Natal Luz com crianças

Show de Acendimento das Luzes no Natal Luz

Quando decidimos fazer nossa viagem de carro pra Serra Gaúcha, uma das coisas que me animou muito foi saber que o Natal Luz se estendia até o inicio de janeiro, quando faríamos nossa viagem!

Em função disso organizei o roteiro de forma que começássemos a viagem por Gramado, pra estarmos lá no inicio de janeiro e ainda aproveitarmos a decoração da cidade e os espetáculos.

 contamos sobre nosso planejamento e nosso roteiro completo para a Serra Gaucha, e  sobre nossas hospedagens durante a viagem. Também já contamos sobre os passeios que fizemos em Canela e em Gramado.

Nossa viagem ocorreu exatamente no ano de comemoração dos 30 anos do Natal Luz, quando os espetáculos foram todos remodelados.

O lado ruim de ter ido em janeiro foi o fator spoiler, já que logo que o Natal Luz 30 anos foi lançado, choveram artigos na mídia, posts em blogs e vídeos e fotos na rede social, contando sobre o espetáculo. Por outro lado, tentei focar mais na obtenção de informações práticas, que me ajudaram a planejar melhor nossa visita: onde estacionar, com que antecedência chegar, etc. E isso nos ajudou muito!

Quando organizei a viagem, o primeiro passo foi decidir em quais espetáculos ir, e optamos por ir a dois pagos, o Grande Desfile de Natal e o Natal pelo Mundo, que são os mais indicados para quem vai com crianças. Demos sorte em não ter ido ao Simplesmente Maria, pois, apesar de terem elogiado muito o show, como a área é muito aberta e o clima estava bem instável quando estivemos lá, provavelmente teria sido um certo perrengue ir a esse espetáculo com as crianças.

Vale ressaltar que 2016 teve um janeiro bem atípico na Serra Gaúcha, com bastante chuva e um pouco de frio. Durante o dia, quando não chovia, até esquentava, mas de manhã e a noite, quando os espetáculos aconteciam, era bem friozinho, e talvez isso até tenha sido bom. Vi relatos de pessoas que foram ao Natal Luz em janeiro de 2017 e reclamaram do calor intenso no Grande Desfile de Natal, o que, definitivamente não sentimos.

Apesar de termos ido em janeiro, e portanto após o Natal, entramos completamente no “espirito natalino”, e foi uma delícia! Claro que teria sido ainda mais incrível ir ao Natal Luz em dezembro, na expectativa do Natal. Mas em janeiro também foi mágico! Aquela energia natalina toma conta da gente, a musiquinha não sai da nossa cabeça, e tudo, simplesmente tudo, em Gramado e Canela transpiram Natal. Bem dizia o tema:

Hoje eu volto a acreditar na magia do Natal

Já acreditava na magia do Natal, e fui literalmente contagiada por ela lá!

Lembro, contudo, que em casa somos apaixonados por Natal, e isso certamente influenciou, e muito, nosso encantamento com o evento! Eu sempre amei Natal, sempre foi uma data muito esperada e festejada na minha família. Montávamos presépio, árvore de Natal, preparavam mensagens, o Papai Noel comparecia na grande noite… No período em que morei em Rio Grande (RS), onde fiz a faculdade, fui “adotada” pela vó Anna, uma dinamarquesa totalmente abrasileirada que amava o Natal, e que enfeitava a casa toda nesse período, o que aumentou ainda mais meu gosto por preparar a casa para essa data. O Fernando por sua vez também veio de uma família que gosta muito de Natal. E ai, a combinação já sabe, né! Mesmo quando éramos só nos dois na casa, já arrumava a casa pro Natal, mas com o nascimento das crianças, tudo ficou muito mais vivo. E como eles também adoram, com muito mais propósito! Nossa casa fica toda decorada, com mil enfeites de Natal, luzinhas, árvore de Natal, Presépio, calendário do advento… Ou seja, não tinha como não amarmos o Natal Luz… Mas, sinceramente, nos surpreendeu!

Mas chega de blá blá blá, e vamos a nossa experiência.

O Natal Luz conta com diversos eventos, que podem mudar de ano pra ano, de forma que é importante ver a programação oficial e escolher o que você quer ver. Tem eventos gratuitos e eventos pagos. Como falei antes, optamos por dois pagos e fomos também a dois gratuitos. Além disso, tem toda a decoração da cidade, que fica ali disponível pro deleite dos olhos dos aficionados por Natal.

