Torres del Paine de carro: dicas e roteiro

Torres del Paine, Chile

O Parque Nacional Torres del Paine, no sul da Patagônia Chilena, está entre os destinos de trekking mais famosos do mundo! Mas, mesmo que você não seja adepto a longas caminhadas, vale muito a pena incluir Torres del Paine na sua lista de desejos de viagem! Nesse post conto todos os detalhes do planejamento e da execução do nosso roteiro de 2 dias em Torres del Paine de carro, e com crianças.

O Parque Nacional Torres del Paine: o que é e onde fica

O Parque Nacional Torres del Paine, ou simplesmente Torres del Paine, como é bem conhecido, foi criado em 1959.

Está localizado no sul do Chile, na Región de Magallanes y Antártica Chilena, 330km ao norte de Punta Arenas e 2.800km ao sul de Santiago.

O Parque Nacional Torres del Paine tem uma área de 227.298 hectares.

É bem conhecido como destino de trekking, sendo visitado por trilheiros de todo mundo. O número de visitantes vem crescendo continuamente, recebendo em torno de 155.000 pessoas por ano, sendo o terceiro Parque Nacional mais visitado do Chile.

Torres del Paine conta com muitas de trilhas, que se espalham pela sua área, sendo as mais conhecidas o Circuito Maciço Paine (Circuito O) e o Circuito W.

O acesso a Torres del Paine pode ser feito por uma das guarderias (portarias) do Parque. Existem varias guarderias no Parque, sendo que apenas 5 estão localizadas nas estradas de acesso ao Parque Nacional: Guarderia Serrano, Guarderia Laguna Amarga, Guarderia Lago Sarmiento e Guarderia Laguna Azul é Guarderia Laguna Verde.

Mapa-torres-del-paine

Mapa do Parque Nacional Torres del paine. Fonte: Site oficial de Torres del Paine

Como chegar em Torres del Paine

Torres del Paine está localizado no extremo sul do Chile. Puerto Natales é a cidade localizada mais próxima do Parque, há 60 km de distância. Punta Arenas está localizada há 300 km de distância de Torres del Paine.

O acesso de avião é feito por Punta Arenas, que conta com voos regulares da LATAM e Sky Airlines, saindo de Santiago. Durante a alta temporada, no verão, é possível chegar de avião até Puerto Natales, mas os voos não são muito regulares e são um pouco caros.

De Punta Arenas ou Puerto Natales a Torres del Paine é possível ir de carro alugado, transfers contratados com as principais agências de viagem e hotéis de Torres del Paine, ou de ônibus de linha.

Nos fizemos o deslocamento de carro de Punta Arenas a Torres del Paine e achamos o percurso bem tranquilo, além de lindo! Nesse post você vai encontrar nosso roteiro na Patagônia e todos os detalhes das estradas percorridas.

Se decidir alugar carro para conhecer Torres del Paine, recomendo o uso da Rentcars, que consolida a pesquisa nas principais locadoras e permite selecionar o melhor custo benefício pra você. Vale lembrar que boa parte do acesso a Torres del Paine e as estradas que atravessam o parque são de rípio (um tipo de cascalho escuro), mas as estradas são boas, de forma que não é obrigatório o uso de veículos 4×4.

Reserve seu carro na Patagônia com a Rentcars.

Se dirigir em Torres del Paine não for sua escolha, a Get Your Guide oferece os transfers e vários passeios em Torres del Paine. Confira nesse link e já reserve os seus passeios em Torres del Paine.

Um outro acesso possível é chegar de avião a El Calafate, na Argentina, e de lá seguir de carro alugado ou excursão até Torres del Paine.

Não esqueça de contratar o seguro viagem para Torres del Paine! Faça uma cotação e reserve seu seguro pela World Nomads com um ótimo custo-benefício!

Quando ir a Torres del Paine

Na hora de planejar sua viagem é importante ter em mente que o clima em Torres del Paine é bem instável, com dias nublados e chuvosos a qualquer período. Por isso, se possível planeje ficar mais de um dia no Parque, assim sua chance de ver as famosas “Torres” sem nuvens será maior!

A temporada alta em Torres del Paine se estende de outubro a abril, incluindo os meses de verão. Nesse período o Parque Nacional recebe 80% dos visitantes do ano, de forma que é importante fazer suas reservas com antecedência. O sol se põe bem tarde, em torno de 22h, e com os dias longos é possível aproveitar mais. Mesmo no verão não espere temperaturas altas em Torres del Paine: as temperaturas nessa época, em geral variam de 4 a 18°C e podem ocorrer dias chuvosos e com muito vento, o que diminui bastante a sensação térmica. De forma geral nessa época todos os passeios estão operando. Apesar de termos ido a Torres del Paine no finalzinho de dezembro – início de janeiro (passamos o Réveillon lá), que é um período de altíssima temporada, de forma geral o número de turistas não chegou a incomodar, mas o Parque estava bem movimentado: os estacionamentos tinham bastante carros e nas trilhas sempre tinha companhia. Talvez pelo Parque ser grande as pessoas ficam mais espalhadas e nossa sensação foi de estar menos cheio que as atrações de El Calafate por exemplo. Nos dias em que estivemos por lá a temperatura estava bem baixa e chegamos a pegar -2°C na noite de Réveillon, em torno de 1h da manhã. Nos dois dias em que ficamos por lá o viento patagonico foi constante e, em alguns momentos, em áreas mais abertas era bem forte (ao ponto de ter que segurar forte nas mãos dar crianças, por que ele atrapalhava andar) e chegou a nos fazer desistir de fazer algumas trilhas.

