O que fazer em Punta Arenas

O que fazer em Punta Arenas Chile: onde ficar, onde comer

Punta Arenas fica no extremo sul do Chile, no sul da América do Sul. A cidade é a porta de entrada para a Patagônia chilena, o Parque Nacional Torres del Paine e a Antártida e tem muito a oferecer. Nesse post passamos todos os detalhes de o que fazer em Punta Arenas com crianças  ou sem crianças, para você programar seu roteiro 

Onde Fica e Como Chegar a Punta Arenas

Punta Arenas está localizada no sul do Chile e é a capital da Região de Magallanes y Antártica. Fica localizada na Península de Brunswick, as margens do Estreito de Magalhães.

Foi fundada em 1848 e, até a abertura do Canal do Panamá,  em 1914, foi o principal porto na rota de navegação entre os oceanos Pacífico e Atlântico, em função de sua localização geográfica.

Punta Arenas possui pouco mais de 150.000 habitantes e uma economia baseada principalmente em atividades portuárias, sendo o ponto de partida da maioria dos cruzeiros com destino a Antártida.

Punta Arenas está localizada aproximadamente 3.000 quilômetros ao sul de Santiago. A melhor forma de chegar a Punta Arenas é de avião. Existem voos diários para Punta Arenas via LATAM, com conexão em Santigo. A Sky Airlines também opera voos regulares entre Santiago e Punta Arenas. O vôo de Santiago a Punta Arenas leva aproximadamente 3h e 20 min. O Aeroporto Internacional Carlos Ibañez del Campo fica localizado há aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade e tem uma ótima estrutura, com lanchonetes, locadoras de automóveis e agências de viagem em um prédio com uma arquitetura bem bonita.

Aeroporto de Punta Arenas, Chile

Quando ir a Punta Arenas?

Punta Arenas está localizada no extremo sul do continente americano e por isso o clima é bem diferente daquele a que estamos acostumados no Brasil.

O verão, entre dezembro e março, tem ventos intensos e céu quase encoberto, com temperaturas que variam de 5 a 16°C, podendo raramente atingir 18°C. No verão os dias são bem longos, com o sol se pondo em torno de 22:30! O inverno é muito frio, seco, de ventos fortes e de céu parcialmente encoberto, com temperaturas que variam de -1 a 6°C, e dias bem curtos.

Punta Arenas no verão: dias claros, frio e muito vento

Por esse motivo, a maioria do turismo em Punta Arenas está mais concentrado nos meses de verão. Esse é também o período em que as condições do mar são melhores, e permitem passeios de barco. Além disso, o verão é também a temporada de avistagem de baleias e de pinguins em Punta Arenas! Mas vale ressaltar que, como pode ser visto no parágrafo acima, verão, decididamente, não é sinônimo de calor por lá. As temperaturas são baixas para nossos padrões e venta muito! Então não esqueça de rechear a mala com gorro, luvas, cachecol, blusas e calças térmicas e casacos quentinhos. Fizemos isso e não nos arrependemos!

Veja aqui todos os detalhes do nosso roteiro na Patagônia.

Onde ficar em Punta Arenas

Punta Arenas tem muitas opções de hospedagens, com hotéis de grande porte, pousadas, albergues e apartamentos de temporada. A seguir apresento algumas opções de hospedagem em Punta Arenas com crianças.

Hotel Ilaia: localizado bem no centro da cidade, possui apartamentos par família e oferece café da manhã.

Hotel Diego de Almagro: localizado em um amplo predio bem próximo a avenida costanera, tem apartamentos com vista ao estreito de Magalhães. Dispõe de apartamentos que comportam famílias, com duas camas queen. Oferece café da manhã,  piscina aquecida, sauna, academia e restaurante.

Hotel Cabo de Hornos: localizado no centro de Punta Arenas, em frente à Plaza de Armas.Oferece café da manhã,  restaurante e academia.

Hotel Isla Rey Jorge: localizado na área central de Punta Arenas, próximo ao Muele Pratt, de onde saem alguns passeios de barco. Possui estacionamento e um pub e oferece hospedagem em apartamentos simples, duplos ou triplos com café da manhã.

Best Western Hotel Finis Terrae: localizado na área bem central de Punta Arenas, oferece apartamentos simples, duplos e triplos com café da manhã, restaurante e estacionamento.

Hotel Rey Dom Felipe: localizado bem no centrinho de Punta Arenas, conta com estacionamento,  restaurante, academia e sauna. Disponibiliza apartamentos para família,  com duas camas de casal.

