Passeio de Barco pela gruta de Benagil com crianças: passeio imperdível no Algarve, Portugal

Passeio de barco com crianças na Gruta de Benagil, Algarve, Portugal

Qualquer um que começar a pesquisar sobre o que fazer no Algarve vai logo se deparar com indicações de passeios de barco pelas grutas e praias da região. São vários disponíveis  e durante minhas pesquisas me encantei com as fotos da Gruta de Benagil, e por isso decidi que faríamos o Passeio de Barco pela Gruta de Benagil, com as crianças.

Nesse post contei sobre nosso Roteiro de 13 dias em Portugal e nesse outro contei sobre as Praias de Lagos, no Algarve, com crianças

O que é a Gruta de Benagil

A Gruta de Benagil ou Algar de Benagil é uma formação na falésia na costa de Lagoa, no Algarve, ao lado da Praia de Benagil. Essa formação é bastante curiosa pois a ação do mar “cavou” uma gruta na falésia, e formou-se um buraco ovalado no teto da gruta. Além disso, tem uma praia pequena, de areias claras ali dentro. Com o sol a luz é incrível dentro da gruta! Não é a toa que fotos da Gruta de Benagil aparecem em quase todas as buscas que se faz sobre passeios de barco no Algarve!

Reserve sua hospedagem no Algarvenesse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. 

A Gruta de Benagil só pode ser acessada pelo mar, apesar de ficar próxima a Praia de Benagil. Algumas pessoas se aventuram e vão nadando até ela, mas essa aventura não é aconselhada, em função das correntes, que podem mudar e dificultar o retorno. Durante nosso passeio o barqueiro nos contou que já socorreu banhistas mais de uma vez, que se aventuraram na ida, mas não conseguiam retornar. Uma alternativa é ir de SUP ou de caiaques.

Mas a Gruta de Benagil não é a única da área. A costa no entorno da Praia de Benagil tem várias grutas, com formações interessantes e onde a luz do sol confere cores lindas, tanto no mar, quanto nas falésias. Além disso, no entorno das praias o mar foi fazendo esculturas em diversas falésias, formando muitas formações interessantes.

Passeios de Barco pela Gruta de Benagil

Durante minhas pesquisas encontrei diversas opções de passeios de barco pela Gruta de Benagil , partindo de locais diferentes, com diversas durações, tipos de barco, etc.

São tantas opções que fiquei muito na dúvida do qual passeio de barco escolher, especialmente porque estaria com crianças, e ai surgem as dúvidas de segurança, estrutura, etc.

Pra te ajudar na sua pesquisa, vou tentar concentrar todas as informações aqui nesse post, separando em algumas classes e apresentando prós e contras de cada uma.

Tipo e tamanho do barco

Nas minhas pesquisas encontrei oferta de passeios com barcos de diferentes tipos e tamanhos. Apresento a seguir um resumo do que vi.

  • Barcos maiores (escunas, catamarãs ou iates)

Esses passeios partem da Marina de Portimao, ou de Vilamoura. Em geral são passeios mais longos, de 6h de duração, incluindo almoço, e incluem parada em alguma praia. Alguns oferecem passeio pelas grutas com barcos menores, já incluído no passeio. Esse tipo de barco maior é mais estável e possui banheiro a bordo. 

Na época da pesquisa para nosso passeio encontrei também a opção de passeio em um “barco pirata” (motor e vela), com duração de meio dia e opção de passar para barcos menores para visitar as grutas. O barco é maior, pra 60 pessoas e tem banheiro. Achei essa opção bem interessante, especialmente com crianças.

  • Barcos menores a motor

Esses passeios são feitos com barcos menores de 10 a 15 passageiros. Existe a opção de barcos com assento e outros com bancos (sem encosto). Eles entram com facilidade nas grutas, mas, em compensação são mais instáveis navegando no mar. Em geral os passeios oferecidos são de 30 minutos a 2h, dependendo do ponto de partida.

  • Caiaques

O passeio de caiaque é feito por conta própria, a partir da Praia de Benagil. Nessa opção você pode desembarcar com maior facilidade na Gruta de Benagil e ficar lá mais tempo. Por outro lado terá que fazer exercício para remar. O Nós na Trip fez o passeio dessa forma e parece incrível!

Tipos de barcos para fazer o passeio a Gruta de Benagil

Tempo de duração dos passeios de barco

  • Dia todo ou meio dia

Os passeios a Gruta de Benagil com barcos maiores oferecem opções de passeios com 6 a 3h e meia de duração. Alguns deles incluem almoço e parada em alguma praia por algum tempo. Em geral esses passeios mais longos saem das marinas (Portimão ou Villamoura).