A baixa temporada em Torres del Paine vai de maio a setembro e inclui os meses mais frios. As temperaturas ficam entre -2 a 5°C, os dias são bem curtos e dias chuvosos são mais frequentes, além de nevar especialmente em junho e julho. Os ventos são menos frequentes que no verão, mas podem ocorrer dias de vento forte. Algumas trilhas ficam inoperantes, e mesmo as que funcionam podem ser fechadas temporariamente em função de condições climáticas. Nem todos os serviços no Parque funcionam, então é bom avaliar anteriormente para não ser surpreendido.

Ingressos para Torres del Paine

Para entrar no Parque Nacional Torres del Paine é necessário comprar o ingresso diário. Os ingressos são vendidos nas Guarderias (Portarias) de acesso ao Parque, mediante apresentação dos documentos e o pagamento é em dinheiro. Crianças pagam valor reduzido. Os valores atualizados dos ingressos podem ser verificados no site oficial do parque.

Se você for viajar para Torres del Paine de carro, não se preocupe você poderá comprar o ingresso facilmente na Guarderia por onde for acessar o Parque.

Guarderia Serrano no Parque Nacional Torres del Paine

É importante atentar que para realizar fotos e filmagens para fins profissionais é necessário solicitar autorização específica seguindo as regras do site oficial.

Guarderia Laguna Amarga no Parque Nacional Torres del Paine

Onde ficar em Torres del Paine

Torres del Paine conta com diferentes tipos de hospedagem no seu interior, mas já adianto que os preços não são nada convidativos! Como a disponibilidade de vagas não é muito grande, é muito importante fazer as reservas de hospedagem com antecedência, especialmente se for viajar no verão, considerado altíssima temporada por lá. E se prepare, por que os valores de hospedagem por lá são bem salgados!

De forma geral, Torres del Paine oferece hospedagens em três categorias: campings e refúgios, hospedagens econômicas e hospedagens com mais estrutura ou de luxo

Campings e Refúgios

Parte dos campings e refúgios do Parque Nacional Torres del Paine é mantido e administrado pela administração do Parque, e devem ser reservados no site oficial de Torres del Paine. Existem outros refúgios e campings que são mantidos pelas empresas Vértice Patagonia e Fantástico Sur, concessionarias autorizadas pelo Parque. As vagas podem ser reservadas pelo site das empresas, e os refúgios contam com quartos compartilhados e restaurante. É importante notar que não é permitido ingressar nas trilhas dos Circuitos O e W sem ter reservas antecipadas nos campings ou refúgios, e as vagas são limitadas. Então, se seu objetivo é fazer algum dos circuitos, confira a disponibilidade de vagas nos refúgios antes de fechar as datas da sua viagem!

Além desses campings citados acima, a Hosteria Pehoe também tem uma área de camping anexa a pousada, em uma área bem central no Parque.

Se você tiver planos de visitar Torres del Paine de carro você pode ainda ficar no Camping Rio Serrano, que fica dentro do Parque e nas proximidades da Guarderia Serrano. O camping conta com estrutura coberta de cozinha e áreas para Motorhome, além das áreas para barracas, e banheiros e área de piquenique com churrasqueira.

Algumas opções nessa categoria são o Pampa Hostel e o Refugio Laguna Amarga.

Hospedagens econômicas

Existem poucas opções de hospedagens econômicas dentro da área do Parque Nacional Torres del Paine, e mais algumas localizadas no entorno do Parque. Lembrando que o termo “econômico” aqui é usado comparando os valores entre hospedagens na área de Torres del Paine, por que econômico mesmo, nada é por lá.

Hospedagens Dentro do Parque Nacional Torres del Paine

Hosteria Pehoe: está localizada dentro do Parque, em uma ilhota no Lago Pehoe, bem na área central do Parque. O lugar é lindo e deve ser incrível acordar ali!!! Contam por apartamentos, simples, duplos e triplos e tem também um restaurante que serve almoço e jantar. Não chegamos a conhecer a Hosteria, mas a vimos do lado de fora e fica em uma paisagem de cinema! A Amanda do blog As Viagens de Trintim ficou hospedada na Hosteria Pehoe e adorou!

Hospedagens no entorno do Parque Nacional Torres del Paine – Setor Rio Serrano

O Setor Rio Serrano fica fora do Parque Nacional Torres del Paine, mas pertinho do seu limite, ali bem próximo da Guarderia Serrano. Mas vale ressaltar que se hospedar por ali é uma boa alternativa pra quem estiver de carro, se não você vai ter que contar com uma caminhada e/ou espera pelo transporte publico que pelo que soube não é nada frequente. Essa área conta com dois hotéis maiores (enquadrados na categoria hospedagens confortáveis ou de luxo) e com algumas hosterias, e só. Não espere um centrinho turístico… Os restaurantes que existem ficam dentro dos hotéis maiores e atendem não hóspedes mediante reserva.

