Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu: o que fazer?

Complexo Turistico Itaipu - Foz do Iguaçu: Visita panoramica, Polo Astronomico e Kattamaram

É praticamente impossível falar em Foz do Iguaçu sem pensar na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Itaipu é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade e figura em quase todas as listas de o que fazer em Foz do Iguaçu. Nesse post passamos todos os detalhes para ficar bem mais fácil pra você visitar Itaipu!

Para ver nosso Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu acesse esse link.

Historia da Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Complexo Turístico Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada no rio Paraná e foi construída através de um acordo entre o Brasil e o Paraguai, assinado em 1973. Dez anos depois as turbinas de Itaipu começaram a funcionar. Itaipu é atualmente a segunda maior usina hidrelétrica no mundo em termos de infraestrutura, e figura atualmente como a maior usina do mundo em geração de energia.

O lago da Usina de Itaipu tem 1.350km2 e a barragem principal tem 165m de altura.

A primeira visita oficial a Usina de Itaipu aconteceu em 1976, quando ela ainda estava em obras, e até hoje mais de 20 milhões de pessoas do mundo todo já visitaram Itaipu.

Em 2007 Itaipu começou a adotar um modelo de turismo sustentável e criou o Complexo Turístico Itaipu. O Complexo Turístico Itaipu, além de proporcionar ótimas experiências aos visitantes, contribui ativamente para o desenvolvimento da região e da atividade turística. Os recursos provenientes dos ingressos pagam a operação do Complexo, incluindo cerca de 250 pessoas (entre empregos diretos e indiretos), parte do recurso é destinado a promoção e divulgação do turismo em Foz do Iguaçu e parte é destinado ao Fundo Tecnológico, que mantem ações voltadas a ciência, tecnologia, educação, empreendedorismo, turismo e transformação social.

Como resultado desse belíssimo trabalho Itaipu já recebeu diversos prêmios. Em 2016 recebeu o Premio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Inovação em Pesquisa e Tecnologia, concedido pela Organização Mundial do Turismo.

Atualmente o Complexo Turístico Itaipu conta com sete atrações diferentes, que podem ser visitadas separadamente ou associadas.

Já reservou sua hospedagem em Foz do Iguaçu? Você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. Você não vai pagar nada a mais por isso, e nós vamos receber uma comissão que vai nos ajudar a manter o Ninho de Jiripoca sempre atualizado.

Ingressos e Estrutura

Os ingressos para as atrações do Complexo Turístico Itaipu podem ser adquiridos online, no site oficial do Turismo Itaipu, nas agências turísticas locais, ou pessoalmente na bilheteria do Centro de Recepção de Visitantes.

Mas é importante ter em mente que as atividades tem horários específicos, número limitado de participantes e algumas são bem concorridas. Por isso recomendo fortemente que compre seus ingressos antecipadamente.

No site oficial é possível verificar a programação das atividades no dia que pretende visitar Itaipu, e adquirir ingresso para a atividade que quer fazer. É possível também comprar o Passaporte 3 Maravilhas que inclui, além da Visita Panorâmica de Itaipu, o acesso as Cataratas e o Marco das Três Fronteiras (sem incluir transporte), e ainda da direito a descontos no estacionamento, pacote de fotos, restaurante e loja de souvenires. Crianças até 05 anos tem entrada gratuita e maiores dessa idade tem desconto, bem como os maiores de 60 anos.

Além de vender os ingressos separadamente o site oficial do Turismo Itaipu propõe diversos tipos de tours, com combinações dos diferentes passeios. Nós escolhemos o tour Itaipu Contemplativo, que incluía 3 passeios (Visita Panorâmica, Pólo Astronômico e Kattamaram), e iniciava após o almoço. Mas são muitas opções para visitar Itaipu, que podem ser vistas no item “Planeje sua Visita” no Menu do site.

As atividades fornecidas na Itaipu Binacional estão distribuídas em diferentes pontos ao longo de uma área de bem grande no entorno da Usina. O acesso a área é feito pelo Centro de Recepção de Visitantes, onde está localizado o estacionamento, a bilheteria, o Itaipu Bistroit, que oferece salgados, lanches e algumas refeições, lojas de souvenires, banheiros e o auditório. Nesse local, retiramos nossos ingressos na bilheteria e recebemos adesivos referentes as atividades que iriamos fazer. Como íamos fazer 3 atividades, recebemos 15 adesivos, sendo 3 (um para cada atividade) para cada pessoa. Os adesivos tem que ser colados na roupa antes do inicio em cada atividade.

Se quiser alugar carro em Foz do Iguaçu, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link. Com carro você vai conseguir se deslocar facilmente para os pontos turísticos da cidade!

