Estrada Paraty-Cunha: um caminho super agradável pra chegar ou sair de Paraty

Estrada Paray Cunha

Quando planejei nossa ida pra Paraty no feriado de Páscoa a ideia era fazermos um caminho alternativa na ida do Rio pra Paraty, pela estrada Paraty-Cunha, e aproveitar pra conhecer uma das fazendas de lavandas de lá. Entretanto, no dia de nossa viagem estava chovendo, tanto no Rio quanto em Paraty, e acabamos desistindo dessa ideia, e fizemos o caminho tradicional, pela BR-101, a Rio-Santos.

Felizmente no nosso dia de volta o dia amanheceu sem chuva e decidimos fazer o caminho alternativo, pela Estrada Paraty-Cunha, pra conhecer.

Já contamos sobre nossa hospedagem em Paraty. Durante nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco e passamos um dia na Praia de Paraty Mirim.

A SP-165, mais conhecida como estrada Paraty-Cunha, liga o município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, a Cunha, no estado de São Paulo, em um trajeto de 46km. Desses, aproximadamente 10km atravessam o Parque Nacional da Serra da Bocaina e era de terra, até pouco tempo.

Se quiser alugar carro para ir a Paraty, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link

A estrada era o único acesso a Paraty até 1972, quando a Rio-Santos foi construída, e segue praticamente o mesmo trajeto da trilha da Estrada Real, que escoava o ouro de Minas Gerais pro porto de Paraty.

O trecho que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina era bem ruim e dificultava muito o uso da estrada. Em meados de 2016 foram concluídas as obras de calçamento desse trecho, que foi transformado em estrada-parque.

Reserve sua hospedagem em Paraty, nesse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Tínhamos vontade de fazer a Paraty-Cunha a muito tempo, mas como não temos carro 4×4, nunca tínhamos nos arriscado. Mas com a notícia da construção da estrada parque, decidimos que tinha finalmente chegado a hora de fazer esse trajeto.

Paraty-Cunha: de Paraty ao ParNa Serra da Bocaina 

Saímos da Pousada Oca Paraty, na base da Serra na estrada Paraty-Cunha no final da manhã. O primeiro trecho, até a entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina é asfaltado e de mão dupla, com alguns trechos de asfalto meio ruim e com buracos. O ultimo trecho, mais perto do Parque, é bem íngreme, com muitas curvas fechadas e bem estreito. Em alguns trechos só da pra passar um carro por vez e nas curvas usavam os buzina por segurança.

Estrada Paray Cunha com crianças

Trecho da Estrada Paraty-Cunha entre Paraty e o Parque Nacional da Serra da Bocaina

Paraty-Cunha: trecho no ParNa Serra da Bocaina

O trecho de estrada parque, que atravessa o Parque Nacional está em excelente estado! Novinho, com calçamento de blocos de concreto, sem buracos e desníveis. A estrada é cheia de curvas, algumas bem fechadas. Ao longo dos aproximadamente 10km passamos por umas 4-5 estruturas para passagem de fauna pela rodovia, para evitar atropelamentos. A estrada conta também com cercas em vários trechos para evitar que os animais silvestres atravessem a pista e sejam atropelados. A mata  é bem fechada e em alguns trechos as copas das arvores chegam a fechar sobre a estrada! É um trecho muito bonito!!! Não tem nenhuma portaria ou centro de visitantes do Parque em nenhum dos dois extremos da estrada. Sinceramente senti falta disso! Seria interessante ter algo explicando a importância da estrada, das passagens de fauna, e do próprio Parque. Espero que isso esteja no plano…

Trecho da Estrada Paraty-Cunha que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina

Paraty-Cunha: do ParNa Serra da Bocaina a Cunha

Após a saída do Parque Nacional da Serra da Bocaina a estrada volta a ser asfaltada, em ótimo estado e bem sinalizada. Apesar de ainda ser mão , nesse trecho ela já é mais larga.  As paisagens são lindas, serra abaixo, passando por áreas agrícolas, alternadas com florestas. Nesse trecho já aparecem alguns estabelecimentos comerciais. Paramos pra tomar um café no Moara Empório e Café e tivemos uma grata surpresa! O ambiente é super simpático, bem decorado em estilo rústico, com moveis de demolição, quadros, um charme! Na parte de trás tem cadeiras de madeira e um redário!!! Simplesmente amo redários!!!! Eles vendem diversos produtos locais, como café em grãos, itens de apiários, artesanato. E servem café coado direto na caneca com coador de pano e bolos. Uma pausa deliciosa!

