Patagônia com crianças: planejamento e roteiro no verão

patagonia com crianças: planejamento e roteiro

Conhecer o sul da Patagônia era um sonho antigo que consegui realizar! Mas planejar um roteiro na Patagônia com crianças requer algum planejamento e organização, especialmente se você pretende conhecer a Patagônia no verão, que é altíssima temporada por lá.

Nesse post vou contar todos os detalhes do nosso planejamento e nosso roteiro na Patagônia com crianças, e informações gerais sobre o destino, para ajudar no seu planejamento de um roteiro na Patagônia.

Índice

Patagônia: o que é e onde fica
Quando ir pra Patagônia
Como chegar na Patagônia
Planejamento
Vôos
Hospedagens
Aluguel de carro
Seguro Viagem
Dinheiro
Internet
Roupas e acessórios para o frio
Passeios
Como são as estradas na Patagônia trecho a trecho
De Punta Arenas a Puerto Natales
De Puerto Natales a Torres del Paine
De Torres del Paine a El Calafate
De El Calafate a Puerto Natales
Roteiro na Patagônia com Crianças

Patagônia: o que é e onde fica

A Patagônia é a área localizada no trecho mais ao sul do continente americano e distribui-se no Chile e na Argentina. No Chile é compreendida pelas regiões de Los Lagos, Aysén e Magallanes. Na Argentina é composta pelas províncias de Rio Negro, Santa Cruz, Chubut, Neuquén e Tierra de Fuego.

O nome Patagônia tem origem na palavra “patagão”, usada por Fernão de Magalhães para descrever o povo que encontrou na região na expedição feita pra lá em 1520. Os Tehuelches eram bem altos para o padrão europeu, com media de 180cm de altura, e foram considerados como gigantes.

A Patagônia se destaca pelas belezas naturais, com lagos, rios, montanhas, vales, campos naturais e vulcões e abriga muitas geleiras em função do clima e geografia. Além disso tem baixíssima densidade populacional, com vastas áreas com pouca ou nenhuma ocupação humana.

No Chile, os principais polos turísticos da Patagônia são a região dos Lagos Chilenos que compreendem a região de Puerto Varas e Puerto Montt, a Ilha de Chiloé, o Parque Nacional Torres del Paine e Punta Arenas, porta de entrada para a Antártica. Na Argentina os principais polis turísticos da Patagônia são a região de Bariloche, El Calafate, El Chalten e a região de Ushuaia e Tierra de Fogo.

Em 2015 fizemos uma viagem de carro saindo de Santiago e exploramos o norte da Patagônia, incluindo Puerto Varas, norte de Chiloé, San Martin de Los Andes e Bariloche. Na época o Ninho de Jiripoca ainda não existia, mas fizemos três posts bem detalhados do nosso roteiro de carro no Chile e Argentina para o Blog Viajando com Pimpolhos!

Agora no verão de 2019 fizemos o trecho mais ao sul da Patagônia, incluindo parte do Chile e uma pequena parte da Argentina.

E se tiver planos de conhecer a região ao norte da Patagônia Argentina, não deixe de conferir todas as dicas de O que Fazer em Bariloche pelo Blog Suas Próximas Viagens.

Quando ir pra Patagônia

Como a Patagônia está na América do Sul, as estações climáticas ocorrem como no Brasil: verão de dezembro a março e inverno de junho a setembro.

Como a região patagônica é ampla o clima varia bastante do norte ao sul, mas de forma geral o clima na Patagônia é frio, comparando com o clima no Brasil, mesmo no verão. No verão os dias são bem longos, com o por do sol acontecendo em torno de 22h e o nascer do sol em torno de 6h. No inverno os dias são curtos: o sol nasce em torno de 9h e se põe em torno de 17-18h.

  • Norte da Patagônia (região de Puerto Varas no Chile e de Bariloche na Argentina): tem verões mais quentes, podendo chegar a 25-30°C no meio do dia, mas de manhã e a noite o clima é bem mais fresco, assim como em dias nublados, podendo chegar aos 8°C. No inverno as temperaturas variam de -5 a 5°C, sendo que em Puerto Varas dificilmente é menos que -2°C. A neve é bem frequente e por isso a região é bem procurada para os esportes de inverno.
Norte da Patagônia no verão de 2015: quente no meio do dia e mais fresco em dias nublados e lugares mais altos
  • Sul da Patagônia (região de Punta Arenas e Puerto Natales no Chile e El Chalten, El Calafate e Ushuaia na Argentina): o verão tem temperatura máxima de 20°C e mínima de 5°C, mas venta muito, o que diminui muito a sensação térmica, especialmente em dias nublados e nas cidades mais ao sul (Punta Arenas e Ushuaia). No inverno as temperaturas em El Calafate variam de -5 a 8°C. Já em Ushuaia e Punta Arenas, que são cidades localizadas no trecho mais ao sul da Patagônia e são costeiras, as temperaturas podem chegar a -10°C. El Calafate não conta com muitas atrações no inverno já que não tem pistas de esqui e muitas atividades por lá não são feitas nesse período. Por outro lado Ushuaia é um dos destinos mais procurados na América do Sul pelos amantes de esportes de neve!
Sul da Patagônia no verão de 2019: frio e vento o dia todo

Concluindo: se seu objetivo é ver neve e aproveitar os esportes de neve, vá no inverno, mas se seu objetivo for aproveitar as paisagens, fazer caminhadas ao ar livre, vá no verão, no final da primavera ou inicio do outono. Lembrando que no verão é altíssima temporada e, consequentemente os preços são mais altos e as cidades ficam mais cheias. Por isso, se puder fugir dos meses de janeiro e fevereiro, será ótimo! Como por aqui as crianças já estão em fase escolar, só conseguimos ir em janeiro e, com um pouco de planejamento deu tudo certo!

