Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana: uma viagem no tempo para aprender sobre a colonização italiana em Bento Gonçalves

Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Já ouviu falar do Passeio de Maria Fumaça e do Parque Epopéia Italiana em Bento Gonçalves?

Quando comecei a planejar nosso roteiro para a Serra Gaúcha de carro tinha algumas atrações/passeios que considerava certos no roteiro.

Um deles era o Trem do Vinho, o famoso passeio de Maria Fumaça que vai da estação de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa. Somos apaixonados por passeios de trem e já fizemos em vários lugares, então esse era certo!

Seguindo a sugestão de alguns blogs, descartei logo a possibilidade de fazermos um bate-e-volta a partir de Gramado e decidimos ficar uns dias em Bento Gonçalves para explorar um pouco mais das atrações da cidade.

Já contamos sobre nosso planejamento e nosso roteiro completo para a Serra Gaucha, e sobre nossas hospedagens durante a viagem.

Ingressos – Trem do Vinho e Parque Epopéia Italiana

Fiz a compra do tickets para o Passeio de Maria Fumaça com meses de antecedência no site da Giordani Turismo, que é a agência responsável por esse passeio e tive que adaptar as datas pois já não tinha o dia exato que queria. Ou seja, é super importante reservar esse passeio com muita (muita mesmo) antecedência. Nós fechamos as reservas em outubro, pra viajar em janeiro e tinha datas esgotadas. Aconselho fazer a reserva com ao menos 4 meses de antecedência, e se for pro período do Natal Luz ou feriados, o melhor é reservar com ao menos 6 meses de antecedência.

A outra possibilidade é fechar via agências que fornecem o passeio saindo de Gramado, que incluem outras atividades e serviços (ônibus, almoço, passeio em vinícola e/ou passeio na fábrica da Tramontina, além da Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana). Como já tínhamos decidido ficar por dois dias em Bento Gonçalves, comprar pela Giordani era a melhor opção para nossa família.

Veja mais sobre nosso roteiro de 2 dias em Bento Gonçalves.

A compra foi feita pelo email, com envio de comprovante de depósito e recebi os vouchers também por email. Tudo bem simples.

O ingresso incluía o passeio de trem de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa – Trem do Vinho, a volta em ônibus de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves e o ticket de entrada no Parque Epopéia Italiana, que fica bem perto da estação ferroviária de Bento Gonçalves.

Se quiser reservar sua hospedagem em Bento Gonçalves, você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. Você não vai pagar nada a mais por isso, e nós vamos receber uma comissão que vai nos ajudar a manter o Ninho de Jiripoca sempre atualizado.

O Passeio de Maria Fumaça – o Trem do Vinho

No dia do passeio chegamos a estação ferroviária de Bento Gonçalves quarenta minutos antes do embarque, apresentei os vouchers e nossos documentos no guichê , e recebemos os tickets. A partir dai nos sentamos nos bancos disponíveis na plataforma e aguardamos. Aos poucos os demais passageiros foram chegando, em pequenos ou em grandes grupos que chegavam nos ônibus, bem como músicos, que começaram a tocar animadas músicas italianas e pessoas servindo vinho e suco de uva. Cada um de nós ganhou uma taça de acrílico, que seria abastecida ao longo da viagem.

Aguardando o embarque no Trem do Vinho na estação ferroviária de Bento Gonçalves

Aproveitamos esse tempo pra tirar uma daquelas fotos jacu tradicionais, de família italiana chegando no Brasil. Pena que o Fernando odiou a foto e censurou sua divulgação… Hahaha Mas deixo uma dica. Se você quer tirar uma foto dessas, deixe pra fazer isso na estação de Bento Gonçalves. Fazer a foto com a Maria Fumaça e a plataforma da estação ao fundo é muito mais legal que dentro de um estúdio. 😉

Na hora do embarque anunciaram, entramos no vagão sinalizado no ticket e sentamos nos acentos marcados.

