5 Coisas Imperdíveis para Fazer em Óbidos

Vista das muralhas de Obidos

No planejamento do nosso roteiro em Portugal com crianças percebi que Óbidos não poderia ficar de fora.

Óbidos preservou todo o ar medieval, contando com muralhas pelas quais é possível andar. Claro que seria um programa bem legal pras crianças! Mas não era só isso… Acho que não li nenhum relato sobre Óbidos que não tecesse mil elogios a cidade! Todos cheios e Ohh! Ahh! E sempre com adjetivos como “simpática”, “florida”, “charmosa”. Pra completar a cidade fica a pouco mais de 80km de Lisboa e pode ser facilmente visitada em um bate e volta a partir da capital portuguesa (ou de São Domingos de Rana, que foi nossa base).

Para ver nosso Roteiro de 13 dias em Portugal, com link para os demais posts dessa viagem acesse esse link.

Na organização Óbidos acabou ganhando o primeiro dia de passeio nosso roteiro, em um domingo, no dia seguinte de nossa chegada a Portugal.

Saímos cedinho de São Domingos de Rana, rumo a Óbidos, em dois carros, já que nesse dia tivemos a companhia da minha mãe, meu paidrasto, minha irmã e uma grande amiga dela, brasileira que também mora lá em Portugal.

Fomos pela estrada pedagiada, já que nesse caso o caminho pela estrada sem pedágio é muito maior. A estrada é excelente, toda duplicada e com asfalto ótimo. No caminho vimos muitos parques eólicos, com seus aerogeradores. Chegando em Óbidos, da estrada já vimos a cidade com suas muralhas.

Deslocamento de carro até Óbidos e vista da cidade na chegada pela estrada

Na entrada de Óbidos já começam a aparecer áreas para estacionamento. Continuamos, passamos o aqueduto e paramos em um estacionamento logo depois, bem em frente a rua que dá acesso ao portão de entrada na cidade murada, a Porta da Vila.

Entrada em Óbidos pela Porta da Vila

Já na entrada nos impressionamos com as muralhas, e foi um Ohhhh! atrás do outro! Sinceramente estava com a expectativa lá em cima, depois de ler tantos elogios a Óbidos, mas ainda assim me impressionei com o que vimos!

Seguimos exatamente o roteirinho indicado pelo Blog As Passadeiras nesse post: entramos na cidade, seguimos explorando as ruelas até o final, subimos a muralha, e voltamos por cima dela, com as vistas da cidade e do seu entorno. Após a descida entramos novamente na cidade e procuramos um lugar pra almoçar. São muitos restaurantes distribuídos pelas ruelas e acabamos escolhendo um que tinha mesas externas, o Lounge, mas a comida deixou um pouco a desejar, apesar de ter cerveja bem gelada…

Restaurante Lounge, em Óbidos

Mas vamos as nossas dicas de 5 coisas imperdíveis para fazer em Óbidos!

1. Tomar Ginja

A ginja é um licor de um tipo de cereja portuguesa, bem doce, e servido em um copinho de chocolate meio amargo. É uma delicia e super tradicional de Óbidos. Quase todas as lojinhas da rua principal de Óbidos tem uns garrafões com ginja a venda em frente. Tem também uma opção sem álcool e eles também vendem só o copinho de chocolate, também na versão ao leite, para as crianças. Além de tomar lá, você pode também comprar garrafas para levar de presente, ou pra tomar em casa.

Provar a Ginja é uma tradição na visita a Óbidos!

2. Passear pelas ruas, visitar as lojinhas e se encantar com a arquitetura

Se você gosta de fotos, faça esse passeio com a máquina fotográfica na mão. São tantos cantinhos simpáticos, lindos, floridos! Ahhhh! E tem lojinhas de todos os tipos, artesanatos, roupas, fantasias medievais… Me encantei com uma chocolataria que vende chocolates em forma de sardinhas, embalados dentro de latas. Pensei em voltar lá depois pra comprar, mas acabei esquecendo…  Infelizmente não anotei o nome da loja e nem tirei foto. Mas fica na Rua Direita, na calçada ao lado direito de quem está seguindo cidade adentro. Se souber o nome da loja, me conte que atualizo aqui. 😉

As ruas de Óbidos

3. Visitar a Livraria Santiago

A Livraria Santiago foi montada dentro da antiga Igreja de São Tiago, bem próximo a entrada do antigo Castelo de Óbidos, que atualmente funciona como um hotel. Fica bem no final da Rua Direita, próximo ao acesso de subida as muralhas.