Como chegar na Patagônia

Dependendo de qual for seu destino na Patagônia e como for seu roteiro, você poderá chegar ate lá voando via Argentina, ou via Chile. Para chegar via Argentina você terá que fazer uma conexão em Buenos Aires e de lá voar para Bariloche (2h e 20min de voo), El Calafate (3h e 10min de voo) ou Ushuaia (3h e 40min de voo). A Latam e a Aerolineas Argentinas tem voos disponíveis via Argentina. Para chegar a Patagônia via Chile você terá que fazer conexão em Santiago e de lá voar para Puerto Montt (1h e 40min de voo) ou Punta Arenas (3h e 20min de voo). Vimos que existem voos de Punta Arenas a Puerto Natales, mas aparentemente só operam em parte do ano e não são fáceis de comprar a distância. A LATAM voa do Brasil para todos esses destinos chilenos e a Sky Airlines também tem voos de Santiago pata Puerto Montt e Punta Arenas.

É possível também chegar por via terrestre, mas você precisará de bastante tempo, já que as distâncias são bem grandes. De Buenos Aires a Bariloche e de Santiago a Puerto Varas e a Castro existem ônibus diretos, mas para os demais destinos é necessário fazer baldeação em alguma cidade no caminho. Veja abaixo as distancias das capitais do Chile e da Argentina até as principais cidades da Patagônia:

  • de Buenos Aires a Bariloche: 1580km
  • de Buenos Aires a El Chalten: 2690km
  • de Buenos Aires a El Calafate: 2770km
  • de Buenos Aires a Ushuaia: 3100km
  • de Santiago a Puerto Varas:1020km
  • de Santiago a Castro (Ilha de Chiloe): 1200km
  • de Santiago a Puerto Natales: 2809km
  • de Santiago a Punta Arenas: 3020km

Planejamento

Como viajamos pra Patagônia no final de dezembro e inicio de janeiro, quando é altíssima temporada por lá, tivemos que nos planejar com antecedência, especialmente para conseguirmos preços melhores em hospedagem e aluguel de carro. Fui acompanhando os preços ate as vésperas da viagem e mais perto da data a disponibilidade de vagas diminuiu e os preços aumentaram! A seguir apresento os principais itens referentes ao nosso planejamento para ajudá-lo no seu planejamento.

Vôos

Nossa chegada na Patagônia foi via Punta Arenas, no Chile, com conexão em Santiago, tanto na ida quanto na volta. Os voos foram LATAM, emitidos com milhas Multiplus, no inicio de março de 2018. Isso mesmo! Emiti os vôos no inicio de março para viajarmos no final de dezembro!

Essa foi uma das regras de ouro que aprendi para usar milhas: se você quer viajar com milhas na alta temporada, tem que emitir com muita antecedência! Para alguns destinos é imprescindível emitir as passagens assim que o programa de milhagens libera a disponibilidade dos voos, em geral, entre 300 e 360 dias antes da data do voo. Essa necessidade de antecedência é mais crítica no nosso caso, em que precisamos de 5 lugares disponíveis com milhas no mesmo voo! Claro que você pode ter sorte de conseguir emitir passagens com milhas mais perto da data, mas as chances aumentam muito com antecedência! Seguindo essa regra (e umas outras a mais) tenho conseguido emitir passagens com milhas pra família toda nos últimos 3 anos!

Como pra nossa família, com 2 adultos e 3 crianças, os vôos representam um valor grande da viagem, desde que “aprendi a usar as milhas” passei a adequar nossos roteiros a “para onde as milhas nos levam”. E assim foi com a Patagônia! Pesquisei durante meses para ver as melhores opções para chegar, mas só consegui voos disponíveis com milhas, com um valor justo, com a LATAM, chegando por Punta Arenas. Consequentemente nosso roteiro se ajustou aos vôos.

Nossos vôos foram emitidos com 65.000 milhas múltiplos por adulto (ida + volta) e 45.000 milhas por criança. Não posso dizer que foi uma “barbada”, mas foi um bom valor considerando o preço das passagens pra Patagônia na alta temporada, e que as milhas que usei para emissão foram resultantes de uma transferência do cartão com 50% de bônus (na verdade a promoção era boomerang, com 10% de bônus Multiplus e 40% dos pontos de volta no cartão).

Conforme detalhado anteriormente nesse post, para chegar a Patagônia você pode optar também por voar via a Argentina. Essa foi a opção do Blog Vem que te Conto, que fez uma viagem para a Patagônia argentina no mesmo período que nós, e contou nesse post todos os detalhes de como comprar passagens múltiplos destinos.

Hospedagens

Em geral, para pesquisar hospedagem pra minha família no Booking coloco a pesquisa para 2 adultos e 2 crianças e quando gosto da hospedagem faço a reserva com cancelamento gratuito. Em seguida envio mensagem pra hospedagem, já pelo sistema do Booking, explicando que são 3 crianças e perguntando sobre possibilidade de cama extra. Em geral dessa forma tenho conseguido hospedagens pra nossa família, já que quando pesquiso por 2 adultos e 3 crianças, normalmente, aparecem muito poucas hospedagens, ficando mais opções de apartamentos.

Logo que fechei as passagens montei um pré roteiro com as cidades e datas em cada local, e comecei a pesquisar as hospedagens no Booking e já fiz umas primeiras reservas, com cancelamento gratuito.

Durante os meses posteriores continuei pesquisando e, conforme apareceram disponibilidades e valores melhores para nosso padrão, fiz novas reservas e cancelei as anteriores. Vale ressaltar que para a maioria das cidades onde ficamos hospedados (Punta Arenas, Puerto Natales e El Calafate) muitas hospedagens só foram disponibilizadas no Booking uns 7 a 8 meses antes da data da viagem, sendo que a disponibilidade de hospedagens aumentou nesse período, mas em seguida o número de estabelecimentos disponíveis para nossas datas diminuiu, e os valores foram aumentando. Ou seja, a antecedência no planejamento nos ajudou bastante para garantir melhores preços. Especialmente se a família for grande como a nossa, a antecedência é importante já que o número de hospedagens que dispõe de quartos família é pequeno! A única exceção foi para nossa hospedagem em El Calafate, que entrou em promoção no Booking na Black Friday! Como minha reserva era com cancelamento gratuito fiz uma nova reserva e cancelei a anterior, e consegui uma boa economia!