  • 30 minutos a 2,5 horas

Em geral os passeios com menor duração partem dos locais mais próximos, da própria Praia de Benagil, ou das praias do entorno, e consequentemente são operados por barcos menores. Os mais curtos levam apenas até a Gruta de Benagil e, conforme aumenta a duração incluem mais  grutas e a visão de mais praias. Em geral eles não incluem paradas. Na Gruta de Benagil os barcos fazem uma “parada” na água mesmo, dentro na gruta, e os visitantes podem pular na água e ir até a areia e retornar. Como a parada é rápida, não dá pra demorar muito. Segundo informam não é permitido encostar o barco na areia.

Porto de saída de barcos para o passeio a Gruta de Benagil

  • Praia de Benagil

A opção de pegar o barco na própria Praia de Benagil facilita muito pois não inclui quase deslocamento nenhum. Sai da praia e já está ali com todas as falésias e grutas pra se deslumbrar! Entretanto, o embarque é feito na própria praia, não tem píer, portanto fica mais vulnerável a condição do mar e você pode ter que fazer um pouco de malabarismo pra entrar e sair do barco

  • Outras praias do entorno

Durante as pesquisas vi que algumas praias do entorno tem opção de embarque também, como a Praia do Carvoeiro e a Praia de Nossa Senhora da Rocha. Nesses casos, para chegar até a Gruta de Benagil o passeio tem que ser um pouco mais logo já que depende de uma pouco de deslocamento.

  • Marina de Portimão

A partir da Marina de Portimão existem muitos passeios disponíveis para a Gruta de Benagil, tanto com barcos maiores, como com barcos pequenos. Existe também a opção por passeios mais longos ou mais curtos, de aproximadamente 2h. O interessante nessa opção é que você pode andar pela marina e escolher entre diferentes opções, e o embarque é bem tranquilo, em uma marina mesmo. O Contando Destinos fez o passeio saindo da Marina de Portimão.

  • Marinha de Vilamoura

Pelo que verifiquei nas nossas pesquisas a Marina de Vilamoura é o ponto de partida de alguns passeios mais longos que incluem a Gruta de Benagil, com barcos maiores, como catamarãs e iates.

Se quiser alugar carro no Algarve, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link

Como comprar os Ingressos do passeio a Gruta de Benagil

Se você estiver visitando a região na baixa temporada, provavelmente não terá muita dificuldade em contratar um passeio de barco para a Gruta de Benagil lá na hora. O melhor, provavelmente seja tentar combinar na véspera, pra saber direitinho o horário do passeio. Nessa opção você certamente vai poder negociar com mais de um barco e talvez consiga valores melhores pro seu passeio.

Mas se você preferir reservar com antecedência, ou se estiver planejando fazer o passeio de barco pelas Gruta de Benagil no verão, altíssima temporada, várias empresas maiores oferecem o serviço de reserva pela internet, via o site ou e-mail.

Se quiser comprar seu ingresso antecipadamente somos afiliados do Get Your Guide e você pode comprar seu ingresso por esse link.

Nosso passeio pela Gruta de Benagil

Durante minhas pesquisas uma das indicações que tive foi de que seria melhor fazer o passeio a Gruta de Benagil com barcos menores, pois os maiores não conseguem se aproximar muito da costa e nem entrar em todas as grutas. Consequentemente decidi por fazermos o passeio em um barco pequeno. Para minimizar o deslocamento grande desde Portimão, acabei optando por fazer o passeio com saída da Praia de Benagil.

Em minhas buscas pela internet só localizei uma empresa que oferecia o passeio de barco saindo de lá, a Taruga Benagil Tours, mas quando chegamos lá vimos que tem outra empresa que opera nessa praia, a Didi.

Como nossa viagem foi em julho, altíssima temporada, preferi reservar o passeio com antecedência. Na época a Taruga Benagil Tours me ofereceu duas opções de duração, um passeio com 1h de duração e outro com 1h e 30 min, onde era possível parar próximo a Gruta de Benagil e ir até a areia nadando. Escolhemos essa segunda opção, por ser um passeio um pouco mais longo e incluir a visita a várias grutas e visualização de algumas praias.

Gruta de Benagil – Reserva e compra dos ingressos

Na época que fizemos o passeio ainda não conhecíamos o Get Your Guide e fizemos nossa reserva para o passeio a Gruta de Benagil com a Taruga Benagil Tours diretamente pelo site deles, após trocarmos alguns e-mails para tirar dúvidas. Na reserva eles nos pediram para chegar com meia hora de antecedência, e pagamos o passeio lá na hora mesmo, dando o nome da reserva. No guichê o pagamento podia ser feito em dinheiro ou cartão de crédito. Tudo bem fácil!

