Oca Paraty, uma delicia de Pousada, no meio da natureza em Paraty

Pousada com crianças em Paraty

Buscar hospedagem em Paraty não é tarefa nada fácil! São muuuuitas opções: no centro histórico, fora do centro histórico mas na cidade, na praia de Jabaquara, na serra… Para todos os gostos e bolsos… Nosso pré-requisito para essa viagem era uma pousada na estrada Paraty-Cunha, que ficaria mais perto da casa dos nossos amigos, e mais perto da natureza, como gostamos pra sair da rotina.

Reserve sua hospedagem em Paratynesse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Acabei me lembrando que tinha lido algo sobre uma pousada em Paraty no grupo de Viagens em Família de que participo no Facebook. Dei uma pesquisada lá, olhei a pagina da pousada no Facebook e na internet, e bingo! Parecia perfeita pra gente!

Troquei uns e-mails e umas mensagens com a Sandra, a proprietária, no Whatsapp, e tudo fechado. Ela nos enviou um e-mail com detalhes de como chegar e nos passou também algumas dicas de passeios de barco e passeios em Cunha, pois a ideia inicial era fazermos o percurso do Rio a Paraty pela Dutra e Paraty-Cunha. Infelizmente no dia de nossa ida estava chovendo e optamos por ir pela BR-101 mesmo.

Para saber sobre nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco, passamos um dia na Praia de Paraty Mirim e na volta conhecemos a estrada Paraty-Cunha.

Chegamos na pousada no final da tarde, seguindo as dicas certeiras que a Sandra nos passou pelo e-mail. A Pousada Oca Paraty fica bem na base da Serra da Bocaina, na estrada Paraty-Cunha,a uns 7km do trevo da BR-101. A estrada é mão dupla, mas tem o alfalto consideravelmente bom. Só fique atento aos quebra-molas, que são muitos!

Quando chegamos o portão de madeira estava fechado e tocamos a campainha. Logo o Marcos, marido da Sandra chegou, abriu o portão e nos orientou na entrada com o carro. O acesso até os chalés é feito por uma estradinha de pedras, bem estreita e com umas subidas e descidas, mas não achamos nada demais. Estacionamos o carro em frente ao nosso chalé, que era o primeiro.

O Marcos nos recebeu e mostrou todos os detalhes do chalé, nos deixando totalmente a vontade! Uma recepção excelente!

A Pousada Oca Paraty conta com 3 chalés apenas, sendo dois maiores, com um mezanino, e ótimos para famílias, e um só térreo. Os proprietários, o Marcos, a Sandra e as pequenas Tarsila, de 3 anos, e Maria Julia, de 1 ano, moram em uma casa na parte de trás do terreno.

Os chalés da Pousada Oca Paraty, cercados de verde

Os chalés são totalmente imersos na natureza! São literalmente cercados por árvores, muitas frutíferas, que garantem muitas visitas de aves, macacos e esquilos no entorno! Os chalés são construídos com técnicas ecológicas e tem parte das paredes substituídas por imensas janelas de vidro, viradas pra floresta, o que permite observar os animais e literalmente acordar vendo as árvores. Além disso são super bem decorados, em um estilo rústico charmoso, e muito aconchegantes! É uma experiência incrível.

Nosso chalé tinha um mezanino, acessado por uma escada de madeira, com uma cama king, um banco onde colocamos as malas, e uma porta balcão dupla que abre pra uma varanda. No andar térreo tinha um sofá cama, que se transformava em duas camas, uma que ficava abaixo do sofá. Além disso, colocaram uma outra cama extra, que ficava encostada na parede, e montávamos a noite. No mesmo ambiente tem uma mesa, com 4 cadeiras, uma pia com cooktop, louças, talheres, copos, panelas, um frigobar com algumas bebidas, e uma cafeteira de nespresso.

A área conta ainda com duas cadeiras de madeira e uma mesinha, que quando chegamos tinha 5 livros dispostos: 3 infantis e 2 para adultos. As crianças amaram a recepção e logo “engoliram” os livros, enquanto organizamos as malas. Amei a atenção!!!

Ao fundo tem um pequeno hall com uma prateleira grande e o acesso ao banheiro, que conta com pia, sanitário e box com uma ducha daquelas grandes. Essa parte de baixo também tem uma porta balcão com acesso a um deck cercado e outra porta para o acesso ao chalé.

