Serra Gaúcha

Nossa viagem de carro para a Serra Gaucha – planejamento e roteiro

Em meados de  2015 já estava pesquisando as possibilidades para nossas férias de 2016, que dessa vez teriam que ser em janeiro, férias escolares, já que as crianças iam iniciar no 1o ano, um dos nossos desafios foi o alto custo das viagens em janeiro.

Comecei a ficar tensa com os preços nesse período, como já é bem conhecido, por ser altíssima temporada por aqui.

Queria muito voltar a Serra Gaúcha e conferir, agora com filhos, todas as novidades que tinha ouvido e lido sobre essa região, além de conhecer lugares que faziam parte de um sonho antigo.

Como gostamos de viajar de carro, e tínhamos quase 30 dias pra viajar, optamos por fazer um roteiro com nosso carro, saindo do Rio de Janeiro, onde moramos, e seguindo até a Serra Gaúcha.

Nosso trio confortavelmente instalado para a viagem de carro

Após estudar bastante em blogs, grupos de viagens, sites, montamos o roteiro abaixo, que incluiu paradas para dormir, e alguns dias nas cidades que usamos como base. A sequência do roteiro considerou nosso interesse em começar por Gramado para aproveitar os o Natal Luz, que ainda estaria ocorrendo no inicio de janeiro. Os demais destinos foram encaixados de forma a organizar a logística do roteiro.

As cidades escolhidas como bases foram Gramado, para visitar as diversas atrações de Gramado e Canela, Bento Gonçalves, pra fazer o passeio de Maria Fumaça e conhecer o Caminhos de Pedra, Cambará do Sul, para conhecer os caninos que povoavam minha mente desde muuuuitos anos antes, e Bombinhas, para curtirmos uma praia tranquila e ter uns dias mais relax no final das férias. Alem dessas tivemos também alguns dias em Sorocaba (na verdade Araçoiaba da Serra), visitando minha família. Aqui tem uma descrição das pousadas que escolhemos .

Como preferimos dividir os grandes deslocamentos de carro em trechos de, no máximo 600 km, no trecho de ida, entre Sorocaba e Gramado, aproximadamente 1100km, incluímos duas pernoites, uma em Curitiba e outra em Lages (SC). Dessa forma a viagem ficou menos cansativa pra todos nós.

Em nossas viagens de carro sempre incluímos umas paradas, a cada 3h aproximadamente, para usar o banheiro e esticar as pernas. Essa parada foi na divisa de SC e RS

Como gostamos de estradas e vi algumas citações de que a BR-116 passava por uma bonita região no trecho entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, optamos por ir de Curitiba a Gramado por essa rodovia, e retornamos pelo litoral, pela BR-101.

Fiz um post específico falando um pouco das estradas que percorremos.

Além disso, como minha família mora em Sorocaba (SP), encaixamos uns dias lá tanto na ida quanto na volta, pra aproveitamos a família e também darmos uma “quebrada” na viagem.

No total rodamos 4.060 quilômetros, em 28 dias.

Vamos agora ao nosso roteiro final. Nos próximos posts vou incluir informações sobre nosso roteiro em cada lugar.

24 thoughts on “Nossa viagem de carro para a Serra Gaucha – planejamento e roteiro”

  1. Gostaria de ter me aventurado mais em viagens de carro pelo brasil enquanto morava aí, mas smepre me desanimava um pouco pela incerteza das condições das estradas e pela irresponsabilidade de muitos motoristas. foi bem legal ler um relato positivo e ver o roteiro legal que vocês montaram nessa roadtrip.
    Me deu vontade de me aventurar um pouco pelas estradas na nossa próxima ida ao Brasil!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s