Cabanas Lago Tyndall: foi nossa escolha pra hospedagem, e super aprovada!!! As cabanas tem dois quartos, cada um com uma suíte, uma sala com um sofá cama e uma mesa de jantar, cozinha conectada a sala com fogão, pia, geladeira e utensílios. Um dos quartos tem uma cama de casal e o outro tem duas camas de solteiro. A cabana é simples, mas conta ainda com uma varanda. As cabanas estão espalhadas em um campo, as margens do rio Serrano, e a área tem vista para Los Cornos, as famosas montanhas de Torres del Paine. A área das Cabanas conta com um estacionamento e uma recepção que fica aberta em horário comercial. Não conta com nenhum tipo de serviço durante a estadia. Levamos os itens pra café da manhã, lanche e jantar, água mineral, etc. Cozinhávamos na cabana mesmo, o que garantiu uma economia já que na área do Parque tem poucos restaurantes, a maioria é dentro dos hotéis e os preços são salgados. O silêncio, a paz e a paisagem foram o ponto alto da estadia!

Cabanas Lago Tyndall em Torres del Paine

Konkashken Lodge: é uma pousada localizada no Setor Rio Serrano, com quartos compartilhados na construção principal e alguns chales duplos e outros quádruplo. Os chalés contam com um quarto, sendo que no duplo tem uma cama de casal e no quádruplo tem 2 beliches ou um beliche e uma cama de casal. O chalé tem também uma sala. A pousada oferece café da manhã.

Pampa Lodge Quincho y Caballos: está localizado no Setor Rio Serrano, com vista para as montanhas de Torres del Paine. Possui quartos amplos, decorados com móveis rústicos, com vistas para a região. Conta com restaurante e oferece apartamentos duplos e triplos no com café da manhã.

Hosteria Lago del Toro: a pousada funciona em uma construção em frente ao Hotel Rio Serrano. Tem apartamentos simples, duplos e triplos e a hospedagem inclui café da manhã.

Hospedagens no entorno do Parque Nacional Torres del Paine – Laguna Amarga

Estância Tercera Barranca: fica localizada fora do Parque Nacional, há aproximadamente 10km da Guarderia Laguna Amarga. Possui apartamentos simples, duplos e triplos, alguns em pequenos bangalôs. Oferece café da manhã e tem uma área externa ampla em meio a natureza.

Hospedagens com mais estrutura ou de luxo

Nesse item reuni as hospedagens com mais estrutura ou de luxo, tanto localizadas dentro do Parque quanto no seu entorno. São hospedagens com preços mais altos, mas que oferecem mais estrutura, como restaurante, passeios incluídos, transfer a partir de Punta Arenas, pensão completa e/ou sistema ali inclusive. Vale ressaltar que se você estiver planejando ir para Torres del Paine de carro, algumas dessas hospedagens tem opção de pacotes sem passeios e transfer, mas de forma geral elas são a opção perfeita para que quem não tem planos de ir a Torres del Paine de carro.

Hospedagens Dentro do Parque Nacional Torres del Paine

Hotel Las Torres Patagonia: fica localizado próximo ao acesso à trilha que leva a base de Los Cuernos, com uma vista linda das Torres do Parque. Fomos até o local com o carro é vou dizer que fiquei encantada com a vista do local e o hotel por fora é lindo! Conta com restaurante, sauna, spa e tem disponíveis passeios a cavalo, de bicicleta e a pé pelas trilhas do Parque. Tem opção de transfer de Punta Arenas ou Puerto Natales. Tem opção de reserva all inclusive, com transfer, alimentação, bebidas e passeios incluídos. Possui quartos simples e duplos e aceitam criança em algumas acomodações mediante informe antecipado.

Hotel Lago Grey: o hotel está localizado as margens do Lago Gray, dentro do Parque Nacional Torres del Paine e tem vistas lindas do Lago e das Torres de vários locais, inclusive de alguns quartos. Oferece opção de serviço all inclusive, com transfer, passeios e refeições. Conta com restaurante e oferece apartamentos simples e duplos.

Hotel Explora Patagonia: fica localizado dentro do Parque Nacional Torres del Paine, ao lado do Salto Chico, as margens do Lago Pehoe, e próximo à estrada que corta o Parque. Possui spa e estábulos e oferece apartamentos duplos com decoração charmosa e vistas lindas. Oferece alguns apartamentos conjugados para famílias. Oferece pacotes all inclusive com transfer, passeios, hospedagem, alimentação e bebidas.

Ecocamp Patagonia: fica localizado nas proximidades do Hotel Las Torres, perto da Guarderia Laguna Amarga. A hospedagem é feita em domos privativos, decorados no estilo rustico-chique. A hospedagem tem uma proposta interessante, ecologicamente sustentável, explorando o “glampping”, que é um estilo camping de luxo. Oferecem domos familiares, para 4 pessoas. A reserva é feita para pacotes específicos que incluem transfer, hospedagem, alimentação e passeios bem personalizados.

Hospedagens no entorno do Parque Nacional Torres del Paine

Hotel Rio Serrano: o hotel está localizado no Setor Rio Serrano, em uma área ampla com vista a Los Cuernos, as famosas Torres de Torres del Paine. Oferece apartamentos simples, duplos e triplos, piscina aquecida, sauna, sala de ginástica e spa. Oferecem pacotes all inclusive com transfer, alimentação, bebidas e todos os passeios no Parque Nacional.

