Parque das Aves, Foz do Iguaçu: onde a diversão e o conhecimento andam de mãos dadas

Parque das Aves, Foz do Iguaçu

Quando estava buscando o que fazer em Foz do Iguaçu além de visitar as cataratas, o Parque das Aves apareceu como uma das atrações melhor indicadas. Como amamos animais e eu, particularmente, adoro um zoo desses com propostas mais “modernas”, corri pra incluir no roteiro!

Para ver nosso Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu acesse esse link.

O Parque das Aves

O Parque das Aves, uma iniciativa privada de um casal apaixonado por aves, foi construído e inaugurado na década de 1990.

O Parque está localizado em 16 hectares de Mata Atlântica que foi restaurada com o plantio de muitas arvores nativas. As construções são integradas a mata, com o objetivo de não cortar as espécies nativas, e dando uma sensação de que as aves e os visitantes estão realmente na natureza.

As primeiras aves do Parque foram originadas de zoológicos e outras instituições ao redor do mundo e atualmente e maior parte dos animais são provenientes do tráfico e que sofriam maus tratos dos seus proprietários, e que não tinham mais como retornar a natureza. Atualmente o Parque das Aves abriga mais de 1400 indivíduos de mais de 140 espécies, sendo que 35% delas é nascida no próprio Parque das Aves.

Ao longo dos anos o Parque das Aves foi investindo em Educação Ambiental e projetos de Conservação, sempre com o objetivo principal de garantir o bem estar dos indivíduos mantidos ali.

Se quiser reservar sua hospedagem em Foz do Iguaçu, você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. Você não vai pagar nada a mais por isso, e nós vamos receber uma comissão que vai nos ajudar a manter o Ninho de Jiripoca sempre atualizado.

Localização, horários e ingressos

O Parque das Aves está localizado na Av. das Cataratas, em frente a entrada do Parque Nacional de Foz do Iguaçu, onde ficam as famosas Cataratas do Iguaçu.

Funciona todos os dias, das 8:30 as 17h.

Os ingressos podem ser adquiridos pessoalmente na bilheteria ou através das agencias locais.

Os valores dos ingressos podem ser conferidos aqui no site do Parque das Aves e crianças menores de 8 anos, acompanhadas de adulto, não pagam.

Apesar de ser altíssima temporada, no dia de nossa visita ao Parque das Aves as filas da bilheteria não estavam grandes no horário da nossa visitação, e a entrada foi bem fácil.

Nós estávamos de carro, mas é possível chegar de ônibus ou com tours com as principais agências de Foz do Iguaçu.

Se estiver de carro, ao lado do Parque das Aves tem um estacionamento bem amplo, que cobra valor fixo pelo dia.

Se optar por alugar carro em Foz do Iguaçu, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link. Você não vai pagar nada a mais por reservar por esse link e ainda vai ajudar na manutenção do blog, e nós poderemos continuar a trazer conteúdo pra você.

Estacionamento localizado ao lado do Parque das Aves

Estrutura para Visitação

O Parque das Aves é plano e conta com caminhos especiais para o acesso de cadeirantes. Conta com áreas de banheiros, incluindo banheiros preparados para cadeirantes e diversas áreas com bancos e refúgios que garantem a proteção do sol, fornecendo áreas para um descanso durante o passeio.

Toda a área do Parque das Aves é muito bem sinalizada, com placas indicando banheiros, restaurantes, saída e as atrações.

Caminhos, áreas de descanso, banheiros e placas ao longo do passeio no Parque das Aves

No final do percurso tem lanchonetes e restaurantes, com sanduíches, salgados, pratos rápidos, sorvetes e bebidas variadas e mesas, tanto em área interna quanto externa.

No final do passeio nos lanchamos no restaurante Flamingo, que tem mesas internas, no ar condicionado (uma bênção no calorão de janeiro) e achamos os sanduíches bem gostosos!

