Cânions do Sul do Brasil: O que fazer, Quando ir, Quanto tempo ficar e Onde ficar?

Canion Itaimbezinho, canions do sul, cambará do sul, rs

Nesse post apresento todos os detalhes do nosso planejamento para conhecer os Canions do Sul do Brasil, em Cambará do Sul, incluindo dicas de onde ficar, o que fazer e muito mais.

Conhecer o Cânion Itaimbezinho era um sonho antigo, desde a época que fiz faculdade em Rio Grande, no Sul do RS, muuuuitos anos atrás.

Exatamente por isso, conhecer o Itaimbezinho era uma das atividades pré definidas quando organizei nosso roteiro de carro para a Serra Gaúcha.

Já escrevi sobre Nosso roteiro de Carro para a Serra Gaucha e sobre nossas hospedagens durante nossa viagem para a Serra Gaúcha e Bombinhas (SC).

Durante as pesquisas pra organizar o que fazer na região dos cânions de Cambará do Sul, fui descobrindo várias informações sobre os cânions do sul do Brasil e com isso cheguei ao nosso planejamento final.

Para facilitar vou passar aqui algumas informações que me ajudaram e que podem ser uteis para você.

Os Cânions do Sul do Brasil – O que fazer?

Uma das primeiras coisas que descobri é que o Cânion Itaimbezinho é apenas um dos cânions que ocorre na região. É o mais famoso, mas não é o único.

A região dos cânions do sul está “dividida” entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é considerada o maior complexo de cânions da América do Sul.

De forma geral, existem duas formas de visitar os cânions, através de trilhas em sua parte alta, onde é possível vê-los “de cima para baixo”, no entorno de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, ou através de trilhas por dentro dos cânions, onde dá pra vê-los de “baixo pra cima”, em Santa Catarina.

Canions do Sul do Brasil

Mapa de Localização dos Cânions do Sul do Brasil. Fonte: www.guiaaparadosdaserra.com.br

Alguns dos cânions mais conhecidos da região são os Cânions Itaimbezinho, Malacara, Fortaleza, Índios Coroados, Faxinalzinho, Churriado, Montenegro e Leão. Os Cânions Itaimbezinho e o Fortaleza são os mais visitados, e vou falar sobre eles em posts específicos, já que visitamos esses cânions com as crianças.

Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho é o mais conhecido dos cânions do sul do Brasil e fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra, facilmente acessado por Cambará do Sul.

Pode ser visitado tanto em sua parte baixa, pela Trilha do Rio dos Bois, acessando por Praia Grande, em Santa Catarina, quanto pela parte de cima, através de duas trilhas acessadas por Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Essas duas últimas trilhas, da parte alta, podem ser visitadas sem guia.

Nós visitamos a Trilha do Vértice com crianças e contamos aqui nossa experiência, incluindo informações sobre a estrutura da parte alta do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Parte alta do Canion Itaimbezinho em Cambará do Sul, RS

A Trilha do Rio dos Bois segue por dentro do Cânion Itaimbezinho e para fazê-la é obrigatório ser acompanhado por um guia credenciado do Parque Nacional dos Aparados da Serra. A trilha tem aproximadamente 8.300 metros, considerando ida e volta e o tempo de caminhada varia de 5 horas a 8 horas. A trilha é considerada de alto grau de dificuldade, sendo que a maior parte da trilha segue pelas nas pedras do leito e das margens do rio, e em vários pontos é necessário atravessar o rio. Só são permitidas pessoas a partir de 12 anos.

A Eloah e a Amanda, do Blog Marola com Carambola fizeram a Trilha do Rio dos Bois e contaram a experiência nesse post. O Blog Uma Volta e Meia também fez a Trilha e contou aqui.

Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral. O acesso ao Parque fica a 22km de Cambará do Sul, através de estrada de terra.

O Parque tem pouca estrutura: não conta com banheiros, centro de visitantes, essas coisas… Possui três trilhas principais: a Trilha do Mirante, a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Trilha da Pedra do Segredo.

Durante nossa visita ao Parque Nacional da Serra Geral fizemos a Trilha do Mirante e nesse post conto detalhes sobre nossa visita.