Apart Hotel Quillango: localizado pertinho do centro, oferece apartamentos completos, com cozinha, e 1, 2 ou 3 quartos, com café da manhã servido no apartamento, além de estacionamento.

Apart Hotel Endurance: localizado no centro, mas perto do Muelle Paraty, de onde saem alguns passeios de barco. Conta com estacionamento e lanchonete e oferece apartamentos completos com cozinha, com 1 ou 2 quartos e café da manhã servido no apartamento.

Hostal Fernando de Magalhaes: localizado próximo ao centro (1km) foi nossa escolha de hospedagem. É uma pousada mantida por uma família de chilenos e tem um atendimento excelente! Oferece apartamentos para até 5 pessoas, com banheiro privativo. Possui estacionamento. Como é um pouquinho mais longe do centrinho, é uma opção melhor pra quem está de carro, ou você poderá utilizar táxis por lá. O café da manhã é ótimo, com café,  chá,  suco, para, biscoitos, frios, iogurte, granola, e bolo ou torta, tudo fresquinho e delicioso! No andar de cima eles possuem uma sala de estar com muitos livros e uma vista lindíssima da cidade e do Estreito de Magalhães! Eles tem também um cachorro super simpático, que adora crianças. Atendimento excelente!!! Opção aprovadíssima por nós lá!

Hostal Fernando de Magalhães, nossa hospedagem em Punta Arenas

Hostal Buena Estância: pousada localizada nas proximidades do centro, oferece estacionamento e quartos simples, duplos, triplos e quádruplo e, com café da manhã.

Hostal Oro Fueguino: localizado próximo ao centro, oferece quartos simples, duplos, triplos e quádruplo, com café da manhã e estacionamento.

Se preferir você pode ver também outras opções de hospedagem em Punta Arenas nesse link que direciona você diretamente para o Booking!

Como se deslocar em Punta Arenas

Nós alugamos carro em Punta Arenas pela Rentcars e achamos muito fácil nos deslocar por lá dessa forma. O trânsito por lá é bem tranquilo, bem sinalizado, e tanto o Google Maps quanto o Waze funcionaram perfeitamente para nos deslocarmos. Na área central é um pouco mais difícil de encontrar vagas, mas nas ruas secundárias sempre encontramos onde estacionar. É só ficar atento a sinalização pois, na área central o estacionamento na rua é pago para um profissional que anda com uma maquininha e uniformizado.

Se você estiver hospedado perto do centrinho, vai conseguir fazer bastante coisa a pé,  mas algumas atrações, como o Museo Maggiorino Borgatello, o Museu Nao Victoria e o aeroporto ficam um ouço mais longe e, caso você opte por não alugar carro, você precisará pegar um táxi.

Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem! Faça uma cotação e reserve seu seguro pela World Nomads com um ótimo custo-benefício!

Onde comer em Punta Arenas

Em Punta Arenas existem muitas opções para agradar todos os paladares. Por ser uma cidade costeira, existem muitos restaurantes de frutos do mar, mas também opções com massas, carnes, etc. A cidade oferece também restaurantes com as especialidades da culinária local: a centolla, um caranguejo gigante típico do Pacífico, e o cordeiro patagônico, que é um assado de cordeiro feito no chão.  A cidade oferece também opções para lanches, cafeterias e chocolaterias de encher os olhos (e o estômago).

É importante notar apenas que os valores por lá são um pouco alto para nossos padrões (aliás, isso se aplica para o Chile como um todo), mesmo comparando com os valores exorbitantes do Rio de Janeiro, onde moramos… Para nossa família de  2 adultos e 3 crianças,  mesmo compartilhando pratos, raramente tivemos uma conta de menos de 200 reais, mesmo em restaurantes mais simples…

Antes de nossa viagem fiz uma seleção de lugares onde comer em Punta Arenas e testamos alguns deles. Abaixo apresento a seleção dos que testamos, e a seguir os outros, onde não chegamos a ir.

Importante ressaltar que no verão é altíssima temporada por lá e, especialmente no jantar é bem difícil conseguir vagas nos restaurantes sem reserva. Tivemos várias tentativas frustradas de jantar nos restaurantes mais indicados da cidade…

Café Tapiz: oferece opções de lanches, tortas e cafés em espaço super descolado, próximo ao Muele Pratt, nde pegamos nosso passeio de barco a Pinguinera da Isla Magdalena.

