Peru, Viagem com filhos

Peru: As experiências práticas da nossa viagem com trigêmeos

Em janeiro/fevereiro de 2017 fizemos uma viagem ao Peru com nossos trigêmeos, que incluiu Lima, Cusco, Ollantaytambo e Machu Picchu. Pra saber mais detalhes do planejamento e do nosso roteiro clique aqui.
Nesse post dou algumas informações práticas sobre nossa viagem, incluindo experiência nos voos e nas hospedagens que escolhemos, métodos de transporte nos destinos. Depois vou fazer um post com os restaurantes que utilizamos ao longo da viagem.
free_shopping_galeao_com_criancas
Nosso trio se divertindo um pouco no free shopping do Galeão na ida para Lima.

Voos

O voo foi pela Avianca, Rio de Janeiro -Lima, Lima-Cusco e a volta Cusco-Lima-Rio.
Os aviões eram um pouco antigos, Airbus A-320, com duas fileiras de 3 poltronas e sem entretenimento individual. Tinham apenas aqueles monitores que abrem acima e que atendem umas 3 fileiras de poltronas. Nos voos Rio-Lima e Lima-Rio entregaram fone de ouvido, travesseiro e cobertor.
O atendimento em todos os trechos foi ótimo! Comissários super atenciosos.
Na ida fomos em um voo de manhã, saindo do Rio as 6:45 e chegamos em Lima as 10h da manhã, em função de um atraso de 1h na decolagem (na época da viagem, em janeiro de 2017, o horário do Peru era 3h a menos que no Brasil). Serviram um café da manhã no voo e bebidas (refrigerante, suco de manga e laranja, água, café e leite).
aeroporto_galeao_com_trigemeos
Voo muito cedo é assim, todo mundo com carinha de sono do checkin (e alguém um pouco emburrada). No voo sempre cada um leva sua mochila com alguns brinquedinhos, o livro de atividades, estojo e também seu bicho de pelúcia preferido no colo (no caso, cada um com sua lontra).
O voo Lima-Rio foi noturno. Saímos de Lima as 21:30 e chegamos as 5:45h no Rio. Serviram um jantar logo após a decolagem (arroz e ensopadinho de frango ou massa ao pesto, acompanhado de pão, manteiga e salada) e refrigerante, suco, agua e café. Não teve outro serviço antes do pouso. Gostei muito que na volta, quando começaram o serviço de bordo vieram direto me perguntar qual opção de jantar das crianças pois iam servir antes as refeições deles. Achei ótimo pois os ajudamos a comer e depois eles já dormiram, enquanto jantamos com calma.
Nos voos Lima-Cusco e Cusco-Lima, que tem pouco mais de 1h de duração, serviram um salgadinho de milho temperado (que achamos condimentado demais) e biscoitos doces, acompanhados por refrigerante, suco, água ou café.
lima_com_trigemeos
No aeroporto de Lima, aguardando o voo Lima-Cusco, que atrasou bastante. A partir dai as lontras ganharam a companhia das lhamas!

Transportes nos destinos

Lima
O transporte aeroporto-hotel e hotel-aeroporto fizemos com transfer marcado com o hotel, em uma van. Achamos mais fácil, pois como nossa família é grande não sabia se conseguiria lá na hora um carro grande que levasse todos nós e mais as bagagens. Se tivéssemos que pagar dois taxis ficaria mais caro que o transfer.
DCIM100GOPROGOPR0202.
Chegando em Lima, a caminho do hotel
Além disso foi bem mais confortável desembarcar e já ter o motorista com a plaquinha nos aguardando.
Os demais deslocamentos em Lima foram todos feitos de taxi. Os taxis lá são bem baratos comparando com o Rio de Janeiro, onde moramos. Mas note que eles não usam taxímetro! É importante perguntar o valor antes de entrar no carro, e negociar o preço! Para algumas corridas pedimos taxi no hotel e eles usavam um aplicativo para chamar o carro e o preço era muito bom também.
Cusco
O transfer aeroporto-hotel e hotel-aeroporto foi feito via o hotel, sem cobrança adicional e quando chegamos o motorista estava nos aguardando com plaquinha no saguão.
O restante dos deslocamentos foi feito com nosso guia particular, ou a pé. Não chegamos a usar taxi.
DCIM100GOPROGOPR0816.
Todos confortavelmente acomodados na van do nosso guia particular de Cusco.
Ollantaytambo
No final do tour pelo Valle Sagrado nosso guia nos deixou no hotel e no retorno de Machu Picchu foi nos buscar na estação de Ollantaytambo e nos levou até Cusco. Para o deslocamento de nossa pousada em Ollantaytambo até a estação de trem pedimos pra pousada chamar um tuk-tuk, conhecido lá como mototaxi. Diversão garantida com as crianças!
tuk-tuk_ollantaytambo_com_criancas
Deslocamento de Tuk-tuk da pousada de Ollantaytambo até a estação de trem. Impossível tirar uma boa foto com o chacoalhar do veículo nas ruas de pedras de Ollanta!

