Nazaré: vistas a perder de vista, história e tradição no litoral de Portugal

O que fazer em Nazaré, Portugal

Nazaré entrou em nosso Roteiro em Portugal meio assim, sem grandes pretensões… Encaixamos no roteiro, por sugestão da minha irmã que mora em Portugal, no mesmo dia que fizemos a visita a Óbidos, em função da proximidade das duas cidades.

Não tínhamos grandes expectativas… Sabia que em Nazaré era onde ficava a praia das ondas gigantes, palco de campeonatos de surfe, e que de lá poderíamos ver o litoral… Nada mais…

Doce engano! Nazaré vale sim algumas (ou muitas) horas de um roteiro em Portugal! E você pode facilmente encaixar Nazaré em um roteiro bate e volta de Lisboa, junto com Óbidos (como fizemos), Alcobaça ou Batalha, ou mesmo como uma parada no caminho pro norte de Portugal (Porto, Coimbra, Guimarães, etc).

Saiba mais sobre a primeira parte do nosso dia, em Óbidos, e conheça nosso Roteiro de 13 dias em Portugal

Como já contei nos outros posts, fizemos os deslocamentos em Portugal com carro alugado. Saímos de Óbidos no meio da tarde, encantados com a cidade, e em meia hora (41km) chegamos a Nazaré. Como no verão os dias são bem longos, e o sol só se põe em torno das 21h, ainda tivemos umas horas pra aproveitar.

Seguimos direto pra Praia da Nazaré, mas estava bem cheia e com bastante trânsito. Com isso acabamos só vendo a Praia da Nazaré pela janela do carro e seguimos, por indicação da minha irmã, para nosso foco principal na cidade, a Fortaleza de São Miguel Arcanjo.

O que fazer em Nazaré, Portugal

Praia da Nazaré

A Fortaleza de São Miguel Arcanjo

A Fortaleza de São Miguel Arcanjo foi estrategicamente posicionada no topo de um promontório localizado entre a Praia da Nazaré e a Praia do Norte, para proteção da região do ataque de piratas. Devido a sua localização proporciona vistas incríveis do litoral dessa região!

Já na chegada as vistas impressionam! De ambos os lados do acesso tem mar com vistas das duas praias. Passamos pela estátua do surfista com cabeça de veado, doada por uma artista para o município. A estátua foi feita como homenagem aos surfistas e a Lenda da Nazaré, da qual falo mais no final do post.

 Acesso a Fortaleza de São Miguel Arcanjo, em Nazaré 

Estacionamos com facilidade nas vagas em frente a Fortaleza de São Miguel Arcanjo, compramos os ingressos e entramos, tudo bem rapidinho…

Nesse post podem ser vistas algumas informações práticas e sobre a história da Fortaleza São Miguel Arcanjo.

Logo na entrada passamos por uma exposição de painéis que explicam a historia da Fortaleza e em seguida acessamos um grande pátio com vistas para Nazaré e a Praia da Nazaré, lindas! Desse pátio acessamos uma grande sala onde são dispostos diversos painéis com explicação sobre como se formam as ondas gigantes de Nazaré.

Resumindo e simplificando, em frente ao promontório onde fica a Fortaleza de São Miguel Arcanjo, existe um cânion submarino, chamado de Canhão da Nazaré. Nos meses compreendidos entre o final do outono e inicio do inverno português (entre outubro e janeiro) as correntes marinhas “empurram” a água de dentro do cânion para a costa da Praia do Norte. A conjunção dessa corrente, com uma corrente próxima a costa, forma as ondas gigantes, que colocaram Nazaré no calendário dos campeonatos mundiais de surfe. Se quiser saber mais sobre esse fenômeno oceanográfico, confira nesse post que explica um pouco mais sobre o Canhão da Nazaré, ou nesse outro que explica de forma mais técnica como se formam as ondas gigantes da Nazaré.

Voltando a Fortaleza de São Miguel Arcanjo, em uma outra sala, acessada do mesmo pátio principal, existe uma exposição de pranchas de surfe utilizadas por atletas que se aventuraram nas ondas da Praia do Norte, chamada de Surfer Wall Museum. Em frente de cada prancha tem uma placa com as informações do surfista que a utilizou, incluindo nacionalidade, conquistas, etc. Apesar de não sermos apaixonados por surfe, passamos um bom tempo explorando a sala e as crianças ficaram interessadíssimas m saber de onde era cada um dos surfistas que tinham pranchas expostas.