Café Tapiz em Punta Arenas

La Chocolatta: fica bem no centrinho e oferece cafés, lanches, chocolates e tortas

La Chocolatta em Punta Arenas

La Luna: fica bem no centrinho da cidade e é um dos poucos restaurantes que não atende com reserva. Esperamos uns minutos para liberar uma mesa e conseguimos aproveitar um bom jantar de frutos do mar. Serve carnes e frutos do mar em espaço mais rustico e tranquilo, com itens de decoração que divertiram as crianças. O atendimento foi muito bom!

Restaurante La Luna em Punta Arenas

Mesita Grande: fica bem no centrinho e também não exige reserva. Serve pizzas e massas em um ambiente simples, mas aconchegante. Oferecem desenhos e lápis de cera para as crianças. Gostamos tanto que voltamos algumas vezes.

Restaurante e Pizzaria Mesita Grande em Punta Arenas

Parrilla Los Ganaderos: fica próximo ao Muelle Pratt e serve carnes, inclusive o cordeiro patagônico, e massas. O ambiente é bem grande.

Restaurante Los Ganaderos em Punta Arenas

A seguir listo alguns restaurantes em Punta Arenas que não chegamos a testar, mas que vale incluir na sua listinha:

Mercado Municipal: fomos até lá para dar uma volta e ver os artesanatos, mas não chegamos a comer por lá. Tem alguns barzinhos com alguns itens e soube que vendem frutos do mar e empanadas de centolla

Amaranta Tea House: Lanches e cafés

La Marmita: serve frutos do mar e carnes, refeições mais elaboradas, espaço bem rustico chic. Tentamos ir duas vezes, mas só estavam atendendo com reserva. Quando estivemos lá não estavam aceitando cartão de crédito, então é bom confirmar antes de ir.

El Fogon de Lalo: carnes

Damiana Elena: carnes e massas, mais sofisticado, mas ambiente bonito e não muito chique. Tentamos ir duas vezes, mas só atende no jantar e mediante reserva. Gostei do ambiente!

O que fazer em Punta Arenas?

Apesar de muita gente usar Punta Arenas apenas como ponto de entrada na Patagônia Chilena, seguindo do aeroporto direto para Puerto Natales ou Torres del Paine, a cidade tem bastante a oferecer. Punta Arenas tem várias atividades disponíveis,  sendo que algumas só podem ser feitas no verão. A seguir descreverei nossas sugestões de o que fazer em Punta Arenas, apontando e descrevendo melhor aquelas que fizemos.

Acesse o Mapa abaixo para ver o que fazer em Punta Arenas!

Passeios de Barco em Punta Arenas

Navegação à Pinguinera da Isla Magdalena

É um dos passeios mais famosos de Punta Arenas e foi o que me atraiu inicialmente para passar uns dias na cidade no nosso roteiro na Patagônia.

A Isla Magdalena é uma ilha com aproximadamente 1km2, localizada no Estreito de Magalhães. É a principal colônia de Pinguins de Magalhães do Chile e faz parte do Monumento Natural Los Pinguinos. A Isla Magdalena recebe anualmente certa de 120.000 Pinguins de Magalhães no verão,  período reprodutivo, que vem ao local para ter seus filhotes.

Existem 3 empresas que operam os passeios de barco de Punta Arenas até a Isla Magdalena: Comapa, Fiordos del Sur e Solo Expediciones, sendo que as duas primeiras oferecem o passeio em barcos grandes e a última em barcos menores.

Nós fizemos o passeio com a Fiordos del Sur, mas pelo que vi, o esquema de todas as empresas é o mesmo, mudando apenas o local de embarque em Punta Arenas e a embarcação que leva até a Isla Magdalena.

Dependendo da empresa que você escolher é possível fazer o passeio de manhã,  com check-in no Porto de embarque as 7h, ou a tarde, com check-in as 13:30.

Fizemos o passeio a pinguineras com a Fiordos del Sur no período da tarde. Deixei pra comprar os ingressos em Punta Arenas e tivemos que remanejar nosso roteiro pois já não tinha disponibilidade para o dia e horário que queríamos. Se for pra Punta Arenas na alta temporada e com o roteiro justinho, recomendo fortemente que você adquira com antecedência seu ingresso para o passeio a Pinguinera da Isla Magdalena!

