Casa da Ovelha: passeio imperdível com crianças em Bento Gonçalves

Casa da Ovelha com crianças

Na tarde do dia em que fizemos o roteiro do Caminho de Pedras em Bento Gonçalves fomos conhecer a Casa da Ovelha.

Conheça nosso Roteiro de 2 dias em Bento Gonçalves  e nosso roteiro de carro pela Serra Gaúcha

A Casa da Ovelha fica no roteiro Caminhos de Pedra e é um laticínio que produz iogurte, queijos, doces e cosméticos a partir do leite de novela originário da criação deles.

Se quiser reservar sua hospedagem em Bento Gonçalves, você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. Você não vai pagar nada a mais por isso, e nós vamos receber uma comissão que vai nos ajudar a manter o Ninho de Jiripoca sempre atualizado.

Além de funcionar como loja que comercializa os produtos próprios, a Casa da Ovelha oferece algumas opções de tours onde é possível conhecer algumas atividades relacionadas a criação das ovelhas. Estas atividades se encaixam no que eles chamam de Parque da Ovelha.

Vista externa da Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves

Ingressos e estrutura da Casa da Ovelha

A Casa da Ovelha tem várias atividades disponíveis, como amamentação dos filhotes, tosquia, cuidados com o rebanho, pastoreio com os cães da raça Border Collie, ordenha, degustação dos produtos da casa. As atividades são realizadas em horários específicos ao longo do dia e na frente da casa fica exposto um quadro com a programação dos passeios do dia e os respectivos horários.

Se você estiver viajando por conta própria sugiro que pare primeiro na Casa da Ovelha, faça a reserva das atividades que quer acompanhar e organize os demais passeios no Caminhos de Pedra em função disso. Não fizemos isso e quase perdemos a chance das crianças amamentarem as ovelhinhas!

Os ingressos para as atividades são vendidos na loja, na parte da frente da Casa da Ovelha, onde tem também venda de bebidas e banheiros. Assim que chegamos vi que dali a pouco tempo teria a atividade de amamentação dos filhotes e, em seguida a demonstração dos cães pastores. Na hora de comprar os ingressos nos informaram que a atividade de amamentação estava lotada e que era possível acompanhar a atividade, mas não amamentar as ovelhinhas, pois tinha um numero limitado de filhotes a ser amamentado.

Após a compra dos ingressos aguardamos uns vinte minutos até chamarem nosso grupo. Na frente da loja da Casa da Ovelha eles disponibilizam chapéus de palha para os visitantes, e todos entramos no clima da fazenda, até porque o sol estava castigando!

Amamentação das ovelhinhas na Casa da Ovelha

Na hora marcada nossa guia reuniu o grupo e entramos na fazenda. Passamos pela área onde as ovelhas adultas são alimentadas e ela fez uma pausa para vermos e fez uma explicação geral sobre a criação e lida com as ovelhas.

Em seguida fomos até uma área de gramado, sob a sombra de uma árvore onde tinha um cercado com vários filhotes de ovelha e bancos de madeira onde nos acomodamos. Ali ela explicou um pouco sobre o cuidado com os filhotes e, com uma lista na mão começou a chamar uma a uma as pessoas que teriam a oportunidade de amamentar uma ovelhinha. Nesse momento ela retirava um dos filhotes do cercado, colocava próximo a pessoa, entregava a mamadeira e explicava como posicionar a mamadeira pra dar pro filhote.

Atividade de amamentação dos filhotes na Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves

Já tinha explicado pras crianças que o nome delas não estava na lista, mas claro que eles estavam “aguados” pra dar a mamadeira! Felizmente nossa vizinha de banco tinha o nome na lista, estava sozinha e chamou a crianças pra a ajudarem na “árdua tarefa” de amamentar uma ovelhinha fofa!!! Claro que eles amaram! E eu não me coube de alegria e agradeci mil vezes pra ela! Terminada a amamentação, as ovelhinhas ainda ficaram dando umas voltas por ali, e em seguida foram recolhidas e nós fomos levado de volta a entrada da fazenda para aguardarmos nossa próxima atividade.

