Cataratas Argentinas, Foz do Iguaçu: como visitar por conta própria

Parque Nacional Iguazu com crianças - cataratas do lado da argentina

Foz do Iguaçu figura como um dos destinos mais visitados do Brasil exatamente em função das Cataratas do Iguaçu. O que nem todos sabem é que de Foz é possível conhecer as famosas Cataratas de dois ângulos diferentes, sendo um visitando no Brasil e outro visitando da Argentina. Apesar de popularmente serem chamadas de “cataratas brasileiras” e “cataratas argentinas”, são exatamente as mesmas cachoeiras vistas por dois ângulos diferentes. Mas e Como Visitar as Cataratas Argentinas? Vamos mostrar tudo pra vocês!

Veja aqui nosso Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu

A visita as Cataratas argentinas é feita no Parque Nacional Iguazu.

Como visitar as “Cataratas argentinas” por conta própria

A maioria (se não todas) as agencias turísticas de Foz do Iguaçu oferecem o passeio ao lado Argentino das cataratas, seja de ônibus, de van, ou de transporte privado, de acordo com a preferência do cliente. Em alguns casos o passeio é oferecido associado a outras atrações na Argentina, como o centro de Puerto Iguazu, possibilidades de compras em free shoppings ou visitas a restaurantes.

Como fomos a Foz do Iguaçu com carro próprio, preferimos fazer a visita ao Parque Nacional del Iguazu por conta própria para conhecer as “cataratas argentinas”.

Nesse post você pode conhecer também nossa experiencia no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu com crianças

Cataratas Argentinas: Documentos e itens necessários no planejamento

Após algumas pesquisas e consultas, tanto antes da viagem quanto lá em Foz, verificamos algumas questões que você precisará estar atento se pretende ir por conta própria, de carro para conhecer o lado argentino das cataratas:

pesos argentinos: na época da nossa viagem e até o momento de publicação desse post, não era possível a compra dos ingressos para a visita ao Parque Nacional Iguazu na internet, e a compra lá na bilheteria só podia ser feita com pesos argentinos (não aceitam dólares e real). Dentro do Parque algumas lanchonetes até aceitam, mas o câmbio não é dos melhores. Por isso o melhor é já comprar pesos argentinos em Foz do Iguaçu, em quantidade suficiente para pagar os ingressos, o estacionamento e o que for consumir no parque. Nos fizemos cambio casa de cambio Atlas do Auto Posto Oklahoma que fica na Av. Das Cataratas, pela praticidade pra estacionar.

carta verde: a carta verde é um seguro veicular obrigatório para o ingresso com o carro na Argentina. É possível contrata-la para diferentes números de dias. Contratamos na mesma loja de cambio onde compramos os pesos, a Atlas, no Auto Posto Oklahoma, e foi bem simples. Apresentamos os documentos do veiculo e do condutor, eles preencheram um cadastro e nos entregaram o documento. Fizemos na véspera da nossa ida pra Argentina e eles preencheram para inicio no dia seguinte. Tranquilo, mesmo, coisa de 15 minutos. Se você for alugar carro em Foz, informe a locadora sobre a intenção de ir a Argentina e confirme se eles disponibilizam a Carta Verde.

kit de segurança pro carro: na época em que fomos existia uma exigência dos veículos que rodam na argentina terem um kit contendo cambão, kit de 1os socorros, 2 triângulos e mortalha, alem do extintor de incêndio. Li relatos de varias pessoas dizendo que não levaram e não tiveram problemas pois não foram parados… Mas nós preferimos não arriscar e compramos o que faltava para completar o kit em uma loja de auto peças na Av. Das Cataratas (Dias Auto Peças). Eles tinham mais de uma opção de kit para vender, com triângulo e cambão de modelos/qualidades diferentes. Se for alugar carro em Foz não esqueça de informar a locadora sobre o interesse em ir a Argentina e confirme se eles fornecem o kit.

documentos: para ingressar na Argentina é necessário apresentar o RG recente (com no máximo 10 anos da data de emissão) ou passaporte. Note que não são aceitos como documento a carteira de habilitação, carteira profissional ou certidão de nascimento. Se estiver com carro será necessário apresentar também a carteira de habilitação e documentos do veículo.

Se optar por alugar carro em Foz do Iguaçu, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link. Você não vai pagar nada a mais por reservar por esse link e ainda vai ajudar na manutenção do blog, e nós poderemos continuar a trazer conteúdo pra você.