Área interna do nosso chalé: acima a esquerda, quarto de casal no mezanino; acima a direita o sofá cama durante o dia e as camas montadas a noite; abaixo a esquerda a mini cozinha, e abaixo a direita a prateleira e o banheiro
Vistas do nosso chalé: a esquerda vista da varanda do mezanino e a esquerda vistas da área externa a partir das “paredes de vidro” (vista a partir da cama do mezanino)

Em uma construção separada tem a área onde é servido o café da manhã e que também conta com uma salinha com alguns livros. O café da manhã é servido das 8 às 11h da manhã e conta com frutas frescas, iogurte, granola, melado produzido na região, café, leite, sucos fresquinhos, pão caseiro, pão integral, pão de queijo, manteiga, requeijão, frios, queijo branco, e bolo. Tudo servido em um deck de madeira na construção que fica no meio do terreno, com vista pra floresta. Tudo é servido pela proprietária e por uma funcionaria muito simpática que auxilia o casal com os serviços da pousada. Perfeito!!!

As crianças amavam tomar o café e depois ficar brincando pelo jardim e pelo deck com a Tarsila, uma das pequenas da família. E vendo os micos que vinham, em grupo, passear pelas árvores em frente.

A área do café da manhã e a visita dos micos

Na parte dos fundos da pousada passa o rio Perequê-açu, e da pousada é possível acessar o rio e tomar banho em um poço muito bonito! Em um dos dias fomos até lá, mas não chegamos a entrar na água. Só as crianças, que não resistem a uma água, tiraram os sapatos e entraram na água até os joelhos e brincaram um pouco por lá. Mas o lugar é excelente pra um banho de rio! O acesso até o rio é feito por uma escada que tem degraus altos, mas totalmente possível de ir com crianças.

Trecho do rio Perequê-açu na área da Pousada Oca Paraty

Durante os dias em que estivemos lá teve aula de Yoga de manhã e a noitinha, mas não chegamos a fazer em nenhum dos dias em função das nossas programações na cidade…

Um ponto super especial e que tenho que destacar foi o cuidado especial com as crianças no domingo de Páscoa. Ainda na troca de e-mails sobre a pousada cheguei a perguntar pra Sandra se eles tinham alguma programação pra Páscoa e ela informou que teria uma “caça aos ovos”. Com isso levei uns chocolatinhos e os livros que as crianças tinham pedido pro coelhinho. Quando chegamos pra tomar o café da manhã no domingo de Páscoa, tinha na mesa, no lugar de cada uma das crianças, um “tubo” tipo diploma, amarradinho. Eles abriram curiosos, e viram o mapa da Pousada, com pegadas de coelho e alguns asteriscos. Ficaram super ansiosos tentando decifrar o mapa e entender o que cada item do desenho representava na “vida real”.

Após tomarmos o café da manhã a caça aos ovos começou, com a participação do nosso trio (Maria, Clara e Francisco), da Tarsila e da Maria Julia, filhas da Sandra e do Marcos. Eles foram seguindo as pegadas do coelhinho no mapa até cada um dos asteriscos, e lá estavam alguns ovinhos, um pra cada criança, amarrados nas árvores. No primeiro asterisco eles demoraram um pouco pra descobrir os ovos amarrados, mas rapidamente entenderam a técnica desse coelhinho, e passaram a procurar sempre nas arvores. Foi o máximo ver os ovos pendurados em um cacaueiro, ao lado de uma fruta de cacau! Lugar perfeito!!!

As crianças se divertiram muito e amaram a caça aos ovos e acharam que esse coelhinho era ótimo, pois deu vários ovinhos para cada criança! E ao final da caça, na volta ao chalé, ainda deram de encontro com outro ovo e mais os livros que eles tinham pedido! Pergunte só se não vão querer voltar pra Oca Paraty na próxima Páscoa!!!

A Caça aos Ovos no domingo de Páscoa: os mapas, a caça, os ovos pendurados no cacaueiro e o trio mostrando os livros e chocolates

Simplesmente amamos esse cuidado especial com nossos filhotes!!!

Achamos a Pousada Oca Paraty perfeita pro nosso estilo! Chalé perfeito pra família, super integrada à natureza, e com um atendimento super especial! Um lugar excelente pra relaxar e suficientemente perto de Paraty pra fazer os passeios durante o dia! Opção super aprovada!

A Pousada Oca Paraty ofereceu um desconto para nossa hospedagem, entretanto o esse relato representa nossa real e sincera experiência durante a hospedagem.

Veja também:

6 Respostas para “Oca Paraty, uma delicia de Pousada, no meio da natureza em Paraty”

  1. […] saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco e passamos um dia na Praia de […]

  2. […] saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos também um passeio delicioso de barco e […]

  3. […] saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos também um passeio delicioso a Praia de […]

  4. […] saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco e passamos um dia na Praia de […]

  5. […] contamos sobre nossa hospedagem em Paraty. Durante nossos dias em Paraty fizemos também um passeio delicioso de […]

  6. […] contamos sobre nossa hospedagem em Paraty. Durante nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco e passamos um dia na Praia de […]

Deixe uma resposta