Roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças

Roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças

Em nossa viagem para Portugal em julho de 2017 procuramos encaixar no roteiro alguns dias em Lisboa, alguns bate e volta para cidades próximas da capital portuguesa e também incluímos uns dias no Algarve, no sul de Portugal. Dos 13 dias do nosso roteiro em Portugal, tivemos 3 dias totalmente destinados a explorar Lisboa, e consolidei tudo aqui, em um roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças.

Veja aqui todas as informações sobre nosso Roteiro de 13 dias em Portugal

Onde ficar em Lisboa

Durante a maior parte dos nossos dias em Portugal ficamos hospedados na casa da minha irmã, em São Domingos de Rana, no conselho de Cascais.

Mas para ajudar alguns amigos, já andei pesquisando sobre as melhores regiões para se hospedar em Lisboa com crianças e vou dar algumas dicas aqui.

Alfama, Graça e São Vicente: fazem parte do centro histórico de Lisboa. Alfama tem muitos bares, restaurantes e casas de fado, além de ruelas super charmosas. Graça e São Vicente ficam vizinhos de Alfama e concentram alguns pontos turísticos da cidade. Uma opção de hotel com quarto família nessa região é o Hotel Convento Salvador , com 9,2 de pontuação no Booking. 

Baixa e Chiado: a área concentra comercio, pontos turísticos, restaurantes, bares. Tem fácil acesso de metro e está entre as áreas mais procuradas para hospedagem, com muitos estabelecimentos, mas com preço um pouco mais alto. Uma opção de hotel com quarto família nessa região é o My Story Hotel Rossio, com 9,4 de pontuação no Booking.

Av. da Liberdade: bem próxima ao Chiado e ao Bairro Alto, com acesso fácil ao metro e bastante procurada para hospedagem, com opções um pouco mais em conta. Nessa região tem o Altis Grand Hotel – Luxury Collection Hotels, que tem quartos família e 8,7 de pontuação no Booking e o HF Fenix Urban, com quartos familiares e pontuação 8,6 no Booking..

Bairro Alto e Príncipe Real: área mais boêmia de Lisboa, com muitos bares e casas noturnas e portanto bem mais movimentada. Ótimas opção com crianças nessa região são o Martinhal Lisbon Chiado Family Suites, um Apart Hotel que oferece apartamento totalmente kidsfriendly, ou o Bairro Alto Hotel, que tem apartamentos família.

Cais do Sodré: área mais próxima a margem do Rio Tejo e atualmente tem atividade noturna. Uma área com muitas construções históricas e uma linda vista do Rio Tejo. O Lx Boutique Hotel é uma opção para famílias nessa região, com pontuação 9,0 no Booking.

Belém: região histórica que concentra muitos dos pontos turísticos da cidade. Pode ser acessada de eléctrico e autocarro (ônibus). A Famous Crows GuestHouse é uma pousada com apartamentos familiares, localizada próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, com pontuação 8,7 no Booking; e o Altis Belem Hotel & Spa é um hotel 5 estrelas, na beira do Rio Tejo, e com apartamentos que comportam famílias.

Parque das Nações: região mais moderna da cidade onde fica o Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa e o Centro Comercial Vasco da Gama. É acessado pelo metrô. nessa região, o TRYP Lisboa Oriente Hotel fica bem próximo ao metro, tem quartos familiares e tem pontuação 8,4 no Booking e o MYRIAD by SANA Hotels, com pontuação 9,3 no Booking, tem vistas para o Rio Tejo, quartos familiares, spa e restaurante design.

Se quiser reservar sua hospedagem em Lisboa você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking.

Como sair e chegar no aeroporto de Lisboa

O aeroporto Humberto Delgado, fica na freguesia dos Olivais, em Lisboa.

No Terminal 1 do aeroporto, onde chegam os voos internacionais, fica a estação de metro Aeroporto, da linha vermelha. Essa linha faz conexão com as linhas verde (estação Alameda), amarela (estação Saldanha) e azul (estação Sebastião). Dependendo de onde você estiver hospedado, você poderá usar apenas o metro para chegar, se não você pode se informar com o seu hotel qual a estação mais próxima e como você deve fazer pra chegar da estação ao hotel.

Roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças

Mapa do Metro de Lisboa. Fonte: https://www.metrolisboa.pt/viajar/mapas-e-diagramas/

No aeroporto existem também opções de Autocarro (ônibus comuns), mas é importante ficar atento pois parece que eles tem limite de tamanho de bagagem. Existem também opções de Aerobus e Shuttle. No site do aeroporto existem mais informações sobre as formas de acesso.

Com crianças, e especialmente se estiver com muitas malas, uma opção a pensar é contratar um transfer aeroporto-hotel-aeroporto diretamente com seu hotel. A maioria dos hotéis em grandes cidades oferecem essa opção e, apesar dela ser um pouco mais cara, é bem confortável para quem viaja com crianças.

Como se deslocar em Lisboa com crianças

Como ficamos hospedados na casa da minha irmã, que mora um pouco mais longe da área turística e da estação de comboio mais próxima, optamos por alugar um carro. O carro foi perfeito para os bate-e-volta nas cidades vizinhas e para nossa ida ao Algarve, e também utilizamos para ir até Lisboa em dois dos três dias de roteiro na cidade. Posso dizer que se deslocar de carro em Lisboa é bem tranquilo! O trânsito não é caótico, o Waze e o Google Maps (os portugueses chamam de Mapa Google) funcionam muito bem, as vias são bem sinalizadas e encontramos estacionamento particular com facilidade nas áreas turísticas.

Se você quiser alugar um carro em Lisboa, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link.

Entretanto, se o seu objetivo é ficar em Lisboa, acho que o carro é dispensável. O transporte público em Lisboa é muito bom e a maior parte das áreas turísticas é servida por metro (em Portugal fala-se “métro”), comboio (trem), autocarros (ônibus) ou eléctricos (os charmosos bondes). Além disso você pode também recorrer a taxis, Uber, tuk-tuks (aqueles mini carros que as crianças amam). Existem ainda os ônibus “hop on – hop off”, super tradicionais nas grandes cidades, e uma infinidade de opções de tours com agências de viagem.

Deslocamento com o electrico de Lisboa e os tuk-tuks

Nosso roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças

Para montar nosso roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças busquei organizar as atrações que queríamos conhecer com base na sua localização geográfica, assim evitamos deslocamentos desnecessários. Nosso roteiro incluiu atividades que agradassem adultos e crianças, assim todo mundo ficou feliz!

Em geral organizo nossos roteiros com tempo de folga, sem muito corre-corre, até porque com as crianças tudo é mais lento e gostamos de curtir as coisas simples: um sorvete no meio do caminho, uma praça pra correr um pouco, uma brincadeira com outras crianças. Mas se você gosta de um roteiro um pouco mais movimentado, não se preocupe, que sempre dou umas dicas de atividades extras que podem ser feitas.

Somos afiliados da Get Your Guide, empresa de venda online de ingressos. Acesse esse link para conhecer todas as atrações oferecidas pela Get Your Guide em Lisboa.

Dia 1

Nosso primeiro dia do roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças foi destinado a explorar o Oceanário de Lisboa e passear um pouco no Parque das Nações. Você pode ainda completar esse dia com um passeio de teleférico no Parque das Nações, uma visita ao Pavilhão do Conhecimento e até umas comprinhas no Centro Comercial Vasco da Gama, um shopping super moderno ali pertinho, e que tem lojas das principais marcas. Todas essas atrações ficam bem próximas da Estação Oriente de Metro, e de lá você pode fazer tudo a pé.

Nesse post contei tudo sobre o Passeio ao Oceanário de Lisboa e o Parque das Nações.

Oceanário de Lisboa e Parque das Nações

Dia 2

Em nosso segundo dia do roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças passeamos de eléctrico, conhecemos o Castelo São Jorge e parte do bairro de Alfama, incluindo a Catedral da Sé e a Igreja de Santo Antonio de Lisboa (construída sobre a casa onde o famoso santo casamenteiro nasceu). Você pode ainda passear mais por Alfama, seguindo as sugestões que demos no nosso post, e até esticar em um bar de fado a noite!

Nesse post contei tudo sobre o passeio no Castelo São Jorge e por Alfama e dei varias dicas para completar seu roteiro.

Castelo São Jorge e Alfama

Dia 3

No terceiro dia do roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças exploramos a famosíssima e super turística região de Belém! Começamos pela icônica Torre de Belém! Depois de uma pausa para alguns pasteis de Belém deliciosos na famosa casa Pastéis de Belém (a original, de 1837) exploramos o Mosteiro dos Jerônimos, o Jardim da Praça do Império e fomos conhecer o Padrão dos Descobrimentos. Existem ainda diversas outras opções ali nas proximidades: o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu dos Coches, o Museu da Marinha, e o Museu Coleção Berardo.

Nesse post passei todos os detalhes sobre o que fazer em Belém com crianças, incluindo outras atrações disponíveis na região e que você pode incluir no seu roteiro em Lisboa com crianças.

Torre de Belém, Pasteis de Belém e Mosteiro dos Jerónimos

Outras atrações em Lisboa com crianças

Se você tem mais dias para explorar a capital portuguesa, ou gosta de fazer mais atividades por dia, não precisa se desesperar! Seguem mais algumas sugestões de passeios que você pode fazer em Lisboa com crianças! Lembro que nos posts que fiz sobre nossos passeios no Oceanário de Lisboa, em Belém e no Castelo São Jorge e Alfama já dei também dicas de atividades extras para fazer nesses locais.

A capital portuguesa é um charme só e tem muita coisa pra ser explorada!

passear pelos bairros do Chiado e pelo Príncipe Real;

explorar a região do Cais do Sodré: passear pelo calçadão na beira do rio Tejo, comer pasteis de nata na Manteigaria e fazer uma refeição no Mercado da Ribeira. Passamos de carro nessa região, e adoramos o que vimos, mas infelizmente não tivemos tempo de explorar a área dessa vez. Certamente voltaremos para explorar da próxima vez! Essa atividade pode facilmente ser incluída no Roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças, complementando o dia de visita ao Castelo São Jorge e Alfama, por exemplo.

Um pouquinho da nossa rápida passagem pelo Cais do Sodré, em Lisboa com crianças

passear pelo Zoológico de Lisboa: As passeadeiras estiveram por lá e contam nesse post a experiência delas no zoo

conhecer o Museu Nacional do Azulejo: tem algo mais português do que isso? Pois é, as Passeadeiras também estiveram lá e contaram todos os detalhes nesse post.

conhecer o Museu da Marioneta: o Blog Pumpkin esteve lá e detalha o passeio que parece bem divertido

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

14 Respostas para “Roteiro de 3 dias em Lisboa com crianças”

  1. Acredita que eu não conheci o Castelo de São Jorge?
    Acho que precisi voltar, rsss…

    1. Ai, precisa mesmo Tatiana!!! A área é linda, e a vista de Lisboa a partir de lá é linda!!! Vale muito conhecer 🙂

  2. Ando sonhando com Portugal ultimamente, íamos nessas férias mas nao deu certo. Ainda nao perdi as esperancas! Super completo seu post! 🙂 Adorei!

    1. Vão sim Melissa! Vão amar certamente 😉

  3. Pessoal , que viagem linda !
    Já estive em Portugal 3 vezes e Lisboa sempre fez parte do roteiro. Ótimo roteiro para viagem com crianças ou para adultos que não querem correr.
    Beijocas

    1. Portugal é demais ne?! 🙂

  4. Sou uma “portuguezinha” muito desnaturada kkk meus avós eram Portugueses e desde pequena quero muito conhecer.. acompanhei a viagem de vocês e amei. Adorei o roteiro, principalmente a paradinha para comer alguns pasteizinhos de Belém (que amo)!

    1. Precisa mesmo ir pra conhecer ao vivo e comer os Pasteis de Belém originais 😋

  5. Lisboa é apaixonante, né? Seu roteiro ficou ótimo! A única coisa que não fizemos (e lamentamos muito) foi o Castelo de São Jorge. Giovanna era ainda pequena e não animamos subir pra visitar. Ficou pra próxima, porque Lisboa deixa aquele gostinho de quero mais rsrs.

    1. Obrigada! Realmente com pequenos bem pequenos pode ser cansativo. Mas vão na próxima! Vale muito a visita!

  6. Cada vez com mais vontade de conhecer Lisboa! Acompanhei todo seu roteiro por Portugal e realmente foi lindo! Gostei muito das dicas desse post de hospedagem por bairros. Vou salvar nos favoritos para quando a viagem sair do papel!

    1. Certamente vocês vão amar Portugal! Torcendo pra sair do papel logo! 😉

  7. Só pelo Oceanário já valia a pena trazer as crianças a Lisboa, é uma cidade linda mesmo! :)))
    Que bom que todos gostaram, grande abraço aqui do Porto.

    1. Concordo! O Oceanário é lindo mesmo.

Deixe uma resposta