Deslocamento de Foz do Iguaçu ao Parque Nacional del Iguazu

Saindo de Foz, o caminho para a fronteira com a Argentina é bem sinalizado, com varias placas que sinalizam o caminho para Puerto Iguazu, pela Av. Mercosul. Como nossa viagem foi em janeiro, na altíssima temporada, a fila para passagem pela imigração estava gigante! Levamos em torno de 2h para atravessar, em uma fila gigante de veículos, que andava muito lentamente! A imigração em si foi simples. Assim que chegou nossa vez, entregamos os documentos, eles conferiram, e nos liberaram. Nem chegaram a revistar o carro…

Trecho de Foz do Iguazu até a fronteira com Argentina: transito muito lento!

Se for viajar na alta temporada tente sair bem cedo de Foz de Iguaçu ou programe esse dia com folga, nada de horários justos pra não se estressar. Outra opção é dormir em Puerto Iguazu, e sair de lá bem cedo a caminho do Parque para conhecer as cataratas argentinas. Essa opção é interessante especialmente se você pretende fazer mais atividades no Parque ou em Puerto Iguazu.

Se quiser reservar sua hospedagem em Puerto Iguazu, você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. Você não vai pagar nada a mais por isso, e nós vamos receber uma comissão que vai nos ajudar a manter o Ninho de Jiripoca sempre atualizado.

Saindo da fronteira seguimos mais um pouco pela RN12 e na rotatória seguimos a esquerda para a RN101, uma rodovia mão dupla, até o acesso ao Parque Nacional Iguazu, que fica a esquerda. Para nos guiar utilizamos o waze, que programei em Foz, e usamos até o Parque, mesmo após termos ficado sem internet na Argentina. Uma opção é baixar o mapa offline do Google Maps e utiliza-lo. Usamos dessa forma depois, em outros lugares e foi ótimo.

Trecho entre a fronteira Brasil-Argentina e o Parque Nacional Iguazu

O retorno foi feito pelo mesmo caminho e, felizmente dessa vez a travessia de fronteira foi rapidinha! \o/

Parque Nacional del Iguazu

O Parque Nacional Iguazu está localizado no extremo norte da província Argentina de Misiones e tem uma área de 67.700 hectares. O acesso e sede do Parque estão localizados em Puerto Iguazu, a 30 km de Foz do Iguaçu.

O Parque foi criado em 1934, com o objetivo de conservar as Cataratas do Iguaçu.

Estrutura e Ingressos

Logo no acesso ao Parque tem uma grande área de estacionamento pago ao lado esquerdo do acesso. Na entrada pegamos um ticket com o funcionário, e pagamos no guichê na entrada do parque, junto com a compra dos tickets. Essa é uma boa dica para evitar a fila de pagamento na saída.

Acesso ao Parque Nacional Iguazu

Ao menos no dia da nossa visita tinham vários guichês funcionando para a compra dos ingressos e a fila andou bem rápido. A entrada no Parque também foi bem fácil.

Pouco depois da entrada, a direita, fica o Centro de Visitantes Yvyrá Retá, que tem uma uma maquete do parque mostrando as trilhas disponíveis e um balcão de informações onde nos entregaram um mapa e explicaram sobre as trilhas disponíveis. Os funcionários foram bem solícitos e simpáticos.

Centro de Visitantes Yvyrá Retá

Após o centro de visitantes tem uma grande área de convivência, com muitos bancos, sombras, lanchonetes, lojinhas e banheiros. Desse local partem as trilhas disponíveis para visitação no Parque.

Área de Convivência com lojas, lanchonetes e banheiros

Tanto na Estação Cataratas quanto na Estação Garganta del Diablo, que são paradas do trenzinho que leva os turistas até as trilhas do parque tem banheiros, lanchonete, ambulância para atendimento de emergências, e bancos e sombras para descansos. Nas duas estações tinha também chuveiro/mangueira com água disponível para refrescar um pouco. Você acha que as crianças resistiram???? Claro que entraram de roupa e tudo com o calorão que fazia por lá!!!

Estação Cataratas (a esquerda) e área com chuveiro para refrescar na Estação Garganta del Diablo

Já aviso que os preços das lanchonetes não são nada convidativos! Tudo bem caro… 🙁

As trilhas que fizemos tem excelente estrutura! Bem sinalizadas, calçadas, com grades de proteção e bancos para descansar! Muito tranquilas pra fazer com crianças. Vimos inclusive pessoas com carrinho de bebe e cadeirantes!

