Fátima, Portugal: o Santuário e as Casas dos Pastorinhos

Conhecer o Santuário de Fátima foi mais um dos pontos fixos em nosso roteiro. Aliás, foi o único pedido que o Fernando fez com relação ao nosso roteiro em Portugal.

Como vi que umas 3 horas seriam suficientes, busquei outras opções nas proximidades pra completar um dia de roteiro. Acabamos reunindo em um dia a visita as Grutas de Mira de Aire, que ficam praticamente no caminho de São Domingos de Rana (e de Lisboa) pra Fátima. Aproveitamos também pra encaixar um almoço no Restaurante Piadusa, que descobri nas minhas pesquisas na internet.

Conheça nosso Roteiro de 13 dias em Portugal

Infelizmente o passeio nas Grutas tomou um pouco mais de tempo do que previsto, e o mesmo aconteceu com o almoço… Com isso nosso tempo em Fátima ficou mais espremido…

A ideia inicial era conhecermos, além do Santuário, a área de Fátima onde estão localizadas as casas onde moravam os “pastorinhos” que tiveram as visões de Nossa Senhora de Fátima. Infelizmente esse tour acontece apenas até as 18h e não conseguimos chegar a tempo…

Mas… Minha irmã Lauren, que mora em Portugal, esteve nas casas dos pastorinhos na ultima semana e enviou todas as informações para incluirmos nesse post! Assim você vai poder saber como é e incluir no seu roteiro também! 🙂

O Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é bem grande. Na verdade é composto por um complexo, com vários “ambientes” separados.

Se for de carro, como nós, é só seguir as placas e parar em uma das milhares de vagas disponíveis nos estacionamentos. Tudo bem sinalizado e com pessoas que orientam os motoristas tanto para direcionar nas vagas disponíveis, quanto para indicar o acesso ao Santuário.

Se você quiser alugar um carro em Lisboa, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link

Logo na entrada da área do Santuário tem uma sala com um balcão de informações, onde são fornecidos alguns folhetos, um mapa do Santuário (falei que era grande), e onde você pode pedir as informações que quiser. Nas proximidades tem também banheiros e a sala para acendimento de velas.

A área do Santuário inclui os seguintes “ambientes” principais:

  1. Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que ficou pronta em 1953 e é a igreja mais conhecida das fotos de Fátima.
  2. Basílica da Santíssima Trindade, que foi inaugurada em 2007. É um prédio bem mais moderno, construído com o objetivo de receber mais peregrinos nas datas festivas e domingos
  3. Capelinha das Aparições, que foi erguida no local onde os pastorinhos tiveram 5 das 6 visões de Nossa Senhora. A capela original foi construída em 1919. Após ter sido dinamitada foi restaurada e reinaugurada em 1923. Atualmente, a Capela está localizada dentro de uma construção maior, toda envidraçada, onde são feitas celebrações e momentos de oração ao longo do dia. A visita a Capela propriamente dita, é feita pela parte de trás da construção maior.
  4. Recinto de Oração: é o grande patio que se estende entre as duas Basílicas e onde são feitas as grandes celebrações, ao ar livre.

A área conta ainda com muitas outras capelas e atrás da Basílica Nossa Senhora do Rosário tem um outro patio, com árvores e bancos que achamos bem agradável pra um descanso.

Passando as apresentações mais formais, vamos a nossa experiência.

Já na chegada o tamanho da área do Santuário surpreende! A área é muito grande mesmo e a atmosfera de contemplação e emoção é muito grande. Ver os peregrinos pagando promessas de joelhos pela área central do recinto de oração em direção a Basílica, pessoas dos 4 cantos do mundo… Achei realmente emocionante.

Área externa da Basílica Nossa Senhora do Rosário e o Recinto de Orações

A arquitetura da Basílica Nossa Senhora do Rosário e da Colunata nas suas laterais é muito bonita… E a parte interna dessa Basílica é linda! Clara, com suas imagens e a arquitetura em relevo nos portais… Mas especialmente a energia daquele lugar… Sinceramente, apesar de me sentir muito bem em igrejas em geral, nunca fui muito devota de Nossa Senhora de Fátima… Mas logo que entrei na Basílica e olhei pra aquele lugar senti uma paz, uma emoção… Algo muito forte mesmo! E as lagrimas brotaram com vontade e rolaram rosto abaixo… Chorei por um bom tempo até conseguir me recompor e sair caminhar pela igreja pra ver as obras expostas ali, visitar os túmulos dos pastorinhos próximo ao altar, etc.

Parte interna da Basílica Nossa Senhora do Rosário

Foi realmente muito forte a emoção que senti naquele lugar…

Após olharmos todos os cantinhos da igreja saímos por uma das portas laterais e ficamos relaxando um pouco nos bancos sob a sombra de uma árvore na lateral da Basílica.

De lá fomos nos dirigindo para o estacionamento e, no caminho paramos pra ver a Capela das Aparições e seguimos pra saída do Santuário.

Se preferir se hospedar em Fátima você pode reservar sua hospedagem usando esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Centro Comercial Fátima

Como já não tínhamos tempo hábil pra visitar a Casa dos Pastorinhos, seguimos uma dica que tinha recebido e fomos até o Centro Comercial de Fátima, pra comprar algumas lembrancinhas. Essa loja é praticamente um shopping center de suvenires! Sério, da pra se perder lá dentro! Uma loja gigante, que tem de tudo imaginável referente a Nossa Senhora de Fátima, e Portugal em geral! Chaveiros, imãs de geladeira, paninhos de cozinha, canecas, canetas, pulseiras, terços de tudo quanto é tipo, imagens variadas de Nossa Senhora de Fátima… É um mundo de coisas! Acabamos comprando muitas lembrancinhas por lá e ficamos um bom tempo olhando tudo. As crianças ficaram maluquinhas com tanta coisa! Rsrsrs Se você tem presentinhos pra comprar, vale a pena dar uma conferida.

Casas dos Pastorinhos – Aljustrel

Como expliquei no inicio do post, a ideia inicial era visitarmos também a área de Aljustrel, onde ficam as casas onde moravam os três pastorinhos que tiveram as visões de Nossa Senhora de Fátima. Mas em função da hora que chegamos em Fátima não conseguimos pois as casas ficam abertas para visita apenas até as 18h.

Como minha irmã Lauren, que mora em Portugal, esteve em Fátima no último final de semana com minha sobrinha e duas amigas, conversei com ela e ela topou fazer uma complementação para esse post. Assim você já fica sabendo de todos os detalhes práticos pra incluir esse passeio no seu roteiro. 😉

Sinceramente fiquei com mais vontade ainda de conhecer esse local!

Com a palavra, Lauren Waldemarin Arrais, nossa correspondente em Portugal! Rsrsrs

Estive nas Casas dos Pastorinhos nesse ultimo final de semana. Elas estão localizadas em Aljustrel, a cerca de 2,5km do Santuário. Fomos de carro, nos guiando pelo Waze (apenas digitamos “Casa dos Pastorinhos” e o Waze nos orientou até lá).

O acesso é gratuito e a visita pode ser feita em algumas residências e lugares que tem relação com a vida dos pastorinhos e com a visões de Nossa Senhora de Fátima, e estão localizados quase todos em uma mesma rua e no seu entorno. Os locais são sinalizados com placas e tem guias que recebem os turistas, explicam sobre a casa e dão orientação sobre os outros lugares a serem visitados.

A primeira casa que visitamos foi do Francisco e da Jacinta… Eh a casa onde nasceram e onde Francisco morreu, vítima de gripe espanhola. A mesma doença vitimou sua irmã algum tempo depois, mas Jacinta foi transferida para o hospital em Lisboa e acabou por falecer lá. A casa é toda arrumada como na época, mas os moveis não são os originais da casa. Em frente a casa de Francisco e Jacinta tem a parede de pedras onde eles tiraram uma das fotos mais famosas da época… Inclusive é possível fazer uma foto no mesmo local.

Área externa e detalhes do interior da Casa onde moraram os irmãos Francisco e Jacinta

Em frente pode ser visitada a casa onde os pais de Francisco e Jacinta viveram os últimos anos. Nessa casa estão expostos os móveis verdadeiros da época, inclusive a cama que as crianças usavam na época.

Uns 200 metros a frente, em uma travessa a esquerda, fica a casa onde morava Lúcia. Nessa casa, além do seu interior, pode ser visitado o lugar onde ficavam as ovelhas, com ovelhas de verdade… Ainda tivemos a alegria de conhecer e fazer foto com a sobrinha de Lúcia… Uma senhora muito simpática que ainda vive na mesma rua, em uma casa em frente à dela.

Ambas as casas são de pedras e nos trazem a sensação de estar realmente naquela época.

Casa da Lucia e foto com uma sobrinha dela que vive na mesma rua

Da casa da Lúcia pode ser acessado o caminho para o local onde Francisco, Jacinta e Lucia tiveram a visão do Anjo… Um jardim lindo com as imagem do anjo e das crianças em tamanho quase real…

Jardim onde ocorreu a aparição

Toda a rua é repleta de placas e fotos de vizinhos e parentes, além das lojinhas típicas de Fátima, com venda de roupas típicas da época e muitos suvenires…

É um lugar fantástico, com uma energia indescritível! Saímos de lá encantadas!

Se preferir ir a Fátima em excursão, a Get Your Guide oferece várias opções de passeios, que você pode comprar antecipadamante, em português, nesse link

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: Ticketbar e GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

3 Respostas para “Fátima, Portugal: o Santuário e as Casas dos Pastorinhos”

  1. […] e visita a Gruta de Mira de Aire, almoço no Restaurante Piadusa em Pia do Urso, visita a Fátima (complexo da Basílica e Capelas) e compras no Centro Comercial Fátima. Infelizmente […]

  2. […] aqui nosso Roteiro de 13 dias em PortugalSaiba mais sobre nossa visita a Fátima e as Grutas de Mira de […]

Deixe uma resposta