Se você pretende incluir o Parque Nacional Torres del Paine no seu roteiro, e pretende dormir lá (o que recomendo fortemente), a questão de antecedência é ainda mais importante!!! Existem poucas opções de hospedagens em Torres del Paine e a maioria é composta por campings ou hotéis de luxo. Ou seja, se o objetivo for uma hospedagem um pouco mais econômica (se é que podemos dizer que isso existe em Torres del Paine), reserve com muita antecedência! Reservei nossa cabana em Torres del Paine no inicio de marco, assim que emiti as passagens e quando tentei alterar um pouco as datas em julho não tinha mais nada disponível! E nossa viagem foi só em dezembro!!! E prepare-se, pois os preços são bem altos!

Vale ressaltar que em Puerto Natales tem muito pouca disponibilidade de hospedagens com quarto família e foi o local onde tivemos mais dificuldade em encontrar hospedagem que comportasse nossa família.

Ainda não reservou sua hospedagem na Patagonia? Você pode reservar por esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. Você não vai pagar nada a mais por isso, e nós vamos receber uma comissão que vai nos ajudar a manter o Ninho de Jiripoca sempre atualizado.

Aluguel de carro

Como decidimos fazer um Roteiro na Patagônia com crianças, com várias cidades, com deslocamento terrestre entre elas, alugamos carro em Punta Arenas e fizemos todos os deslocamentos com o carro alugado.

Logo que emiti as passagens já comecei a pesquisar os preços e fiz uma reserva pela RentCars, que foi onde encontrei o melhor preço. Fiz a reserva com cancelamento gratuito pensando que possivelmente aparecesse alguma promoção posteriormente. Que nada! Apesar de ter continuado pesquisando, conferindo sempre que aparecia algum anuncio de preço promocional, o melhor preço foi mesmo o dessa reserva que fechamos lá no inicio. O carro foi reservado com a Europcar e todo o processo de retirada, uso e devolução em Punta Arenas foi perfeito.

Caso pretenda cruzar a fronteira entre Chile e Argentina com o carro alugado não esqueça de entrar em contato com a locadora antes, pois é necessário enviar alguns documentos e informações para que eles preparem a documentação do veículo para a travessia de fronteira. Após fazer a reserva com a Rentcars eles nos deram toda a assessoria para entendermos esse processo e os valores envolvidos pelo email e pediram que um mês antes da viagem entrássemos em contato com a Europcar por email para fazer a documentação. Fizemos conforme informado e no dia da retirada do carro o documento estava lá, pronto para pegarmos.

Se optar por alugar carro na Patagônia, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link.

Seguro Viagem

Como viajamos com as crianças preferimos minimizar todos os riscos de perrengues e sempre fazemos Seguro Viagem! Já faz alguns anos que contratamos o Seguro da World Nomads, que sempre foi bem renomada internacionalmente nesse ramo. Felizmente nunca precisamos aciona-lo, mas gosto bastante do atendimento prévio deles, acho o Manual do Segurado deles bem completo (e em Português) e o custo benefício para famílias é excelente! Nas minhas pesquisas é sempre o que fornece as melhores coberturas pelo menor preço!

Alguns itens que gosto muito nesse seguro são:

– tem opção para cobertura de esportes radicais (não que eu seja muito adepta a prática, mas sempre escuro as pessoas comentando de seguros sem essa cobertura);

– a cobertura inclui doenças preexistentes: como o Fernando é hipertenso e o Francisco tem asma, esse é um item bem importante pra nós;

– inclui cancelamento de viagem para casos de demissão ou inicio em novo trabalho: quando vi isso estávamos planejando uma viagem no auge da ultima crise econômica e achei bem interessante! Felizmente não precisei cancelar nenhuma viagem…

– tem rede credenciada de atendimento e opção de reembolso: você pode ser atendido pela rede credenciada sem precisar desembolsar nada, ou, se preferir, ser atendido no particular, pegar o recibo e abrir o processo para reembolso.

Somos parceiros da World Nomads e você pode cotar e reservar seu Seguro Viagem por esse link.

Dinheiro

Apesar de em Santiago e em algumas cidades da Argentina ser mais vantajoso levar real e trocar diretamente pela moeda local, nas cidades do sul da Patagônia a cotação do Real não é boa!

Nós preferimos levar um pouco de dólares, que trocamos em casas de cambio em Punta Arenas (para peso chileno) e em El Calafate (para pesos argentinos). Também liberamos nossos cartões e usamos com facilidade lá. É possível também sacar dinheiro da sua conta em alguns bancos, mas é importante antes conferir a taxa cobrada pelo banco pra evitar surpresas!

Evite trocar pesos chilenos na Argentina e vice versa, pois a cotação é sempre pior que no próprio pais.

Alguns restaurantes e lojas aceitavam dólares, euros e pesos do país vizinho, mas a cotação nunca era favorável. Prefira sempre trocar o dinheiro em uma casa de câmbio ou banco e usar a moeda local no comercio.

Já faz alguns anos que compro dólares e euros para nossas viagens na DG Cambio. A compra é feita na loja online, o pagamento é feito por depósito bancário e eles tem opção de entregar no seu endereço! Acho ótima essa opção aqui no Rio de Janeiro, assim não preciso ficar andando com dinheiro na rua! Além disso, a cotação sempre foi a melhor nas minhas pesquisas!

Recentemente nos tornamos parceiros da DG Câmbio e se você mora no Rio, pode usar esse link para fazer a cotação de dólares ou euros para sua viagem, e usando o cupom NINHODEJIRIPOCA você ganha um desconto.