Centro de Recepção de Visitantes do Complexo Turístico de Itaipu

O deslocamento para as demais áreas é feito a partir do Centro de Recepção de Visitantes, com ônibus próprios, sendo linhas específicas para cada atividade. Alguns ônibus são daqueles de dois andares e outros são ônibus turísticos mais comuns.

A área conta ainda com o Restaurante Porto Kattamaran, que funciona no esquema de buffet com preço fixo na hora do almoço.

Ônibus de transporte no Complexo Turistico Itaipu e Restaurante Porto Kattamaram

Atrações na Itaipu Binacional

O Complexo Turístico Itaipu do Brasil conta com diversos tipos de atividades. O Mapa a seguir apresenta a localização das atrações na área do Complexo.

Mapa do Complexo Turistico Itaipu em Foz do Iguaçu

Complexo Turistico Itaipu e a localização dos edifícios e atrações. Fonte: https://www.turismoitaipu.com.br/

Na nossa visita ao Complexo Turístico Itaipu fizemos o tour Itaipu Contemplativo, que incluiu a Visita Panorâmica, as 14h, o Pólo Astronômico, as 16:30, e o Kattamaram, as 19h, no horário do por do sol. Vou começar a descrição por esses passeios, que conhecemos pessoalmente e, em seguida passarei uma descrição dos outros passeios disponíveis, com dicas de blogs que os conheceram.

Visita Panorâmica

A Visita Panorâmica foi o primeiro passeio que fizemos no Complexo Turístico Itaipu. Foi perfeito começar com ele pois dá uma ótima noção geral da área do Complexo e, principalmente da Usina de Itaipu.

Antes de iniciarmos a Visita Panorâmica propriamente dita, nos encaminharam para o auditório do  Centro de Recepção de Visitantes onde assistimos a um vídeo que fala sobre a história da Usina de Itaipu, incluindo etapas de sua construção e informações sobre a Usina atualmente. Após o vídeo separaram o publico em dois grupos: os que seguiriam para o Circuito Especial (descrito mais a frente) e nós que faríamos a Visita Panorâmica e nos direcionaram para os respectivos ônibus.

Auditório e Ônibus da Visita Panorâmica

Após nos acomodarmos no ônibus a guia que nos acompanharia na Visita Panorâmica entrou, se apresentou e o ônibus saiu. Durante o percurso a guia foi nos mostrando as estruturas ao longo do caminho, as quais podíamos ver perfeitamente pelas grandes janelas do ônibus e fizemos algumas paradas em pontos específicos.

Em cada parada a guia nos explicava um pouco sobre o local e nos orientava a localização do ponto para pegar o ônibus novamente, e depois nos deixava com tempo livre para explorar e fotografar. Quando terminávamos a visita seguiamos para o ponto e pegávamos o próximo ônibus. Gostei desse esquema de “onibus circular” pois tivemos mais liberdade para fazer as coisas com calma, sem o fatídico “5 minutos” e seu corre corre.

Canal de Piracema

No trajeto do Centro de Recepção de Visitantes até nossa primeira parada passamos pelo Canal de Piracema, que é um canal artificial construído com o objetivo de permitir que os peixes migratórios possam se deslocar do trecho do rio abaixo da barragem até o reservatório, já que a barragem impede a passagem pelo leito antigo do rio. O Canal foi visto da janela do ônibus e a Visita Panorâmica não inclui parada lá.

Mirante Central

Após um curto deslocamento desde o Centro de Recepção de Visitantes paramos no Mirante Central, onde descemos do ônibus pela primeira vez. O Mirante permite a primeira visualização da imensidão da barragem de Itaipu. Na área tem ainda a estatua do Homem de Aço e o painel feito pelo artista Poty Lazaroto, ambos feitos em homenagem aos trabalhadores que construíram Itaipu.

Mirante Central, a primeira parada da Visita Panorâmica em Itaipu

Mirante do Vertedouro

O Mirante do Vertedouro foi nossa segunda parada com o ônibus. Nesse local tivemos a oportunidade de nos impressionar a força das águas! É impressionante! Demos muita sorte pois, como nossa viagem foi em janeiro, na época chuvosa, o vertedouro estava aberto! Isso é bem raro de acontecer!

Nessa área tem também um grande letreiro da Itaipu Binacional e o quadro para fotos! Claro que não perdemos a oportunidade de registrar esse momento!

Mirante do Vertedouro

Barragem

Após o Mirante do Vertedouro o ônibus passa pela parte mais baixa da barragem, onde é possível ver os tubos de conduto forçado, que levam a água do reservatório para dentro da Usina, onde, passando pelas turbinas possibilitarão a geração de energia. Nessa área o ônibus só passa e faz uma breve parada para explicação da guia, mas não é permitida a descida. Apenas quem faz o Circuito Especial desce nessa área (mas não é permitido para crianças). É impressionante ver a dimensão das tubulações

Crista da Barragem

A Visita Panorâmica passa depois pela crista (o topo) da barragem, onde é possível ver, de um lado o lago do reservatório e do outro as estruturas da barragem e o vertedouro, e o rio, abaixo da barragem.

