Machu Picchu com crianças
Peru, Viagem com filhos

Peru: Planejamento e Nosso Roteiro

Já tinha ido ao Peru participar de um workshop na Amazônia Peruana uns 15 anos atrás e tinha me encantado com o país. Sonhava conhecer Machu Picchu faz muitos anos, mas até bem pouco tempo achava que esse destino não era “indicado para crianças“. Nos últimos anos, depois que comecei a participar de um grupo de Viagens em Família no Facebook, e comecei a conhecer diversas famílias viajantes, vi que não era bem assim e que esse destino poderia encaixar perfeitamente nas expectativas da nossa família.

Foi assim que, pesquisando vôos para o Deserto do Atacama me deparei com vôos com ótimo preço para o Peru, incluindo paradas em Cusco e Lima. Não titubeei! Conversei com o Fernando, esbocei um roteiro para definir o número de dias, e comprei as passagens!

Iríamos tirar 15 dias de férias em janeiro, nas férias escolares das crianças, e essa questão da data foi o primeiro porém para fechar a compra das passagens pro Peru. Apesar do verão ser a melhor época pra visitar Lima, pois permite ver céu azul na cidade (o que não é comum no restante do ano) é a época menos indicada pra visitar Machu Picchu, por ser período de chuvas. Após pesquisar um pouco vi que, na prática, tirando alguns anos em que ocorrem chuvas excessivas, o período de chuvas por lá significa alguns temporais ao longo do dia, revezados com períodos sem chuvas. Essa foi a experiência de outras pessoas que viajaram pra lá nos meses de janeiro e fevereiro… Por outro lado, como é baixa temporada não fica tudo tão lotado, e os preços são melhores.

Com isso em mente arriscamos! E demos sorte! Dias ótimos, e NENHUMA  (digo nenhuma mesmo!!!) chuva durante o dia! Apenas chuvinhas a noite em 3 dos dias que estivemos por Cusco e região. 🙂 🙂 🙂

DCIM100GOPROGOPR0203.
Dias Lindos, com céu azul em Lima
DCIM100GOPROG0390912.
Dias nublados, mas sem chuva em Cusco, Ollantaytambo e Machu Picchu

Como tínhamos 15 dias de férias e preferimos evitar retornar de viagem na véspera de voltar a trabalhar, pra termos ao menos 2 a 3 dias pra descansarmos da viagem, na prática teríamos uns 12 a 13 dias de viagem. Com isso muitas pessoas fazem um roteiro no Peru que inclui Lima, Cusco (com Machu Picchu) e Puno, ou Nazca. Como viajamos com nossos trigêmeos (com 7 anos) e gostamos de viagens mais “slow”, preferimos ficarmos apenas com Lima e Cusco (incluindo Machu Picchu).

Seguindo algumas dicas optamos por aproveitar um dos tours a partir de Cusco, para o Valle Sagrado, e ficamos uma noite em Ollantaytambo. Outra opção que fizemos foi de incluir no roteiro duas idas as ruínas de Machu Picchu, em dias seguidos (uma vez a tarde e outra de manhã). Fiz isso tentando aumentar as chances de ver Machu Picchu com tempo aberto, já que estávamos indo no período de chuvas… Não ia me perdoar se fosse em só um dia, tudo estivesse fechado, e no dia seguinte tivesse sol… Foi um capricho meu, já que os custos dos ingressos e do ônibus até Machu Picchu são bem altos… Mas foi um luxo que quis ter pra aumentar as chances de ver aquela vista com a qual sonhei por tantos anos!

O planejamento do nosso roteiro foi feito principalmente com a ajuda do blog Sundaycooks, que não posso deixar de citar, pois foi meu guia na organização dessa viagem! La você vai encontrar todas as informações que precisa: como comprar os ingressos, como fazer os passeios, como pegar taxis. Tudo! Além desse usei diversos outros blogs, com dicas de Lima, Cusco e Machu Picchu com crianças. No final do post coloco alguns links de blogs que usei no nosso planejamento e que considero ótimas fontes de pesquisa.

Um ponto importante a considerar é que, com base nas pesquisas feitas optamos por fazer os passeios por Cusco e Machu Picchu com guia privado. A decisão se baseou especialmente na questão de estarmos viajando com 3 crianças. Achei que seria muito perrengue pegar passeios com ônibus, com tempo definido para as paradas, várias pessoas, etc. Fiquei só imaginando chegarmos numa ruína inca linda, o guia dizer que teríamos 20 minutos e as crianças pedirem pra ir ao banheiro… Imagine o perrengue: forra vaso, fala pra um não por a mão em nada, ajuda outro a sentar, espera, limpa, e começa tudo de novo… Vezes 3!!! Foram-se os 20 minutos… É engraçado pensar, mas seria trágico viver…

Então preferi o guia privado, que poderíamos optar excluir algo, parar mais em um lugar, levar as crianças no banheiro sem atrasar outros tantos passageiros… E no final, como nos passeios de ônibus cobram inteiro de crianças de 7 anos, não ficou tão mais caro o guia particular… E valeu muito!!!! Para escolher enviei email para todos os guias indicados no post do Sundaycooks, e escolhi o que mais gostei: Rafael Garcia Choque.

O guia tem uma mini van bastante confortável e sabe muito sobre os incas! Também foi flexível com os horários aceitando sairmos um pouco mais tarde para os passeios e foi paciente com as interrupções e perguntas das crianças, com nosso ritmo lento nas subidas, e ainda ajudou dando a mão pra uma das crianças nos passeios pelas “pirambas” das ruínas de Pisac e Ollantaytambo. E ainda fez a bondade de nos trazer o chapéu do Fernando que esquecemos na van no transfer de  volta de Ollantaytambo a Cusco.