Internet

Como ocorre atualmente em quase todo lugar, todas as hospedagens onde ficamos e a maioria dos restaurantes onde fomos tinham WiFi disponível para os clientes. Apesar disso, como gostamos de viajar de carro prefiro viajar com internet no celular para usar o Waze e Google Maps. Além disso a internet a mão ajuda muito pra procurar um restaurante de ultima hora, localizar o posto de combustível mais perto, etc. E desde que tenho o blog, gosto também de compartilhar nossas experiências ao vivo.

Ou seja, garantir internet no celular é uma parte importante pra mim no planejamento!

Nos últimos 2 anos tenho usado o chip internacional da Easysim4U, que recebo em casa antes da viagem, coloco no celular dentro do voo, e já chego no destino usando! Além disso você pode habilitá-lo para uso em mais de um pais sem problemas! Em julho do ano passado usei esse chip em Portugal e na Itália e agora usei no Chile e na Argentina.

Para ser bem sincera, em alguns lugares é possível comprar localmente um chip mais barato. Mas a comodidade de já chegar no destino com o chip funcionando é perfeita! Especialmente quando alugamos carro já no aeroporto e precisamos do GPS para nos deslocarmos! Tenho achado realmente muito boa essa facilidade do Easysim4U!

O chip funcionou muito bem, com internet 4G, em quase todos os lugares onde fomos, especialmente nas áreas urbanas. Em Puerto Natales a conexão da internet não era muito boa, e funcionava só no H+, mas no passeio de barco que fizemos lá pelo Canal da Última Esperança, o 4G funcionou durante a primeira hora de passeio, quando estávamos navegando pelo meio do canal (vai entender a tecnologia…). A internet também não funcionava durante os deslocamentos entre cidades, nas estradas, tendo apenas alguns trechos com sinal intermitente. Torres del Paine foi o único lugar onde o sinal realmente sumiu, e ainda assim entravam mensagens de whatsapp quando passávamos por um trecho da estrada próximo a Guarderia Rio Serrano.

Somos parceiros da Easysim4U e você pode comprar seu chip por esse link e ele será entregue na sua casa! Se você usar o cupom RBBVGRATIS o frete será gratuito!

Roupas e acessórios para o frio

Acabei decidindo incluir esse item nesse post porque levei um tempo de verdade pra acreditar que na Patagônia fazia frio no verão. Tenho amigas que tinham ido pra lá no verão e falavam que era bem frio. Mas confesso que sempre ficava aquela duvida se não era exagero de carioca que veste todo o armário quando o termômetro marca 25°C… Rsrsrs.

Depois de ler bastante e ver muitas fotos de fontes diferentes acreditei e preparei as malas considerando que estaria frio, apesar de ser verão: blusas térmicas, fleeces, casacos, meias grossas, gorros e luvas foram devidamente incluídos nas malas.

E não é que usamos tudo??!!!

Acredite! No verão, faz muito frio na Patagônia! A temperatura máxima que pegamos foi de 15°C e a mínima de 2°C (em Torres del Paine), mas a sensação térmica é sempre muito baixa devido ao famoso “viento patagônico”! Venta muito mesmo! Quase o dia todo, e especialmente em lugares abertos e nos passeios de barco! Vá preparado! Pode ser que você dê sorte de pegar uma onda de calor por lá, ou que você seja mesmo muito calorento, mas caso contrário, provavelmente você vai usar as roupas que levar ao menos em alguns dias!

Pra você ter uma ideia, em um dos passeios em El Calafate estava conversando com um Romeno que estava lá, de casacão, e ele me falou que estava impressionado com a temperatura da Patagônia no verão. Ou seja, decididamente não é exagero de carioca! Rsrsrs (Só pra explicar, eu não sou carioca, mas moro no Rio – e amo o Rio – faz 18 anos e o Fernando e o trio são cariocas da gema).

Passeios

Se você for viajar para a Patagônia no verão, pense seriamente em reservar os passeios com antecedência, pois as vagas são limitadas e a procura na alta temporada é bem grande! Reservando com antecedência você pode garantir sua vaga nos passeios na data e hora melhor para você!

Fique atento que em El Calafate, alguns passeios não são oferecidos no inverno e os passeios nas pinguineras de Punta Arenas e Ushuaia só são oferecidos entre outubro e março.

A maioria dos passeios pode ser feita por qualquer idade, portanto crianças são super bem vindas! Algumas atividades podem incluir longas caminhadas, então você pode selecionar os melhores passeios de acordo com as preferencias da sua família. Dentre os passeios mais procurados em El Calafate, os que incluem trecking no Perito Moreno tem limitação de idade: o Mini Trecking só aceita crianças a partir de 10 anos, e o Big Ice aceita apenas maiores de 18 anos.

Veja todos os passeios disponíveis para as cidades da Patagônia e faça sua reserva com antecedência nos nossos parceiros Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia:

Como são as estradas na Patagônia trecho a trecho

De forma geral as estradas por onde andamos no nosso Roteiro na Patagônia com crianças são boas, com pouquíssimas exceções! Todas são estradas de mão dupla, mas com sinalização. Alguns trechos das estradas são de rípio (um tipo de cascalho escuro bem comum nas rodovias chilenas e argentinas), mas ainda assim na grande maioria em boas condições.

Se for rodar de carro na Patagônia fique atento também com o abastecimento! Os postos não são muito frequentes nas estradas… Abasteça sempre que tiver um posto por perto, assim você evita estresse!

De forma geral as estradas tem pouco trânsito de veículos (ou quase nenhum) e tem pouca ocupação humana nas margens. Em alguns casos andamos por longos trechos sem cruzar com nenhuma área urbana ou edificação. As paisagens são lindas! Em alguns trechos é um UAU atrás do outro! Montanhas com picos nevados, planícies enormes, campos floridos, bosques e lagos dividem a paisagem e se revezam ao longo do caminho. É uma viagem de carro que vale muito ser feita pelos amantes de estradas!