Hotel del Paine: o hotel está localizado no Setor Rio Serrano, em uma área ampla as margens do rio, e com uma bela vista das montanhas de Torres del Paine. Oferece apartamentos duplos e triplos em cabanas, e opção de hospedagem all inclusive. Conta com restaurante, organiza os passeios no Parque e tem opção de contratação de transfer de Punta Arenas e Puerto Natales.

Tierra Patagonia Hotel &Spa: está localizado no limite do Parque Nacional Torres del Paine, nas proximidades da Guarderia Laguna Amarga. Conta com apartamentos simples e duplos, amplos, com banheira e vistas da região. Oferece opção de hospedagem com café da manhã ou programa all inclusive, com transfer, passeios e refeições. Conta com spa com piscina aquecida, sauna seca e a vapor, e banheiras de hidromassagem.

Patagonia Camp: fica localizado fora do Parque Nacional Torres del Paine, na estrada Y-290, que da acesso a Guarderia Serrano, em torno de 15k antes da entrada no parque. Fica em uma área com vista ao Lago el Toro e as montanhas de Torres del Paine. A hospedagem é feita em yurts, tendas do estilo mongol, super charmosas e com varanda! Alguns furtos possuem jacuzzi na varanda, com vistas lindas! O Hotel tem restaurante e oferece opção de hospedagem com café da manhã ou all inclusive, com refeições, transfer e passeios incluídos. Tem algumas unidades de yurts familiares, com dois quartos e jacuzzi.

Awasi Patagonia Relais & Chateaux: fica localizado fora do Parque Nacional, há aproximadamente 10km da Guarderia Laguna Amarga. Oferece hospedagem em bangalôs (villas) privativos, com quarto sala de estar e banheiro, sendo um deles com dois quartos. As villas tem vista para as montanhas de Torres del Paine. As reservas são all inclusive, com transfer, alimentação e passeios privativos. Aceitam crianças maiores de 10 anos.

Onde comer em Torres del Paine

Apesar de não existirem muitas opções no Parque Nacional Torres del Paine, tem sim alguns locais onde você poderá comer e decidi listar a seguir algumas opções. Mas prepare o bolso, pois comer por lá não é nada barato! Vale ressaltar que, como ficamos em uma cabana com cozinha levamos comida e jantamos e tomamos café da manhã na cabana todos os dias. Também preparamos lanches para comer durante o dia, de forma que paramos em alguns locais mais para esquentar o corpo com uma bebida quente. Optamos por comprar todos os alimentos no super mercado em Punta Arenas e levamos pra lá.

Lanches e refeições rápidas em Torres del Paine

Cafeteria Pudeto: é uma lanchonete localizada na estrada de acesso ao Salto Grande. Serve sanduíches frios e quentes, café, chá, chocolate quente, bebidas frias e sopas.

Cafeteria Pudeto: opção para lanche ou refeição rápida em Torres del Paine

Cafeteria Grey: fica bem no acesso a trilha do Lago Grey. Serve lanches, bebidas quentes e frias e refeições rápidas.

Restaurantes em Torres del Paine

Os hotéis maiores de Torres del Paine contam com restaurantes que atendem não hóspedes, tanto no almoço quanto no jantar. É aconselhável fazer reserva para garantir seu lugar. Algumas sugestões são o restaurante da Hosteria Pehoe e o do Hotel Lago Grey, que tem vistas lindas!

O que fazer em Torres del Paine de carro

Apesar de Torres del Paine ser muito famosa entre os aficionados por trilhas, é possível sim explorar o Parque Nacional Torres del Paine de carro e aproveitar as belezas desse lugar incrível!

O Parque Nacional Torres del Paine é cortado por aproximadamente 100km de estradas, e muitas atrações ficam bem próximas da estrada ou a curta distância da área de estacionamento para o veículo! Super tranquilo para explorar com crianças! As estradas que cortam Torres del Paine em si já são uma atração e tanto! São super cênicas e a cada curva você vai ter uma vista mais linda que a outra: campos, montanhas, lagos com cores incríveis! Além disso, fique atento nos deslocamentos pois a chance de ver animais silvestres é enorme! Vimos um huemul (uma espécie de veado), cisnes de pescoço negro, gaviões e muitos guanacos, mas sei de pessoas que viram até pumas!

Torres del Paine de carro: avistagem de animais e vistas de tirar o fôlego

As estradas que atravessam o Parque Nacional Torres del Paine são de rípio, um tipo de cascalho fino e escuro, mas tem bom estado de conservação. É importante notar que nas proximidades de Torres del Paine não existem postos de combustível! Não esqueça de encher o tanque de combustível do veículo em Puerto Natales, onde ficam os postos mais próximos. Li em alguns lugares que alguns locais até vendem combustível por lá, mas não é legalizado e nós nem arriscamos procurar.

Essa foi nossa escolha em Torres del Paine: ficamos 3 noites e 2 dias inteiros para explorar o Parque Nacional e foi um tempo ótimo para conhecer os principais pontos de Torres del Paine de carro.

No mapa abaixo podem ser visualizados os atrativos e mirantes que podem ser facilmente visitados se você quiser conhecer Torres del Paine de carro, e a seguir você pode encontrar mais informações sobre cada um desses locais. Com base nessas informações você poderá montar facilmente seu roteiro dia-a-dia em Torres del Paine de carro, partindo do local onde estiver hospedado.