Eles mantiveram a arquitetura da igreja, com escadas, púlpitos, áreas dos altares, e distribuíram estantes arredondadas, acompanhando a arquitetura da igreja, mesas e poltronas.

Amamos o espaço! É bem diferente e super interessante!

Fachada e parte interna da Livraria Santiago, em Óbidos

4. Conhecer o jardim fora das muralhas

Essa foi uma dica do Blog As passadeiras que me interessei quando li e segui a risca. Gostei tanto que replico aqui! Ao lado esquerdo da Livraria Santiago (olhando pra livraria) tem um caminho em túnel bem alto que leva pra um jardim do lado de fora da muralha. O lugar é muito bonito, com bancos, árvores (incluindo uma florida que solta um aroma delicioso!) e vistas lindas das plantações do lado de fora das muralhas! Aproveitamos pra relaxar e descansar um pouco nos bancos antes de nos aventurarmos pelas alturas das muralhas!

Acesso ao jardim externo
Jardim externo

5. Andar pelas muralhas

Esse é o passeio mais famoso de Óbidos! Além da cidade ser toda cercada pelas muralhas, é possível subir e dar a volta na cidade toda andando por cima da muralha. Como já falei antes, seguimos a dica do Blog As Passadeiras e seguimos por dentro da cidade até o final, e de lá, nas proximidades do antigo Castelo subimos até o topo da muralha e seguimos andando por ela até a entrada da cidade, descendo em uma escada bem próxima a Porta da Vila. Dessa forma andamos por cima de metade do caminho das muralhas. É possível também fazer a outra parte, mas nós já estávamos satisfeitos e a fome estava apertando.

Sinceramente, antes de ir estava um pouco insegura em fazer o caminho com as crianças, pois já tinha lido que não tinha proteção na maior parte do caminho, mas como eles já estão grandinhos e tínhamos vários adultos no grupo, foi bem tranquilo. Claro que eles foram de mãos dadas com um adulto o tempo todo, mas o caminho é largo e não chega a ser um perrengue com criança. Fique atento apenas se estiver chovendo, pois já vi alguns comentários de que as pedras ficam escorregadias quando molhadas 😉

É importante ressaltar que ao longo do percurso por cima da muralha não tem sombra. Então, se for no verão, como nós, não esqueça do chapéu, protetor solar e água, pois o sol é forte!

Ao longo do caminho é possível ter vistas lindas da cidade e das plantações no entorno! Vale muito a pena fazer esse percurso!

Passeio pela muralha de Óbidos

– Festivais em Óbidos –

Óbidos tem vários festivais e festividades ao longo do ano, por isso vale conferir se na época da sua viagem terá algo especial por lá. No Site Oficial de Óbidos tem disponível a programação de eventos com bastante antecedência.

Visitamos a cidade uma semana antes do Mercado Medieval, e infelizmente não conseguimos visitá-lo. Mas se tiver planos de visitar Óbidos em julho ou inicio de agosto, olhe a programação do festival e tente encaixa-lo no seu roteiro. Na nossa visita a cidade já estava se preparando pro Festival e ficamos com água na boca!

Óbidos de preparando para o Mercado Medieval

O Blog Ke Viagem visitou o Mercado Medieval de Óbidos e contou nesse post.

Em abril Óbidos sedia o Festival do ChocolateO Blog As Passadeiras visitou Óbidos durante o Festival do Chocolate e contou aqui.

A cidade sedia ainda a Vila de Natal, que nesse ano acontece até 31 de dezembro, a Festa da Semana Santa, o Festival Internacional de Piano

Mas ressalto que, mesmo que não tenha nenhum evento especial acontecendo, acredito que você não vá se arrepender de incluir Óbidos no seu roteiro!

Veja também:

3 Respostas para “5 Coisas Imperdíveis para Fazer em Óbidos”

  1. Oi pessoal,
    Obrigada pela dica do meu post.
    Da próxima vez que passarem por aqui, me avisem, pois moro pertinho de São Domingos de Rana!
    Abraços e sucesso!
    Damares

    1. Que bom saber Damares! Da próxima vez que formos aviso sim! 😉

  2. […] 3: Deslocamento até Óbidos, visita a cidade, passeio pelas muralhas e almoço. Visita a Nazaré e retorno a […]

Deixe uma resposta