Oceanário de Lisboa: passeio imperdível com crianças

oceanário de lisboa com crianças

O Oceanário de Lisboa entrou no nosso roteiro em Portugal já no primeiro esboço. É um daqueles passeios que não pode ficar fora da sua lista de o que fazer em Lisboa com crianças. O Oceanário aparece em todas as sugestões de roteiro em Lisboa com crianças, e sempre com muitos elogios.

Mas eu estou viajando sem crianças. Vale a pena ir ao Oceanário de Lisboa?” Se você curte zoos e aquários, vale sim!!! O Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários da Europa e frequentemente é classificado como um dos melhores do mundo! Pra se animar um pouco mais, veja esse post do Viaje na Viagem.

Acesse esse link para conhecer nosso Roteiro de 13 dias em Portugal

Como chegar

Nós estávamos hospedados em São Domingos de Rana, próximo a Cascais, na casa da minha irmã, e optamos por ir de comboio (o trem português) e metro. Fomos de carro até a estação São Pedro do Estoril, estacionados nas proximidades, compramos os tickets e embarcamos rumo a estação Cais do Sodré, em Lisboa. Depois de uns 40 minutos desembarcamos na estação Cais do Sodré e pegamos o metro (linha vermelha) até a estação oriente. A Estação Oriente fica ao lado de um grande shopping, o Centro Comercial Vasco da Gama, que, inclusive tem boas opções para comer ali nas proximidades do Oceanário de Lisboa.

Se quiser reservar sua hospedagem em Lisboa você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Dali da estação, em uma curta caminhada chegamos ao Parque das Nações e andamos até o Oceanário de Lisboa.

No total levamos umas duas horas da casa da minha irmã até o Oceanário, tanto na ida quanto na volta, e, sinceramente achamos muito cansativo esse esquema de carro-comboio-metro. Como estávamos com carro alugado, das outras vezes que fomos a Lisboa preferimos pesquisar um estacionamento nas proximidades de nosso destino, e fomos de carro. Achamos bem mais confortável, rápido e, para 5 pessoas, a diferença de custo foi pequena…

Ingressos

Comprei nossos ingressos pela internet, na véspera da nossa visita ao Oceanário de Lisboa. Achei simples a compra e gravei os ingressos no celular já que não tinha como imprimir. Fiquei na duvida se teria que levar impresso, mas eles tem o leitor de código de barras e você pode só mostrar o código de barras no seu celular (adoro tecnologia!).

No site existe apenas a opção para comprar por pessoa (adultos, crianças entre 4 e 12 anos e sênior acima de 65 anos) e o ingresso combinado, incluindo a exposição permanente e a exposição temporária. Comprando na bilheteria é possível ter um desconto de aproximadamente 5% no bilhete família (2 adultos + 2 crianças) e também é possível comprar o ingresso apenas para a exposição permanente.

Na época em que fomos a exposição temporária em exibição era “Florestas Submersas by Takashi Amano”. Essa exposição era interessante, mas sinceramente não achei que agregou muito e daria tranquilamente pra ter “pulado” essa parte. Olhei no site quando estava fazendo esse post, agora em março de 2018, e a mesma exposição temporária está em exibição.

Chegando no Oceanário foi só apresentar os ingressos e entrar, sem precisar passar na bilheteria. No dia em que fomos a bilheteria estava bem cheia, com muita fila, então, se for na alta temporada sugiro que realmente compre os ingressos antecipadamente pelo site.

Estrutura e facilidades

O Oceanário de Lisboa é composto por dois prédios, conectados entre si por uma passarela. O acesso é feito pelo prédio da frente, onde ocorre também a exposição temporária “Florestas Submersas”, que visitamos. A exposição do Oceanário propriamente dita fica no outro prédio, que fica dentro do rio Tejo.

Letreiro e Prédio da Exposição Permanente com a passarela de acesso.

Logo na entrada do Oceanário tem uma área grande com lockers e banheiros. Nós só usamos os banheiros dessa área, tanto na entrada quanto na saída do Oceanário e, sinceramente, não vi banheiros lá na parte de dentro (mas também não cheguei a perguntar se tinha).

Área onde ficam os banheiros e passarela de acesso ao prédio da Exposição Permanente

A exposição temporária “Florestas Submersas” era localizada logo acima das bilheterias subindo uns dois lances de escadas. Tem elevador caso necessário, mas como são poucos, preferimos ir pela escada mesmo.

A saída do Oceanário é feita também pelo prédio da frente, e sai exatamente dentro da loja, que é bem grande e tem muitos suvenires. As crianças ficaram maluquinhas… Rsrsrs

Nessa área tem também uma lanchonete.

Exposição Temporária “Florestas Submersas”

O espaço não é muito grande, mas era bem organizado. Consistia de diversos aquários com algas e peixes de diversos lugares. Como já falei acima, achamos bonito, mas dispensável.