Hospedagens

Como sempre, a busca pelas hospedagens foi árdua! Não é nada fácil conseguir hospedagens que aceitem nós 5 no mesmo quarto! Depende de muita procura e algumas estratégias!

Aprendi na prática,  por exemplo, que se faço a busca de hospedagem para 2 adultos e 3 crianças no Booking, não aparece quase nenhuma opção. Quase só apartamentos. Como as crianças são miúdas e ainda consigo acomodá-las em 2 camas de solteiro ou uma de casal, busco opções para 2 adultos + 2 crianças, faço reserva com cancelamento gratuito e nas informações extras informo que são 3 crianças e que podem compartilhar as camas.

Em geral as hospedagens respondem se concordam ou não, se tem alguma taxa extra pela terceira criança e as vezes até oferecem um outro tipo de acomodação que pode nos atender melhor. Se a resposta não agrada já cancelo a reserva. Fiz reserva em várias hospedagens em cada um dos nossos destinos e depois decidi onde ficaríamos e cancelei as outras reservas.

No caso de Machu Picchu as hospedagens estavam bem mais caras que nos demais lugares da viagem e tive dificuldades pra encontrar um bom custo benefício. Por indicação da Flavia Oliveira, que participa do grupo de Viagens em Familia do Facebook, entrei em contato diretamente com o Hotel onde ela havia ficado e fiz a reserva diretamente com a propriedade.

Ressalto que não tivemos nenhum desconto ou preço especial nas hospedagens para o blog. Pagamos o preço normal disponível para qualquer pessoa.

A seguir apresento uma descrição de cada uma das nossas hospedagens, por local.

Lima

Optamos pelo Hotel Casa Bella, localizado em Miraflores. Na verdade é uma pousada, que tem aproximadamente 12 apartamentos, distribuídos em uma casa de 3 andares, bem perto do Malecon, o calçadão que vai beirando o Oceano Pacífico.

hotel_lima_com_trigemeos
Vista da frente do Hotel Casa Bella, em Miraflores, Lima, onde ficamos hospedados

O atendimento é muito simpático e a pousada é muito bonita, super bem decorada! Ficamos em um apartamento com uma cama de casal e 2 de solteiro. O quarto tinha um closet com um armário grande e local para colocar as malas, um banheiro de bom tamanho com pia, vaso e box com blindex, armário com TV de tela plana e vários canais (incluindo os infantis) e uma varanda com uma mesa, duas cadeiras e duas poltronas. Não tem frigobar no quarto. O WiFi funcionou bem, tanto nas áreas comuns, quanto no quarto.

recpecao_lima_casa_bella
Sala de estar na recepção do hotel, com uma decoração super simpática.
jardim_lima_hotel_criancas
Jardim muito bem cuidado na entrada do Hotel.

 DCIM100GOPROGOPR0655.

Vista do nosso apartamento quádruplo, bem espaçoso, localizado no segundo andar.

DCIM100GOPROGOPR0659.
Banheiro, com box e um pequeno armário.

O café da manhã tinha frutas, dois tipos de sucos, café, leite, chá, iogurte, cereais, presunto, queijo, geleia, manteiga, e diferentes tipos de Paes, incluindo integrais. O espaço do café da manhã é pequeno, com 2 mesas grandes, arrumadas com jogos americanos de tecidos peruanos. Talvez por não acordarmos muito cedo, não tivemos problemas com lugares, nenhum dos dias tivemos que esperar para sentar, apesar de ter só duas mesas…

hotel_lima_com_trigemeos_desayuno
Área onde é servido o café da manhã.

Os pontos altos foram a varanda, que era ótima no final do dia e a proximidade com o Malecon! Sempre dávamos uma volta ali na chegada dos passeios! Tem alguns restaurantes próximos e umas duas quadras de distancia tem uma venda onde compramos água mineral.

DCIM100GOPROGOPR0657.
Varanda do apartamento.