Demonstração de Pastoreio com cães Border Collie na Casa da Ovelha

A guia dessa segunda atividade nos encontrou na entrada da Casa da Ovelha e seguimos para a demonstração de pastoreio com os cães da raça Border Collie.

O grupo saiu pontualmente no horário marcado e fomos levados até uma imensa área gramada e acomodados em bancos de madeira. A guia chegou com uma fêmea de Border Collie, a apresentou para o grupo e explicou um pouco sobre o treinamento que dão para os cães e como eles são usados no pastoreio. Em seguida fez a demonstração de alguns comandos.

Após essa apresentação trouxeram para o gramado um grupo de ovelhas e a treinadora iniciou os comandos de pastoreio, sempre explicando pro nosso grupo. Em um momento o bando de ovelhas foi calmamente direcionado para os bancos onde estávamos sentados e as ovelhas passaram entre nós.

Demonstração de pastoreio com cães Border Collie na Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves

Ao final as pessoas foram autorizada a acariciar a cachorra, que era bem calma. As crianças adoraram tudo!!!

O Blog Felipe o Pequeno Viajante participou também de outras atividades na Casa da Ovelha, como demostração do Rebanho, Degustação e Falcoaria, que aparentemente é uma atividade mais recente pois não estava na programação quando estivemos lá.

Achamos as duas atividades ótimas, bem organizadas, bem explicadas, e interessantes tanto para adultos quanto para crianças!

Considero o passeio a Casa da Ovelha imperdível, especialmente se estiver com em Bento Gonçalves com crianças!

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: Ticketbar e GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

 

Veja também:

14 Respostas para “Casa da Ovelha: passeio imperdível com crianças em Bento Gonçalves”

  1. […] Gramado – Bento Goncalves (RS), passeio no Caminhos de Pedra, incluindo a Casa da Ovelha e checkin na […]

  2. Que legal, não conhecia essa atividade em Bento Gonçalves, estou precisando voltar a Bento (adoro os vinhos de lá!), e já sei o que fazer com os pequenos!!

    1. Vai sim Francisco! Eles certamente vão adorar!

  3. Que lugar fofo é Bento Gonçalves, infelizmente só passei pela cidade, mas quero muito voltar e conhecer mais da cidade!

    1. Vale mesmo a pena explorar mais! Eu mesma quero voltar! 😉

  4. Que atividade diferente! Uma boa opção para crianças. Não conhecia, mas já anotei a dica para minha próxima viagem para Bento Gonçalves

    1. Pois é! Achamos uma opção bem legal! 😉

  5. Que passeio diferente! Achei uma gracinha seus filhos dando de mamar para os filhotinhos!
    Parece um ótimo passeio para se fazer com crianças 🙂

    1. Laura, realmente é muito interessante pra crianças! Mas pra adultos também é bem interessante. 🙂

  6. meu sobrinho fez esse passeio e adorou!! não sei se ficou mai smaluco com as ovelhas ou com os caes ahueaheu

    1. Pois é! Da pra ficar na dúvida mesmo! O passeio é bem legal mesmo…

  7. […] de pastoreio. O passeio custa R$15, idosos R$10. Quem foi e recomenda é o blog Ninho de Jiripoca. A lujinha é cheeeeeeeeeeeeeeia de coisas de ovelha, obviamente. Lembrei de quando quando estava […]

  8. […] 10/01: Deslocamento Gramado – Bento Goncalves (RS), passeio no Caminhos de Pedra, incluindo a Casa da Ovelha e checkin na […]

  9. […] nos recuperarmos um pouco voltamos parte do Caminho das Pedras até a Casa da Ovelha, que era o último passeio programado para o […]

Deixe uma resposta