Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu com crianças

roteiro em foz de iguaçu com crianças

Em janeiro de 2018 aproveitamos uns dias de férias pra finalmente conhecer um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil e encaixamos todas as principais atrações em um roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu com crianças.
Nosso roteiro priorizou a visita as cataratas, tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino e incluímos ainda outras atrações que agradam crianças e adultos na cidade. Aliás, vale ressaltar que Foz tem investido muito no turismo, e com isso existem varias atrações por lá que você pode encaixar no seu roteiro.

Deslocamentos

Viajamos pra Foz do Iguaçu de carro, a partir do Rio de Janeiro, onde moramos, e com isso todo nosso deslocamento por lá foi de carro mesmo. Achamos bem simples de se locomover pela cidade, que possui várias avenidas grandes, que cruzam a cidade de um lado ao outro. Fizemos todos os deslocamentos nos guiando com o Waze e ele funcionou perfeitamente. Estacionar foi relativamente fácil também. As atrações sempre tem estacionamentos disponível (pago, na maior parte das vezes) e quando precisamos estacionar na área mais central foi só procurar um pouquinho. Tem muitos radares de controle de velocidade pela cidade, então fique atento as placas e aos limites de velocidade.

Passeio de carro por Foz de Iguaçu

Achamos bem prático estar de carro pois conseguimos nos locomover facilmente, sem depender de horários de transfer, etc. Com as crianças achamos essa mobilidade uma maravilha! Usamos nosso carro para fazer quase todos os passeios, com exceção apenas da ida ao Paraguai pra fazer umas comprinhas. Nesse caso fomos com nosso carro até próximo a Ponte da Amizade, o deixamos em um estacionamento e fomos e voltamos a pé ao Paraguai.

Quer alugar carro em Foz do Iguaçu? O Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link. 

Mas se dirigir em Foz do Iguaçu não é uma opção pra você, não se desespere! Nesse post do Vem que Te Conto tem dicas para se locomover na cidade de transfer, taxi e ônibus.

Clima em Foz do Iguaçu no verão

Viajamos para Foz do Iguaçu em janeiro de 2018, e portanto, em pleno verão. Já tinha ouvido falar bastante que o verão lá é bem quente e chuvoso. E realmente estava bem quente durante nossa estadia! Assim, tipo verão carioca!!!

Nossos dias lá foram bem quentes e ensolarados, com aquele céu azul lindo! Em apenas um dos dias choveu e ficou bem nublado.

A noite era sempre um pouco mais fresquinho, agradável pra dormir.

Se for visitar Foz do Iguaçu no verão, não esqueça do chapéu e do protetor solar, especialmente para as crianças! E capas de chuvas também podem ser bem úteis!

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu tem uma oferta bem grande de hospedagem, para todos os gostos e bolsos, e, consequentemente escolher hospedagem lá não é uma tarefa muito fácil. Apesar dessa grande disponibilidade de hotéis na cidade, encontrar um que comportasse nossa família, com 2 adultos e 3 crianças, com 8 anos na época da viagem, não foi nada fácil!

Ressalto que, a princípio já descartamos a opção de nos hospedarmos em algum dos resorts de Foz. Claro que achamos que resorts são uma maravilha com crianças, mas como teríamos apenas 5 dias inteiros em Foz e já tínhamos programação para todos os dias achamos que não valeria a pena o investimento nesse tipo de hospedagem sendo que teríamos pouco tempo pra aproveitar o que o resort tinha a oferecer.

Por outro lado também não somos muito fãs de ficar hospedados em prédios, “presos” em um apartamento… Ainda mais por 6 noites…

Como estávamos de carro precisávamos também de uma hospedagem com estacionamento, mas por outro lado, a distância não era um problema pra nós.

Fiz pesquisas na internet, no Booking, no Tripadvisor, enviei emails e finalmente encontramos o que queríamos!

A Pousada Guata Porã oferece chalés com dois ambientes distribuídos em uma área verde bem grande, e está localizada próximo a entrada do Parque das Aves e do Parque Nacional de Iguaçu. Tem piscina e uma área externa para as crianças, bicicletas disponíveis para uso dos hóspedes.

