagem toda, bem cansado pela noite mal dormida, e ainda sem passar muito bem. Logo após o inicio da viagem nos trouxeram um cardápio com as bebidas disponíveis no serviço de bordo: umas opções de suco, água, alguns tipos de chá, café e café com leite. Um tempo depois vieram anotar os pedidos, e mais pra frente vieram nos entregar as bebidas, um pacote de biscoitinhos de cereais andinos e um bombom.

Trem da Inca Rail no trajeto Ollantaytambo-Machu Picchu Pueblo

A viagem correu consideravelmente rápida e foi bem confortável. O nosso vagão, que era o executivo, tinha poltronas confortáveis e tinha janelas no teto. A parte superior das janelas laterais abria, o que foi bom, pois estava quente e o vagão não tinha ar condicionado.

Na chegada em Machu Picchu Pueblo o desembarque foi tranquilo e na saída da estação um profissional estava nos aguardando, conforme o Rafael havia informado. Esse profissional nos levou até nosso hotel, que fica próximo a estação, e nos informou que nosso guia, o Carlinhos, estaria nos aguardando na estrada de Machu Picchu as 15h.

Fizemos o checkin, deixamos as malas no hotel, arrumamos as mochilas com uns lanches, agua, boné, protetor solar, repelente, casacos, e seguimos para comprar os ingressos de ônibus pra subir pra Machu Picchu. Aproveitamos também pra comprar umas empanadas pra comermos, já que não daria tempo pra almoçar.

Conforme indicações dos blogs que vi, optamos por já comprar os tickets de ônibus de ida e volta pro dia seguinte também.

Fomos pro local de embarque nos ônibus e estava praticamente sem fila e vários ônibus chegavam cheios retornando de Machu Picchu.

Nos sentamos nos primeiros lugares do ônibus e poucos minutos depois começamos a subida pela serra, montanha acima. A estrada vai por dentro da floresta e a vista é muito bonita. O caminho leva em torno de meia hora, ziguezagueando pela montanha. Quando chegamos, encontramos nosso guia, usamos os banheiros (que ficam do lado de fora das ruínas) e apresentamos nossos tickets e passaportes pra entrada.

DCIM101GOPROGOPR1697.

Vista da janela do ônibus que vai até a entrada de Machu Picchu

Nesse post para saber tudo sobre nossa visita as ruínas de Machu Picchu.

Após a visita as ruínas entramos na fila dos ônibus, que estava pequena, e rapidamente embarcamos e descemos, rumo a Machu Picchu Pueblo. Logo nas primeiras curvas vimos um lindo arco íris nas montanhas, mas infelizmente não foi possível fotografar. As crianças ficaram super empolgadas e falaram que era o primeiro arco íris que eles viam de verdade, sem ser de bolha de sabão. Primeiro arco íris em altíssimo estilo!!!

Chegamos em Machu Picchu Pueblo e fomos direto jantar em um restaurante que tínhamos visto próximo ao hotel. Após o jantar o Fernando preferiu ir descansar e eu fui com as crianças dar uma explorada na cidade e tomar um sorvete.

Fomos andando até a Plaza de Armas e depois das crianças e depois seguimos caminhando pela Av Pachacutec, que é a rua mais conhecida de Machu Picchu Pueblo. Ela estava bem movimentada, com vários turistas, bandas de música se apresentando na rua. Ela tem muitos restaurantes, hotéis e lojas de artesanato. Entramos em varias lojinhas, exploramos um pouco, até o momento em que começou a chover. Paramos em um restaurante pra tomar um sorvete e esperar a chuva passar e depois voltamos ao hotel para nosso descanso.

Machu Picchu Pueblo

No dia seguinte acordamos com calma, não muito cedo, tomamos o café da manhã, fizemos o checkout e fomos pegar o ônibus pra nossa segunda visita a Machu Picchu. O hotel se ofereceu para ir levar nossas malas na estação, e deixamos todas as informações com eles para a entrega.