Gruta de Benagil – A estrutura na área de espera

A Taruga Tours, além do guichê para compra dos ingressos, tem um bar ali na entrada da Praia de Benagil, onde tem algumas mesas e cadeiras plásticas, e são vendidas bebidas e alguns lanches. O preço no bar é salgadinho, como o padrão nesses locais com poucas opções. Disponibilizam também banheiro para uso pelos clientes.

Gruta de Benagil – O barco e o embarque

O barco usado pela Taruga para o passeio que inclui a Gruta de Benagil é uma lancha de pequeno porte, para 12 pessoas, com motor de popa, e bancos daqueles comuns, sem encosto.

O embarque é feito na praia, que tem quase nada de ondas. Mas, as ondulações são suficientes para fazer o barco subir e descer um pouco e fazem com que o embarque seja um pouco emocionante (pense nisso especialmente se estiver com crianças ou com pessoas com um pouco de dificuldade de movimentação). Como nesse dia as ondulações estavam mais altinhas e o pessoal que embarcou antes de nós teve um pouco mais de dificuldade, eles decidiram subir o barco na areia para nosso embarque… Isso mesmo… O barqueiro tomou distancia com o barco, e veio acelerando muito em direção a praia. Na chegada levantou o motor e entrou areia adentro com o barco! A equipe Taruga, que já estava a postos nas proximidades, instantaneamente cercou o barco e foi colocando uns cilindros emborrachados em baixo, virando o barco e colocando mais próximo a costa.

Assim que o barco estava um pouco mais próximo da água orientaram nosso grupo a embarcar (ainda na areia), e sentar, e já empurraram o barco pra água. O piloto já ligou o motor e saiu acelerando mar adentro… E ainda não tínhamos sequer colocado os coletes, que estavam nos nossos pés…

A Praia de Benagil, a equipe taruga virando o barco e nossa primeira foto no barco, já de colete, mas ainda tremendo… rsrsrs 

Sinceramente achei uma loucura com as crianças… Com o barco navegando me abaixei, vesti o colete nas crianças, e depois coloquei o meu, e só ai me sentei, tremendo de nervoso… Levei uns bons minutos pra acalmar e conseguir começar a curtir o passeio… Fiquei pensando no porque eles não entregam os coletes para vestirmos enquanto ainda estamos na praia… Seria bem mais fácil e mais seguro…

Gruta de Banagil – O passeio de barco

No inicio o barco seguiu para a direita da Praia de Benagil, beirando as falésias, e  entrando em várias grutas, algumas que é até difícil acreditar que o barco vai entrar de tão pequena que parece a entrada a distância. A cor do mar e o contraste com a cor das falésias, a iluminação do sol entrando pelas frestas e entradas… É muito lindo!

Vistas lindas, Praias e Grutas na primeira parte do passeio de barco

Após um tempo desse entra e sai de gruta, o barco se afastou da costa (em uma velocidade mais alta) e seguiu de volta em direção a Praia de Benagil em alta velocidade (e batendo pra caramba), fazendo algumas manobras radicais em curva.

Passando a Praia de Benagil ele se aproximou novamente da costa e foi o momento de conhecermos a tão esperada Gruta de Benagil. O barco entrou na gruta e o barqueiro reduziu o motor e ficou apenas direcionando para o barco ficar “quase parado” na água. Ali ele informou que poderíamos descer na água e ir até a areia e que ficaríamos 15 minutos. Fiquei bem tentada, mas as crianças queriam descer também e achei que seria um perrengue subir os três de volta no barco com o motor ligado e o mar jogando levemente o barco pra lá e pra cá… Mas meu cunhado e minha sobrinha entraram na água (geladíssima) e deram uma espiada na areia, além de uma outro casal que estava no nosso barco. Mas vale lembrar que o tempo é curto então, mal desceram e chegaram na areia já tiveram que retornar…

A tão esperada, e realmente linda, Gruta de Benagil

Após a Gruta de Benagil continuamos beirando as falésias agora desse outro lado da Praia de Benagil, entrando em mais umas trocentas grutas e vendo de longe umas praias lindas. Vale ressaltar as vistas lindas da Praia da Marina, que tem, em um dos seus lados, uma parte de falésia que tomou a forma de elefante. Lindo!!! Realmente a cor do mar, e o contraste com as falésias é muito muito lindo!!!

Mais vistas lindas na outra parte do passeio de barco

Nesse vídeo que fiz do nosso passeio você pode ter uma ideia das belezas que te esperam no passeio de barco pelas grutas de Banagil!

Conclusões sobre o nosso passeio a Gruta de Benagil e nossas dicas

Que o passeio de barco pela Gruta de Benagil é imperdível e que não pode ficar de fora do seu roteiro no Algarve não tem duvida nenhuma né?! As fotos e o vídeo falam por si! Essa região é maravilhosa e ter a oportunidade de ver tudo isso do mar é simplesmente incrível!!!