De carro na Patagônia com crianças: lindas paisagens e fauna silvetre

Se por um lado é bem raro vermos edificações e pessoas ao longo das estradas, não podemos dizer o mesmo quanto a fauna silvestre! Especialmente no trecho entre Puerto Natales, Torres del Paine e El Calafate é muito comum ver guanacos (um animal típico da Patagônia e muito parecido com uma lhama) e ñandus (uma ave grande que se parece com a ema) na beira das estradas ou mesmo as atravessando! E eles vivem em bandos! Vimos ñandus algumas vezes (uma das vezes, trafegando por uma estrada secundária um ñandu atravessou a estrada com uns 10 filhotes!!! Pena que não estava com a máquina fotográfica preparada, e eles foram rápidos) e guanacos inúmeras vezes! Fique bem atento, mantenha velocidade segura e evite trafegar pelas estradas à noite!

No total rodamos 2.027 Km durante nosso roteiro na Patagônia, ao longo de 15 dias.

A seguir apresento uma descrição das estradas por onde rodamos, separadas por trecho, e algumas dicas que podem ser uteis para quem vai se encantar pela Patagônia de carro.

De Punta Arenas a Puerto Natales (250Km)

Trajeto

O acesso de Punta Arenas a Puerto Natales é todo feito pela Ruta 9.

Rota-Punta-Arenas-a-Puerto-Natales

Trajeto de carro que fizemos entre Punta Arenas e Puerto Natales

Estado das Rodovias e pontos de parada

A Ruta 9 é toda asfaltada e bem sinalizada nesse trecho. É uma estrada mão dupla, com alguns trechos de curvas e aclives/declives, e outros bem retos e planos.

Não tem postos de combustível nesse trecho, exceto dentro de Punta Arenas e Puerto Natales.

Ao longo do trecho entre Punta Arenas e Puerto Natales a estrada atravessa dois povoados. Em um deles (Villa Tehuelque), tem uma cafeteria e lanchonete onde paramos e uma outra cafeteria ao lado onde tem banheiros. As empanadas são deliciosas e ao lado tem um parquinho público super legal onde as crianças adoraram brincar! Na volta paramos na Cafeteria da Hotel Posada Rio Rubens e também é muito boa. Ambas ficam do lago esquerdo da estrada no sentido Punta Arenas-Puerto Natales.

Trecho da Ruta 9 e paradas entre Punta Arenas e Puerto Natales

Dicas importantes

  1. Abasteça o carro em Puerto Natales! No Parque Nacional de Torres del Paine os deslocamentos são grandes, você vai rodar muito, e ainda precisa ter combustível pra voltar a Puerto Natales, ou ir ao seu próximo destino.

De Puerto Natales a Torres del Paine (86 Km)

Trajeto

O Parque Nacional Torres del Paine tem várias Guarderias (portarias) por onde você poderá entrar. Como nossa hospedagem ficava no Setor Rio Serrano, bem próximo a Guarderia Rio Serrano, acessamos o Parque por esse caminho.

Após abastecermos em Puerto Natales pegamos novamente a Ruta 9 até o acesso a estrada Y-290, que fica a esquerda do nosso sentido na Ruta 9. O acesso a Y-290 fica em torno de 10km após Puerto Natales e tem placas que indicam o acesso as Cuevas del Milodon, que ficam nessa rodovia.

A Y-290 segue até a Guarderia Rio Serrano do Parque Nacional Torres del Paine.

Caso você vá ficar hospedado em outra área do Parque poderá entrar pela Guarderia Laguna Amarga. Para isso, basta seguir na Ruta 9 (sem entrar na Y-290), e seguir até o povoado de Cerro Castillo. Na rotatória de Cerro Castillo entre a esquerda na Y-205, e siga até a Guarderia Laguna Amarga.

Rota-Puerto-Natales-a-Torres-del-Paine

Trajeto de carro que fizemos entre Puerto Natales e Torres del Paine

Estado das Rodovias e pontos de parada

A Ruta 9 é asfaltada e bem sinalizada nesse trecho.

A Y-290 estava com obras de melhoria quando passamos, mas como era feriado de Ano Novo não tinha ninguém trabalhando lá. A maior parte dela é de rípio, mas com condições muito boas. Alguns trechos tem asfalto ou calçamento de concreto. A estrada é bem sinuosa e tem varias subidas e descidas.

Não tem postos de combustível nesse trecho todo, exceto dentro de Puerto Natales.

Entre Puerto Natales e Torres del Paine o único local de parada é dentro da área das Cuevas del Milodon, na Y-290, onde tem banheiros e uma pequena lanchonete. Caso você vá acessar o Parque via Cerro Castillo poderá parar no El Ovejero, em Cerro Castillo, que é uma parada maior, com venda de souvenirs, lanchonete, cafeteria e uma decoração bem diferente.

No trecho final da Y-290, se o clima permitir, você já conseguirá ter as primeiras vistas das Torres del Paine e tem também vistas lindas do Lago Toro, com sua cor indescritível! Na estrada tem alguns mirantes onde você poderá ter belas vistas do Lago e das Torres.

Trecho da Y-290 e paradas entre Puerto Natales e Torres del Paine

Dicas importantes

  1. Abasteça o carro em Puerto Natales! No Parque os deslocamentos são grandes, voce vai rodar muito, e ainda precisa ter combustível pra voltar a Puerto Natales, ou ir ao seu próximo destino.

De Torres del Paine a El Calafate (290 Km)

Trajeto

Conforme descrito no trecho acima, você poderá utilizar diversas Guarderias para sair do Parque Nacional Torres del Paine de acordo com onde estiver hospedado. Como estávamos no Setor Rio Serrano, nossa saída foi por aí, seguindo pela Y-290. Após aproximadamente 30Km entramos a esquerda na Y-200 até Cerro Castillo. Caso você saia do Parque pela Guarderia Laguna Amarga ou outra, é só seguir até Cerro Castillo e a partir dai o caminho até El Calafate será o mesmo que fizemos.