Cusco

Em Cusco conseguimos uma ótima promoção pelo Booking no Hotel Costa del Sol Ramada Cusco, que fica no centro histórico, próximo a Plazza de Armas.

O Hotel é ótimo e funciona em uma casa que pertenceu a uma família nobre de Cusco, bem no estilo espanhol, com um jardim interno central, cercado por arcos, e com um chafariz florido no meio.

costa_del_sol_cusco_trigemeos
Jardim interno do Hotel Costa del Sol, onde ficamos em Cusco.

Ficamos em um apartamento quádruplo, com 2 camas de casal, bem espaçoso. Tinha um armário fechado e um móvel com a TV de tela plana, com vários canais. O banheiro tinha uma pia grande, o vaso e uma banheira com cortina e chuveiro. Tem frigobar e split que funciona tanto para resfriar, quanto para aquecer o ambiente. Ressalto que mesmo tendo viajado em fevereiro (verão), a noite fazia bem frio e utilizamos o aquecedor todas as noites.

DCIM101GOPROGOPR1264.
Corredor de acesso aos apartamentos no segundo andar, onde ficamos hospedados.
DCIM101GOPROGOPR1259.
Apartamento quádruplo, com 2 camas de casal e muito espaçoso.
DCIM101GOPROGOPR1263.
Banheiro espaçoso e com chuveiro na banheira,

O café da manhã é servido no restaurante do hotel (Paprika), que também serve almoço e jantar para hóspedes e não hóspedes, mas não chegamos a provar. O café da manhã é bem completo, com uns 3 tipos de sucos, 4 tipos de frutas, 2 de iogurtes, 2 de cereais, queijos, embutidos, pães de vários tipos, café, chás, sucos, manteiga, geleias, opções quentes que variavam (salsichas, linguiças, carne, legumes, batatas cozidas, etc) e mais opções que vem na mesa sob pedido: waffles, sanduíches, ovos cozidos, mexidos, etc. Dos hotéis que ficamos foi o único que tinha achocolatado disponível. Daqueles cafés da manhã de hotel pra não colocar defeito!!! Ao lado do restaurante tem uma área de estar, com sofás, TV e jogos, mas não chegamos a usar.

costa_del_sol_cusco_com_criancas
Área de estar ao lado do restaurante e entrada do Restaurante Paprika ao fundo.

O atendimento é excelente! Tanto na recepção quanto dos funcionários em geral, que estão sempre sorridentes e são super atenciosos, com adultos e crianças.

Na recepção eles tem disponível folhas de coca, agua quente e xícaras, para tomar chá de coca sempre que quiser. O hotel também tem cilindro de oxigênio caso necessário (lá não chegamos a usar…). O WiFi funcionou bem, tanto nas áreas comuns, quanto no quarto.

No jardim central do hotel funciona uma “banca” de artesanatos de tecidos peruanos, vendidos por uma daquelas autênticas peruanas, vestida a caráter, de Chincheros, que é uma cidade ao lado de Cusco, onde produzem os famosos tecidos típicos dessa região. Além da simpatia da senhora que vende, os produtos são lindos e os preços não são mais altos que nos demais lugares. Em um dos dias ela estava com a netinha, também a caráter, e em dois dias levou filhotinho de ovelha. Claro que as crianças amaram!!!

artesanatos_cusco_trigemeos
Nossos trigêmeos, Maria, Clara e Francisco, com as peruanas, agarrando o filhote de ovelha em frente a banquinha de artigos de tecidos, no pátio do hotel.
cusco_com_trigemeos
Nosso trio com a amiguinha peruana.

Em frente ao hotel tem uma farmácia (Botica) onde compramos os sprays de oxigênio, água e onde também vende biscoitos. Quase ao lado da farmácia tem também um Subway e quase ao lado do hotel tem um restaurante, onde não chegamos a ir. O hotel fica em uma rua plana, e próximo da Plazza de Armas, e, portanto próximo de vários restaurantes, lojinhas de artesanato, lojas de câmbio, e a uma curta caminhada de diversos pontos turísticos de Cusco.

Ollantaytambo

Na única noite que passamos nessa simpática cidade, ficamos no Tikawasi Valley Hotel, reservado pelo Booking. É uma pousada, que funciona em uma casa toda reformada e com quartos bem novos. Está localizada em uma ruazinha pequena, bem próxima as ruínas de Ollantaytambo e do Choco Museu, e a uma curta caminhada da Plazza de Armas da cidade.

