Maria Fumaça em Bento Gonçalves
Serra Gaúcha

Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana: uma viagem no tempo para aprender sobre a colonização italiana em Bento Gonçalves

Quando comecei a planejar nosso roteiro para a Serra Gaúcha de carro tinha algumas atrações/passeios que considerava certos no roteiro.

Um deles era o Trem do Vinho, o famoso passeio de Maria Fumaça que vai da estação de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa. Somos apaixonados por passeios de trem e já fizemos em vários lugares, então esse era certo!

Seguindo a sugestão de alguns blogs, descartei logo a possibilidade de fazermos um bate-e-volta a partir de Gramado.

Nesse post contamos sobre nosso planejamento e nosso roteiro completo para a Serra Gaucha, e nesse post contamos sobre nossas hospedagens durante a viagem.

Fiz a compra do tickets com meses de antecedência no site da Giordani Turismo, que é a agência responsável por esse passeio e já tive que adaptar as datas pois já não tinha o dia exato que queria. Ou seja, é super importante reservar esse passeio com muita (muita mesmo) antecedência. Nós fechamos as reservas em outubro, pra viajar em janeiro e tinham datas esgotadas. Aconselho a fazer a reserva com o menos 4 meses de antecedência, e se for pro período do Natal Luz ou feriados, o melhor é reservar com ao menos 6 meses de antecedência.

A outra possibilidade é fechar via outras agências que incluem outras atividades e serviços (ônibus, almoço, passeio em vinícola, passeio na fábrica da Tramontina, etc.). Como já tinhamos decidido ficar por dois dias em Bento Gonçalves, comprar pela Giordani era a melhor opção para nossa família.

Nesse post contamos sobre nosso roteiro de 2 dias em Bento Gonçalves.

A compra foi feita pelo email, com envio de comprovante de depósito e recebi os vouchers também por email. Tudo bem simples.

O ingresso incluia o passeio de trem de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, a volta em ônibus de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves e o ticket de entrada no Parque Epopéia Italiana, que fica bem perto da estação ferroviária de Bento Gonçalves.

No dia do passeio chegamos a estação ferroviária de Bento Gonçalves quarenta minutos antes do embarque, apresentei os vouchers e nossos documentos no guichê , e recebemos os tickets. A partir dai nos sentamos nos bancos disponíveis na plataforma e aguardamos. Aos poucos os demais passageiros foram chegando, em pequenos ou em grandes grupos que chegavam nos ônibus, bem como músicos, que começaram a tocar animadas músicas italianas e pessoas servindo vinho e suco de uva. Cada um de nós ganhou uma taça de acrílico, que seria abastecida ao longo da viagem.

Aguardando o embarque no Trem do Vinho na estação ferroviária de Bento Gonçalves

Aproveitamos esse tempo pra tirar uma daquelas fotos jacu tradicionais, de família italiana chegando no Brasil. Pena que o Fernando odiou a foto e censurou sua divulgação… Hahaha Mas deixo uma dica. Se você quer tirar uma foto dessas, deixe pra fazer isso na estação de Bento Gonçalves. Fazer a foto com a Maria Fumaça e a plataforma da estação ao fundo é muito mais legal que dentro de um estúdio. 😉

Na hora do embarque anunciaram, entramos no vagão sinalizado no ticket e sentamos nos acentos marcados.

No início da viagem de trem já explicaram como seria o percurso e que teríamos uma parada de ulguns minutos na estação de Garibaldi, reembarcaríamos e seguiríamos até Carlos Barbosa.

O trem saiu e começou a diversão! Além do balanço bom do trem (que amamos), alguns grupos de música e teatro, contando histórias engraçadas, foram se revezando pelos vagões, com as pessoas vestidas com roupas típicas dos imigrantes italianos! Todos no trem entraram bem no ritmo da brincadeira, dançaram e cantaram “La bella polenta”. Achamos bem divertido e as crianças amaram!!!

Passeio de Maria Fumaça (Trem do Vinho) em Bento Gonçalves

Na estação de Garibaldi descemos e passamos por ali um pouco com o fundo musical italiano e outra rodada de vinho e suco de uva. E seguimos pro último trecho no mesmo ritmo!

Estação ferroviária de Garibaldi durante a parada do Trem do Vinho

Tudo é tão animado que o passeio de 1 hora e meia passa rapidinho!

Ao final do passeio saímos da estação e embarcamos em um dos dezenas de ônibus que ficam aguardando pra levar os passageiros de volta pra Bento Gonçalves. O deslocamento é rapidinho, massas crianças apagaram!

Chegamos na estação de Bento Gonçalves e seguimos para o prédio quase em frente, onde funciona o Parque Epopéia Italiana. Aguardamos alguns minutos até a hora do próximo grupo e embarcamos numa viagem no tempo!

O Parque na verdade é um teatro interativo, que conta a história da vinda dos imigrantes italianos para o Brasil. Ao longo da história a plateia participa de parte das cenas e a peça vai se movimentando (vamos andando mesmo) por diversas “salas” que representam parte da Itália, um navio, o porto no Brasil, Bento Gonçalves, tudo com uma cenografia bem interessante! O ator era um espetáculo a parte! Divertidíssimo, com um sotaque italiano a lá novela da Globo, ora chamando um de Genaro, ora outro de Francesco. Acabei não tirando fotos no Parque, então as fotos do post são do site da atração.

Parque Epopéia Italiana. Fotos: https://www.giordaniturismo.com.br/epopeiaitaliana

Não sei se fui muito tocada pela história, em função de minha família por parte de avo paterno ter imigrado da Itália pro Brasil, mas eu adorei!!! E achei uma forma super lúdica e divertida de mostrar a história pras crianças! Eles ficaram vidrados em tuuuudo do início ao fim!

Ao final do espetáculo, só pra não perder o costume, serviram vinho, suco de uva e uns biscoitinhos deliciosos da colonia.

Adoramos o programa do dia, que foi fechado com chave de ouro!

3 thoughts on “Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana: uma viagem no tempo para aprender sobre a colonização italiana em Bento Gonçalves”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s