Onde comer no Peru: nossas experiências

onde comer em Machu Picchu

O Peru é muito bem indicado quando o assunto é comer bem!

Mas assumo que nem sempre ir a bons restaurantes é nossa prioridade nas viagens. Primeiro porque realmente priorizam os passeios, e com isso muitas vezes não preferimos gastar menos tempo em restaurantes, e também optamos por não gastar muito com alimentação. Em geral optamos por fazer uma refeição melhor no dia, e um lanche ou refeição rápida. Além disso, como sempre estamos com as crianças, optamos por ir a restaurantes mais casuais, menos “refinados”, pois assim ficamos mais tranquilos com o falatório das crianças. Além disso, o Fernando e as meninas não são muito adeptos a provar coisas diferentes, e só eu e o Francisco gostamos de nos aventurar um pouco mais nos sabores diferentes, o que também nos limita um pouco na escolha por restaurantes.

Dessa forma, ressalto que, de forma nenhuma pretendo que uma lista dos restaurantes onde fomos funcione como um guia de onde comer no Peru. Mas apresento uma lista de onde fomos e nossa experiência nos lugares. Ressalto que, de forma geral, são restaurantes mais simples, que atenderam as nossas escolhas.

Vale ressaltar duas coisas com relação aos restaurantes peruanos. 1. A grande maioria deles traz uma entradinha de cortesia enquanto o pedido é preparado: milhos graúdos assados, pãezinhos com manteiga ou com molhos típicos, etc. 2. A gorgeta nunca está incluída e tem que ser incluída por você no momento do pagamento. Em geral demos aproximadamente 10% do valor da conta.

Já contamos sobre o roteiro de nossa viagem para Lima e Cusco e sobre nossashospedagens, translados, etc.

Lima

Restaurante Delfino del Mar: fica localizado em Miraflores e estava localizado próximo ao nosso hotel. O restaurante é mais aberto e gostamos muito do atendimento, tanto que voltamos uma outra vez. Tem pratos de frutos do mar e outros tipos de comidas peruanas. O cardápio conta com menu infantil, com peixe, arroz e batata ou puré.

Restaurante Delfino del Mar em Lima

La Lucha Sanguicheria: fomos ao que fica em Miraflores, próximo ao Parque Kennedy. É super movimentado e é necessário fazer o pedido balcão e o pedido depois é levado na mesa. Os sanduíches são muito bem servidos e são acompanhados de batata rustica frita. Tem também muitas opções de sucos naturais.

Restaurante El Bolivariano: fica próximo ao Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia e foi onde almocamos no dia que visitamos o museu. O restaurante funciona em uma casa antiga bem bonita e as mesas ficam distribuídas elos diferentes cômodos. Tem opção de buffet livre em finais de semana, mas optamos pedir pelo cardápio. Não tinham prato infantil mas fizemos uma adaptação pras crianças. A comida é gostosa, mas o atendimento foi lento e bem pouco atencioso.

Restaurante Bodega de La Trattoria: fica localizado em Miraflores, bem próximo a ruína de Huaca Pucllana. Como o nome demonstra é um restaurante italiano e gostamos muito da comida. A cerveja estava bem gelado (o que não é padrão no Peru) e o atendimento foi muito bom.

Tanta: fomos jantar na unidade do Shopping Larcomar. O restaurante tem uma área externa, mas como estava cheia ficamos na parte de dentro que conta com um janelão pro Oceano Pacifico. Provavelmente de dia a vista é incrível. Logo que chegamos trouxeram pras crianças um kit com uma folha com um desenho de uma mesa e uma cartela de adesivos, para serem colocados na mesa. As crianças adoraram e ficaram hem entretidas com a novidade. Gostamos bastante da comida e do atendimento.