A frente da casa é simples, e sinceramente chegou a me deixar um pouco reticente na chegada. Mas a recepção é bem decoradinha e a pousada tem um jardim interno super simpático, que funciona como pátio de acesso aos quartos que estão distribuídos em 3 andares, em níveis desencontrados. O acesso aos quartos é feito por escadas. No horário que chegamos, no final da tarde, tinha apenas uma funcionária, que estava na recepção. Ou seja, se precisar com ajuda com as malas, precisará aguardar a funcionaria se liberar das atividades da recepção para ajudar. Mas como, em geral, o pernoite em Ollanta (para os íntimos… rsrsrs) acontece antes ou depois da viagem de trem pra Machu Picchu, que tem limitação de bagagem, provavelmente quem pernoita lá não costuma carregar muitas malas.

ollantaytambo_com_criancas
Acesso aos quartos do jardim interno
ollanta_com_criancas
Vista do simpático jardim interno

O quarto em que ficamos tinha uma cama de casal e duas de solteiro, armário, um banco para apoio das malas, e uma mesa com uma cadeira. Nosso quarto tinha vista pra rua, mas parece que tem opção com vista pras ruínas. Não tem frigobar nem aquecedor no quarto. Ficamos preocupados com esse ultimo item, mas não sentimos frio no quarto, já que o quarto é bem quentinho e as cobertas também.

ollantaytambo_com_trigemeos
Detalhe da arquitetura e decoração estilo Incas no jardim interno.

O café da manhã é simples, mas atende: fruta, café, chá, leite, suco de laranja, um tipo de iogurte, cereal, pão, presunto, queijo, manteiga e geleia. Na recepção tem uns sofás e mesinhas para os hospedes, um armário com jogos disponíveis para uso e água quente, chás e café solúvel a vontade. O WiFi funcionou bem, tanto nas áreas comuns, quanto no quarto.

Acabei tirando apenas fotos do jardim atrás da pousada 😦

Machu Picchu Pueblo (ou Águas Calientes)
Como tive dificuldades em encontrar uma hospedagem com bom custo-beneficio em Machu Picchu Pueblo, tanto no Booking quanto no Hoteis.com, falei com uma amiga que tinha ido recentemente pra lá com a família e a Flavia Oliveira me indicou o Hotel Ferré Machu Picchu. Entrei em contato com eles por e-mail e me indicaram um apartamento quádruplo e fechei a reserva com eles através do preenchimento de um formulário. Não precisei pagar nada antecipado, o pagamento foi feito lá, no checkout.
O hotel fica na rua da linha do trem local (nessa linha é feita só manobras dos trens), perto da estação de trem e uns 5 minutos do local onde pega o trem pra Machu Picchu. Em uma caminhada curta já chega-se na Plazza principal e na Av. Pachacutec onde ficam os restaurantes mais conhecidos e varias lojinhas de artesanato. Bem perto do hotel tem restaurantes e algumas vendas onde é possível comprar água e até trocar dinheiro.
Ficamos em um apartamento com uma cama de casal e duas de solteiro e um armário. O banheiro tinha box com blindex, vaso e pia. A janela tinha vista para o rio Urubamba. O hotel tem uma sala de estar na recepção e ótimo atendimento.
O café da manhã funciona no ultimo andar (tem elevador). Quando fizemos o checkin nos informaram que o café da manhã não era buffet e nos entregaram uma folha para cada pessoa preencher com todas as opções disponíveis para o café da manhã para marcarmos as selecionadas e informarmos o horário aproximado do café: salada de frutas, sucos, iogurtes, cereais, café, leite, chá, pão, frios, manteiga, geleia. Acredito que na alta temporada tenham buffet disponível. Na hora do café foram trazendo tudo na mesa e foi muito bom.
Sob solicitação eles enviam um funcionário para encontrar na chegada estação e auxiliar com a bagagem (nós não usamos esse serviço pois o guia que contratamos foi nos encontrar). De manhã quando fizemos o checkout e deixamos as malas pra irmos pra Machu Picchu eles ofereceram para levar nossas malas até a estação 40 minutos antes do nosso trem, o que foi excelente! Essa nossa hospedagem foi meio corrida, e acabei não tirando nenhuma foto do hotel… 😦 Coisa de blogueira inexperiente… Mas vou ficar mais atenta pra não esquecer das próximas vezes! 😉

18 thoughts on “Peru: As experiências práticas da nossa viagem com trigêmeos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s