Roteiro de 3 dias no Algarve com crianças

Roteiro de 3 dias no Algarve

Durante nossa viagem pra Portugal no verão (julho de 2017) decidimos conhecer e curtir o litoral mais disputado de Portugal. Como o tempo era meio curto, após estudar muito selecionei nossos passeios e organizei tudo nesse post com um Roteiro de 3 dias no Algarve, com crianças!

Para ver nosso Roteiro de 13 dias em Portugal acesse esse link.

Nessa parte da viagem estávamos, além de nos 5 de casa, com outros integrantes da minha família, em um grupo de 10 pessoas: nós, minha mãe e meu paidrasto (que estavam passando uma temporada em Portugal), minha irmã, meu cunhado e minha sobrinha (que moram em Portugal).

Além de estarmos em um grupo de família, somos adeptos do slow travel, e isso moldou bastante nosso roteiro de 3 dias no Algarve! Se você é mais agitado e curte um ritmo mais intenso nas viagens, certamente vai poder incluir mais atividades nesses dias.

É importante ressaltar também que estávamos de carro, o que facilitou bastante o deslocamento por lá. Mas já vi vários relatos de quem foi de ônibus e, aparentemente não é complicado rodar por lá.

Se quiser alugar carro no Algarve, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link.

O Algarve

O Algarve é a região localizada lá no sul de Portugal. É uma região que tem uma área bem grande de litoral e consequentemente as praias e a região costeira em geral são o “carro chefe” do turismo por lá.

O Algarve é composto por 16 concelhos, que são equivalentes aos municípios aqui no Brasil. Seguindo da esquerda para a direita: Vila do Bispo, Aljezuz, Lagos, Monchique, Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, Faro, São Brás de Aportel, Tavira, Olhão, Alcoutim, Vila Real de Santo Antonio e Castro Marim. Desses, apenas três (Castro Morim, São Brás de Aportel e Monchique) não tem ao menos uma parte do território na costa.

Roteiro de 3 dias no Algarve com crianças

Mapa do Algarve com seus concelhos. (Fonte: http://www.portugaldenorteasul.pt)

Cidade base no Algarve

Para esse nosso roteiro de 3 dias do Algarve a melhor base, sem dúvidas, é Lagos. A cidade é super simpática com muitas casinhas brancas, a beira mar, tem uma marina e algumas das praias mais lindas do Algarve!

Já reservou sua hospedagem no Algarve? Você pode reservapor esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Roteiro de 3 dias (e meio) no Algarve

Já aviso que o Algarve tem muita coisa pra ver e fazer e que esses 3 dias foram maravilhosos, mas só deu pra sentir um gostinho… Ficaria tranquilamente uma semana por lá, e se você quiser dá pra ficar uma parte do tempo baseado em Lagos e mais uns dias em outro trecho do Algarve, como Albufeira (vou ter que voltar pra conhecer).

Mas vamos lá, chega de lero-lero, e vamos ao roteiro de 3 dias no Algarve!

Dia 1 (meio dia)

Nosso primeiro dia no Algarve na verdade foi o dia do deslocamento de São Domingos de Rana (perto de Cascais e Lisboa) até Lagos. Mas nossa ultima parada nesse deslocamento foi na Fortaleza de Sagres, já no Algarve.

Nesse post contei como é a visita a Fortaleza de Sagres.

Fortaleza de Sagres

Se você não tiver como conhecer a Fortaleza de Sagres no caminho para o Algarve, mas quiser inclui-la no seu roteiro, poderá encaixa-la em meio dia facilmente (uma manhã ou uma tarde) e pode aproveitar pra conhecer uma ou algumas praias desse trecho mais no extremo do Algarve e também para incluir o Cabo de São Vicente.

Dia 2

Nesse dia aproveitamos para curtir o dia na maravilhosa Praia do Camilo, em Lagos mesmo. Maravilhosa mesmo!!!

Nesse post contei todos os detalhes das Praias de Lagos, com informações de como chegar, estrutura, etc.

Praia do Camilo

Se seu objetivo não for curtir a praia como nós fizemos, mas só conhecer, você pode aproveitar o dia pra fazer um circuito a pé ou mesmo de ônibus pra conhecer todas as praias de Lagos. No post das praias de lagos dei algumas dicas sobre as outras praias de lá.

No final da tarde, saindo da Praia do Camilo, fomos conhecer o centrinho de Lagos. Caminhamos um pouco pelo calçadão ao longo da Marina de Lagos, vimos as casinhas brancas, o comércio. É uma área muito simpática pra passear, comer e mesmo tomar um sorvete no final do dia.

Dia 3

Mais um dia de curtir praia, e dessa vez foi o dia da Praia da Dona Ana, que já foi eleita uma das praias mais bonitas da Europa!

No final da tarde fomos conhecer a Ponta da Piedade, que não pode ficar fora do seu roteiro!!!

Praia da Dona Ana e Ponta da Piedade

Contei todos os detalhes sobre a Praia da Dona Ana e a Ponta da Piedade no post sobre as Praias de Lagos.

Se você gostar de passeio de barco, pode aproveitar pra fazer um passeio pela costa de Lagos saindo ali da Ponta da Piedade mesmo (ou da Marina de Lagos, se preferir).