Torres del Paine de Carro – Mirantes e Trilhas Curtas

Sede Administrativa e Centro de Visitantes

Fica localizada as margens do Lago Toro, aproximadamente 5km de distância da Guarderia Serrano. Nesse local ficam os escritórios administrativos do Parque Nacional Torres del Paine, um Centro de Visitantes, uma trilha curta e um mirante para observação de aves. Conta também com banheiros e área para piquenique. Infelizmente não chegamos a parar no centro de visitantes, apesar de termos passado pela entrada dele várias vezes.

Lago e Mirante Glaciar Grey

O Lago e Glaciar Grey estão localizados na estrada Y-150, acessada nas proximidades da Sede Administrativa do Parque. A partir do acesso da Y-150 são percorridos 18km até o estacionamento da Guarderia Grey, onde fica o acesso a trilha que leva até o Lago Grey e ao Mirante Glaciar Grey. O estacionamento é bem amplo e ao lado fica um restaurante e lanchonete, que serve refeições rápidas, café, sanduíches e alguns outros itens, como biscoitos, bebidas, chocolates, que podem ser comprados para levar nas trilhas. Essa área também conta com banheiros. Ali ao lado fica ainda o Refúgio Lago Grey.

A trilha inicia por dentro de um bosque, atravessa o Rio Pingo por uma ponte pensil, e após uns 15 minutos de caminhada, chega-se a beira do Lago Grey. A partir daí, o caminho até o Mirante Glaciar Grey é feito caminhando pelas margens do Lago Grey. Dessa área do Lago já é possível visualizar vários icebergs, chamados localmente de témpanos, e ver o Glaciar Grey lá no fundo (especialmente se o dia estiver aberto). No total, a caminhada do início da trilha até o mirante é de aproximadamente uma hora (apenas ida). Infelizmente no dia que fizemos esse passeio o dia estava bem fechado e ventava muito, muito mesmo!!! Como o trecho em que o percurso beira o Lago Grey é muito aberto, estava difícil de caminhar com as crianças com o vento forte e o frio cortante, e acabamos desistindo no meio do caminho.

Trilha do Lago e Mirante do Glaciar Grey

Mirante na ponte de travessia do Rio Paine

Apesar desse não ser um ponto considerado no mapa oficial do Parque Nacional, gostamos muito da vista desse local e por isso decidi incluí-lo nas nossas dicas de locais para visitar em Torres del Paine de carro. A vista de cima da ponte, com o Rio Paine com seu azul turquesa e as montanhas de Torres del Paine é linda, mas não dá pra parar na ponte pra apreciar. Passando a ponte, dirigindo no sentido para a Guarderia Serrano, tem uma pequena estrada de rípio logo depois da ponte, que chega até um píer, onde é possível estacionar e aproveitar a vista.

Mirante ao lado da Ponte do Rio Paine

Salto Chico

O Salto Chico é uma queda d’água que se forma quando o Lago Pehoe forma o Rio Paine. O acesso ao Salto Chico é feito pelo Hotel Explora. Após estacionar pega-se uma trilha de aproximadamente 30 minutos até o Salto. Pelo que soube as vistas são lindas, mas infelizmente não conseguimos conhecer pois nos dois dias do nosso roteiro em Torres del Paine, quando passamos por ali não tinha vaga pra estacionar. Em uma das vezes que fizemos a tentativa vimos ali no estacionamento um huemul, uma espécie de veado da região. Muito lindo e tão calmo!!! Ficou ali um bom tempo posando pra fotos de vários turistas!

Mirador Pehoe

O mirante fica do lado direito da estrada (sentido da Guarderia Serrano para Guarderia Laguna Amarga). Tem uma área para estacionamento e um morrinho que possibilita a vista linda do Lago Pehoe, com sua Ilha e as montanhas ao fundo! Lindo de viver!!!

Mirante Pehoe e suas vistas lindas

Estacionamento da Hosteria Pehoe

Logo depois do Mirador Pehoe, no lado oposto da estrada pode-se parar o carro no estacionamento da Hosteria Pehoe, bem as margens do Lago Pehoe. Daí é possível apenas ficar observando (foi o que fizemos), ou atravessar a pé a pequena ponte que leva a ilha. A Hosteria Pehoe tem restaurante que atende a não hóspedes e, se quiser pode aproveitar essa parada para almoçar.

Vistas do Estacionamento da Hosteria Pehoe

Salto Grande e Mirador Los Cuernos

O acesso ao Salto Grande é feito por uma estrada secundária, a Y-158. Após a entrada nessa estrada a partir da Y-150 (a estrada principal que corta o Parque) você seguirá por aproximadamente 2km até uma área ampla de estacionamento. Do estacionamento parte uma trilha larga, plana e bem marcada que segue até o Salto Grande. O Salto Grande é composto por um conjunto de queda d’água e corredeiras e a área conta com algumas áreas de mirantes que possibilitam vistas lindas do local! A partir dali é possível ainda continuar por uma trilha, de aproximadamente 1,5h de duração (só a ida) até o Mirador los Cuernos. Pelo que soube a trilha não é difícil e as vistas são lindas. Saindo do Santo Grande até seguimos alguns minutos pela trilha, mas o “viento patagonico” estava muito intenso e decidimos retornar para o carro.

