Peru

Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia: apresentando os povos antigos do Peru para as crianças

Em nosso segundo dia em Lima, começamos as atividades com uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia. O Museu fica no bairro de Pueblo Libre e funciona em uma linda construção em frente a uma simpática praça. Foi criado em 1822 e possui atualmente aproximadamente 300.000 peças referentes a história pré hispânica, colonial e republicana do Peru.

Para saber mais sobre o roteiro de nossa viagem para Lima e Cusco clique aqui e para saber sobre nossas hospedagens, etc, clique aqui.

wp-image-171902822jpeg.jpg
Fachada do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia de Lima

 

Fomos do nosso hotel, em Miraflores, até lá de taxi, em aproximadamente 20 minutos e o taxi custou 12 Nuevos Soles.

Logo na entrada do Museu compramos os ingressos no balcão e após breve orientação sobre o caminho a seguir iniciamos a visita.

 

wp-image-863325650jpeg.jpg
Jardim interno do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia de Lima

 

O site do Museu tem detalhes sobre horários de funcionamento e preços dos ingressos.

A primeira parte da exposição é feita nos próprios corredores, a beira do jardim. No chão do museu tem setas que mostram o caminho a ser seguido para a visita as diversas salas da exposição, o que ajudou bastante no envolvimento das crianças, que ficavam super atentas para encontrar as setas e nos orientarem na visita 😉

Parte das peças do Museu é exposta nos corredores externos, que circundam o jardim interno

São várias salas, corredores, tem sala subterrânea, mezanino… Peças de diversos tipos: peças de quase 2m de altura esculpidas por povos pré hispânicos e pedaços de tecidos e micro pontas de setas… Tudo muito bem organizado e contendo placas explicativas. As salas seguem sequência cronológica, das civilizações mais antigas até as mais novas, período colonial, e república. Para cada um dos povos pré colombiano são apresentadas peças encontradas, área de ocupação, costumes, etc. Para os principais povos, são apresentadas também maquetes das ruínas que existem.

 

Detalhes da organização das peças em exposição e das explicações de cada peça

 

Trecho da exposição que explica dobre a cultura Nazca

O Museu é grande, interessante e muito organizado! Levamos quase 2h só na parte dos povos pré hispânicos e quando entramos na parte colonial as crianças já estavam ficando cansadas (e sem paciência), então passamos mais rápido por essa parte e a da republica.

Além da exposição ser muito interessante e organizada a casa onde fica o Museu é muito bonita!

Como ao longo de nossa viagem visitaríamos as ruínas de um povo pré inca em Lima (Huaca Pucllana) e outra perto de Cusco (Piquilacta) além de diversas ruínas incas, já tinha falado um pouco sobre esses temas com as crianças antes da viagem, e aproveitamos a visita ao museu pra explorar mais esse tema, mostrar peças e maquetes das ruínas que conheceríamos. Em vários momentos ao longo da viagem eles citaram algo que viram no museu. Ou seja, o objetivo foi cumprido! 😉

 

O trio super atento e fazendo mil perguntas…

 

Após visitarmos o Museu demos uma volta na praça em frente dele, mas o sol estava escaldante e a fome estava apertando. Tem vários restaurantes ali perto, mas seguimos uma indicação que recebi e fomos almoçar no Restaurante El Bolivariano, que fica a uma curta caminhada do museu.

Pose no painel na saída do Museu

 

8 thoughts on “Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia: apresentando os povos antigos do Peru para as crianças”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s