Moara Empório Café, ótima opção para uma pausa

Pouco depois do Moara Empório Café é possível conhecer o Lavandário ou o Contemplário. Ambos tem produção de lavandas, mas infelizmente estavam fechados pois era uma segunda feira. Vamos ter que fazer o sacrifício de pegar essa estrada de novo pra conhece-los… Alguns blogs tem posts sobre o Lavandário, como o Gosto e Pronto, o Viajar Correndo e o Coisos on the go. Já o Contemplário aparentemente é menor e menos conhecido. Mas a Sandra, proprietária da Pousada Oca Paraty, onde ficamos hospedados em Paraty indicou muito bem e o Blog Detalhes de Viagens tem um post que conta sobre a visita deles ao local.

Trecho da Estrada Paraty-Cunha entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina e Cunha

Paraty-Cunha: de Cunha ao acesso a Via Dutra

Após passarmos por Cunha, que tem alguns ateliers de cerâmica (infelizmente estão fechados nas segundas-feiras) seguimos em direção a Guaratinguetá, onde pegaríamos a Via Dutra rumo ao Rio.

Como a fome já estava apertando, decidimos parar no Restaurante Tudo da Roça. Sinceramente, a construção de madeira, linda, atraiu nossa atenção e paramos. Outra escolha acertada!!! Ambiente super simpático e bem , com diferentes ambientes. Sentamos no deck externo, que tem mesas de madeiras de demolição, com guarda sol. Eles servem diferentes sanduíches, alguns tipos de caldos (verde, de feijão, mandioquinha, cebola, dentre outros). Tem também doces e bolos produzidos localmente. Provamos os caldos e comemos um bolo de banana, damascos e canela, divino!!! Amamos a escolha!

Tudo da Roça: ótima opção para um café ou um caldo

Dali seguimos a estrada até a Dutra e ainda fomos fazer uma visita a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, de onde retornamos pro Rio de Janeiro.

Como podem perceber a estrada Paraty-Cunha merece muito mais que um deslocamento. É uma daquelas estradas que merece ser curtida, por quem gosta de belas paisagens, e de estrada, claro!

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: Ticketbar e GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

21 Respostas para “Estrada Paraty-Cunha: um caminho super agradável pra chegar ou sair de Paraty”

  1. […] Para saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos também um passeio delicioso de barco e na volta conhecemos a estrada Paraty-Cunha. […]

  2. […] Para saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos também um passeio delicioso a Praia de Paraty Mirim e na volta conhecemos a estrada Paraty-Cunha. […]

  3. […] de barco, passamos um dia na Praia de Paraty Mirim e na volta conhecemos a estrada Paraty-Cunha. Chegamos na pousada no final da tarde, seguindo as dicas certeiras que a Sandra nos passou pelo […]

  4. […] Para saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco e passamos um dia na Praia de Paraty Mirim. Na volta para o Rio optamos por fazer o lindo caminho pela Estrada Paraty-Cunha. […]

  5. […] Já contamos sobre nossa hospedagem em Paraty. Durante nossos dias em Paraty fizemos também um passeio delicioso a Praia de Paraty Mirim e na volta conhecemos a estrada Paraty-Cunha. […]

  6. […] Já contamos sobre nossa hospedagem em Paraty. Durante nossos dias em Paraty fizemos também um passeio delicioso de barco e na volta conhecemos a estrada Paraty-Cunha. […]

  7. […] Para saber sobre nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco, passamos um dia na Praia de Paraty Mirim e na volta conhecemos a estrada Paraty-Cunha. […]

  8. Conhecemos esta estrada ainda era de pedra…se o carro quebrasse nem o guincho da seguradora entraria para nos resgatar…isso foi em 2013…estávamos num carro Siena….em 2016..retornamos e praticamente pavimentada…diminuindo bem o tempo de viagem e assim foi em 2017 e 2018…..E belas paisagens pudemos apreciar…sempre passamos pela cachoeira q tem na beira da Estrada antes sã divisa do RJ…..em Paraty…conhecemos o centro histórico, a praia do Jabaquara e do Pontal….e ano passado por 2 ve,es estivemos em Paraty Mirim…..passeio q teremos o prazer de estar fazendo agora no final de janeiro de 2019.