Pousada Guata Porã, em Foz do Iguaçu

A diária inclui um café da manhã delicioso, servido em uma área super charmosa, e  a pousada também oferecem também a opção de jantar, no sistema buffet, cobrado por pessoa.

Achamos um excelente custo-beneficio e as crianças amaram! 

Mas existem outras opções de hospedagens para famílias em Foz do Iguaçu, com todas a opções de preços e estrutura, e apresento algumas sugestões abaixo:

  • Belmond Hotel das Cataratas: com pontuação 8,9 no Booking, tem quartos família, piscina, quadra de tenis, restaurantes e bar e está localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, de frente para as Cataratas do Iguaçu.
  • Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort: com pontuação 8,9 no Booking  tem quartos família,  e as comodidades incluem restaurantes, bares, piscinas, quadra de tênis e clube infantil temático da Turma da Mônica. Apesar de não ficar na área central oferece a opção de transfer para as atrações da cidade.
  • Hotel Rafain Centro: com pontuação 8,5 no Booking tem quartos família, algumas comodidades (estacionamento, piscina e restaurante) e fica numa área bem central da cidade

Já reservou sua hospedagem em Foz do Iguaçu? Você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu com crianças

Quem já nos acompanha por aqui já sabe que somos adeptos do slow travel. Gostamos de curtir as atrações sem correria, com calma, separando tempo pra uma pausa, pra deixar as crianças livres um pouco. Também preferimos acordar um pouco mais tarde, tomar o café da manhã com calma, ter um tempinho pra tomar um vinho, e olhar as estrelas a noite. Sem juízo de valores ou críticas pra quem curte viajar num ritmo mais intenso, mas achamos que já temos ritmo intenso o suficiente fora das férias, no dia a dia, e por isso preferimos curtir nossos momentos de férias mais lentamente.

Cataratas pelos lados argentino e brasileiro. Porque escolher se podemos ficar com as duas? 😉

Dessa forma, nosso roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu com crianças incluiu, na maioria dos dias, apenas uma atividade.

Como viajamos de carro do Rio até Foz de Iguaçu, chegamos em um dia na final da tarde, ficamos 5 dias inteiros em Foz do Iguaçu e nos despedimos de Foz no sétimo dia de manhã.

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Agora, vamos ao nosso roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu! E conforme for escrevendo os posts de cada atração, irei incluindo os links aqui.

Museus Dreamland em Foz do Iguaçu

Outras opções de passeios para inclui no Roteiro em Foz do Iguaçu com crianças

Se você gosta de um ritmo mais intenso de viagem e quer incluir mais atrações no seu roteiro, ou se você tiver mais dias pra aproveitar Foz do Iguaçu com crianças, a seguir apresento outras opções de passeios por lá. Algumas delas até estavam no nosso plano inicial, mas acabamos não conseguindo conhecer. Motivos pra voltar a Foz não faltam! 😉

Atividades turísticas na Itaipu Binacional
  • Templo Budista: todos os posts que li sobre o Templo Budista de Foz do Iguaçu elogiam o lugar e queria muito ter ido visitar. Infelizmente me confundi com os horários de funcionamento e no dia previsto para nossa visita chegamos tarde e o portão já estava fechado. Acabamos não conseguindo voltar…
  • Mesquita Muçulmana: ela é incluída no City Tour de Foz, junto com o Templo Budista. O Vem que Te Conto fez o City Tour e contou tudo nesse post.
  • Novo Marco das Três Fronteiras no Brasil: o Marco das Três Fronteiras foi todo reformado faz pouco tempo e pelo que soube vale a pena uma visita. Infelizmente não conseguimos conhecer, mas o Blog Viajando na Janela conheceu o Marco das Três Fronteiras e contou tudo nesse post.
  • Ecomuseu, Refugio Biológico, Acendimento das Luzes e Circuito especial: tem muitos passeios disponíveis pra fazer no espaço da Itaipu Binacional. No nosso roteiro fizemos 3 dos passeios disponíveis mas ainda faltaram todos esses! O Vem Que Te Conto fez esses passeios e nesse link você pode acessar os posts específicos de cada um.
  • Centro de Puerto Iguazu (Argentina) e Free Shopping: o blog Abrace o Mundo esteve lá e contou nesse post.
  • Passeio de Helicóptero sobre as cataratas: o blog Vamos Por Ai fez esse passeio com criança e contou tudo nesse post.
  • Minas de Wanda e Ruinas de San Ignacio Mini, na Argentina: o blog Entre Mochilas e Malinhas fez esse passeio e contou nesse post. Adorei a idéia!
  • Compras no Paraguai: o blog Suas Proximas Viagens tem um post com ótimas dicas de compras em Ciudad del Leste, ali do ladinho de Foz do Iguaçu.
  • Jantar Show no Rafain Churrascaria: o Bol Mochilão Barato já foi duas vezes e gostou muito!