Logo após esse trecho é possível também visualizar as Linhas de Transmissão que levam a energia de Itaipu. Essas Linhas saem de Foz do Iguaçu e seguem até o estado de São Paulo e Cascavel (PR), de onde a energia é distribuída, através de outras linhas de transmissão para diversos lugares do Brasil.

Conhecendo a Barragem de Itaipu

Porto Kattamaran

Durante a Visita Panorâmica é possível ainda parar no Porto Kattamaram para aproveitar a vista do reservatório e onde tem o Restaurante Porto Kattamaram. Como iríamos fazer o passeio de barco a partir desse ponto no final da tarde, não paramos nesse local e retornamos com o ônibus para o Centro de Recepção de Visitantes para fazer o segundo passeio do nosso tour. Achamos a Visita Panorânica uma ótima forma de visitar Itaipu com crianças!

Pólo Astronômico

Nossa segunda visita do tour foi ao Pólo Astronômico. Embarcamos no ônibus no Centro de Recepção de Visitantes e seguimos, por um curto trajeto até lá.

Infelizmente o dia de nossa visita a Itaipu foi o único do nosso roteiro em Foz do Iguaçu com crianças que amanheceu bem fechado e, exatamente no horário da nossa visita ao Pólo Astronômico estava chovendo… Mas a equipe da Itaipu Binacional pensa em tudo, e na saída do ônibus a equipe de guias já nos recebeu com guarda chuvas para usarmos durante a visita.

A visita ao Pólo Astronômico iniciou na área externa. Nos reuniram inicialmente em um espaço com telhado onde a guia fez as primeiras explicações e depois fomos visitar o Relógio do Sol, onde ela explicou a história do uso desta ferramenta e a forma de funcionamento. Felizmente a chuva estava fraca, e com os guarda chuvas, deu pra conhecer essa parte.

Primeira parte da visita ao Pólo Astronômico em Itaipu

Em seguida entramos no prédio do Pólo Astronômico e fomos direcionados para uma primeira sala onde fomos acomodados, os adultos em cadeiras e as crianças em almofadas. O guia nos explicou diversas coisas sobre astronomia, corpos celestes, etc, e o que mais chamou a atenção das crianças foi a parte sobre o meteorito! O guia foi ótimo para prender a atenção das crianças, aguçando a curiosidade delas. Não vou contar mais pra não tirar o efeito surpresa. Rsrsrs. Depois da explicação pudemos explorar a exposição dessa área, que é interativa e inclui informações sobre a força da gravidade, tamanho dos planetas do sistema solar, etc. As crianças gostaram bastante!

Dessa sala seguimos para uma outra sala na parte superior do Pólo Astronômico, onde ficam os telescópios. A guia explicou sobre os telescópios, seu funcionamento e utilidades para a ciência. Eles tem um telescópio solar, que usam para demonstração durante a visita. Infelizmente como o dia estava nublado o sol não estava visível, mas mesmo assim as crianças quiseram dar uma espiada. Essa área tem computadores onde, nos monitores eles mostraram algumas imagens do sol para as crianças. A guia foi um doce e super paciente respondendo todas as mil curiosidades das crianças!

A ultima etapa da visita foi uma sessão de projeção no planetário do Pólo Astronômico onde foram mostradas, no teto abobadado, imagens de constelações e planetas, como em uma viagem pelo espaço. O planetário do Pólo Astronômico é o único construído 100% no Brasil e a apresentação foi bem interessante!

Polo Astronômico no Complexo Turístico de Itaipu

No final da visita felizmente a chuva tinha parado e conseguimos tirar algumas fotos antes de entrar no ônibus que nos levou de volta ao Centro de Recepção de Visitantes.

Kattamaram

Entre o final do nosso passeio ao Pólo Astronômico e o horário agendado para o passeio de Kattamaram, tivemos um tempinho livre no Centro de Visitantes. Aproveitamos esse tempinho pra tomar um lanche e um café no Itaipu Bistrô e para visitar a Loja de Souvenires.

No horário marcado entramos no ônibus que nos levou até o Porto Kattamaram e em seguida já embarcamos no barco.

O Kattamaram é uma embarcação com 35 metros de comprimento e capacidade para 200 passageiros. Tem um salão interno com mesas e janelões de vidro com vista para a área externa e uma área aberta em cima. Na entrada nos ofereceram um coquetel de frutas, sem álcool,  que estava bem gostoso, e nos acomodamos em uma das mesas na área interna, com um pouco de medo da chuva. Felizmente o céu foi abrindo um pouco ao longo do passeio, que dura aproximadamente uma hora, e conseguimos ver um por do sol lindo!