Parte alta do Canion Fortaleza, Cambará do Sul, RS

O Blog Mineiros na Estrada visitou as três trilhas do Cânion Fortaleza e conta informações no post.

Cânion Malacara

Fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral. A principal forma de conhecer é através de uma trilha por dentro do cânion, com aproximadamente 4h de duração, a partir da Praia Grande, em SC. Encontrei uma noticia de que o ICMBio estava, em 2017, abrindo trilhas para acesso a parte alta do cânion Malacara, mas não consegui saber se a noticia é verídica.

O Blog Viagens Cinematográficas e o Blog Mezzomondo fizeram a trilha por dentro do cânion Malacara e contaram a experiencia nesses posts específicos.

Cânion dos Índios Coroados

Está localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Pelo que verifiquei o acesso a borda do cânion é feito a partir da estrada da Serra do Faxinal, na divisa de SC com o RS. Parece que não tem placas então a melhor forma de conhecer deve ser com um guia local.

Cânion Montenegro

O Cânion Montenegro fica no Parque Nacional da Serra Geral, nas proximidades de São José dos Ausentes (RS).

A Liliane, do Blog Trilhas e Cantos, visitou a parte alta do Cânion Montenegro com a família, incluindo o filho, e conta os detalhes no posto do Blog.

Cânions Churriado, Leão e Faxinalzinho

Estão localizados no Parque Nacional da Serra Geral e a parte alta era acessada por uma trilha que saia próximo da entrada do Itaimbezinho. Pelas informações que obtive, a trilha atualmente está fechada.

Se você gostou dos Cânions de Cambará do Sul, vale a pena também conhecer o Cânion de Furnas e outras belezas naturais em Capitólio, em Minas Gerais. O Jair, do Blog Viagens e Caminhos esteve lá e compartilhou muitas dicas de O que Fazer em Capitólio.

Cânions do Sul: Quando ir

O inverno na região dos cânions é bem frio. Bem frio mesmo, podendo chegar até a temperaturas negativas!!! Por outro lado, as chances de tempo claro, com menos neblina (e portanto maiores chances de ver os cânions), é maior.

O verão é mais quente, mas as chances de neblina são maiores…

Nós fomos em janeiro, auge do verão. Dos 3 dias que ficamos por lá em um deles teve muita neblina e chuva a tarde. Em função disso não conseguimos visitar o Itaimbezinho em nossa primeira tentativa e acabamos visitando com menos tempo em nosso ultimo dia por lá.

Essa neblina é muito conhecida por lá e já li relatos de várias pessoas que tiveram o passeio aos cânions frustrado em função dela. É conhecida como “viração”. É uma neblina bem densa formada em função do choque do ar quente e do ar frio.

Mesmo no verão considere que a noite a temperatura pode baixar bem e ficar bem fresquinho, afinal, os cânions são em um local mais alto.

Canion Itaimbezinho com neblina

Viração, a neblina densa típica dos cânions do sul do Brasil tentando atrapalhar nossa visita ao Itaimbezinho

Canions do Sul: Quanto tempo ficar

Levando em consideração a quantidade de cânions que tem na região, se você quiser, pode ficar tranquilamente de 4 a 5 dias por lá, e terá opções de trilhas diferentes para fazer. Especialmente se quiser conhecer a parte de cima e a parte de baixo dos cânions.

Agora se você quiser conhecer “apenas” o principal, a parte alta dos Cânions Itaimbezinho e  Fortaleza, sugeriria passar dois dias pela região. Dessa forma você pode ir para o Parque Nacional dos Aparados da Serra em um dia, para visitar o Itaimbezinho, e no outro dia fazer o Parque Nacional da Serra Geral, e conhecer o Fortaleza.

Foi o que fizemos, já que ficamos em Cambará do Sul dois dias inteiros e mais dois meios dias (3 noites). Sinceramente, eu acho esse o mínimo de tempo necessário, especialmente se estiver com crianças, já que o ritmo para fazer as trilhas é mais lento com nossos companheiros mirins. Mas mesmo sem crianças, com esse tempo você tem mais chances de pegar tempo bom e ver os cânions sem neblina.

Tem pessoas que fazem bate-e-volta desde Gramado/Canela para conhecer os cânions, mas eu acho muito corrido. De Gramado até Cambará do Sul dá aproximadamente 2h de viagem, então acaba sobrando pouco tempo para conhecer os cânions, e acredito que fique bem corrido…

Cânions do Sul: Onde ficar

Na minha opinião, o primeiro passo para descobrir onde ficar é definir o que você quer fazer por lá: quais cânions quer conhecer e como (se pela parte alta ou por dentro do cânion).

Parte baixa dos cânions: Onde ficar em Praia Grande, SC

Se o objetivo for conhecer a parte baixa, fazendo as trilhas por dentro dos cânions, a melhor opção provavelmente será ficar hospedado em Praia Grande, em Santa Catarina. Apesar do nome, a cidade não fica no litoral, e sim no “pé” da Serra do Faxinal. A cidade é pequena, mas aparentemente tem muitas opções de hospedagens, algumas com ótima estrutura, e demais facilidades para o turismo, como agencias de turismo e restaurantes.

A seguir apresento algumas opções de hospedagens para famílias em Praia Grande

Pousada Água dos Canions: a hospedagem é feita em chalés distribuidos em uma área verde com jardins e área para piquenique. Possui pontuação 9,8 no Booking.

Refúgio Ecológico Pedra Afiada: as hospedagens são em chalés ou apartamentos e conta com parquinho e área verde. Possui pontuação 8.8 no Booking.

Pousada Refúgio das Montanhas: as hospedagens são em chalés ou apartamentos e conta com piscina adulto e infantil e área verde. Possui pontuação 9.4 no Booking.

Já reservou sua hospedagem em Praia Grande? Você pode reservar por esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking.

Parte Alta dos Cânions: Onde ficar em Cambará do Sul, RS

Se o objetivo for conhecer a parte alta dos canions, você pode optar entre ficar em São José dos Ausentes ou Cambará do Sul, ambas no RS, a depender de quais cânions tiver interesse em conhecer e o quanto estiver disposto a andar por estradas de terra.

Como nosso objetivo era conhecer a parte alta dos Cânions Itaimbezinho e Fortaleza, optamos por ficar hospedados em Cambará do Sul, que fica aproximadamente no meio do caminho para os dois, facilitando o acesso.

Cambará do Sul é uma cidade bem pequena, com um ar mais rural. Possui algumas poucas lojinhas, alguns restaurantes e várias pousadas, tanto dentro, quanto fora da cidade, para todos os gostos (e bolsos).

Cambara-do-sul-canions

Rua principal de Cambará do Sul, RS

Nós optamos ficar fora da cidade, na Pousada das Corucacas, porque gostamos de hospedagens mais rurais.

A seguir apresento mais algumas opções de hospedagem para famílias em Cambará do Sul:

Parador Casa da Montanha: conta com chalés distribuídos em uma área mais rural, com jardins, trilhas e passeios a cavalo. Possui pontuação 8,9 no Booking.

Cambará Eco Hotel: fica localizado na área mais rural, a beira de um lago e conta com piscina. Possui pontuação 9.2 no Booking

Cabanas Brisa dos Canions: hospedagem em cabanas em uma área dentro da cidade. Possui pontuação 9.1 no Booking.

Já reservou sua hospedagem em Cambará do Sul? Você pode reservar por esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking.

Uma opção a pensar, se o objetivo for conhecer tanto a parte alta quanto a baixa dos cânions, é dividir a estadia. A Eloah e a Amanda, do Blog Marola com Carambola dividiram a estadia delas entre São José dos Ausentes (RS) e Praia Grande (SC).

Cânions do Sul: como se deslocar

Outra questão a considerar na decisão de onde ficar é se estará ou não de carro. Vale ressaltar que os cânions ficam longe das cidades, e o acesso não é simples: as estradas são de terra, e as condições delas não são muito boas.

Nós fomos de carro e acessamos os Cânions ItaimbezinhoFortaleza de carro próprio. Nosso carro era bem baixo e tivemos que ir bem devagar, desviando de pedras e buracos, mas deu pra ir bem.

