Passeio de trem com crianças
Minas Gerais

Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro, Minas Gerais

Sempre gostamos muito de passeios de trem, e, após os filhos, sempre que possível encaixamos nos nossos roteiros um passeio de trem com as crianças.

Quando o que está disponível é um passeio de Maria Fumaça então, fica mais que perfeito, já que tem um clima super especial pra gente!

Já fizemos passeios de Maria Fumaça em Tiradentes, em São Lourenço e em Bento Gonçalves, e o passeio no Trem da Vale em Ouro Preto. Além desses, fizemos também o deslocamento ida e volta com a Inca Rail entre Ollantaytambo e Machu Picchu Pueblo, no Peru.

Somos frequentadores da região de Pouso Alto e já ficamos hospedados várias vezes em São Sebastião do Rio Verde. Desde a primeira vez que nos hospedamos lá, e soube que em Passa Quatro tinha um passeio de Maria Fumaça, fiquei morrendo de vontade de fazer. Infelizmente nossas estadias são sempre meio corridas e acabava nunca dando tempo. Em julho de 2017 chegamos a ligar pra reservar o passeio de Maria Fumaça, mas como tentei reservar no mesmo dia, já estava lotado e ficamos na lista de espera. Nessa oportunidade, chegamos a ir até Passa Quatro, mas infelizmente não conseguimos vaga pra o passeio…

Em compensação fizemos outros passeios por lá e nos encantamos com a cidade… E decidimos que da próxima vez ficaríamos por lá, e faríamos o passeio de Maria Fumaça.

E assim foi! No feriado do Dia 12 de outubro ficamos hospedados em Passa Quatro, em um grupo de onze pessoas da família, e assim que fechamos a hospedagem já liguei pra reservar o passeio de Maria Fumaça.

Planejamento e Ingressos

O passeio de Maria Fumaça é realizado em sábados de manhã e a tarde, com uma saída em cada horário, nos domingos apenas de manhã e em feriados.  Essas são as informações que constam do site do Trem da serra da Mantiqueira e que também foram confirmadas lá na bilheteria. Mas é importante confirmar já que o número de passeios e horários podem mudar em função da demanda.

Os ingressos são vendidos na bilheteria da Estação Central de Passa Quatro, mas é altamente aconselhável fazer a reserva antecipadamente e com antecedência, especialmente se pretender fazer o passeio em feriados e período de férias.

Ingressos do passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro

A reserva pode ser feita por telefone ou e-mail, seguindo as informações do site do Trem da Serra da Mantiqueira. A reserva por telefone deve ser feita de terça-feira a domingo, no horário comercial (não funciona nas segundas).

Fizemos a reserva pelo telefone e foi bem tranquilo. Pediram para informar o número de passageiros, meu nome e telefone, e só. Em nosso primeiro dia em Passa Quatro fomos a Estação Central e já retiramos os ingressos. O pagamento lá pode ser feito em dinheiro ou no cartão de credito ou débito.

Cada ingresso custou R$55,00, independente de ser para criança, adulto ou aposentado. Segundo eles esse valor é promocional, e por isso não tem diferença. O ingresso traz o número do vagão e o número do assento, que é marcado.

O Trem da Serra da Mantiqueira

O passeio é desenvolvido pela Regional Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e é chamado de Trem da Serra da Mantiqueira.

A Maria Fumaça que puxa a composição é daquelas bem tradicionais e está bem conservada. Os vagões seguem o estilo original, com a parte interna de madeira, com bancos de madeira reversíveis (o encosto se move e é possível virar os bancos tanto pra um sentido quanto para o outro). Possui janelas de vidro que abrem. Dentro do trem não tem ar condicionado, nem banheiro, nem restaurante.

No dia em que fizemos o passeio a composição estava composta pela Maria Fumaça e mais dois vagões.

Maria Fumaça e vagões utilizados no Passeio de Trem em Passa Quatro, MG

Chegamos na Estação Central de Passa Quatro meia hora antes do horário marcado para inicio do passeio, ou seja, as 14h, já que nosso passeio sairia as 14:30. Quando chegamos a Maria Fumaça já estava parada na estação e foi um bom momento para tirar fotos.

A Estação Central de Passa Quatro fica bem na área central da cidade, próximo aos restaurantes e lojas de artesanato. Possui banheiros, uma pequena lanchonete e um balcão onde são vendidos alguns artesanatos. Funciona em um prédio histórico bem bonito e bem conservado, tanto na fachada, quanto a área interna. Nas duas vezes em que estivemos por lá achamos vaga para estacionar nas proximidades da estação sem muita dificuldade.