Vou falar agora um pouco sobre cada um dos eventos que visitamos. Vale ressaltar que os shows e a programação muda de ano pra ano, então é importante que você verifique a programação do evento para seu período. Vale também lembrar que o evento é bem concorrido, então é importante planejar com antecedência e buscar hospedagem e comprar os ingressos com antecedência, pois eles se esgotam rápido!

No período em que viajamos, infelizmente os eventos do Sonho de Natal de Canela já tinham encerrado, e conseguimos apenas ver a decoração da cidade, que estava simples, mas bonita.

Decoração nas ruas

Pode ser vista ao longo de toda a região central de Gramado, nas principais avenidas, rotatórias, tudo com muitas luzes, muito charme, muito bom gosto. A área que concentrava mais decoração era no entorno da Igreja São Pedro e da Rua Coberta. A igreja com sua iluminação especial ficava linda a noite! Na rua coberta aconteciam algumas apresentações e em um dos dias assistimos a um coral lá, que gostamos muito! Vale a pena ver a programação. Na rua Pedro Benetti tem a tradicional exposição de renas decoradas. São estátuas de renas que são pintadas por diversos artistas plásticos e ficam expostas ao longo da rua.

Decoração de Natal da Rua Coberta e das ruas de Gramado

Rua Coberta

A Rua Coberta, além de estar decorada, tinha um palco onde em alguns dias ocorreram apresentações. Em uma das noites assistimos a apresentação de um coral que gostamos muito. Infelizmente tinham poucas cadeiras pro número de pessoas, mas ficamos em pé na lateral e deu pra ver bem. Essas atrações são gratuitas e vale olhar a programação e aproveitar ao menos uma noite, antes de ir pra algum dos restaurantes.

Show de Acendimento das Luzes

O palco do show ficava na Av Borges de Medeiros, em frente a Rua Coberta. Todos os dias ocorria o acendimento das luzes, mas alguns dias da semana o show era completo, com uma peça com personagens que contavam uma história que culminava no funcionamento da “máquina” que fazia o acendimento das luzes de Natal da cidade, e efetivamente culminava no acendimento! Espetáculo excelente, divertido e no final a música tema do Natal Luz fez tido mundo cantar junto! É realmente contagiante, e emocionante! Chegamos uma meia hora antes do inicio do show e nos posicionamos no canteiro central da avenida, próximo a uma das arvores de decoração, de forma que as crianças fixavam protegidas. Estava garoando quando chegamos, mas felizmente durante o show a chuva parou… O espaço foi enchendo e enchendo até o inicio do show e tivemos que nos esforçar pra manter um espaço de forma que os adultos não obstruíssem a visão das crianças. Não foi uma tarefa muito fácil, mas fomos dando um jeitinho e ao longo do show as vezes revezávamos as crianças no colo um pouco para conseguirem ver um pouco melhor. Esse show é gratuito e imperdível!!! Realmente contagiante!

 Show de Acendimento das Luzes

Grande Desfile de Natal

Esse é um dos shows pagos. Chegamos na Expogramado com quase duas horas de antecedência para garantir vaga pro carro e fomos passear pela Vila de Natal. Visitamos algumas barracas de artesanato, tomamos um lanche e fomos a casa do Papai Noel. Quando entramos, como era cedo, não tinha ninguém lá dentro. Apenas a fotógrafa e o Papai Noel, sentado lá no fundo em sua poltrona, parado, imóvel. Fomos andando na direção dele, e ele lá, imóvel, de cabeça baixa, como uma estátua. Quando chegamos uns 2 m de distância, ele levantou o rosto, abriu um sorriso largo pras crianças, e abriu os braços. Foi mágico! Eles correram ao seu encontro e o abraçaram! E ainda olharam pra mim e falaram: Esse é o Papai Noel de verdade mamãe! A barba dele é verdadeira!!! Rsrsrs. Ficamos lá uns minutos, tiramos fotos, e com muito custo convencemos as crianças a irmos para a área do desfile.

Dali seguimos em direção ao local do desfile, identificamos nossa entrada, de acordo com a categoria dos nossos ingressos e entramos na fila. Uns 40 minutos antes do desfile abriram as portas, entramos e nos acomodamos nas arquibancadas. Optamos por sentar no segundo degrau e próximo ao local onde o narrador do desfile ficava. Aos poucos mais pessoas foram chegando e alguns personagens começaram a passar, alguns carrinhos distribuindo mini sanduíches, ambulantes vendendo água. A espera foi longa, mas conseguimos ir distraindo as crianças.

O desfile iniciou, com todo o encantamento! Fantasias lindas, carros alegóricos coloridos e iluminados, músicas! Tudo muito lindo e animado!

O tema era exatamente os 30 anos do Natal Luz, e todo o enredo explorava os acontecimentos durante esse período, intercalado com temas e músicas natalinas. Muita música, cores, luzes, animação. As crianças adoraram, mas nós adultos também, já que todo o enredo explora exatamente um período que vivemos intensamente. A trilha sonora é quase uma festa Ploc, misturada com festa de Natal! Rsrsrsrs

O desfile é encerrado com a chegada do bom velhinho, “neve” e a música tema do Natal de Gramado, que é maravilhosa, e “gruda igual chicletes”. Até hoje, mais de um ano depois da nossa viagem, as crianças ainda cantam a musica!

Realmente achamos um programa incrível!

Assim que acabou o desfile aguardamos um pouco a “muvuca da saída”, e depois nos dirigimos para o carro, mas esperamos ainda mais um pouco para sair, afinal o volume de carros era muito grande. Saímos quando diminuiu um pouco o volume e ainda tinha um certo trânsito, e fomos devagar até chegarmos a parte mais externa.

O Grande Desfile de Natal

Natal pelo Mundo

Este também é um show pago e também ocorria na Expogramado. Como fizemos com o Grande Desfile, optamos por chegar cedo pra conseguir vaga tranquilamente no estacionamento. Demos uma volta pela Vila de Natal e ficamos ali próximo da entrada para o espaço onde o show ocorria. Fomos os primeiros a entrar, o que foi ótimo já que os ingressos não tinham lugar marcado, apenas o setor escolhido na hora da compra. Nos sentamos, e dá-lhe esperar!!! Ficamos uns 40 minutos aguardando ali, mas felizmente de tempo em tempo passava algum personagem na plateia, que acabava distraindo as crianças.

O show iniciou, e todo o cansaço da espera foi embora em segundos! Novamente, muitas cores, luzes, música e animação! O show é uma peça musical que em meio a uma historia mostra como o Natal é comemorado em diversos lugares do mundo. Impossível viajantes inveterados não gostarem! A peça interage com a plateia em diversos momentos, sendo que algumas vezes os personagem chegam a ir para a plateia. Realmente é muito contagiante!!!!

No final os personagens fazem uma festa no palco com a musica deliciosa do Natal Luz, e muitos deles descem para a plateia. Ao final, alguns personagens se disponibilizam para fotos, mas não nos animamos de enfrentar a fila. Aguardamos um pouco a saída da multidão, e seguimos para pegar o carro (debaixo de chuva).

O Show Natal pelo Mundo

Veja também:

28 Respostas para “Natal Luz com crianças”

  1. Sou completamente suspeito de falar de Gramado, o natal luz é de fato maravilhoso. Adorei o planejamento e o relato, parabéns!!

    1. Obrigada! Também adoramos!

  2. Que delícia essa viagem com os pequenos! Também quero conhecer o Natal Luz… e quando tiver filhos, já sei que é uma ótima pedida 🙂

    1. Gabriela, o Natal Luz é muito lindo mesmo! E com crianças, fica ainda mais mágico!

  3. Adoro o Natal. É mágico. É o temo por excelência para as crianças. Quem lembra os seus natais? Eu lembro de case todos.

    1. Nós também adoramos! E lá é tudo tão mágico! Adoramos a experiência!

  4. Adoro gramado.. Quando ainda morava no Brasil ia quase todo ano.. Muito legal ver que o Natal Luz está ficando cada vez melhor. última vez que eu fui nessa época do ano o Natal de Gramado se restringia basicamente ao parque Knorr e a rua principal.

    1. É Oscar, eles estão incrementando ano a ano. É legal ver esse investimento no turismo por lá, ne?!

  5. Juliana Moreti (turistando.in) says: Responder

    Para quem ama Natal, teu post està perfeito!
    Parabéns!
    Fui para Gramado em janeiro, com meu filhote. Na época ele tinha 3 meses e, por detestar Natal, marquei minha viagem para o dia 6!
    Na verdade eu nem sabia direito as datas do Natal Luz e me surpreendi quando descobri que o Natal luz iria naquele ano até o dia 11 de janeiro.
    Para quem curte, é obviamente tudo muito lindo! Mas eu queria um pouco de paz… menos muvuca e melhores preços (compramos o voo com milhas, muitos meses antes!).
    Acho que por essas e outra, devo ser a ùnica ser ao mundo que não curtiu Gramado e Canela!
    ;p

    1. Nossa Juliana, que pena! Pra quem não curte Natal, decididamente esse período não é uma boa época pra ir pra Gramado… Tudo é relacionado a Natal, né? Sempre tembum papai noel, os algo assim em todo lugar… Mas acho que vale fazer uma nova tentativa em outra época. Gramado é um destino tão simpático. Quem sabe você muda de ideia. 😉

      1. Sabe… eu tenho um monte de cidades que visitei e retornaria (ou melhor, retornarei). Muitas delas é por ter ficado pouco tempo e ter deixado um monte de coisas para tràs (algumas pelo simples fato de serem maravilhosas). Mas nem eu e nem meu marido temos isso de Gramado e Canela! Ficamos 9 dias por là…. no meio do fim do Natal Luz!
        hahahahahaha

  6. Taí um programa que quero fazer com as minhas crianças. Sempre tive muita vontade de ver o Natal Luz!

    1. Vale muita a pena mesmo Luciana!

  7. Queremos muito curtir o Natal Luz!!! Em janeiro fizemos uma roadtrip pelo Sul, mas não fomos ao Natal Luz ainda.. tão lindo, mas encantada ainda depois desse post.

    1. Vale muito a pena Aline! É lindo!!!

  8. Vou essa semana com meu marido e meus dois filhos de 4 e 2 anos e não planejei leva-los nos shows. Como minha irma e minha mae vao com a gente, revezamos os dias de quem vai aos shows e assim não precisaremos levar as crianças. Será que vou me arrepender ? Eles dormem bem cedo (ate no máximo as 21h ja estão dormindo) e fiquei pensando que eles ficariam muito irritados e não curtiriam e, consequentemente, os adultos tb não curtiriam. Principalmente o menor, que fica super irritado em lugares com muita gente em que ele não pode ficar andando livremente.

    1. Isabelle, você conhece seus filhos melhor que qualquer pessoa. Os shows que eu vi são maravilhosos, e meus filhos amaram! Mas tem que chegar mais cedo, esperar começar, e quando acaba esperar pra sair. Se você acha que vai ser complicado com eles, faça como você sente que será melhor. 😉

  9. Olá, preciso de um auxilio, estamos indo passar o natal la em gramado e uma amiga que também se interessou em ir conosco, mas como ela tem um bebezinho de apenas 4 meses, ficamos com a preocupação se seria aconselhavel, o que me orienta?

    1. Gilberto, nesse caso o mais importante é ela conversar com o pediatra pra conversar sobre o vôo, etc. Mas em termos de estrutura Gramado é uma cidade bem estruturada, e fica próximo de Porto Alegre para um caso de emergência. Então, o pediatra liberando não vejo muitas complicações. 😉

  10. […] Dia 06/01: Gramado – passeio no Museu do Automóvel, Lago Negro e Grande Desfile de Natal […]

  11. Vc acha que vale a pena o show Natal pelo Mundo? Comprei o Grande Desfile de Natal, o show do lado acho que nao seria ideal para criancas e ainda estou na duvida se vale a pena o Natal pelo Mundo. Criancas de 3 e 8 anos.

    1. Nós adoramos o Natal pelo Mundo! Ele é tipo uma peça, então especialmente pra de 8 anos vale sim! Pra menor, se estiver acostumada e gostar de teatro, também vale. Apesar de ser teatro, é bem musical e interativo. Eu amei os dois e não me arrependimento de ter ido. Mas isso é bem pessoal, ne?! 😉

  12. Tudo bem? Se fosse para escolher entre os dois espetáculos com crianças de 4 e 6 anos, qual você recomendaria?

    1. Oi Priscila! Com essa idade acho o Grande Desfile bem legal porque é movimentado! Mas se seus filhos gostam de teatro o Natal pelo Mundo é bem legal, mas como tem que ficar sentado assistindo, nem todas as crianças gostam (apesar de ter muita música, dança e ser um pouco interativo). Amamos o Natal Luz! Espero que vocês também gostem!

  13. Essa é uma das mais belas comemorações de natal que eu já vi. Pra quem não pode ir na época do natal, eu acho válido demais ir depois do dia 25/12, já que o Natal Luz se estende pra um pouco depois do natal. Enfim, vale a pena visitar Gramado nessa época.

    1. Concordo plenamente com você! É lindo e vale muito conhecer!!! Obrigada pela visita!!!

Deixe uma resposta