    1. Que legal que vão sempre pra lá Fatima! Paraty Mirim é uma delicia! Estivemos lá também! Aproveitem muito essa nova estada em Paraty!

    2. Eu fiz esse trecho em 2011 a noite,levei 4 horas pra atravessar os 10 km, não conheçia a estrada. Pena que não encontrei fotos da estrada nessa época.

      1. Obrigada pela visita Fátima! A noite deve ser mais tenso mesmo. Ainda mais que em 2011 acho que ainda não estava toda asfaltada… Abs!

  9. Lindo texto e fotos da estrada que aos poucos se consolida cono uma atração a parte! Só gostaria de retificar que o CONTEMPLARIO abre de segundas feiras sim, restaurantes em Cunha como “dO Gnomo”, e vários ateliers na cidade estão abertos sim para visitação. Temos inclusive alguns restaurantes de beira de estrada que abrem direto como o “Lazer na Serra” que está bem no meio de Cunha e ateliers como Suenaga e Jardineiro ao lado da estrada. Espero que estas informações sejam relevantes para seus leitores. Obrigado!

    1. Caio, muito obrigada pela visita e pelas informações atualizadas! Quando fomos chegamos a ligar no Contemplario e não estava aberto. Que bom que agora abre nas segundas! Precisamos voltar e explorar mais Cunha!!!

  10. Conheci Cunha em outubro de 2017, quatro meses depois conheci Paraty. Sou apaixonada por esses lugares. Pegar a estrada Cunha/Paraty, passar no Moara Café, Lavandário, Contemplário, parar na cachoeira, apreciar essa vista devagar é meu passeio predileto e renova minhas energias.
    Sou de São Paulo, gosto de ir pra Paraty via Cunha e voltar pela Rio Santos que tb é maravilhosa. Recomendo esse passeio.

    1. Cida, também adoro essa região! E a Rio Santos é linda mesmo! Paisagens incríveis!!!

  11. Syzélia Tavares Knecht says: Responder

    Conheci o começo da estrada em Cunha.
    Voltei ,pois já era tarde e o Guarda Rodoviário nos aconselhou ir pela Tamoios.
    Meu cunhado não teve a mesma informação e foi pela estrada mesmo à noite. Nesta época não tinha ainda Celular nem GPS. Para ele foi o maior pesadelo. Nos encontramos em Paraty, exaustos apavorados com o que poderia ter acontecido na estrada.
    Na época faltou informação sobre os perigos da estrada para quem não é da região.
    Felizmente depois de 25 anos desta experiência tenho esta notícia que a estrada está asfaltada e transitável.
    Agora terei coragem de dirigir por lá novamente e desfrutar da paisagem descrita nesta reportagem.
    👏👏👏👏

    1. Syrzelia, obrigada pela visita! Só aconselho a dar uma conferida antes de ir pois em anos de muita chuva, mesmo com asfalto a estrada pode ficar ruim. Mas adorei conhecer!

  12. Boa tarde.
    Somos: Carlos Gama e Wanessa Gama.
    De: Santos-SP
    Estamos programando em ir para Paraty, agora em Março.
    Já havíamos ouvido falar desse caminho, porém com essas descrições de vocês, ficamos ainda mais apaixonados e em dúvida…se, iremos pela Santos/Rio ou subimos a serra para descermos pela Cunha/Paraty.
    Bom, sei que seja qual for o caminho que optarmos, nos alegrarão…
    A questão aqui é parabenizar vocês pelas informações.
    Em breve postaremos aqui a nossa experiência.

    1. Carlos, obrigada pela visita! Paraty é incrível!!! Se informe na pousada/hotel de vocês em Paraty quanto ao estado da estrada no período da ida de vocês. As vezes, quando chove muito a condição piora um pouquinho, então é bom garantir. Mas o caminho é muito lindo mesmo! Abs!

  13. JOSE CELSO DE MOURA JUNIOR says: Responder

    Boa tarde, gostaria de saber se a estrada que liga o município de Cunha até Paraty, é asfaltada e se está em bom estado?

    1. Oi Celso! É asfaltada sim. Quanto ao estado, quando fomos estava Boa, mas quando chove muito piora, então é bom vc se informar por lá antes de ir.

Deixe uma resposta