Restaurante Tanta do Shopping Larcomar, em Lima

Cusco

Restaurante Calle del Medio: fica localizado bem na Plaza de Armas de Cusco, no segundo piso, e possui balcões com vistas pra praça. Almoçamos lá no primeiro dia em Cusco e, como gostamos da experiência, e o restaurante era próximo do nosso hotel, ainda voltamos mais dois dias. Servem pratos diversos, incluindo massas, trutas e culinária peruana. Na chegada entregaram folhas com desenhos e lapis de cera para as crianças. Enquanto aguardamos prepararem nossos pratos nos trouxeram uns pãezinhos de batata quentinhos e manteiga. Uma delicia! O atendimento foi ótimo sempre, com destaque pro primeiro dia que, quando a Maria passou mal com o Soroche, rapidamente trouxeram o cilindro de oxigênio pra ela e foram super atenciosos.

Restaurante Calle del Medio, em Cusco

Restaurante Dom Tomas: fica localizado próximo a Plaza de Armas e serve trutas e comidas peruanas em geral. De entrada nos trouxeram milho assado e pãezinhos e pisco sair e chicha morada de cortesia. Gostamos bastante da truta e do atendimento.

Trattoria Adriano: fica na parte lateral da Plaza de Armas, na esquina com a Av. El Sol. É bem simples. Tem pratos prontos, sopas e pizzas. Fomos de pizza. Bem fraquinha, mas deu pro gasto.

Restaurante Chiry Qoncha: fica em Andahuaylillas, próximo plaza da Iglesia. Tem uma área externa, com quiosques, mas como o sol estava forte sentamos na parte interna. Servem menu com entrada, o prato principal (esses dois podiam ser escolhidos dentre três opções) e sorvete de sobremesa. Tudo muito bem servido e gostosinho.

Restaurante Pachamama: fica próximo a Plaza de Armas e serve sanduíches e refeições. Fomos de hambúrgueres que estavam bem gostosos. Atendimento simpático.

Mr. Soup: fica numa das ruas laterais da Plazza de Armas. Tem um cardápio com varias sopas. Algumas são acompanhadas de pão. As porções são muito bem servidas. O restaurante é pequeno e bem simples.

Ollantaytambo

Pizzeria El Trigotto: fica bem na Plazza de Armas de Ollantaytambo. Tem dois andares e sentamos no segundo, próximo a varanda, com vista pra plazza. Tem algumas opções de promoções. Comemos uma pizza família e estava bem gostosinha (mas nada de outro mundo).

Machu Picchu Pueblo

Restaurante Full House: fica próximo ao hotel onde estávamos hospedado e próximo a estação de trem, na rua do trilho do trem. O restaurante tem algumas mesas na calcada e outras dentro, inclusive algumas na janela com vista para o rio Urubamba. Disponibilizam jogos de madeira pras crianças, o que fez um super sucesso. Servem trutas e outros pratos peruanos. A comida estava bem gostosa e o atendimento foi excelente. Como o Fernando tinha passado mal na noite anterior não comeu muito e vieram perguntar se ele não havia gostado da comida. Quando explicaram, rapidamente ofereceram um chá digestivo e trouxeram pra ele. Ótima pedida!

Restaurante Full House, em Machu Picchu Pueblo

Orquidea’s Grill: fica bem perto da Plaza de Armas de Machu Picchu Pueblo. Quando passamos na frente o funcionário que ficava na frente do restaurante já veio perguntando se eramos brasileiros e falando que todos pratos acompanham feijão. O Francisco arregalou os olhos, e não conseguimos convence-lo a comer em outro lugar. Até andamos um pouco e gostei mais de outros lugares… Mas não teve jeito… A vontade dele de comer feijão venceu. A comida não é nada de outro mundo, e o preço era meio alto pro que servia, mas o atendimento foi muito bom. Vale pra dar feijão pras crianças se a falta dele é um problema na sua família.

Veja também:

Uma resposta para “Onde comer no Peru: nossas experiências”

  1. […] Para saber mais sobre nossas hospedagens, etc, clique aqui e para saber os restaurantes onde comemos clique aqui. […]

Deixe uma resposta