Na área do Parque tem também o Restaurante da Selva que serve almoço com preço fixo.

O site oficial do Parque apresenta informações sobre horário de funcionamento e valores dos ingressos. Caso você queira visitar o parque em dois dias, e ver as cataratas argentinas de diferentes ângulos, é possível carimbar o boleto na saída no primeiro dia, e receber um desconto de 50% no valor do ingresso para o segundo dia!

Trilhas do Parque Nacional Iguazu

O Parque Nacional Iguazu tem várias opções de trilhas, sendo as mais conhecidas a Trilha da Garganta del Diablo, o Circuito Inferior e o Circuito Superior. O acesso as trilhas é feito com um trenzinho elétrico que para em 3 Estações ao longo do Parque: a Estação Central, localizada próximo a área de convivência, e que da acesso ao Sendero Macuco y Salto Arrechea; a Estação Cataratas, onde chega o Sendero Verde e de onde sai a trilha do Circuito Inferior e do Circuito Superior e a Estação Garganta del Diablo, de onde sai a Trilha da Garganta del Diablo.

O mapa abaixo mostra o Parque Nacional Iguazu e suas trilhas.

mapa-cataratas-argentina

Mapa do Parque Nacional Iguazu

Cataratas Argentinas: Sendero Verde

O Sendero Verde é uma trilha praticamente obrigatória, que conecta a área de convivência a Estação Cataratas do trenzinho. Tem 650m, é toda calçada e com bastante sombra, pois passa por dentro da mata. No trecho final ela atravessa os trilhos do trem e chega a Estação Cataratas, onde é possível pegar o trem para ambos lados, dependendo da trilha que se pretende fazer, ou seguir direto para o Circuito Superior e Circuito Inferior.

Sendero Verde no Parque Nacional Iguazu

Cataratas Argentinas: Garganta del Diablo

O acesso a trilha Garganta del Diablo é feito pela Estação Garganta del Diablo. A trilha tem 1.100 metros, sendo a ida e volta pelo mesmo caminho, totalizando 2.200 metros. Para chegar até essa Estação é necessário pegar o trenzinho na Estação Cataratas e seguir com ele. Como tinha visto dicas de que essa trilha era imperdível e já chegamos tarde ao Parque em função do transito pra entrar na Argentina, preferi fazer essa trilha primeiro pra garantir.

Para ir até lá, chegando na Estação Cataratas é necessário pegar um ticket no guichê e entrar na fila. Apesar da fila achamos o embarque meio tumultuado e quando o trem chegou e abriram as cordas de acesso a plataforma ninguém obedeceu a fila… Meio corre corre… O passeio com o trenzinho é agradável e passa pela mata.

Estação Cataratas e trem entre a Estação Cataratas e Estação Garganta del Diablo

Chegando na Estação Garganta del Diablo aproveitamos pra usar os banheiros e passar mais uma camada de protetor solar, pois o sol estava muito forte! Com isso demos também um tempinho pra turma que desceu do trenzinho seguir a trilha e irmos com um pouco menos de lotação.

O caminho todo dessa trilha é feito sobre passarelas de metal que cruzam braços do rio Iguaçu e passam por muitas ilhas, onde tem um pouco de sombra e alguns bancos. Mas a maior parte do percurso é aberto, com muito sol e calor.

Percurso pelas passarelas da Trilha da Garganta del Diablo

No trecho final já dá pra começar ouvir o barulho das quedas d´água e, finalmente chegamos ali no mirante, exatamente em cima da monumental Garganta del Diablo!!!! É impressionante a força da água! E o spray que sai ainda dá uma refrescada!!! Na hora que chegamos tinha até um arco iris! Ficamos ali um bom tempo, disputando com as trocentas pessoas um espaço pra ver aquela maravilha! É impressionante!!!!

E finalmente a impressionante Garganta del Diablo!

O retorno é feito pelo mesmo caminho. Chegando de volta na Estação Garganta del Diablo usamos os banheiros, as crianças se refrescaram no chuveirão, pegamos os tickets e aguardamos em torno de 20 minutos a chegada do próximo trem. O embarque foi novamente meio conturbado, com corre-corre e quase ficamos sem vaga juntos…

Na chegada a Estação Cataratas compramos uns pedaços de pizza e uma bebida gelada e descansamos um pouco na sombra enquanto os quatis tentavam roubar nossa comida. 