Exposição Temporária “Florestas Submersas”

Exposição permanente do Oceanário de Lisboa

A visita ao Oceanário é feita através de um circuito no prédio que fica dentro do Rio Tejo. A entrada é feita por uma passarela, pela parte de cima, e o trajeto dentro do prédio vai descendo, até a parte de baixo. Na pratica, é só ir seguindo em frente.

Diversas espécies estão expostas em diferentes aquários

São varias alas, com inúmeros aquários, exposições e algumas áreas externas onde ficam os pinguins e as lontras marinhas. Como esperado, a parte dos pinguins e das lontras marinhas também atraiu muito a atenção das crianças! Tivemos sorte e chegamos na área dos pinguins no horário de alimentação deles e foi bem divertido!

Exposições na área externa

Ao longo das alas existem vários pontos para visualização de diferentes setores do grande aquário central, com exposição de tubarões, raias enormes, peixes de todas as cores e tamanhos, corais, algas. Esse aquário grande é realmente impressionante, e cada vez que passávamos em um trecho dele as crianças paravam e ficavam muito tempo explorando tudo que tinha lá.

Grande aquário central

Ao longo do percurso tem algumas áreas com atividades para as crianças e uma sala com várias atividades interativas para as crianças. Nessa sala, o tema era relacionado ao problema do lixo jogado nos oceanos e tinha várias atividades educativas para serem feitas pelas crianças. Ficamos um bom tempo com eles explorando essa área também.

Setores educativos e com atividades interativas

O circuito todo é bem grande e anda-se muito! Ficamos bem cansados! Tanto que, saindo do Oceanário nem tivemos pique pra passear no Parque das Nações (até porque ainda teríamos as duas horas de volta até São Domingos de Rana). Se estiver viajando com criança pequena, aconselho fortemente a levar o carrinho!

Cenários para fotos na saída do Oceanário

Saímos de lá muito encantados com tudo o que vimos e achei um programa perfeito com as crianças!

Fomos andando até a Estação Oriente, dessa vez pelo calçadão do Parque das Nações que vai beirando o Rio Tejo e nos encantamos com a paisagem.

Assista o vídeo para ver mais imagens do nosso passeio ao Oceanário de Lisboa.

Atividades extras no Oceanário de Lisboa

No site do Oceanário de Lisboa existe a descrição de outras atividades a serem feitas, como a visita guiada a exposição temporária e aos bastidores do oceanário, sendo que esta última só pode ser feita por maiores de 13 anos. Outra atividade disponível é passar  a noite no Oceanário em família, por uma valor de 60€ por pessoa! Aos sábados, as 9h, ocorre o Concerto para bebês, e no primeiro e terceiro domingos do mês, às 9h, ocorre o Fado Miudinho. Uma atividade que achei bem interessante foi o CSI – Ciencia Sob Investigação, para crianças de 8 a 14 anos. Vale a pena dar uma conferida nas atividades extras no site para ver se compensa incluir algo extra na sua visita! Além disso, existe opção de festa de aniversário e atividades nas férias, para quem mora por lá.

O Blog Rotas Capixabas conheceu o Concerto para Bebês e contou tudo nesse post.

 

Outras atividades nas Proximidades do Oceanário de Lisboa

Como expliquei anteriormente, acabamos não tendo pique pra fazer outras atividades na região, mas se quiser existem outras opções ali nas proximidades pra incluir no seu roteiro.

Pavilhão do Conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento é um museu interativo de ciências e fica ali bem perto do Oceanário. Passamos em frente dele no caminho da estação do metro até o Oceanário, mas como nossa visita foi em uma segunda feira, o Pavilhão estava fechado.

O Blog Viajar e Brincar visitou o Pavilhão do Conhecimento com crianças e contou a experiência nesse post.

Parque das Nações e Teleférico

O nosso plano inicial era após visitar o Oceanário atravessar o Parque das Nações e passear no Teleférico. Mas não tivemos pique…

Na chegada e na saída do Oceanário passamos por uma parte do Parque das Nações e posso dizer que as vistas do Rio Tejo são lindas!

Parque das Nações

Se quiser saber mais sobre como é o passeio no Parque das Nações incluindo o teleférico confira esse post do Blog 360 Meridianos.

Centro Comercial Vasco da Gama

É um grande shopping, em um prédio bem moderno, com muitas lojas e restaurantes. Só passamos por dentro dele no nosso deslocamento do Oceanário para a Estação Oriente, mas já vi indicações de que lá tem boas opções pra almoçar durante um passeio na região.

Somos afiliados a Ticketbar e a Get Your Guide, empresas de venda online de ingressos para atrações. Acesse esse link  para conhecer todas as atrações oferecidas pela Ticketbar em Lisboa e esse link para conhecer as atrações oferecidas pela Get Your Guide em Lisboa.

Veja também:

Deixe uma resposta