Entrada da Fortaleza de São Miguel Arcanjo e o Surfer Wall Museum

Saindo da Surfer Wall subimos uma escadinha e nos dirigimos pra parte de cima da Fortaleza, que garante vistas lindíssimas dos dois lados do promontório da Fortaleza: de um lado a Praia da Nazaré, do outro a Praia do Norte e em frente a imensidão do Oceano Atlântico! Demos muita sorte pois o dia estava lindo, com céu azul!!!

Vistas da Praia da Nazaré a partir da Fortaleza
Vistas da Praia do Norte a partir da Fortaleza

Nessa parte do passeio é muito importante ficar de mãos dadas com as crianças e ficar MUITO atento, pois não existe nenhuma proteção. Tem uma linha amarela pintada no chão uns 30 cm de distância da borda e avisos para não ultrapassar a linha amarela. E só! Logo que subimos expliquei o risco para as crianças, expliquei que não podia passar da linha amarela e “dividi” os três com os outros adultos do grupo, assim cada adulto ficava com 100% da atenção em uma criança. Tem uma área um pouco mais ampla, onde até deixei eles um pouco “soltos”, mas com a máxima atenção concentrada neles…

Ficamos um bom tempo lá contemplando toda a beleza daquelas vistas!!!

Fortaleza de São Miguel Arcanjo

Uma das coisas que mais me impressionou foi a calma das águas, comparando com as fotos que são divulgadas das ondas gigantes… Se seu objetivo for ver as ondas gigantes, não esqueça de planejar sua visita pra época em que elas ocorrem, ou certamente vai ficar decepcionado… Pra ter uma ideia de como é a Praia do Norte na época das ondas gigantes, dê uma conferida nas imagens desse post. É de arrepiar!

Sitio da Nazaré: Miradouro do Suberco, Ermida da Memoria e Santuário Nossa Senhora de Nazaré

Saindo da Fortaleza de São Miguel Arcanjo, estacionamos no bairro localizado no acesso a Fortaleza, conhecida como Sitio da Nazaré. O objetivo emergencial era encontrarmos um banheiro, já que na Fortaleza não tem e estávamos todos um tanto quanto “necessitados”. Além disso, aproveitamos pra explorar um pouco essa área que chamou minha atenção já na nossa chegada.

Reserve sua hospedagem em Nazarénesse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

A primeira parada foi no Miradouro do Suberco, um mirante a 110 metros de altura, que permite lindas vistas da Nazaré e sua praia. Esse mirante foi palco da historia bem conhecida na região sobre a Lenda da Nazaré. Na lateral do Miradouro está localizada a Ermida da Memória, uma capelinha pra qual não dei muita atenção pois sou “burrica” e não tinha lido a respeito antes de ir a Nazaré. Não faça como eu! Siga as dicas desse post excelente do Blog Turista Profissional e entre na Ermida da Memória!!! E no post ainda tem uma descrição sobre a Lenda da Nazaré.

Saindo do Miradouro do Suberco passeamos um pouco pela praça, onde as crianças puderam correr soltas, subir no coreto e brincar na escadaria do belíssimo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, enquanto ficamos sentados e batendo papo nos banquinhos da praça, curtindo a calmaria do lugar.

O Sitio da Nazaré é um daqueles locais bucólicos, onde parece até que o tempo passa mais devagar… Na volta da praça tem varias casas portuguesas e alguns bares e restaurantes, onde não chegamos a entrar. Nas calçadas próximo ao Miradouro do Suberco tem alguns banquinhas vendendo frutas secas e “castanhas”, onde o atendimento é feito por mulheres tipicamente trajadas como as portuguesas tradicionais: saias na altura dos joelhos, meio rodadas, meias três quartos e lenços.

Sitio da Nazaré: o Mirante do Suberco, a Ermida da Memória e o
Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

Decididamente o Sitio da Nazaré é um daqueles lugares onde vale a pena sentar e ficar vendo a vida passar… Feliz!

Infelizmente o dia já estava no final, e ainda tínhamos pouco mais de uma hora de estrada pela frente até chegarmos a São Domingos de Rana, onde estávamos hospedados na casa da minha irmã e, infelizmente, não conseguimos voltar pra fazer nova tentativa de parada na Praia da Nazaré.

Nos despedimos daquela calmaria, e fomos, com um pouco daquela simplicidade e beleza guardados na memória e no coração.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

2 Respostas para “Nazaré: vistas a perder de vista, história e tradição no litoral de Portugal”

  1. Ótimas dicas! Iremos seguir as suas sugestões.
    Obrigada!

    1. Que bom que gostou Teresa! Aproveitem Nazaré! 🙂

Deixe uma resposta