A despedida de Cusco, e do Peru…

Milhos Peruanos

No nosso último dia em Cusco, após todas as maravilhas do Valle Sagrado, acordamos, aproveitamos ao máximo nosso ultimo café da manhã no hotel de Cusco (amamos café da manhã de hotel) e saímos pra dar uma ultima passeada pela cidade, já que o transfer para o aeroporto estava agendado para as 14:30.

Já contamos sobre o roteiro de nossa viagem para Lima e Cusco e sobre nossas hospedagens, translados, etc.

Optamos por ir em direção ao Mercado San Pedro já que ainda não tínhamos andado pra esse lado.

Saímos andando do Hotel, passamos pela Plaza Regocijo, viramos a direita, atravessamos a Plaza San Francisco com vista para a Iglesia San Francisco. Dali, passamos pelo Arco de Santa Clara e chegamos ao Mercado San Pedro.

Mercado San Pedro, Plaza San Francisco e Arco Santa Clara

O Mercado San Pedro, próximo a entrada, tem varias banquinhas de artesanato, meio entulhadas, e com os mesmos produtos de todas as outras lojinhas que tínhamos encontrado nos outros lugares. Os preços também são os mesmos dos outros lugares. Como as bancas são pequenas, tudo fica muito entulhado mesmo e fica difícil de olhar as coisas… Sinceramente não acho que valha a ida pra comprar lembrancinhas.

Após as bancas de artesanatos iniciam as bancas de itens alimentares, e essa sim me interessou! Várias bancas vendendo de tudo: frutas, legumes, verduras, pacotes de sal das Salineras de Maras, pacotes de sementes de chia, pacotes de quinoa branca, vermelha, negra (baratésimos, comparando com o preço que pagamos no Brasil), grãos de todos os tipos… Ali, finalmente, consegui mostrar pras crianças os milhos coloridos peruanos e o milho usado pra fazer a chicha morada, o suco de um milho roxo, que elas amaram e que é consumido desde a época dos incas!

Explorando o Mercado San Pedro, em Cusco

Eu, particularmente, adoro visitar esses mercados, e acho excelente pra apresentar pras crianças os produtos locais e os ingredientes frescos de varias coisas que eles consumiram ao longo da viagem, então, gostei do programa.

O Mercado San Pedro tem também algumas bancas que servem sucos e alguns lanches e comidas, mas não chegamos a provar.

Saindo do Mercado San Pedro seguimos pela Calle Santa Clara em direção a Plaza de Armas. Essa rua tem varias pessoas nas calçadas, vendendo de tudo!!! Comida, artesanato, pedras… Peruanos de todas as idades, desde idosos até crianças bem pequenas vendendo todo tipo de coisas. Aliás, o número de crianças vendendo coisas nas ruas de Cusco chamou a atenção das crianças, já que eles ainda acreditavam na “máxima” do Palavra Cantada: “criança não trabalha, criança dá trabalho”. Foi uma ótima forma de explicar pra eles que em muitos lugares as crianças precisam sim trabalhar pra ajudar a família.

Almoçamos novamente no Restaurante Calle del Medio, pra comermos mais uma vez aqueles pãezinhos de batatas (hummmmm), compramos umas últimas lembrancinhas e seguimos ao Hotel para pegar nosso transfer rumo ao aeroporto e nossa volta a casa.

Cusco_com_crianças

O trio pronto pra viagem de volta

Veja também:

0 Respostas para “A despedida de Cusco, e do Peru…”

  1. […] 08/02 (quarta) – checkout no hotel, passeio Mercado San Pedro, passando pela Plaza e Iglesia San Francisco e Arco Santa Clara), Plaza de Armas, …. […]

Deixe uma resposta