Em Cerro Castillo você fará o procedimento de saída do Chile no Paso Rio Don Guillermo e seguirá pela Y-205 até a travessia com a Argentina, e a seguir fará o procedimento de entrada na Argentina. Não esqueça que não é permitido ingressar na Argentina com alimentos de origem vegetal ou animal não processados, como frutas, legumes, etc.

Saindo da imigraçao na Argentina, sugiro que você siga em frente pela rodovia de ripio, até encontrar a Ruta 40, asfaltada, onde entrará a esquerda e seguirá até Tapi Ayke. De Tapi Ayke seguir até La Esperanza e de lá seguir até El Calafate seguindo as placas.

Esse não foi o caminho que fizemos na ida a El Calafate, mas é o que fizemos na volta e o que sugerimos para ser feito, conforme detalhado a seguir.

Existe uma rota alternativa, mais curta, entre Tapi Ayke e El Calafate, sem passar por La Esperanza. Essa rota alternativa economiza pouco mais de 60 Km e a utilizamos na ida, mas achamos que não compensou, e na volta fizemos o caminho mais longo até La Esperanza. Apesar dessa rota alternativa ser mais curta, ela é de rípio, com pedras grandes e vários desníveis, e, consequentemente, a velocidade que conseguimos manter é bem menor. É um trecho de 66 Km, e na velocidade percorrida, achamos que na pratica não economizamos tempo nenhum. Por outro lado, como a estrada é mais estreita e não tem quase trafego nenhum de veículos, quando fizemos o trecho por ela vimos muitos guanacos e uma família de ñandus atravessando a estrada. A paisagem é bem bonita também.

Rota-Torres-del-Paine-a-El-Calafate

Trajeto de carro que fizemos entre Torres del Paine e El Calafate, incluindo os dois trechos de rípio que sugerimos não serem utilizados.

Estado das Rodovias e pontos de parada

Todo esse trecho é composto por estradas de mão dupla, com diferentes estados de conservação.

Já descrevemos no trecho anterior o estado da Y-290. A Y-200 é mais estreita que a Y-290, e toda de rípio, mas com bom estado. Segue atravessando uma área bem rural, com criação de ovelhas e gados, e tem uma paisagem bonita, com avistagem de muitos guanacos.

Entre as imigrações do Chile e da Argentina a estrada é de rípio, em estado médio de conservação. Após a realização dos procedimentos de imigração na Argentina a estrada segue de rípio, em médio estado de conservação, até a chegada na Ruta-40.

O trecho da Ruta-40 até Tapi Ayke, apesar de ser asfaltado, está em péssimas condições, com muito buracos! Fique atento e mantenha uma velocidade de segurança. Me chamou muito a atenção que tem varias placas informando sobre o mau estado da rodovia e a presença de buracos, e fiquei pensando se não era melhor investir em tapar os buracos ao invés de colocar as placas… A partir de La Esperanza a Ruta 40 é toda asfaltada e com bom estado de conservação e sinalização. Na ultima parte do trecho, já nas proximidades de El Calafate, a estrada desce uma “serra”, sendo bastante sinuosa e com vários declives. Nesse trecho fique atento com as elas vistas do Lago Argentino, com sua cor verde-azul característica lá embaixo!

Esse trecho conta com postos de combustível em Tapi Ayke (é incrivel como no meio do nada surge uma bomba de combustível tipo velho oeste!) e em La Esperanza (um posto YPF).

Em Cerro Castillo você pode parar para comer algo e usar os banheiros do El Ovejero. Em Tapi Ayke, junto ao posto tem banheiros e uma pequena venda e em La Esperanza, quase em frente ao posto da YPF tem a Lanchonete do Hotel La Esperanza, onde paramos na volta de El Calafate para o Chile. Se passar por essa região, procure o adesivo do Ninho de Jiripoca e se encontrar nos mande uma foto! Colamos tanto nas janelas do El Ovejero, quanto na porta da Lanchonete do Hotel La Esperanza!

Trechos entre Torres de Paine e El Calafate e paradas para abastecimento e lanchonetes

Dicas importantes

  1. Fique atento com o combustível na saída do Parque Nacional. Se precisar, abasteça em Tapi Ayke, mas conte que lá o combustível é um pouco mais caro. Se for via La Esperanza e tiver combustível suficiente, deixe para abastecer lá.
  2. Saindo do procedimento de imigração na Argentina, o Google Maps nos mandou entrar a esquerda em uma rodovia pequena e seguir até sair no asfalto. Pelo Google Maps, essa estrada seria a Ruta 40, mas esse é um erro dele (talvez tenha sido a Ruta 40 algum dia…)! Essa estrada é bem estreita e segue atravessando fazendas e decididamente não é a melhor opção! Na volta fizemos o outro caminho e foi bem melhor! Saindo da imigração, siga em frente até o asfalto e só lá entre a esquerda.

De El Calafate a Puerto Natales (360 Km)

Trajeto

O trajeto entre El Calafate e Cerro Castillo está todo descrito no trecho acima. De Cerro Castillo pegamos a Ruta 9 até Puerto Natales.

patagonia com crianças: planejamento e roteiro

Trajeto de carro que fizemos entre El Calafate e Puerto Natales. Sugerimos que esse caminho sejá utilizado para deslocamento entre as cidades, evitando os dois trechos de rípio.

Estado das Rodovias e pontos de parada

O estado das rodovias utilizadas nesse trecho já foi descrito nos trechos anteriores, já que a volta foi feita praticamente pelo mesmo caminho da ida, com a única diferença que fomos direto a Puerto Natales e não a Torres del Paine. Na volta também evitamos a rota alternativa de Tapi Ayke e seguimos até La Esperanza, além de termos “fugido” da rota sugerida pelo Google Maps pela estrada estreita de rípio até próximo ao Paso de fronteira da Argentina.