Quando retornamos de Machu Picchu fomos dar uma passeada no centrinho de Machu Picchu Pueblo, agora com a família completa. Almoçamos ali na Plaza de Armas mesmo e sentamos na praça, enquanto as crianças ficaram correndo atrás dos pombos. Demos uma passeada pela Av. Pachacutec e fomos até a feirinha de artesanatos, que funciona ao lado da estação de trem. Quando já estávamos cansados de andar fomos pra estação de trem, entramos e ficamos descansando na sala de embarque. Uns 15 minutos antes da saída de nosso trem fui pra entrada da estação encontrar o mensageiro do hotel e pegar nossas malas.

Na sala de embarque tinha um músico peruano se apresentando, tocando vários instrumentos de sopro, e as crianças gostaram muito.

A estação estava bem cheia e não vimos TVs para informe dos embarques. Achei estranho que já estava próximo ao horário do nosso trem e não havia visto ninguém chamar e fui perguntar. Felizmente fiz isso, pois já estavam fazendo o nosso embarque… Não sei se nós que não vimos, ou se é desorganizado mesmo, então fique atento e pergunte sobre o embarque pra evitar surpresas desagradáveis.

Na volta, apesar de termos comprado a mesma classe de trem na Inca Rail, o trem era diferente. As poltronas eram mais confortáveis, o vagão tinha ar condicionado e não tinha as janelas no teto… Estranhei a diferença, e não sei exatamente porque ocorreu, se é só o modelo do trem. O atendimento de bordo foi idêntico ao da viagem de ida.

O músico peruando com as crianças na estação de Machu Picchu Pueblo
e o trem de volta da Inca Rail

Chegamos em Ollantaytambo, desembarcamos e na saída da estação o Rafael, nosso guia, já estava nos aguardando pra levar até Cusco. No caminho até o estacionamento vimos vários motoristas que estavam chamando os turistas para o deslocamento até Cusco. Ou seja, se não tivéssemos combinado com o Rafael, teria sido fácil conseguir transporte também.

A viagem de volta pra Cusco foi tranquila e chegamos já a noite no hotel. Fizemos o checkin, deixamos as malas no quarto e saímos pra comer um lanche.

Veja também:

8 Respostas para “A visita a Machu Picchu: deslocamentos com a Inca Rail e conhecendo Machu Picchu Pueblo (ou Aguas Calientes)”

  1. […] (segunda) – checkout no hotel, tuk tuk para estação de trem, trem para Machu Picchu, checkin no hotel, empanadas, ônibus e visita a Machu Picchu com guia privado. Jantar no […]

  2. Que incrível!! Machu Picchu é um SONHO!! Adorei o relato e as dicas! Não sabia que dava pra ir de trem 🙂

    1. Dá sim Débora! Certamente pela trilha é mais emocionante, mas exige bem mais da gente… E com crianças, de trem tá de bom tamanho. 😉

  3. […] e em Bento Gonçalves, e o passeio no Trem da Vale em Ouro Preto. Além desses, fizemos também o deslocamento ida e volta com a Inca Rail entre Ollantaytambo e Machu Picchu Pueblo, no […]

  4. […] A título de comparação, você pode conferir a experiência do pessoal do blog Ninho da Jiripoca viajando até Águas Calientes com a Inca Rail. […]

  5. Acabamos de voltar do Peru, e não tem como não estar ainda anestesiado com esse lugar mágico. Nós fizemos o percurso com a Peru Rail, e acho que diferença era basicamente o lanche da peru Rail, que não era grande coisa mas teve bolo e chá incluído no preço da passagem. Gostei do serviço, recomendo. A paisagem distrai e a viagem é rápida. E Machu Picchu Pueblo é bem esse ‘nunca para’ que voce descreveu. Sempre tem alguma coisa acontecendo naquele pequeno pueblo 🙂

    1. O Peru é demais, né! Simplesmente apaixonante!!!! 🙂

  6. […] (segunda) – checkout no hotel, tuk tuk para estação de trem, trem para Machu Picchu, checkin no hotel, empanadas, ônibus e visita a Machu Picchu com guia privado. Jantar no […]

Deixe uma resposta