Salto Grande em Torres del Paine

Mirador Nordenjjold

Esse mirante tem uma das vistas mais lindas de Los Cuernos na minha opinião. O Mirante fica bem na beira da estrada principal e tem uma área ampla para estacionamento. Não é preciso andar nada! De dentro do carro já é possível ter uma vista incrível! Parada simplesmente imperdível!

Mirador Nordenjjold: uma das vistas mais lindas das Torres

Mirador Laguna de Los Cisnes

Esse Mirador fica em uma estrada secundária, logo após a saída da estrada principal que corta o Parque Nacional Torres del Paine, após o Mirador Nordenjjold (sentido da Guarderia Serrano para a Guarderia Laguna Amarga). É um local as margens de uma Lagoa que tradicionalmente tem muitos cisnes de pescoço negro. Realmente vimos muitos cisnes lá inclusive alguns com filhotinhos e as crianças gostaram. Mas já aviso que ao menos quando estivemos lá não dava pra vê-los muito de perto, então não achei uma parada imperdível quando comparada com as outras.

Mirante Laguna de los Cisnes

Puente Laguna Amarga

A ponte fica nas proximidades da Guarderia Laguna Amarga, na estrada secundária que da acesso ao Hotel Las Torres. É um local com uma boa vista, mas não encontramos um bom lugar para parar. Mas vale passar devagar com o carro é dar uma espiada na paisagem com a ponte velha e a Lagoa, que nesse trecho é bem estreita.

Hotel Las Torres

Na verdade, apesar do nome, o objetivo nesse ponto não é conhecer o hotel (apesar da área externa dele ser bem bonita!), mas as vistas de Los Cuernos nesse local é bem bonita e é daqui que parte a trilha até o Mirador Base de las Torres, de aproximadamente 5h de ida e mais 5h de volta, que é feita por muitos turistas em um dia. Nessa área tem um grande estacionamento em frente ao Hotel e tem também uma trilha interpretativa, plana que vai margeando parte da estrada e pareceu bem tranquila de fazer. Se não fosse o vento até teríamos nos animado de descer e caminhar um pouco por ali, mas com a ventania patagônica apreciamos um pouco a vista de Los Cuernos, tirei algumas fotos, e só.

O Blog O Viajante fez a trilha até a base das Torres e contou todos os detalhes nesse post.

Área dos Hotel Las Torres e acesso a Trilha até o Mirador Base de las Torres

Cascada Rio Paine

É uma queda d’água no Rio Paine, acessada por uma estrada secundária nas proximidades da Guarderia Laguna Amarga. Não chegamos a conhecer, mas pelo que vi é de bem fácil acesso e vale incluir se estiver no seu caminho.

Laguna Azul

A Laguna Azul é acessada por uma estrada secundária (Y-160) bem em um dos limites do Parque na área da Guarderia Laguna Amarga. O acesso até ela é mais caminho se você chegar ou sair do Parque por essa Guarderia. Como entramos e saímos pela Guarderia Serrano acabamos não conseguindo visita-lá, mas pelo que vi vale muito incluir no roteiro. O local conta com estacionamento e uma trilha fácil de aproximadamente 4km ao redor do Lago, com vários mirantes. Pelo que li dali tem-se a segunda melhor vista de Los Cuernos, perdendo apenas para o Mirador Base de Las Torres.

Mirador Rio Serrano

O mirante fica em uma área alta da estrada que leva ao Setor Rio Serrano, perto da Guarderia de mesmo nome. Tem uma vista bem bonita do vale do Rio Serrano e de Los Cuernos de Torres del Paine.

Mirador Rio Serrano

Mirador Cuernos del Paine

Esse mirante fica fora do Parque Nacional Torres del Paine, na beira do Lago del Toro, na estrada Y-290, que acessa a Guarderia Serrano do Parque. Se você for a Torres del Paine de carro e planejar entrar ou sair do Parque por essa Guarderia, vale muito uma parada nesse mirante, que proporciona uma vista linda do Lago del Toro com Los Cuernos de Torres del Paine ao fundo.

Mirador Cuernos del Paine

Cueva del Milodon

O Monumento Natural Cueva del Milodon fica na Y-290, 55km antes da Guarderia Serrano. Apesar de estar consideravelmente longe do Parque Nacional Torres del Paine inclui aqui por ser um local que compensa ser visitado no caminho para o Parque, especialmente se estiver viajando com crianças. Apesar de estar localizado na Y-290, que é a estrada que acessa o Parque pela Guarderia Serrano, a Cueva del Milodon fica a apenas 8km da Ruta 9, que é a Rodovia que dá acesso às Guarderias Lago Sarmiento e Laguna Amarga, de forma que você poderá facilmente parar na Cueva del Milodon independente da entrada que pretenda usar para acessar Torres del Paine de carro.

O Monumento Natural Cueva del Milodon foi criado com o objetivo de preservar uma caverna onde foram encontrados fósseis do Milodon, uma espécie de preguiça gigante que viveu na Patagônia entre 14.500 e 10.000 anos atrás. O Monumento conta com, 3 trilhas, de diferentes níveis que podem ser percorridas, um Centro de Visitantes com uma exposição interativa sobre o Milodon e a mega fauna patagônica, banheiros e uma cafeteria. Conta ainda com uma grande área de estacionamento. No site oficial da Cueva del Milodon você poderá encontrar informações atuais dos valores dos ingressos, horários de funcionamento e trilhas disponíveis.