Os locais para abastecimento e parada para café e banheiros também estão descritos no trecho anterior.

Roteiro na Patagônia com Crianças

Nosso roteiro na Patagônia foi montado com base em algumas premissas:

  1. El Calafate e Torres del Paine eram inegociáveis. Estariam dentro do roteiro independente de como seria o restante;
  2. Punta Arenas seria o inicio e o fim do nosso roteiro já que os voos emitidos chegavam e saiam de lá
  3. Estaríamos de carro alugado;
  4. Tínhamos 15 dias para o roteiro, incluindo os dias de chegada e partida da Patagônia.

Com base nessas premissas tive que fazer algumas escolhas e tive que deixar Ushuaia e El Chalten para uma próxima visita ao sul da Patagônia! (Quem sabe eu e as crianças ainda conseguimos convencer o Fernando a conhecer Ushuaia no inverno…)

No final, nosso roteiro de 17 dias, com 15 dias na Patagônia com crianças, incluiu Punta Arenas, Puerto Natales e Torres del Paine, no Chile, e El Calafate, na Argentina.

Lembrando que nosso roteiro foi montado para uma viagem de carro na Patagônia, mas ele pode ser adaptado caso você não queira viajar dessa forma. Você pode por exemplo fazer apenas El Calafate, chegando de avião e fazendo os deslocamentos por lá com os transfers dos passeios, ou fazer Punta Arenas e Torres de Paine, se deslocando entre as cidades de transfer ou de ônibus.

O nosso roteiro detalhado na Patagônia com crianças, dia a dia, é apresentado abaixo e, conforme for escrevendo os posts detalhados de cada cidade e destino incluirei os links para acesso.

Se tiver mais dias do seu roteiro em Santiago, confira dicas do que fazer por lá nesse roteiro de 5 dias em Santiago do Blog Mochilão Barato!

A seguir pode ser visualizado o Mapa do Roteiro na Patagônia com crianças, com os locais/cidades bases e os trajetos que utilizamos para os deslocamentos.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia
>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

 

Veja também:

24 Respostas para “Patagônia com crianças: planejamento e roteiro no verão”

  1. Muito bom o post. Vou usar de base para a nossa viagem. Obrigado por compartilhar.

    1. Obrigada Adriano! Vocês vão amar a Patagônia!

  2. Adorei esse passeio de vocês!!! Morro de vontade de conhecer a Patagônia!! Parabéns pelo post!!! Ah! Feliz Ano Novo!! Beijos!

    1. Obrigada Dani! A Patagônia é demais e vale muito conhecer! Feliz Ano Novo pra vocês também!

  3. O Helen,
    Já foi para os favoritos!!! Vou querer copiar e colar!!!
    Vcs viram motorhomes por lá? Ano passado pensamos em fazer a região dos lagos no Chile de motorhome e agora lendo seu roteiro pensei que poderia ser uma alternativa também.
    Beijos

    1. Oi Fran! Vocês vão amar essa viagem! Olhei motorhome sim. Pra patagônia chilena fiquei bem tentada, mas não curti os campings de El Calafate… Mas acho que vale dar uma avaliada sim!

  4. Maravilhoso esse post. Muito bem explicadinho. Todas as rotas de carro. Perfeito.
    Concordo inteiramente com a questão da antecedência. Passamos algumas dificuldades com hospedagens pq fechamos a nossa viagem com 3 meses (e ficamos sem carro, né?) hahahaha
    Bjsss.

    1. Obrigada Aline! Antecedência pra viagem pra Patagonia no verão é tudo mesmo! Bjos!!!

  5. AMEI! Esse artigo veio em boa hora, agora com filho eu estava a procura de destinos adequados e a Patagônia com crianças me pareceu perfeito. Post salvo nos favoritos por aqui. Parabéns!!

    1. Obrigada!!!! Certamente vocês vão amar a Patagônia! É muito bom explorar esses destinos “fora da caixa” com as crianças, ne?!

  6. Já fiquei aqui me imaginando fazendo uma road trip nessas estradas! Que paisagem!

    1. Muito lindo, ne?! Sonhei com isso por anos e realizar foi maravilhoso!

  7. Uau, super legal o post de vocês, completinho para quem quer viajar para a Patagonia com crianças… eu nem sabia que o verão era uma boa opção, por exemplo! Já faz tempo que queremos ir, mas ainda não conseguimos nos organizar financeiramente…

    1. Oi Gabriela! O verão é a melhor época pra explorar as areas mais naturais, como Torres del Paine, e as geleiras de El Calafate. Mas tem que se organizar mesmo, porque hospedagem e os passeios são carinhos… Mas vai sonhando e organizando que logo rola!

  8. Amo dias longos durante a viagem, pois a gente aproveita mais cada segundo.. kkk… eu acho que vou no Verão, por causa disso. Também sou dessas de fazer uma reserva com muita antecipação para aproveitar os preços baixos e faço as minhas reservas no Booking. Já tive problemas na hospedagem, algumas vezes, e o Booking nunca me deixou na mão.

    1. Danielle, esses dias longos nas viagens são otimos, ne! Dá pra aproveitar muito mais! O difícil foi convencer as crianças a dormir antes de escurecer… Rsrsrs

  9. Helen, amei seu roteiro! Sou louca para conhecer a Patagônia, acompanhei sua viagem pelo IG e fiquei babando!!! Parabens pelo post ficou super completo!

    1. Obrigada!!! Vale muito conhecer a patagonia, viu! Tudo muito lindo!

  10. Helen, já estou quase decorando seu post:) Que viagem maravilhosa, que experiência única para as crianças! Queria ir em janeiro. Vamos ver se vai dar. Tenho uma dúvida. Vc emitiu pelo site da LATAM ou foi por telefone? Pq tenho acompanhado e não abriram vôos ainda com milhas:((

    1. Oi Karina! Vocês vão amar!!! Emitimos tudo pelo site do multiplus mesmo. Se não esta aparecendo, tenta fazer as buscas de cada trecho separado, quem sabe assim vc consegue reunir as informações e emitir pelo telefone mesmo.