Na área da saída passamos por uma grande loja onde são vendidos produtos lindos! É difícil resistir e sair de lá sem nada! Claro que nós não resistimos… 🙂

Restaurantes e loja do Parque das Aves

O passeio no Parque das Aves

No ingresso ao Parque das Aves recebemos um folheto com um mapa mostrando o Parque e a localização das atrações. Esses mapas sempre fazem muito sucesso com as crianças e assim que receberam o folheto já olharam o que tinha, viram o caminho que iríamos fazer e já começaram a escolher o que eles mais queriam ver… O difícil é controlar a ansiedade deles… Rsrsrs. Mas mãe tem suas técnicas! 😉

Área de entrada no Parque das Aves e primeiras atrações

São várias áreas a serem visitadas ao longo do trajeto, incluindo:

  • Sala dos Filhotes: uma sala onde ficam filhotes que estão precisando de cuidados e que podem ser observados por uma grande janela de vidro.
  • Viveiros de diversas espécies de aves: ao longo do trajeto existem áreas com exposições de muitas aves: mutuns, harpias, corujas. Todos os viveiros são muito arborizados, limpos e bem sinalizados, com placas com nome das espécies expostas e informações sobre elas.
Viveiros com aves de diversas espécies, tudo bem sinalizado
  • Viveiro Floresta, Viveiro de Aves de Rios e Mangues e Viveiro das Araras: o diferencial desses viveiros é que o percurso é feito por dentro deles e as aves voam e andam por ali, ao lado, acima e abaixo dos visitantes! Se a experiência já é incrível para nós adultos, imagine para as crianças! Ver os animais se movimentando ali pertinho, comendo, etc. Simplesmente incrível! O difícil foi segurar a Clara, que é igualzinha a Felícia do desenho Tony Toons, e quer agarrar todos os animais que passam perto dela… Rsrsrs
Viveiros com acesso interno
  • Área dos Flamingos: um grande lago com exposição de vários flamingos. As crianças ficaram encantadas!
  • Viveiro do Mutum de Alagoas: viveiro de exposição dessa especie, que está extinta da natureza desde a década de 1970. Existem apenas aproximadamente 250 indivíduos da espécie no mundo, todos em cativeiro, em instituições que estão trabalhando em projetos de reprodução da espécie com objetivo de reintroduzi-la na natureza. O Parque das Aves integra o programa de conservação do mutum-de-alagoas, dentro do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Mutum-de-alagoas, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O Parque recebeu os primeiros exemplares da espécie em 2015 e foi o primeiro zoológico do mundo a reproduzir a espécie com sucesso!
Flamingos e o Mutum do Nordeste
  • Covil dos Répteis: e não são só aves que você vai ver no Parque das Aves! O Covil dos repteis tem cágados, jacarés e outras espécies de repteis de menor porte!
  • Reino das Borboletas: um borboleta rio bem grande com muitas espécies de borboletas e mariposas, de vários tamanhos e cores, além de vários beija flores!
Além das aves… Borboletas, répteis e muitas plantas!

Ao longo de todo o percurso é possível, além de ver as espécies expostas, aprender sobre elas! Alem disso os cuidados com os animais e seu bem estar podem ser verificados facilmente! Os recintos são muito limpos, arejados, amplos, arborizados!

Nos diferentes viveiros podem ser vistos, com frequencia durante a visita, frutas penduradas em cordas. Os pingentes de frutas fazem parte da atividade de Enriquecimento Ambiental. Esta atividade tem o objetivo de fornecer diferentes estímulos aos animais (sociais, físicos, nutricionais, cognitivos e sensoriais), através da oferta de itens alimentares que não fazem parte da dieta regular, que promovem o comportamento natural na procura de alimento, ou que permitam gastar o bico, como móbiles de papelão, bambu, etc.