Durante nossa visita percorremos o Sendero Cueva del Milodon, que tem aproximadamente 1h de percurso e é acessível na maior parte. A trilha é bem larga, marcada e com várias placas informativas, e passa por áreas de bosque e áreas mais abertas. Passa por uma área onde tem informações sobre várias espécies de animais que viveram na região no passado e que contém as silhuetas dos animais com seus tamanhos reais. A trilha finaliza na Cueva del Milodon, onde tem uma estátua do animal em tamanho real. É possível também fazer aí um percorrido por dentro da gruta. As crianças adoraram essa parada estratégica no caminho para Torres del Paine de carro.

Cueva del Milodon, uma parada estratégica no caminho a Torres de Paine

Torres del Paine de Carro – Passeios de Barco

Na área do Parque Nacional Torres del Paine são oferecidos dois passeios de barco, mas não chegamos a fazer nenhum dos dois durante nosso roteiro em Torres del Paine de carro.

Passeio de Catamarã no Lago Pehoe: o passeio dura 30 minutos (apenas ida) e sai do Porto localizado atrás da Cafeteria Pudeto com chegada na Guarderia Paine Grande. Esse percurso é utilizado para pessoas que vão fazer alguma trilha a partir dessa Guarderia, mas pode ser utilizado também apenas como passeio.

Navegação no Lago Grey: o passeio sai do Porto do Hotel Lago Grey e tem 3 horas duração, passando em frente ao Glaciar Grey e com avistagem de vários icebergs.

Apesar de não termos feito as navegações em Torres del Paine, fizemos em Puerto Natales a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano e em El Calafate fizemos a navegação Rios de Hielo.

Torres del Paine de Carro – Outras atividades

Além das atividades descritas acima é possível ainda fazer na área de Torres del Paine cavalgadas, passeios de kaiake, e caminhada no Glaciar Grey. Mais informações sobre essas atividades podem ser obtidas no site oficial de Torres del Paine.

Torres del Paine de CarroÁreas para piquenique e banheiros

Ao longo das estradas que cortam o Parque existem algumas áreas com mesas e bancos onde você poderá fazer um piquenique, se o tempo permitir, claro: Sede Administrativa, Próximo a Guarderia Grey, no Camping Pehoe, no Camping Rio Serrano e atrás da Cafeteria Pudeto.

torres-del-paine-de-carro-piqueniq-01

Área de piquenique atrás da Cafeteria Pudeto

Banheiros estão disponíveis em áreas específicas em diferentes áreas do Parque: Guarderia Sarmiento, Guarderia Laguna Amarga, Guarderia Grey (no inicio da trilha para o Lago Grey), na Sede Administrativa e atras da Cafeteria Pudeto. Todos os banheiros que utilizamos no Parque estavam bem conservados, consideravelmente limpos e tinham água, papel higiênico e papel para secar as mãos.

Roteiro em Torres del Paine

Antes de nossa viagem fiz um roteiro para nossos dias em Torres del Paine organizando os pontos a serem visitados em acordo com sua localização para minimizar o deslocamento e o gasto de combustível, já que por lá não tem posto de combustível. Na prática não conseguimos executar tudo o que planejamos, especialmente em função do clima, já que em nosso primeiro dia em Torres del Paine choveu parte do dia e em todos os dias vento muito, o que nos impediu de fazer umas trilhas que tínhamos planejado. A seguir vou apresentar o roteiro planejado e o roteiro executado em cada dia.

Nesse post mostramos todos os detalhes do nosso Roteiro na Patagonia

Dia 1 (planejado e executado): Deslocamento de Punta Arenas a Torres del Paine (330km)

  • Saída de Punta Arenas de manhã
  • Parada em Puerto Natales para almoçar e abastecer o carro
  • Visita as Cuevas del Milodon
  • Parada no Mirador Cuernos del Paine
  • Parada no Mirador Rio Serrano
  • Check-in na Cabanas Lago Tyndall

Dia 2 (planejado): Torres del Paine

  • Guarderia Rio Serrano (comprar ingressos e pegar mapa)
  • Trilha ao Mirador Glaciar Grey
  • Salto Chicco
  • Mirador Hosteria Pehue
  • Centro de Visitantes

Roteiro Executado: não conseguimos fazer a trilha completa do Glaciar Grey em função de muito vento. Logo em seguida começou a chover uma chuvinha fina e muito fria, que permaneceu pelo resto do dia em um vai e vem e atrapalhou bastante nosso roteiro. Tentamos 2 vezes parar no estacionamento do Salto Chicco (na ida e na volta) mas não conseguimos vaga e desistimos. Também desistimos de parar no Centro de Visitantes em função da chuvinha. Acabamos seguindo um pouco mais pela estrada que corta o Parque Nacional Torres cel Paine, aproveitando a paisagem e paramos para um café no Café Pudeto.

Dia 3 (planejado): Torres del Paine

  • Mirador Lago Pehue
  • Salto Grande e trilha Mirador los Cuernos
  • Mirador Nordenjjold
  • Mirador Laguna de Los Cisnes
  • Guarderia Laguna Amarga
  • Hotel Las Torres
  • Ponte Rio Paine (mirante)

Roteiro Executado: nesse dia conseguimos fazer praticamente tudo o que queríamos, com exceto a trilha ao Mirante los Cuernos, que não fizemos porque estava ventando muito.