O embarque da Fiordos del Sur foi feito no Muelle Pratt, que fica ali perto do centrinho de Punta Arenas. A empresa tem um galpão no local, onde é feito o check in e tem uma sala de espera, com banheiros, bancos e aquecimento. O embarque foi feito organizadamente em uma grande embarcação, um catamarã de 24 metros de comprimento, com capacidade para 120 passageiros.

O catamarã conta com uma área grande fechada, com poltronas e janelões, que permitem visualizar a área externa. Conta com banheiros e um bar, que infelizmente não estava funcionando no dia do nosso passeio. Conta também,  na parte superior, de uma cabine vip. O barco conta ainda com área externa na frente, atrás e nas laterais. A navegação dura aproximadamente uma hora e meia até a Isla Magdalena e durante todo o trajeto um guia vai passando informações sobre a região e os pinguins. No verão é comum ter avistagem de baleias nesse percurso, mas nos só vimos bem de longe (só dava pra ver os esguicho de água sobre a superfície do mar lá longe).

O que fazer em Punta Arenas: Área de embarque e desembarque e catamarã da Fiordos del Sur

O desembarque na Isla Magdalena foi feito com uma rampa diretamente na praia de pedras e tivemos 1h livre para passear por lá. A ilha é quase plana, com uma pequena elevação onde fica o farol e tem um caminho de terra, cercado com cordas pelo qual você pode passear tranquilamente andando entre muitos pinguins. São muitos mesmo! Vários estavam com filhotinhos, muitos ninhos! Eles ficam ali do lado e chegam a atravessar o caminho várias vezes. O caminho passou também por um trecho com muitos ninhos de gaivotas, com vários filhotinhos. O caminho segue até o farol, que por ser mais alto, confere vistas bonitas da ilha. O percurso é bem tranquilo e o tempo de uma hora é perfeito para fazer o circuito com calma, observar os pinguins e tirar muitas fotos. As crianças  ficaram encantadas com a oportunidade de ficar tão perto dos pinguins em seu habitat! E eu também,  assumo!!!

O que fazer em Punta Arenas: Navegação a Pinguinera Isla Magdalena

O retorno até Punta Arenas levou mais uma hora e meia de navegação,  bem tranquila.

Passeio aprovadíssimo por toda a família! Passeio imperdível em Punta Arenas!

Navegação para Avistamento de Baleias

No verão é possível fazer passeios de barco direcionados para Avistagem de Baleias em Punta Arenas. Apesar de ser possível avistar baleias próximo a Punta Arenas os passeios para avistagem de baleias em geral são mais longos, com 12h de duração,  pois vão para áreas mais distantes, onde a chance de avistaram de baleias é maior.

Passeio de kayak

Para os mais aventureiros algumas agências oferecem também passeios de kayak no Estreito de Magalhães.

Cruzeiro Punta Arenas – Ushuaia

A empresa Australis oferece cruzeiros de Punta Arenas a Ushuaia, com opção de só um trecho, ou ida e volta. O Cruzeiro leva entre 4 e 8 noites, all inclusive. Crianças de 4 a 12 anos pagam 50% da tarifa. Eu, particularmente fiquei curiosíssima pra fazer a Rota de Darwin, que é um cruzeiro de 8 noites, com saída e chegada em Punta Arenas.

Passeios na Tierra del Fuego e arredores

Fuerte Bulnes

Fuerte Bulnes foi o primeiro assentamento chileno na Patagônia Austral. Algumas agências em Puerto Natales oferecem passeios de meio dia até lá,  que incluem vistas bonitas do Estreito de Magalhães e visita ao Centro de Visitantes.

Passeio para Avistagem de Condores

Algumas agências oferecem um passeio de meio dia, que segue até um paredão onde ocorre nidificação do condor dos Andes.

Tierra del Fuego

De Punta Arenas partem passeios de dia todo até  a Tierra del Fuego, incluindo visita ao Parque Punguino Rey. O passeio inicialmente é feito de barco e depois por terra, permitindo avistar a paisagem da Tierra del Diego.

Torres del Paine

Torres del Paine fica há 300km de Punta Arenas e as agências turísticas oferecem passeios de dia todo para conhecer o Parque. Sinceramente eu acho , na minha humilde opinião, que Torres del Paine merece muito mais do que isso! Nos ficamos 3 noites em Torres del Paine e fizemos um roteiro por conta própria de carro alugado e não nos arrependemos!

Museus em Punta Arenas

Em Punta Arenas tem também museus para conhecer! Nós visitamos o Museo Nao Victoria e o Museu Maggiorino Borgatello quando estivemos em Punta Arenas, mas tem também outras opções por lá.