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

15 Respostas para “Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu com crianças”

  1. adorei seu roteiro Helen! vou agora em julho e ficarei hospedada na pousada Guata Pora!

    1. Andreia, que bom! Você vai adorar!!!

  2. Ah q saudades de Foz!
    E são tantos passeios, né? Motivo para voltar várias vezes!
    Obrigada por citar o Vem que te Conto! Confesso que ainda ontem estava programando de voltar aos posts de Foz, atualizar e completar os que ainda faltam. 🙂

    1. São muitas opções em Foz mesmo. Uma delicia!

  3. Amei a dica!
    Bora lá!

    1. Que bom Katia! Qualquer duvida pode entrar em contato!

    2. Aproveite muito!

  4. Como foi sua viagem do Rio à. Foçz. ?
    Moramos em Niterói e estamos pensando em fazer essa viagem e inclusive está no roteiro, conhecermos também, a Serra do Rio do Rastro. Sua ajuda será super valiosa. Obrigada

    1. Oi Angelica! Foi bem tranquilo. Fizemos via a Castelo por SP, parando em Maringá na ida e Londrina na volta, alem de SP. Quando vocês vao? Em breve vou escrever um post com o deslocamento…

  5. Oi Helen!
    Foz é mesmo uma delícia mesmo. Os dias que ficamos por lá passaram voando! To louco para voltar e fazer algumas coisas que não conseguimos encaixar no roteiro (conhecer a dreamland é uma delas!).
    Parabéns pelo post super completo

    Abraços!

    1. Oi Flávio! Também quero voltar e fazer coisas que não conseguimos! Abs!

  6. Nossa que maximo, quero fazer exatamente o mesmo roteiro rs afinal tambem tenho 03 crianças rs, vc fechou pacote dos passeios ou comprou os ingressos a parte? Muito obrigada por dividir conosco sua aventura, beijos

    1. Daiane, que bom que gostou! Fechamos todos os passeios por conta e fizemos tudo de carro… Achamos mais tranquilo fazer tudo de carro, assim fazemos nossos horários. Acho melhor com as crianças… Mas se preferir as agências lá incluem transfer nos passeios. Vocês vão amar!!!

  7. ROSANE MARIA KASPARY says: Responder

    Olá, vi seus posts sobre a visita a Foz e às cataratas, eu gostaria de ter uma ideia de valores principalmente no lado argentino, para saber quanto devo trocar de moeda considerando que muitos locais no parque são pagos com moeda argentina, se puder responder, pelo menos um valor aproximado, muito obrigada, parabens pelo site, ótimas e valiosas dicas, principalmente pra quem tem filhos menores,

    1. Oi Rosane! Obrigada pela visita! O valor dos ingressos no Parque Ncional del Iguazu você pode ver atualizado no site oficial. Alimentação dentro do parque é bem carinho, viu… Não anotei os valores exatos, mas comemos uma pizza e refri, para 2 adultos e 3 crianças e paguei quase o dobro do que pago pelo mesmo pedido em um shopping aqui no Rio. Acho que foi o equivalente a uns 100-150 reais… Vale a pena levar um lanche de pacote fechado e comer nas mesas da lanchonete. Só não coma nas trilhas porque tem os quatis, que podem ser atraídos pelo cheiro. Aproveitem a viagem, que vale muito!

Deixe uma resposta