Passeio Kattamaram no Por do Sol

Ao longo do passeio é possível andar por toda a área externa, na volta do barco e ir apreciando a vista do lago do reservatório de Itaipu de diversos ângulos. É possível também visitar a Cabine do Capitão e tirar fotos. Claro que as crianças amaram essa parte!

Visita a Cabine do Capitão no Kattamaram

O passeio de Kattamaram é disponibilizado em vários horários de manhã e a tarde (Kattamaran Dia) e também um passeio diário no final da tarde, o Kattamaram Por-do-sol, que foi o que fizemos.

Ao longo do passeio as vistas do lago são lindas e acompanhar todas as etapas do Por do Sol nesse passeio foi inesquecível! Ótima forma de fechar um dia delicioso de passeios no Complexo Turístico de Itaipu.

Vistas do Por do Sol durante o passeio Kattamaram em Itaipu

Circuito Especial

O Circuito Especial é uma visita guiada a parte interna da Usina de Itaipu, incluindo uma das unidades geradoras e a sala de comando central. O tour dura 2,5h e só pode ser feito por maiores de 14 anos. Se seu objetivo for visitar Itaipu de uma forma mais completa, com todos os detalhes, esse é o passeio que você deverá reservar!

O blog Comendo Chucrute com Salsicha fez o Circuito Especial em Itaipu e contou tudo nesse post.

Iluminação da Barragem

Uma forma diferente de visitar Itaipu é fazer o passeio da Iluminação da Barragem , que acontece  nas sextas e sábados a noite. A atração conta com um espetáculo de sons e luzes visto a partir do Mirante Central.

O Blog Mineiros na Estrada conheceu a Iluminação da Barragem e contou nesse post.

Refúgio Biológico

O Refugio Biológico Bela Vista é instalado na área utilizada inicialmente para manutenção dos animais resgatados durante a construção da Usina de Itaipu e o enchimento do seu reservatório. O passeio inclui uma trilha leve, visita a área de piscicultura e a visita ao zoo, que mantem animais oriundos de trafico, maus tratos, ou que sofreram acidentes, e que não conseguem retornar a natureza.

O Vem Que Te Conto conheceu o Refugio Biológico e contou todos os detalhes nesse post.

Ecomuseu

O Ecomuseu é um espaço que mostra, de forma realista e lúdica a história da construção da Usina de Itaipu.

O Vem que Te Conto adorou a experiencia de visitar o Ecomuseu em Itaipu e contou tudo nesse post.

Como planejar seu passeio no Complexo Turístico de Itaipu

Como você pode ver, o Complexo Turístico de Itaipu tem um cardápio bem amplo de passeios, que agrada todas as idades e todos os gostos e que oferece diversas formas de visitar Itaipu!

No site oficial do Turismo Itaipu, você pode planejar sua visita, escolhendo cada atividade separadamente ou optando por um dos roteiros sugeridos por eles, no item “Planeje sua visita”, no Menu!

Existem sugestões de roteiros para famílias, para amigos, para casais e para grupos de estudantes. Nessas opções eles já sugerem os passeios de acordo com os horários em que são disponibilizados, otimizando seu tempo.

Visitar Itaipu vale muito a pena e eu já estou morrendo de vontade de voltar pra Foz do Iguaçu pra fazer os passeios que não tivemos tempo de fazer no Complexo Turístico de Itaipu.

Os nossos ingressos para visitar o Complexo Turístico de Itaipu foram uma cortesia da Itaipu Binacional e agradecemos a oportunidade de conhecer esse excelente espaço. As nossas opiniões expressas nesse post são sinceras e representam nossa experiência real na Usina de Itaipu.

Veja também:

7 Respostas para “Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu: o que fazer?”

  1. Fiquei “boba” com a quantidade de passeios que pode ser feito na Usina, não tinha ideia!! Tudo tão lindo e organizado.. confesso que tenho uma “queda” por por-do-sol e amei a sequencia de fotos.

    1. Também fiquei impressionada quando soube Aline! E realmente é tudo muito organizado e bem cuidado! Vale muito incluir no roteiro!

  2. Visitei Foz em 2009 e fizemos um passeio pela Usina mas não lembro bem como foi. Esse excelente post me deu muita vontade de voltar. Quero muito fazer esse roteiro de vocês.

    1. Lilian, vale a pena mesmo! Eles investiram muito no turismo lá e os passeios são bem legais!

  3. Helen, tenho certeza que o Lèo vai amar este passeio! Quando visitar Foz vou reservar um dia para conhecer a Usina!

    1. Oi Liliane, certamente ele vai amar! Reservem um dia para Itaipu mesmo! Vele muito!

    2. Oi Liliane! Reservem um dia para conhecer Itaipu mesmo! Vale muito a visita.

Deixe uma resposta