Amamentando as ovelhinhas na Casa da Ovelha
Serra Gaúcha

Casa da Ovelha: passeio imperdível com crianças em Bento Gonçalves

Na tarde do dia em que fizemos o roteiro do Caminho de Pedras em Bento Gonçalves fomos conhecer a Casa da Ovelha.

Conheça nosso Roteiro de 2 dias em Bento Gonçalves aqui e nosso roteiro completo de carro pela Serra Gaúcha aqui.

A Casa da Ovelha fica no roteiro Caminhos de Pedra e é um laticínio que produz iogurte, queijos, doces e cosméticos a partir do leite de ovelha, originário da criação deles.

Além de funcionar como loja que comercializa os produtos próprios, oferece algumas opções de tours onde é possível conhecer algumas atividades relacionadas a criação das ovelhas. Estas atividades se encaixam no que eles chamam de Parque da Ovelha.

Vista externa da Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves

Tem opção de amamentação dos filhotes, tosquia, cuidados com o rebanho, pastoreio com os cães da raça Border Collie, ordenha, degustação dos produtos da casa. As atividades são realizadas em horários específicos ao longo do dia e na frente da casa fica exposto um quadro com a programação dos passeios do dia e os respectivos horários.

Se você estiver viajando por conta própria sugiro que pare primeiro na Casa da Ovelha, faça a reserva das atividades que quer acompanhar e organize os demais passeios no Caminhos de Pedra em função disso. Não fizemos isso e quase perdemos a chance das crianças amamentarem as ovelhinhas!

Os ingressos para as atividades são vendidos na loja, na parte da frente da fazenda. Assim que chegamos vi que dali a pouco tempo teria a atividade de amamentação dos filhotes e, em seguida a demonstração dos cães pastores. Na hora de comprar os ingressos nos informaram que a atividade de amamentação estava lotada e que era possível acompanhar a atividade, mas não amamentar as ovelhinhas, pois tinha um numero limitado de filhotes a ser amamentado. 😦

Após a compra dos ingressos aguardamos uns vinte minutos até chamarem nosso grupo. Na frente da loja eles disponibilizam chapéus de palha para os visitantes, e todos entramos no clima da fazenda, até porque o sol estava castigando!

Na hora marcada nossa guia reuniu o grupo e entramos na fazenda. Passamos pela área onde as ovelhas adultas são alimentadas e ela fez uma pausa para vermos e fez uma explicação geral sobre a criação e lida com as ovelhas.

Em seguida fomos até uma área de gramado, sob a sombra de uma árvore onde tinha um cercado com vários filhotes de ovelha e bancos de madeira onde nos acomodamos. Ali ela explicou um pouco sobre o cuidado com os filhotes e, com uma lista na mão começou a chamar uma a uma as pessoas que teriam a oportunidade de amamentar uma ovelhinha. Nesse momento ela retirava um dos filhotes do cercado, colocava próximo a pessoa, entregava a mamadeira e explicava como posicionar a mamadeira pra dar pro filhote.

Atividade de amamentação dos filhotes na Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves

Já tinha explicado pras crianças que o nome delas não estava na lista, mas claro que eles estavam “aguados” pra dar a mamadeira! Felizmente nossa vizinha de banco tinha o nome na lista, estava sozinha e chamou a crianças pra a ajudarem na “árdua tarefa” de amamentar uma ovelhinha fofa!!! Claro que eles amaram! E eu não me coube de alegria e agradecimento mil vezes pra ela! Terminada a amamentação as ovelhinhas ainda ficaram dando umas voltinhas por ali, e em seguida foram recolhidas e nós fomos levado de volta a entrada da fazenda para encontrarmos com a outra guia e seguirmos para a demonstração de pastoreio com os cães da raça Border Collie.

O grupo saiu pontualmente e fomos levado até uma imensa área gramada e acomodados em bancos de madeira. A guia chegou com uma fêmea de Border Collie, a apresentou para o grupo e explicou um pouco sobre o treinamento que dão para os cães e como eles são usados no pastoreio. Em seguida fez a demonstração de alguns comandos. Em seguida trouxeram para o gramado um grupo de ovelhas e a treinadora iniciou os comandos de pastoreio, sempre explicando pro nosso grupo. Em um momento o bando de ovelhas foi calmamente direcionado para os bancos onde estávamos sentados e as ovelhas passaram entre nós.

Demonstração de pastoreio com cães Border Collie na Casa da Ovelha, em Bento Gonçalves

Ao final as pessoas foram autorizada a acariciar a cachorra, que era bem calma. As crianças adoraram tudo!!!

Achamos as duas atividades ótimas, bem organizadas, bem explicadas, e interessantes tanto para adultos quanto para crianças!

Considero imperdível se estiver com crianças em Bento Gonçalves!

1 thought on “Casa da Ovelha: passeio imperdível com crianças em Bento Gonçalves”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s