Cuidados com o bem estar dos animais e a informação dos visitantes

Além do caso do Mutum do Nordeste, que citei nesse texto, o Parque das Aves está envolvidos em outros projetos de Conservação de Aves e da Mata Atlântica, além de desenvolver diversas atividades educativas. O site do Parque das Aves apresenta os detalhes sobre todas essas atividades!

O Parque das Aves é uma atração de Foz do Iguaçu que não pode ficar fora do seu roteiro, especialmente se estiver viajando com crianças!

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por zoológicos, até por ter praticamente sido criada dentro de um, mas o Parque das Aves me deixou realmente impressionada e orgulhosa! Um zoo desse nível deve ser realmente um orgulho para nosso país!

Os ingressos para nossa visita foram uma cortesia do Parque das Aves e agradecemos a oportunidade! Nosso relato representa nossa opinião sincera sobre o passeio.

Veja também:

20 Respostas para “Parque das Aves, Foz do Iguaçu: onde a diversão e o conhecimento andam de mãos dadas”

  1. Parabéns pelo post, super detalhado e cheio de fotos, que saudade do Parque das Aves e de Foz do Iguaçu! Beijão.

    1. Obrigada Angelica! É pra deixar saudades mesmo!!! 🙂

  2. Que passeio incrível! Quando fomos a Foz não conseguimos ir, uma pena! Parabéns pelo post!

    1. Não deixem de ir na próxima vez Juliane. Certamente vão adorar!

  3. Verdade, Helen, o Parque das Aves é um orgulho para nós. Eu já montei inúmeros roteiros de viagem para amigos que moram fora do Brasil e visitam Foz. Em todos eu incluí essa atração porque ela é interessante para qualquer idade. Bj

    1. Exatamente Adriana! Vale entrar em qualquer roteiro! Bjos!

  4. Pra mim, o Parque das Aves é o passeio mais divertido e bacana para ser feito com crianças em Foz do Iguacu. Muito bem cuidado, vale a pena passar uma manhã inteirinha por lá!
    Bjs!

    1. É mesmo Patricia! 😊

  5. Que maravilha visitar um parque assim: bem estruturado, trabalho bacana, cuidado com os animais. Tenho muita vontade de voltar a Foz do Iguaçu e com certeza irei conhecê-lo. Ótimo post. Imagino a alegria das crianças.

    1. Vale mesmo a visita Lilian! Foz está dando um show nas atrações, ne?!

  6. Adorei o post! O Parque das Aves também nos encantou, principalmente pelo trabalho deles. Amei ver as fotos!

    1. O trabalho deles é demais mesmo Aline!

  7. Acredita que sempre vou a Foz a trabalho , já visitei as cataratas, mas nunca fui neste parque? Adorei o post e vou fazer de tudo para ir lá, na próxima vez.

    1. Vai sim
      Susana! Vale muito a visita!

  8. Ah mas eu adoro o Parque das Aves, assim como adoro Foz. E suas fotos estão lindas. <3

    1. Muito obrigada Poliana! Foz e o Parque das Aves são ótimos mesmo!

  9. Muito lindo teu post! Eu ainda não conheço Foz, mas estou doida pra ir! Vc sabe dizer se alguma parte da renda é investida na preservação de espécies locais? Beijinhos

    1. Oi Liliane! Muito obrigada! Eles investem sim na conservação de espécies locais, tanto de fauna quanto de flora! O trabalho deles é muito legal mesmo!

  10. PATRICIA DE OLIVEIRA CARVALHO ZICA says: Responder

    Para quem quer conciliar o passeio ao Parque das Aves com algum outro passeio no mesmo dia, é suficiente passar apenas uma manhã ou uma tarde no Parque, ou é programa para mais tempo?

    1. Oi Patrícia! Obrigada pela visita! Em umas 3 a 4 horas você vê o Parque todo sim. Então se costuma acordar cedo dará tranquilamente para fazer um outro passeio no mesmo dia.

Deixe uma resposta