  11. Olá boa noite! Muito legais as dicas. Vou para Torres del Paine mês que vem e gostaria de algumas dicas se possível. Minha hospedagem fica próxima a Guarderia Río Serrano. Será que consigo comprar o ingresso ali ou somente na Guarderia Laguna Amarga? Será que consigo adentrar no parque mais cedo? Sou fotógrafo e gostaria de fotografar o nascer do sol próximo ao Lago Pehoe.

    Desde já agradeço

    1. Boa noite Rodrigo! Obrigada pela visita! Você consegue comprar o ingresso na Guarderia Rio Serrano sim. Nós também ficamos ali perto e compramos lá sem problemas! Quanto ao acesso mais cedo acho melhor você tentar contato com a administração do Parque e pedir uma autorização. No site oficial (http://www.parquetorresdelpaine.cl/es/servicios) tem inclusive um telefone de contato. Espero que faça uma excelente viagem! A região é linda!!! Abs.

  12. Olá Tudo bem?

    Adorei suas dicas, mas o que me deixa um pouco em duvida seria os passeios e trilhas são muito cansativos para as crianças?

    • Passeio de barco até Isla Magdalena (pinguinera) e Mirante Cerro de La Cruz
    Este passeio de barco dura quanto tempo aproximadamente?

    • Deslocamento de Punta Arenas a Torres del Paine, quanto empo de viagem?
    passeio na Cueva del Milodon no caminho

    • Torres del Paine: trilha até o mirante Glaciar Grey e estrada de Torres del Paine até a Cafeteria Pudeto, quanto tempo de trilha?

    • Torres del Paine: trilha até Salto Grande, Mirador Nordenjjold, Mirador Laguna dos Cisnes e estrada de Torres del Paine até Guarderia Laguna Amarga e até Hotel Las Torres, quanto tempo de trilha?

    • Deslocamento de Torres del Paine a El Calafate. Quanto tempo?

    • Dia 7 (03/01) – El Calafate: Passeio de Barco Rios de Hielo. Qunato tempo de duração?

    • Dia 8 (04/01) – El Calafate: Passeio a Lagoa Nimez e passeio de 4×4 no Cerro Frias. Quanto tempo?

    • Dia 9 (05/01) – El Calafate: Perito Moreno – Passeio de barco Safari Náutico e Passarelas do Perito Moreno. Quanto tempo?

    • Dia 10 (06/01) – El Calafate: Glaciarium e retorno as Passarelas do Perito Moreno


    • Dia 11 (07/01) – El Calafate: Passeio no centrinho, compra de lembrancinhas e parquinho na Costanera de El Calafate
    • Dia 12 (08/01) – Deslocamento de El Calafate a Puerto Natales e passeio na Costanera de Puerto Natales
    • Dia 13 (09/01) – Puerto Natales: Navegação nos Glaciares Balmaceda e Serrano, passeio na Costanera, no centrinho e parquinho no Mirante da Av. Santiago Bueras

    • Dia 14 (10/01) – Deslocamento de Puerto Natales a Punta Arenas


    • Dia 15 (11/01) – Punta Arenas: Costanera, Plaza de Armas e centrinho

    • Dia 16 (12/01) – Museu Maggiorino Borgatello, devolução do carro e vôo de Punta Arenas a Santiago
    • Dia 17 (13/01) – Santiago: La Chascona e Sky Costanera

    1. Theresa, de forma geral as trilhas que fizemos foram bem tranquilas, mas nossos filhos já tem 10 anos. Qual a idade das crianças que estarão com você?

      . Isla Margarita: 1,5h de navegação na ida, 1h na Ilha, 1,5h de navegação de volta. A trilha na Ilha é plana e bem tranquila, nessa 1h da pra fazer andando lentamente, parando pra tirar fotos, etc.

      . Deslocamento de Punta Arenas a Torres del Paine: são 340km, sendo que parte é de terra. O tempo depende do ritmo de viagem de vocês, quantas vezes param no caminho etc. Nós fomos tranquilamente, paramos 4 vezes no total (2 para banheiro e lanche rápido, 1 para almoço e colocar combustível em Puerto Natales e em torno de 1,5h na Cueva del Milodon. Saímos de Punta Arenas em torno de 10h da manhã e chegamos em Torres cel Paine em torno de 18h.

      .Até o final da semana vou publicar o post com todos os detalhes dos passeios em Torres del Paine e acho que vai te ajudar bastante.

      .A trilha ao glaciar leva 1h para ir e mais 1h para voltar. A trilha é plana, mas uma parte segue pela praia do Lago e se estiver ventando fica difícil. Desistimos nessa trilha no meio pelo vento.

      .No post de Torres del Paine, que já vou publicar tem todos esses detalhes. Salto Grande tem uma trilha de 10-15 minutos do estacionamento até o mirante da corredeira. Nos outros o carro para ao lado, não precisa andar.

      Deslocamento até El Calafate: novamente depende bastante do ritmo de vocês. Saímos em torno de 10h e chegamos em torno de 17h, parando umas 3 vezes.

      . Passeio rios de hielo: tem um post detalhado sobre esse passeio aqui:
      https://ninhodejiripoca.com.br/2019/01/29/rios-de-hielo-com-criancas-el-calafate/

      .Passeio de 4×4 cerro frias: o post específico está aqui:
      https://ninhodejiripoca.com.br/2019/02/03/passeio-4×4-cerro-frias-com-criancas-el-calafate/

      Perito Moreno: o post específico está aqui:
      https://ninhodejiripoca.com.br/2019/02/16/perito-moreno-com-criancas-safari-nautico-e-passarelas/

      Abs, Helen

Deixe uma resposta