Museo Nao Victoria

Fica localizado na área costeira, fora da cidade, no caminho entre Punta Arenas e o aeroporto. Como estávamos de carro alugado, fomos até lá de carro e paramos no estacionamento do Museu. Caso esteja sem carro, você poderá ir até lá de táxi. O Museu é na verdade uma área aberta, com várias embarcações onde é permitido entrar e ver como eram. Algumas embarcações tem bonecos que representam as atividades diárias nos navios. Na área externa tem um grande painel que conta a história da Nao Victoria e da descoberta do Estreito de Magalhães. De forma geral achamos a conservação do lugar muito ruim: os barcos tem degraus soltos, os bonecos são estranhos a ponto de deixar as crianças meio assustadas. Na minha opinião precisam dar uma revitalizada na área,  pois a ideia do Museu é bem legal. As vistas do Estreito de Magalhães de lá são bem bonitas.

O que fazer em Punta Arenas: Museo Nao Victoria

Museo Maggiorino Borgatello

O Museo Maggiorino Borgatello foi criado em 1893 e, atualmente, funciona em uma construção ao lado do Colégio Salesiano Dom Bosco e conta com 1.701.7m2.

O Museu conta com várias seções,  distribuídas em salas em 2 andares, com exposições de diversos temas relacionados à identidade da Patagônia, incluindo geologia, extração de minérios, povos e colonização da Patagônia, fauna, etc. As exposições são muito bem montadas e mantidas, em um espaço bem organizado, claro, com muitas placas explicativas. Adoramos o espaço e ficamos muito surpresos positivamente! Na verdade não tínhamos muitas expectativas, e o Museu nos surpreendeu! As áreas preferidas das crianças foram a de geologia, que inclui uma área interativa sobre formação e exploração de petróleo e a área de exposição da fauna, que inclui muitos exemplares taxidermizados (“empalhados”) da fauna patagônica. Nossa visita durou umas 3h, olhando com calma todas as seções.

O que fazer em Punta Arenas: Museo Maggiorino Borgatello

O Museo Maggiorino Borgatello fica localizado há 1km da Plazza de Armas de Punta Arenas e funciona de terça-feira a domingo. Conta com uma pequena loja e banheiros. Não tem estacionamento,  mas conseguimos estacionar na própria avenida onde está localizado, no outro lado da rua. Como é uma atração fechada, você pode encaixa-lo em um dia chuvoso em Punta Arenas.

Museu Regional de Magallanes

Esta localizado no Palácio da Familia Braun Menéndez, bem próximo a Plaza de Armas de Punta Arenas. Em seu interior estão  expostos mobiliários e objetos da época de ouro da região  de Magalhães. Não chegamos a visitar, mas é uma boa alternativa para fugir do frio ou da chuva durante um passeio pelo centrinho da cidade.

Cemitério de Punta Arenas

Não deixa de ser estranho, mas um tour ao Cemitério de Punta Arenas figura em quase todas as listas de o que fazer em Punta Arenas! Não chegamos a conhecer mas passamos de carro em frente e tinha vários grupinhos de turistas por ali. Se você tiver tempo sobrando no roteiro e/ou curtir, vale colocar no roteiro. O interesse principal nesse tour é a visita a mausoléus de diversos tipos, ornamentados com mármore,  bronze e estátuas.

Passeios pelas ruas de Punta Arenas

Punta Arenas é  uma cidade super agradável para explorar a pé: é arborizada, bem sinalizada, os pedestres são respeitados, e conta com construções bem bonitas e conservadas. Quando estiver montando seu Roteiro em Punta Arenas, não deixe de incluir um passeio pela área central da cidade e pela costaneira.

Costanera de Punta Arenas

A Costanera de Punta Arenas é a avenida costeira que margeia o Estreito de Magalhães. Boa parte dela conta com um calçadão por onde é possível caminhar e observar o Estreito de Magalhães. É uma área super agradável, mas se o vento estiver forte pode ser um pouco desagradável  já  que a área é bem aberta.

Ao longo da Costanera de Punta Arenas existem alguns pontos que vale a pena conhecer! Em diversos pontos da Costanera tem áreas para estacionamento e existem também algumas lanchonetes.