No início da viagem no Trem do Vinho já explicaram como seria o percurso e que teríamos uma parada de alguns minutos na estação de Garibaldi, reembarcaríamos e seguiríamos até Carlos Barbosa.

O trem saiu e começou a diversão! Além do balanço bom do trem (que amamos), alguns grupos de música e teatro, contando histórias engraçadas, foram se revezando pelos vagões, com as pessoas vestidas com roupas típicas dos imigrantes italianos! Todos no trem entraram bem no ritmo da brincadeira, dançaram e cantaram “La bella polenta”. Achamos bem divertido e as crianças amaram!!!

Passeio de Maria Fumaça (Trem do Vinho) em Bento Gonçalves

Na estação de Garibaldi descemos e passamos por ali um pouco com o fundo musical italiano e outra rodada de vinho e suco de uva. E seguimos pro último trecho do passeio de Maria Fumaça no mesmo ritmo!

Estação ferroviária de Garibaldi durante a parada do Trem do Vinho

Tudo é tão animado que o passeio de 1 hora e meia passa rapidinho!

Ao final do passeio saímos da estação e embarcamos em um dos ônibus que estavam aguardando pra levar os passageiros de volta pra Bento Gonçalves. O deslocamento é rapidinho.

Parque Epopéia Italiana

Chegamos na estação de Bento Gonçalves e seguimos para o prédio quase em frente, onde funciona o Parque Epopéia Italiana. Aguardamos alguns minutos até a hora do próximo grupo e embarcamos numa viagem no tempo!

O Parque Epopéia Italiana é na verdade é um teatro interativo, que conta a história da vinda dos imigrantes italianos para o Brasil. Ao longo da história a plateia participa de parte das cenas e a peça vai se movimentando (vamos andando mesmo) por diversas “salas” que representam parte da Itália, um navio, o porto no Brasil, Bento Gonçalves, tudo com uma cenografia bem interessante! O ator era um espetáculo a parte! Divertidíssimo, com um sotaque italiano a lá novela da Globo, ora chamando um de Genaro, ora outro de Francesco. Acabei não tirando fotos no Parque Epopéia Italiana, então as fotos do post são do site da atração.

Parque Epopéia Italiana. Fotos: https://www.giordaniturismo.com.br/epopeiaitaliana

Não sei se fui muito tocada pela história, em função de minha família por parte de avô paterno ter imigrado da Itália pro Brasil, mas eu adorei o Parque Epopéia Italiana!!! E achei uma forma super lúdica e divertida de mostrar a história pras crianças! Eles ficaram vidrados em tuuuudo do início ao fim!

Ao final do espetáculo, só pra não perder o costume, serviram vinho, suco de uva e uns biscoitinhos deliciosos da colonia.

Adoramos o programa do dia, que foi fechado com chave de ouro!

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

6 Respostas para “Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana: uma viagem no tempo para aprender sobre a colonização italiana em Bento Gonçalves”

  1. […] Dia 11/01: Bento Goncalves – passeio no Vale dos Vinhedos, visita a Miolo, passeio de Maria Fumaça e Epopeia Italiana […]

  2. Esse passeio é maravilhoso. Ainda não conseguimos fazer com nossa pequena.

    1. Aline, é uma delícia! Levem a filhota e não vão se arrepender!

  3. […] fizemos passeios de Maria Fumaça em Tiradentes, em São Lourenço e em Bento Gonçalves, e o passeio no Trem da Vale em Ouro Preto. Além desses, fizemos também o deslocamento ida e […]

  4. […] Dia 11/01: Bento Goncalves – passeio no Vale dos Vinhedos, visita a Miolo, passeio de Maria Fumaça e Epopeia Italiana […]

  5. […] Paramos no centro de Bento Gonçalves, comemos em uma lanchonete e seguimos para a estação de trem para nosso passeio de Maria Fumaça. Após o passeio fizemos a visita ao Parque Epopéia Italiana, incluído no ingresso do trem. Nesse post voce encontra todos os detalhes sobre nosso passeio deMaria Fumaça e no Parque Epopéia Italiana. […]

Deixe uma resposta