Estação Central de Passa Quatro

Uns 15 minutos antes do passeio iniciar uma dupla de músicos iniciou uma apresentação na plataforma da estação, com viola e acordeon, tocando musicas sertanejas/caipiras. Logo em seguida formaram a fila para entrada no trem. Tudo foi bem organizado e rapidinho. Entramos, nos acomodamos e já podíamos ouvir a Maria Fumaça se preparando, apitando e soltando vapor. Adoro essa parte!

Logo em seguida uma das funcionárias fez os comunicados. Explicou como seria o passeio e as paradas. Explicou também que o violeiro iria no trem e que ele na ida tocaria no outro vagão, e na volta iria no nosso. E em seguida iniciou o passeio!

Estação Central de Passa Quatro

No passeio o trem percorre um trecho de 10km de ferrovia, da Estação Central de Passa Quatro, até a Estação Coronel Fulgêncio, na divisa com o estado de São Paulo, e depois retorna até a Estação Central de Passa Quatro. O passeio dura em torno de 2 horas.

A primeira parada acontece pouco após o inicio do passeio, na Estação Manacá. Essa parada, segundo explicação da funcionária, é feita para a caldeira da Maria Fumaça ser recarregada, de forma que ela fique com a potencia máxima para conseguir subir a serra. A parada dura uns 15 minutos e a estação tem banheiro, algumas bancas de venda de artesanato, e um funcionário a ABPF vende bebidas com um cooler. Nessa parada também é possível ficar observando a Maria Fumaça se preparar para a partida, com direito a muita fumaça e muitos apitos. Durante a parada o violeiro ficou tocando e cantando na plataforma.

Parada na Estação Manacá

Após a Estação Manacá as paisagens são mais rurais e é possível ver a serra em vários pontos. A paisagem é bem bonita, com algumas travessias de riachos, passagem por fazendas, montanhas, etc.

Paisagens durante o Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro

No final do caminho a Maria Fumaça para na Estação Coronel Fulgêncio, a 1.085m de altitude. Essa estação também conta com banheiros, uma exposição fotográfica, o cooler com venda de bebidas e bancas onde são vendidos alguns artesanatos, algumas frutas e sorvete de saquinho ou sacolé. A partir dessa Estação uma guia leva quem tem interesse até o túnel que fica na divisa de Minas Gerais e São Paulo e que teve um importante significado em uma das batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932, quando o Estado de São Paulo tentou se separar do restante do Brasil.

Esse passeio é feito andando pelo trilho do trem e é bem fácil. Uns 10 minutos de caminhada e chegamos até o túnel. Entramos nele e caminhamos por um trecho e depois retornamos para a Maria Fumaça. A guia foi explicando sobre a história do local e muitas curiosidades.

Estação Coronel Fulgêncio e o Tunel 

Enquanto fizemos o passeio até o túnel a Maria Fumaça se moveu por um trilho paralelo passando para o local oposto do trem, e no caminho de volta puxou o trem virada ao contrario, de marcha a ré. 

O caminho de volta é feito direto, sem parada na Estação Manacá. Como fizemos o passeio a tarde, a luz de fim de tarde deixou as paisagens ainda mais bonitas. O violeiro veio tocando e cantando no nosso vagão e foi bem divertido. Ele tocou várias músicas conhecidas e os passageiros se animaram, cantaram junto. Na chegada à cidade o trem vai apitando e as crianças adoraram ficar cumprimentando as pessoas pelas ruas. Todo mundo acena para o trem e as crianças se divertiram acenando para todo mundo!

Achamos o passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro muito bem organizado, divertido e as vistas são bem bonitas! Alias, dos passeios de Maria Fumaça que já fizemos, achamos o mais bonito em termos de paisagem.

11 thoughts on “Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro, Minas Gerais”

  1. Que legal esse passeio, adorei a dica! Ainda tenho que fazer o de Bento Gonçalves também, que está aqui perto de nós. Estes passeios são mesmo legais né? Também te indico o de Curitiba até Morretes ou Paranaguá, vão amar. Gostei muito do post e de todas as dicas.

  2. Adorei o post e as fotos! Amo fazer esses passeios de Maria Fumaça. O interior de Minas é lindo demais. Já estive em Passa Quadro e adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *