O que fazer em Belém, Lisboa, com crianças

O que fazer em Belem com crianças - Torre de Belém

Em um dos dias do nosso roteiro em Lisboa reunimos atrações a visitar em Belém, com o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento.

Nesse post contei sobre nosso Roteiro de 13 dias em Portugal, e nossos outros passeios em Lisboa estão descritos nesses posts: Oceanário de Lisboa e Parque das Nações e Castelo de São Jorge e Alfama.

Belém é uma região bem turística de Lisboa que reúne varias atrações em uma área relativamente pequena. A região tem importância histórica pois foi dali que muitos navegadores partiram em busca das Índias, e das Américas (sem entrar em detalhes quanto a se foi ou não ao acaso a chegada nas Américas;))

Como chegar

Belém é uma freguesia (o equivalente a bairro aqui no Brasil) de Lisboa, localizada as margens do rio Tejo.

Se quiser reservar sua hospedagem em Lisboa você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Como contei no nosso post do Roteiro de 13 dias em Portugal, como alugamos carro e estávamos hospedados em São Domingos de Rana, na casa da minha irmã, optamos por fazer os deslocamentos de carro. Usando o Waze localizamos um estacionamento bem próximo a Torre de Belém, gratuito, onde estacionados com facilidade. Após a visita a Torre de Belém optamos por pegar o carro e colocá-lo em um estacionamento particular quase em frente a famosa confeitaria Pastéis de Belém, ou seja bem próximo as outras atrações que visitaríamos. Achamos bem simples e, pra nossa família, mesmo pagando o estacionamento, compensou. E olha que fomos em julho, na altíssima temporada, a região estava lotada, e mesmo assim conseguimos estacionar facilmente.

Se você quiser alugar um carro em Lisboa, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link

Se estiver sem carro, uma ótima opção é pegar o Eléctrico 15E (o bonde português) da Praça da Figueira até a estação que fica pertinho do Mosteiro dos Jerônimos. É possível também chegar de comboio (trem), saindo da estação Cais do Sodré e descendo na estação Belém, a uma curta caminhada dos Pastéis de Belém.

Torre de Belém

Como expliquei acima, estacionamos ali na orla, bem pertinho da Torre de Belém e seguimos nos deleitando com a vista do Rio Tejo, com a vista do principal cartão postal de Lisboa crescendo aos nossos olhos.

Não posso negar que sempre me emociono ao materializar as imagens que vi em fotos antes de viajar. E foi bem emocionante ver a Torre de Belém ali na nossa frente, apesar da orda de turistas na sua volta… Rsrsrs

Como não tinha comprado os ingressos antecipados e a fila pra entrar na Torre estava enorme, desistimos dessa parte, e deixamos para uma outra visita a Lisboa. Até tentamos… Entramos na fila , mas ela não andou nem um metro em 15 minutos, e acabamos desistindo…

Andamos pelo entorno para ver a Torre de Belém de diferentes ângulos, tiramos muitas fotos e fomos pegar o carro pra seguirmos até o outro estacionamento, mais próximo das outras atrações que visitaríamos em Belém.

Torre de Belém

Se você quer muito entrar na Torre de Belém, sugiro que compre o ingresso antecipado, especialmente se sua viagem for na alta temporada. E fique atento que nas segundas não tem visita na parte interna. É possível fazer a compra via o site oficial. Outra opção é ir primeiro ao Mosteiro dos Jerônimos e lá comprar o ingresso combo que inclui entrada no Mosteiro e na Torre de Belém. Na nossa visita a fila do Mosteiro estava infinitamente menor e compramos nossos ingressos rapidinho.

Agora somos afiliados da Get Your Guide, uma empresa que oferece passeios nas principais cidades do mundo! Compre seu ingresso antecipadamente para a Torre de Belém nesse link

Mas uma coisa que acho importante pontuar é que fiquei em duvida de como as pessoas que já tinham ingresso entravam na Torre de Belém. Quando estivemos lá só vi uma fila e ela ocupava praticamente todo o espaço da passarela que liga a Torre a costa. Então imagino que quem já tinha ingresso tem um esforço mais ou menos pra vencer a multidão e chegar até a entrada. E não vi nenhum funcionário orientando as pessoas sobre como fazer… Nos minutos em que ficamos na fila vi muitas pessoas chegando e perguntando onde era a fila pra quem já tinha ingresso e bem perdidas quanto a onde ir…

Pastéis de Belém

Com a ajuda do Waze paramos o carro em um estacionamento quase em frente a Pastéis de Belém e, como a fome já estava apertando, fomos direto pra lá.

A frente é até bem pequena, e estava bem cheia de pessoas comprando os pastéis pra levar ou pra comer ali mesmo, em pé. Entramos salões adentro, observando a arquitetura, e fomos descobrindo que a Pastéis de Belém é quase um labirinto, com um salão atrás do outro, de diversos tamanhos.

Para o ultimo salão, tinha uma fila para conseguir lugares mas nos outros o esquema era “senta quem vê lugar vago”. Como a fila estava grande demos uma rodada pelos salões e quando vimos que o pessoal de uma das mesas estava pedindo a conta ficamos ali perto e nos dirigimos pra mesa quando eles levantaram… Demorou um pouquinho pra conseguirmos sentar, mas nada de outro mundo.

Seguramos a ansiedade (principalmente das crianças) e começamos com uns sanduíches (queijo quente e misto) e capuccino. Depois nos deliciamos com vários pastéis de Belém! Simplesmente deliciosos! A carinha das crianças fala tudo! 😉

Os famosos, e deliciosos Pastéis de Belém

A conta não foi baratinha, mas valeu muito pelos Pastéis de Belém!!!

Na saída aproveitamos pra ver a produção dos Pastéis de Belém através de uma parede de vidro. É bem interessante e as crianças ficaram encantadas.

Com o estômago forrado e as lombrigas felizes com os Pastéis de Belém, seguimos, com muito mais energia, para nossas próximas atrações do dia!

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerônimos foi planejado pelo rei Dom Manuel I, em 1496 e levou mais de 90 anos para ser construído.

Quando visitamos o Mosteiro do Jerónimos, infelizmente estavam fazendo uma restauração na fachada, então ela estava parcialmente coberta com andaimes e tinha uma lona gigante com a fachada do prédio. Essa estratégia diminui um pouco o impacto visual dos andaimes, mas mesmo assim não é o mesmo que ver a fachada original. 🙁 

A compra dos ingressos foi rápida, já que a fila estava pequena. Na bilheteria tinha a opção de comprar só o ingresso pro Mosteiro dos Jerónimos, incluindo o Museu Nacional de Arqueologia que é ao lado, e a Torre de Belém. Ficamos com muita vontade de conhecer o Museu de Arqueologia, mas achamos que depois ficaria corrido e cansativo pra ainda irmos ao Padrão dos Descobrimentos, que era nossa próxima atração, especialmente para as crianças.

Agora somos afiliados da Get Your Guide e você pode comprar seu ingresso antecipadamente para o Mosteiro dos Jerónimos nesse link

Mosteiro dos Jerónimos

A visita ao Mosteiro dos Jerónimos é imperdível, na minha opinião! A arquitetura é linda!!! Durante a visita percorremos várias salas, nos dois andares, onde existe exposição de móveis de época ou painéis explicativos que contam a história do local e os usos que eram dados para cada área do mosteiro.

Na saída, visitamos a Igreja Santa Maria Belém, que é parte do Mosteiro, e tem uma arquitetura muito bonita.

Mosteiro dos Jerónimos

Jardim da Praça do Império

No caminho entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos passamos pelo Jardim da Praça do Império, que fica bem em frente ao Mosteiro e é bem bonito. Tem vários bancos e árvores, onde aproveitamos pra descansar um pouco, enquanto as crianças gastaram um pouco de energia brincando, correndo e pulando.

Em algumas áreas do jardim é possível ter uma vista bem bonita e mais ampla do Mosteiro dos Jerónimos e do Museu Nacional de Arqueologia.

Jardim da Praça do Império

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento, construído em 1960, as margens do rio Tejo, em Belém, com o objetivo de homenagear os navegadores descobridores portugueses.

Fomos andando do Jardim da Praça do Império, passando por um túnel subterrâneo que passa por baixo da Av. Brasília.

Já na chegada nos surpreendemos com os desenhos no piso na parte de trás do Padrão, que retrata o mundo, seus oceanos e criaturas que na época dos descobrimentos acreditava-se que povoavam os mares. Realmente muito bonito!

Padrão dos Descobrimentos

Exploramos um pouco a área externa do Padrão dos Descobrimentos e compramos os ingressos para subir até o mirante na parte de cima dele. O acesso é feito por um elevador bem pequeno e depois por alguns lances de escadas. A vista lá de cima compensa! Dá pra ver o Rio Tejo, a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerônimos

Vistas do Mirante e mais um pouco da área do Padrão dos Descobrimentos

Após a descida, andamos mais um pouco pelo entorno do Padrão dos Descobrimentos, tiramos várias fotos, apreciamos as vistas do Rio Tejo mais uma vez e retornamos para pegar o carro e retornar a São Domingos de Rana.

Outras atrações para visitar em Belém

Belém tem realmente muitas atrações para serem visitadas e, se quiser incluir mais coisas no seu roteiro, ou quiser visitar a região por mais de um dia, certamente não vai ter dificuldade para preencher seu tempo. Seguem algumas sugestões de outras atrações em Belém, que não chegamos a visitar.

Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches contem uma grande exposição de carruagens, liteiras, etc de diversas épocas e é indicado como um dos melhores museus a visitar em Lisboa com crianças. O Blog Contando Destinos visitou o Museu Nacional dos Coches.

Museu da Marinha

O Museu da Marinha tem réplicas de embarcações e parece ser bem interessante para visitar com crianças. Fica bem próximo ao Mosteiro dos Jerônimos.

Museu Nacional de Arqueologia

O Museu Nacional de Arqueologia faz parte do mesmo complexo do Mosteiro dos Jerônimos e ficamos com muita vontade de conhecer. Principalmente porque vi que eles tem uma área dedicada a cultura egípcia, que adoramos. O blog Espirito Viajante conheceu o Museu Nacional de Arqueologia.

Museu Coleção Berardo

O Turomaquia visitou a Coleção Berardo e ficaram bem impressionados com a qualidade da exposição de arte moderna e contemporânea. Fica pertinho do Mosteiro dos Jerônimos.

Veja também:

10 Respostas para “O que fazer em Belém, Lisboa, com crianças”

  1. Lisboa é uma cidade tão encantadora! Adorei conhecer e pretendo voltar. Os pastéis de belém são deliciosos, né? Não conheci o Mosteiro, mas já anotei sua dica!

    1. Amei Lisboa e os pastéis então!!! Da próxima vez vá sim ao Mosteiro! Fiquei encantada com a arquitetura!

  2. Fizemos os mesmos passeios, rsss…
    É uma região tão linda, que vale a pena passar um dia mesmo por lá.
    E tem uns restaurantes por ali que são divinos e tem a famosa baba de camelo, que eu amo.

    1. Ummm. Vou querer umas dicas de restaurante pra próxima vez! 😉

  3. Muitas opções em um lugar relativamente pequeno. Eu ainda não conheço esse mirante com as letras, mas já quero uma selfie lá. hahahaah Adoro Belém e seus pastéis dignos de fila mesmo. Abraços

    1. Hahaha. Essas selfies são sempre divertidas! E os pastéis de Belém! Sem palavras!!! 🙂

  4. Eu amo esta região de Lisboa. Aliás, todas as regiões. Quando fui, ainda não tinha a Carol e não vejo a hora de voltar lá e poder levá-la junto! Amei as dicas! E fiquei aqui imaginando a aventura que é viajar com três! ❤

    1. É uma aventura mesmo! Uma aventura deliciosa! E achei Portugal tão receptivo com crianças! 😉

  5. Nós fizemos um roteiro bem parecido com o de vcs!!
    Só pulamos a visitação interna no Mosteiro, para curtir o parque e um playground lindo que ficava na frente dos Pastéis de Belém!!! Foi uma delicia!!
    Beijos

    1. Parque com play é sempre uma ótima pedida com crianças! Mas da próxima vez, faça a visita no Mosteiro! Você certamente vai gostar!

Deixe uma resposta