DCIM100GOPROGOPR0816.
A Van do nosso guia que nos levou a todos os passeios na região de Cusco
Para saber mais sobre nossas hospedagens, etc, clique aqui e para saber os restaurantes onde comemos clique aqui.

No final, nosso roteiro, de 12 dias por Lima, Cusco, Ollantaytambo e Machu Picchu ficou assim:

  • 28/01 (sábado) – chegada a Lima 10:15; troca de dinheiro no aeroporto (US$100); transfer aeroporto-hotel; checkin no hotel; almoço perto do hotel (Restaurante Delfino del Mar); encontro com amigos no Shopping Larcomar, volta caminhando pelo Malecon de Miraflores– Parque del Amor e Faro, lanche no La Lucha Sanguicheria
  • 29/01 (domingo) – Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia; almoço no Restaurante El Bolivariano (perto do Museu); taxi para Parque de la Reserva (show das aguas as 19:15h); lanche no parque
  • 30/01 (segunda) – tour Huaca Pucllana (fechado nas terças); almoço no Restarurante Bodega de La Tratoria (perto das ruínas); passeio por Miraflores ( troca de dinheiro na Av. Jose Larco); Indian Market (artesanatos); Parque Kennedy; jantar no Restaurante Delfino del Mar
  • 31/01 (terça) – centro histórico: taxi até a Plaza de Armas, prédios históricos em volta (prefeitura, governo, catedral, etc) , visita ao museu Bodega y Quadra; Tour pelo Convento São Francisco, caminhando pela Jiron de La Union (calçadão) que liga Plaza de Armas a Plaza San Martin; visita ao Museu de Minerales Andrés del Castillo. Jantar no Tanta no Shopping Larcomar
  • 01/02 (quarta) – transfer para aeroporto, vôo pra Cusco, transfer e checkin no hotel. Descanso para adaptação a altitude. Almojantar no Restaurante Calle del Medio, cambio e passeio na Plaza de Armas. Volta ao hotel. Encontro com o guia e mais descanso
  • 02/02 (quinta) – City tour privado (Qoricancha, Sacsayhuaman, Quenqo, Puca Pucara e Tambomachay). Almoço no Restaurante Dom Tomas, passeio pela Plazza de Armas, descanso. Passeio pela Av. El Sol e pizza no Tratoria Adriano.
  • 03/02 (sexta) – tour pelo Valle Sur, incluindo Tipon (ruína inca com exemplo de engenharia hidráulica), vista da Laguna de Huacaupay, visita a Pikilacta (ruína pré inca Wairi e portal), almoço em no Restaurante Chiry Qoncha em Andahuaylillas e visita a iglesia de Andahuaylillas (igreja colonial do século XVII). Retorno ao hotel, descanso e jantar no Calle del Medio.
  • 04/02 (sábado) – Tour Chinchero, Maras e Moray, incluindo visita a Moray (terraços incas circulares), Salineras de Maras e mirante com vista das Ruínas Incas de Chincheros e demonstração de tecidos em Chincheros. Retorno ao hotel, descanso e lanche no hotel.
  • 05/02 (domingo) – Checkout no hotel, e Tour Valle Sagrado, incluindo Centro de Rescate de Animales Cuchauasi; Pisac (ruínas incas), almoço em Urubamba e visita as ruinas incas de Ollantaytambo. Checkin no hotel, visita ao Museu do chocolate, passeio pelas ruas da cidade, Plazza de Armas e pizza na Pizzeria El Trigotto.
  • 06/02 (segunda) – checkout no hotel, tuk tuk para estação de trem, trem para Machu Picchu, checkin no hotel, empanadas, ônibus e visita a Machu Picchu com guia privado. Jantar no Restaurante Full House (perto do hotel) e passeio na Plazza Manco Capac e Av. Pachacutec
  • 07/02 (terça) – checkout no hotel; ônibus e visita a Machu Picchu; almoço no Orquidea´s Grill e passeio na Plazza Manco Capac e Av. Pachacutec; trem para Ollanta e van para Cusco. Lanche no Pachamama
  • 08/02 (quarta) – checkout no hotel, passeio Mercado San Pedro, passando pela Plaza e Iglesia San Francisco e Arco Santa Clara), Plaza de Armas, almoço Calle del Medio e aeroporto.

Seguem abaixo algumas sugestões de blogs que usei muito para montar nosso roteiro. Claro que tem muitos outros, com muitas informações que valem a pena, é só pesquisar um pouquinho!

19 thoughts on “Peru: Planejamento e Nosso Roteiro”

  1. Que delícia Helen… Bê tem me pedido pra ir ao Peru porque temos amigos que são de lá. Também tinha a impressão de não ser um lugar para crianças, mas vi que a viagem foi muito divertida. Vou repensar isso e tentar levá-los (mas o Brenno precisa crescer um pouco mais)… Bjks…

    Curtir

    1. Vera, adorei sua visita!!! Tenho certeza que o Be vai adorar! Ele é muito parecido com o Francisco e ele amou ver todas as ruínas e conhecer sobre os incas! Se o objetivo for ir também pra Machu Picchu é melhor esperar o Breno crescer mais um pouco mesmo, tanto pela questão do mal de altitude em Cusco, quanto pelos diversos locais altos e escadas… Uma criança que já esteja andando bem firme é bem melhor… Mas se o objetivo for ir pra Lima, é bem tranquilo. Alias, a cidade é uma delicia!!! Vou escrever sobre lá em breve! 😉

      Curtir

  2. Amei seguir sua viagem. Uma graça os 3 curtindo as ruínas juntos. Se minha pequena tivesse uma companhia animava facil em leva-la. 🙂
    Obrigada por citar o vem q t conto! E os blogs tb sao maravilhosos, teferências mesmo! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s