Muelle Pratt

O Muelle Pratt fica localizado bem na área central de Punta Arenas, em frente ao Mercado Municipal. Desse píer partem alguns passeios de barco pelo Estreito de Magalhães e foi onde embarcamos para a Navegação à Isla Magdalena para ver os pinguins. Desse local também partem os navios de pesquisa que vão para a Antártida.

Logo a frente do acesso ao Muelle Pratt tem o monumento Reloj, o relógio, e algumas placas informativas sobre o Programa Antártico. Após o portão tem um monumento de rabo de baleia que fez o maior sucesso com as crianças.

O que fazer em Punta Arenas: Muelle Pratt

Mercado Municipal y Centro Artesanal

O Mercado Minicipal de Punta Arenas fica bem em frente ao Muelle Pratt, bem na área central de Punta Arenas. Conta com estabelecimentos que vendem peixe fresco, alguns lanches e comidas prontas. Tem também várias lojinhas de artesanatos locais. Soube que lá vende empanadas de centolla, um caranguejo aranha gigante super típico do Chile, mas não chegamos a provar.

O que fazer em Punta Arenas: Mercado Municipal e Centro Artesanal

Monumento aos Tripulantes da Galeta Ancud

Outro ponto da Costanera de Punta Arenas que vale a visita! O Monumento aos Tripulantes da Galega Ancud foi inaugurado em 2014, em homenagem a tomada definitiva do Estreito de Magalhães pelo Chile em 1843. Representa os 23 tripulantes da Galega Ancud, que saíram de Ancud rumo ao Estreito de Magalhães.

O que fazer em Puntra Arenas: Monumento a Galeta Ancud

Letreiro Punta Arenas e Painés

Pra quem gosta das tradicionais fotos em letreiros, Punta Arenas não decepciona! Na Costanera de Punta Arenas tem um letreiro muito bem posicionado com vistas para o Estreito de Magalhães. Na área do letreiro o calçadão é bem largo e super agradável para uma caminhada. Nessa região da Costanera vale também observar os painéis pintados nas paredes e muros do outro lado da rua que são super interessantes!

O que fazer em Punta Arenas: Letrieiro e Paineis

Centrinho de Punta Arenas

A área mais central de Punta Arenas conta com vários restaurantes,  cafés,  lojinhas de artesanatos e alguns pontos turísticos da cidade. Vale muito reservar um tempinho do seu roteiro para passear por ali.

O principal ponto turístico do centrinho de Punta Arenas é a Plaza de Armas, que é bem arborizada e conta com vários bancos para dar uma relaxada. No centro da Plaza você vai encontrar o Monumento a Fernão de Magalhães. Repare que o pé esquerdo dele é bem mais brilhante que o restante da estátua pois acredita-se que toca-lo traz sorte. Claro que as crianças quiseram garantir uma dose extra de sorte!

No entorno  da Plaza de Armas tem várias construções que merecem uma olhada, como o Ilustre Municipalidad de Punta Arenas, o Palácio Sara Braun e a Catedral de Punta Arenas.

O que fazer em Punta Arenas: Plaza de Armas

Mirador Cerro de La Cruz

O Mirador Cerro de La Cruz fica em uma área mais alta de Punta Arenas, há aproximadamente 1,5 km da Plaza de Armas. Se estiver de carro, na frente do Mirador você consegue estacionar facilmente,  se não,  sugiro pegar um táxi até lá. A vista de Punta Arenas e do Estreito de Magalhães de lá compensa muito! Repare que as casas em Punta Arenas tem telhados coloridos, o que dá um ar de alegria na cidade vista de cima! É  um passeio rapidinho, mas se gosta de mirantes, não deixe de incluir o Cerro de la Cruz na sua listinha de o que fazer em Punta Arenas! Se conseguir ir ao pôr-do-sol, ainda terá a chance de ver o céu de Punta Arenas com aquelas cores lindas!

O que fazer em Punta Arenas: Mirador Cerro de la Cruz

Zona Franca de Punta Arenas

Punta Arenas conta ainda com uma Zona Franca, que conta com lojas onde você pode comprar artigos com isenção fiscal e de impostos. Lá você encontrará artigos eletrônicos, roupas, calçados,  bebidas e perfumes. Mas vale pesquisar os preços no Brasil antes de sair comprando, pois pelo que soube nem sempre os valores compensam. Nós não chegamos a ir até lá.

Sinceramente, Punta Arenas superou em muito nossas expectativas e não nos arrependemos nem um pouco de ter destinado alguns dias do nosso Roteiro para explorar um pouco da cidade!

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia
>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

Deixe uma resposta