Dia 4 (planejado): Deslocamento de Torres del Paine a El Calafate (290 km)

  • Cascada Rio Paine
  • Laguna Azul
  • Deslocamento até El Calafate

Roteiro executado: como nosso deslocamento até El Calafate era longo e ainda teríamos um tempo gasto no processo de saida do Chile e entrada na Argentina, optamos por sair direto de Torres del Paine para El Calafate, sem visitar a Cascada e a Laguna Azul. Se seu próximo destino for Puerto Natales ou Punta Arenas, você pode tranquilamente visitar esses lugares no dia de saída de Torres del Paine. Mas se seu próximo destino for El Calafate, para incluir sugiro que acorde bem cedo pois a viagem até El Calafate é longa pois as estradas são mão dupla e não dá pra manter uma velocidade média alta.

O que faríamos diferente?

De forma geral gostaria de ter tido mais um dia em Torres del Paine, assim poderíamos ter feito coisas que não conseguimos fazer.
Se o tempo permitir, não deixe de fazer as trilhas do Mirador Glaciar Grey e do Mirador los Cuernos. Pelo que vi, com tempo bom vale muito!
Se o tempo estiver bom, aproveite também pra descer do carro no Hotel Las Torres e fazer uma parte da trilha interpretativa, ou separe um dia do roteiro pra fazer a trilha Base de Las Torres.
De todos os lugares que não conseguimos conhecer o que mais senti foi a Laguna Azul. As fotos que vi de lá são lindas e gostaria muito de ter conhecido! Mais um motivo pra voltar a Torres del Paine em algum momento!!!

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

20 Respostas para “Torres del Paine de carro: dicas e roteiro”

  1. Ler teu post me deu tantas saudades de Torres del Paine! Que lugar maravilhoso ♥ Impossível não se apaixonar, né?

    1. Esse lugar é realmente apaixonante!!!! Amamos!

  2. Tenho muita vontade de conhecer Torres de Paine porque não consigo acreditar que toda essa beleza é real! hahahah Preciso ver com meus próprios olhos! Amei o post, super completinho e com excelentes dicas!

    1. Obrigada Débora! Sentia a mesma coisa, fui, e não me decepcionei! Vá mesmo e veja com seus olhos, que essa beleza merece mesmo ser vista e sentida!

  3. Que post completíssimo, Helen! Deu vontade de pegar o carro e me mandar pra Torres del Paine agora!! Muito obrigada por compartilhar tanta informação importante. Beijos

    1. Obrigada Márcia! Fico feliz! E digo que vale a pena mesmo ir viu!!! Bjos!

  4. Deve ser fenomenal visitar Torres Del Paine de carro. Um verdadeiro sonho nosso! Espero que possamos ir logo! Ótimas dicas 🙂

    1. Obrigada! Conhecer Torres del Paine foi incrível mesmo! Espero que também consigam realizar esse sonho logo!

  5. Estou louca para conhecer Torres del Paine e pensei em fazer essa viagem de carro, para conhecer sem pressa, assim como fizeram. Amei suas: dicas e o roteiro. Cada paisagem… esse Lago Pehoe parece uma pintura de tao lindo. Obrigada por compartilhar, me ajudou demais

    1. Muito obrigada pela visita Luciana! Adoramos ir de carro é poder ir curtindo tudo no nosso tempo! Você certamente vai amar! E o Lago Pehoe é incrível mesmo! Nem parece verdade… Abraços!

  6. Adorei o post. Bem completo. Normalmente achava apenas informações sobre um bate e volta, mas sempre quis pernoitar por lá para aproveitar mais o parque. Achei aqui essas informações.

    1. Obrigada Léo! E vale muito pernoitar lá! Acordar com aquela vista não tem preço! Abs!

  7. Grande reportagem, fez um trabalho excelente e melhor que o pessoal de tv. Obrigado pela viagem antecipada. Luiz Andrade.

    1. Oi Luiz! Obrigada pela visita! Que bom que gostou do post!!! Fico muito feliz!! 🙂

  8. Olá,
    Se eu for visitar o parque por 3 dias de carro, terei que pagar o ingresso de entrada todas as vezes ou o ingresso da direito a mais de um dia?

    1. Oi Marcus! Obrigada pela visita! Quando fomos o ingresso era pago por dia de visita. Compramos para 2 dias. Abs!

  9. Olá. Gostei muito do seu relato. Estou indo para Punta Arenas agora no final do ano e passarei por Torres del Paine nesse período. Você sabe se o parque é aberto no dia 31/12?

    1. Vinicius, obrigada pela visita! Visitamos o parque exatamente no dia 31/12/2018 e 01 e 02/01/2019 e tudo estava funcionando! Você vai amar Torres!

  10. Muito informativo seu post, eu e minha família estamos planejando uma viagem para Ushuaia e outros locais entre Argentina e o Chile, e Torres Del Paine está neste roteiro. Muito boa as dicas e também temos criança. Valeu!

    1. Karine, muito obrigada pela visita e pelo feedback! Vocês certamente vão adorar a Patagonia! Já estou morrendo de saudades de lá!

Deixe uma resposta