Estradas de acesso aos Cânions Itaimbezinho (direita) e Fortaleza (esquerda), Cambará do Sul, RS

Se não estiver de carro acredito que a melhor opção seja contratar os passeio em alguma agencia local. Você pode pedir indicação onde estiver hospedado. Pelo que vimos, a maioria das agencias por lá tem veículos 4×4 que acessam com muito mais facilidade os cânions.

agencia-passeio-canions

Explorar Cambará do Sul com 4×4 é uma das boas opções

Onde Comer em Cambará do Sul

Na região dos Cânions é comum as hospedagens maiores e aquelas localizadas mais longe do centrinho das cidades oferecerem meia pensão, com café da manhã e jantar. A Pousada das Corucacas, onde ficamos, trabalha com esse sistema de meia pensão, de forma que durante nossos dias em Cambará do Sul acabamos experimentando poucas opções de restaurantes por lá, mas vou falar abaixo sobre os que conhecemos e outras opções que descobri por lá.

Restaurante Casarão: fica bem no centrinho de Cambará do Sul e oferece buffet com preço fixo, sendo que o galeto e truta são servidos na mesa. O ambiente é simples e descontraído.
Galpão Costanera: fica no centrinho de Cambará do Sul e serve carnes e comida tipica gaucha e um ambiente bem simples. Não chegamos a conhecer.
A Taberna Restaurante: fica bem no centrinho e tem um estilo mais arrumadinho e aconchegante. É estilo bistro e serve pratos um pouco mais elaborados, como risotos e massas. Não chegamos a comer por lá, só vimos o restaurante da rua.
Bolicho Gabiroba: fica na RS-427, no meio do caminho entre Cambará do Sul e a sede do Parque Nacional dos Aparados da Serra. O ambiente é descont6raído, com ótimo atendimento. Além das refeições tem vários rotulos de cervejas artesanais para os apreciadores. A área tem também um espaço pequeno com alguns brinquedos para crianças. Visitamos o restaurante em um dos dias que fomos ao Cânion Itaimbezinho e não nos arrependemos!

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

19 Respostas para “Cânions do Sul do Brasil: O que fazer, Quando ir, Quanto tempo ficar e Onde ficar?”

  1. […] quiser saber mais sobre como planejar sua visita aos cânions do sul do Brasil, já passamos todas as nossas dicas nesse […]

  2. É um lugar maravilhoso que preciso conhecer! Tinha uma viagem marcada pra lá em 2014 que na última hora não pude ir… desde então, nunca consegui me programar para conhecer esse lugar lindo!

    1. Vai sim Camila! Certamente vai adorar!

  3. Que texto bacana! Fui aos canyons algum tempo atrás e lendo seu texto morri de vontade de voltar. Super bem escrito e detalhado.
    Obrigada

    1. Obrigada Patricia! O lugar é muito lindo! Dá vontade de voltar mesmo!

  4. Ultimamente venho lendo bastante sobre os Canions no Sul do Brasil, é uma paisagem que eu desconhecia mas vem me encantando cada vez mais! Surreal!! E no nosso país… tem que visitar!

    1. Realmente é muito lindo Gabriela! Vai sim!

  5. Mais um lugar maravilhoso desse Brasil incrível e surpreendente que não conhecia! Despertou muito minha curiosidade! 🙂

    1. Analuiza, é lindo mesmo e vale muito conhecer!

  6. Acabamos de voltar de lá maravilhados com os enorm3s e belos canyons. É uma super dica para família que curte ecoturismo

    1. Realmente Flavia! É uma maravilha pra quem gosta de Ecoturismo.

  7. […] expliquei no nosso post sobre os Cânions do Sul do Brasil, reservamos dois dias inteiros pra conhecer os […]


  8. na próxima vez que visitar o Brasil gostaria muito de conhecer os cânions. Ótimas dicas para planejar meu roteiro de ecoturismo.
    Abs

    1. Adelaide, inclui os cânions no seu roteiro sim que vai gostar!

  9. Os cânions são incríveis mesmo, adoramos conhecê-los. Obrigado pela indicação. Abraços.

    1. São muito lindos mesmo Fabio. Fiquei encantada!

  10. Post muito esclarecedor e a dica da pousada é ótima! Adorei! Obrigada 😊

    1. Que bom Keila! Obrigada!!!

Deixe uma resposta