Como já estava tarde, estávamos bem cansados em função do sol e do calor e não sabíamos se a fila pra saida da Argentina seria demorada como a entrada, optamos por não fazer uma outra trilha. Motivo para voltarmos 😉

Cataratas Argentinas: Circuito Inferior

A trilha inicia na Estação Cataratas e tem 1.700m. Segue pelo chão, por dentro da mata, e permite a visão de varias cachoeiras “de baixo pra cima”. Não chegamos a fazer essa trilha, como expliquei acima, mas era a que queria ter feito além da Garganta del Diablo, especialmente por que é a que dá um ponto de vista diferente. No final dessa trilha é possível pegar um barco e seguir até a Isla San Martin, onde existe uma outra trilha, pequena, mas de nível difícil.

Cataratas Argentinas: Circuito Superior

A trilha é acessada pela Estação Cataratas e tem 1.700m, em passarelas, passando sobre diversas cachoeiras.

O Blog Pé na Estrada fez o Circuito Inferior e o Circuito Superior e contou nesse post, com lindas fotos!

Sendero Macuco

É uma das trilhas menos famosas do Parque e tem 7.000m (ida e volta). Termina no Salto Arrechea, onde é possível tomar banho.

O Blog Viciada em Viajar contou nesse post a experiência no Sendero Macuco.

Cataratas Argentinas: Outras atividades

Passeios de barco

Os passeios de barco no Parque Nacional Iguazu são operados pela Iguazu Jungle e podem ser reservados pelo site da empresa. São oferecidos 3 passeios:

Paseo Ecológico: passeio de bote, com 30 minutos de duração, com saída na Estação Garganta del Diablo. Aparentemente é um passeio tranquilo e aceita crianças. Vimos os barcos por lá quando fizemos a trilha da Garganta del Diablo.

Aventura Náutica: esse passeio dura 12 minutos e finaliza com um “batismo” nas águas do Salto San Martin. Pelo que vi é similar ao Macuco Safari, que é o passeio de barco que fizemos no Parque Nacional do Iguaçu (lado brasileiro), mas com mais emoção. Não aceitam crianças menores de 12 anos. O Blog La Vai Ela Pelo Mundo fez esse passeio de barco e contou nesse post.

Gran Aventura: é uma versão com mais emoção que o anterior. Inclui um trecho por terra em um caminhão adaptado e depois um trecho no barco, com “entrada” em dois saltos. O passeio dura pouco mais de 2h e não são permitidos menores de 12 anos, grávidas e pessoas com alguns tipos de enfermidades (osteoporose, problemas de coluna, cardíacos, respiratórios, etc). O Blog Vida sem Paredes contou nesse post a experiência nesse passeio de barco.

Passeio Noturno

Em noites de lua cheia o Parque disponibiliza passeio durante a noite, com aproximadamente 2h de duração que inclui o transporte de trem até a Estação Garganta del Diablo e o percurso na trilha Garganta del Diablo. As reservas devem ser feitas antecipadamente no site oficial do Parque. Achei bem interessante essa proposta!

Cataratas Argentinas: Dicas extras

Pra fechar o post vou passar abaixo algumas dicas de itens importantes a considerar na sua ida ao Parque Nacional Iguazu para conhecer as “Cataratas Argentinas”:

  • Sapatos: As trilhas que fizemos foram bem tranquilas, praticamente um passeio na praça, mas anda-se muito! Portanto, calçados confortáveis são indispensáveis!
  • Água: Apesar de água mineral ser vendida em todas as lanchonetes, não existem torneiras com água potável. Se não quiser morrer em uma grana comprando água, leve sua garrafa carregada! É o que fazemos sempre, cada um com sua garrafa. Na saída da trilha compramos uma água gelada pois com o sol as nossas já não estavam lá muito apetitosas (na verdade quase dava pra passar café com elas)…
  • Protetor solar/chapéu: a trilha da Garganta del Diablo é bem aberta e tem pouca sombra. Aparentemente o Circuito Superior também é assim. Então não esqueça de caprichar no protetor solar e de levar chapéu, especialmente se for no verão! O sol é muito forte!!! Não sentimos mosquitos por la, mas como tem muito mato, um repelente na mochila não é exagero. 😉
  • Lanches e Quatis I: somos super adeptos de carregar lanches pras crianças na mochila quando vamos fazer trilhas com eles, mas antes de ir li em vários lugares a orientação de não levar lanches para o Parque Nacional de Iguaçu e o de Iguazu, em função dos quatis. Relatos de pessoas que tiveram que efetivamente fugir de quatis e até casos de pessoas que foram mordidas. Por garantia não levamos lanches e sugiro que você faça o mesmo! Os quatis são bem fominhas mesmo e não tem medo das pessoas. Quando paramos pra lanchar na Estação Cataratas após a trilha os quatis ficavam “caçando” comida em baixo das mesas e até subiam nas mesas! Tinha uma guarda parque que ficava só rodando por ali e espantando os quatis!
Quatis no Parque Nacional Iguazu: não precisa ter medo, só atenção e respeito
  • Quatis II: como falei, os quatis são bem abusadinhos mesmo, e chegam muito perto das pessoas. Fique atento com as crianças e oriente para que não peguem neles, para evitar acidentes. Não precisa ter pânico, mas atenção redobrada até porque eles ficam tão por perto que as crianças acabam achando que são domésticos, como cachorros ou gatos… E não são, são animais silvestres, que infelizmente se acostumaram com “a vida fácil” de comer o que os humanos deixam pra trás…

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

16 Respostas para “Cataratas Argentinas, Foz do Iguaçu: como visitar por conta própria”

  1. Uau, cada foto linda! Eu preciso voltar ao lado argentino das cataratas, é sempre tão bem comentado. Abraços

    1. Obrigada! Eu adorei as vistas la do lado argentino! Gostei muito de conhecer os dois lados 😉

  2. Eu nunca tinha lido um post tão detalhado sobre as cataratas no lado argentino! Favoritei, porque pretendo conhecer logo!

    1. Ahhhh! Obrigada! Vá mesmo, vocês vão curtir!!!

  3. Quantos pequenos detalhes. O seu post ajudará muitos visitantes a evitar situações desagradáveis. Triste essa situação com os quatis, né? São criaturas tão lindas…

    1. Obrigada Ruthia! Essa questão dos quatis é complicada mesmo…

  4. Nossa, eu não sabia dessa do seguro do carro pra entrar na Argentina. Obrigada por compartilhar essa informação, pq né? Imagina ter que voltar pra fazer isso ou não deixarem passar.

    Sobre visitar o lado argentino das cataratas, gostei de ver as fotos e saber sobre. Principalmente pra mim que sou paranaense, essa ida até o outro lado deve valer bastante. É sempre levar ver do lado brasileiro, nunca imaginei ter a vontade de ver do lado argentino. Acabei de ter essa vontade lendo esse post.

    1. Aline, importante saber do seguro mesmo e se organizar. E quanto ao lado Argentino, vale a pena conhecer mesmo!

  5. Que legal, adorei saber mais sobre as cataratas argentinas, e as dicas pra conhecer por conta própria são ótimas – quando eu for quero ir por conta, já salvei esse post! obrigada 😀

    1. Gabriela, é linda!!! E vale a pena fazer por conta própria, no nosso ritmo 😉

  6. Todo mundo que eu conheço diz que o lado argentino das cataratas é o mais bonito! É muito bom saber todas as dicas e detalhes da burocraria da entrada na Argentina. 😉

    1. Também sempre ouvi isso, por isso quis ir lá conhecer! 😉

  7. Já salvei o link porque estamos indo para o sul agora em dezembro! Super detalhado, e só de falar que é por conta própria, já brilha nosso coração! E ainda tem criança no meio, falou nossa língua!

    1. Malle, tomara que vocês curtam Foz da mesma forma que nós curtimos! Adoramos fazer as coisas por conta própria, ainda mais com crianças, ne?! Aproveitem muito!!! 🙂

  8. Olá, parabéns pelo post… muito bem explicado.
    Estou pensando em conhecer as cataratas do lado argentino durante o dia e no final da tarde aproveitar para ir na feirinha e jantar em Puerto Iguazu. Você acha que fica muito cansativo?Dá tempo?

    1. Oi Priscila! Obrigada pela visita! Dá sim! A menos que você vá fazer muitas trilhas no parque, creio que chegando lá cedo, no meio da tarde já consegue ir pra Puerto Iguazu! Aproveite a viagem! Abs!

Deixe uma resposta