Dia 4

Nesse dia fizemos um passeio de barco pelas grutas de Benagil, no concelho de Lagoa (35km de Lagos). Recomendo fortemente que você faça ao menos um passeio de barco no Algarve, para ver as falésias e praias do mar e explorar as grutas típicas dessa região!

Nós achamos lindíssimo o passeio de barco pelas grutas de Benagil e nesse post passamos todas as informações necessárias pra você planejar seu passeio.

O plano, inicialmente, era depois do passeio irmos conhecer a Praia da Marinha, em Lagoa, pois já tinha visto que estava entre as praias mais lindas do Algarve. Mas, depois de dois dias de praia e duas horas debaixo de sol no passeio de barco, tudo o que queríamos era sombra e água fresca, literalmente. Se você ainda tiver pique pra praia, recomendo fortemente conhecer a Praia da Marinha

Como a fome estava apertando, seguimos até Armação de Pera, que tinha lido que era bem simpática. Infelizmente na hora que chegamos, depois das 15h, todos os restaurantes já estavam fechados e acabamos fazendo um lanche no Busiris Bar, que tem mesas em uma área externa bem agradável e serve sanduíches muito gostosos (e gigantes!). Aliás, é muito importante ficar atento com essa questão do horário dos restaurantes em Portugal, pois em geral eles fecham as 15h.

Após o almoço passamos um pouco pelo calçadão do centrinho de Armação de Pera, que fica em cima da falésia e de onde é possível observar a praia lá embaixo. Aproveitamos também pra lagartear na praça, enquanto as crianças brincavam no gramado.

Pausa para lanche e para lagartear um pouco em Armação de Pera

Após curtirmos um tempo essa vida boa de “dolce far niente” pegamos novamente os carros e retornamos em direção a Lagos, mas fizemos uma entrada estratégica em Carvoeiro pois queria ver as casinhas brancas encarapitadas no mar que tinha visto em algumas fotos. No vai e vem da busca por local pra estacionar acabamos, por sorte do destino, conhecendo a passarela de madeira que bordeia parte da orla de Carvoeiro, por cima das falésias. A vista é linda e vale muito uma visita no fim do dia, com aquela luz maravilhosa de fim de tarde e por do sol. Essa paradinha fechou com chave de ouro (e céu dourado) nossa breve passagem pelo Algarve, pois, no dia seguinte de manhã já retornamos a São Domingos de Rana pra explorar mais um pouco a capital Lisboa e seu entorno.

O calçadão passarela de Carvoeiro e um pouquinho da cidade

O que mais incluir no roteiro

Aqui vou passar algumas dicas do que mais você pode incluir no seu roteiro se tiver mais tempo ou se gostar de um roteiro mais movimentado. Ressalto apenas que não visitei essas atrações descritas abaixo, de forma que a sugestão é mais com base no que estudei do que tinha disponível por lá.

  • Conhecer ou curtir outras praias: o que não falta no Algarve são praias pra conhecer… Só nesse trecho que conhecemos do Algarve, entre Sagres e Armação de Pera tem mais de 20 praias. Dessas todas, além da Praia do Camilo, Praia da Dona Ana e Praia de Benagil, que conhecemos, gostaria muito de ter conhecido a Praia da Marinha. O 7 continentes e 1 passaporte conta nesse post um pouco sobre a Praia da Marinha pra você ver que vale a pensa tentar encaixa-la no seu roteiro!
  • Esportes aquáticos: tem muitas opções diferentes de passeios de barco pra fazer no Algarve e em varias praias é possível também alugar caiaques e SUP para curtir aquelas águas de cor incrível! Se você curte, se atire nessa experiência!!! 🙂
  • Parques Aquáticos: O Algarve oferece várias opções de parques aquáticos, sendo dos mais tradicionais a aqueles que são praticamente um parque temático (segundo as descrições, já que eu não conheci). O Zoomarine é um parque temático, localizado em Albufeira, que reúne parque aquático e shows com golfinhos, focas, aves de rapina e outros animais. O Slide & Splash é um parque aquático localizado em Lagoa. Passamos por ele no caminho para a praia de Benagil e vimos os tobogãs da estrada. Parece bem legal pra quem quiser uma atividade diferente! O Aquashow fica em Quarteira e além das atrações aquaticas ofere alguns shows com aves de rapina e répteis e tem ainda alguns brinquedos, como montanha russa.
  • Conhecer a região serrana: se você curte caminhar e quer mudar um pouco a paisagem, pode aproveitar pra conhecer a Serra de Monchique, Serra de Espinhaço de Cão e a Serra do Caldeirão. Nesse post você encontra mais informações sobre essa região.

Somos afiliados do Get Your Guide, que oferece vários passeios na região. Você pode comprar seu ingresso antecipadamente, em português, por esse link.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

2 Respostas para “Roteiro de 3 dias no Algarve com crianças”

  1. Olá Helen,
    Concordo que Lagos é a melhor base, mas não consigo gostar da Praia da Dona Ana (há praias muito melhores ali perto). Outra cidadezinha de que eu gosto é Tavira, não sei se conheceram.
    Grande abraço e boas viagens aqui por Portugal.

    1. Oi Filipe! Obrigada pela visita! Também não achei a Dona Ana isso tudo. Claro que é bonita, mas achei a Praia do Camilo muito mais bonita. Mas falta muito pra conhecermos no Algarve. Tavira quero conhecer, certamente!

Deixe uma resposta