Mas, no meio de tantas opções para fazer o passeio de barco a Gruta de Benagil, acho importante contar pra você o que gostei na minha escolha e o que teria feito diferente e porque, assim  te ajudo nas suas escolhas!

Dividi meus pontos de vista nos pontos positivos e os pontos negativos da nossa escolha. Mas isso é bem pessoal… Está relacionado as experiências de uma mãe, viajando com crianças (trigêmeos), de 8 anos de idade… Podem ter pontos que considerei negativos mas podem ser positivos pra você, e vice versa. Então leia tudo e tire suas próprias conclusões. 😉

Pontos positivos do nosso passeio a Gruta de Benagil

  • Reserva pela internet e compra rápida dos ingressos antes do passeio
  • Barco pequeno: na minha opinião fazer o passeio nas grutas com um barco pequeno foi importantíssimo, afinal, entrar nas grutas é o ponto alto do passeio.
  • Embarque na Praia de Benagil: não tem quase deslocamento nenhum. Saímos da praia e poucos minutos depois já estávamos entrando na primeira gruta!
  • Duração do passeio: achamos o passeio de uma hora e meia ótimo! Mas vale lembrar que saímos ali da Praia de Benagil. Se você for fazer o passeio saindo da marina de Portimão, creio que o passeio de 2h ou 2h e meia seja o mais indicado, já que tem um certo deslocamento até a praia de Benagil.
  • Barqueiro experiente: nosso barqueiro conhecia muito bem a região e tinha claramente muita experiência na condução do barco. Tanto que nos salvou de um quase acidente com uma manobra super rápida! Um barco grande saiu de uma das grutas “pela contramão” e quase pegou nosso barco, mas o barqueiro acelerou e desviou o barco muito rápido. Apesar do sustão tudo ficou bem (exceto pelo meu coração que saiu pela boca e quase se afogou no mar algarvio… :P).

Pontos negativos do nosso passeio a Gruta de Benagil

  • Barco pequeno: apesar de ser ótimo pra entrar nas grutas ele batia bastante nos deslocamentos mais longos e as curvas assustaram um pouco as crianças. Além disso a Maria ficou muuuito enjoada durante o passeio… Acredito que fazer o passeio com barcos maiores, que levam um barco pequeno só pra hora de entrar nas grutas seja uma boa alternativa pra quem viaja com crianças.
  • Bancos sem encosto: achamos um pouco desconfortável passar 1,5h em bancos sem encosto… E com a Maria enjoando e bem molinha, foi bem difícil segurá-la sem ter encosto no banco…
  • Embarque na Praia de Benagil: apesar da parte curiosa do barco ter subido na praia para embarcarmos, achei o embarque ali meio “perrengoso” pra quem viaja com crianças. Tudo muito corrido, acelerado… Sem tempo nenhum pra se organizar… Vale ressaltar que já fizemos outros passeios com barco pequeno (na praia de Punahiul, no Chile pra ver pinguins, e em Foz do Iguaçu) e esse embarque foi bem mais estressante…
  • Vestir os coletes salva vidas no barco, com ele já em movimento: esse sem duvidas foi o ponto mais negativo pra mim na nossa escolha de passeio… Pode ser exagero da minha parte, mas sinceramente, acho que especialmente pra quem está fazendo o passeio com crianças, poder colocar os coletes salva vidas com calma, em terra firme, é infinitamente mais fácil, e mais seguro! Em nosso passeio de barco na baia de Punihuil, no Chile, eles forneceram os coletes na praia, nos vestimos, e já fomos para o barco prontos. No passeio em Foz a mesma coisa, nos entregaram os coletes no pier e pra entrar no barco já tinham que estar todos prontos.
  • Passeio com muita emoção: provavelmente se tivesse escrito esse post antes de ser mãe, esse item estaria nos pontos positivos… Sempre adorei adrenalina… Mas depois do nascimento das crianças, e especialmente quando estou com eles, sou muito mais bundona…, ops, medrosa! Achei que o barco andava muito rápido, e fazia curvas muito intensas sem necessidade… Em alguns momentos o barco navegava tão rápido e pulava tanto que nós chegavamos a dar uma “descolada” do banco… Eu, sinceramente, dispensaria facilmente essa parte do passeio com as crianças…

E se você quiser fazer outros passeios de barco pelo Algarve, existem muitas outras opções disponíveis! O Get Your Guide tem muitas opções que podem te ajudar na sua escolha.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

2 Respostas para “Passeio de Barco pela gruta de Benagil com crianças: passeio imperdível no Algarve, Portugal”

  1. Olá, estarei com um bebe, recomenda fazer esse passeio?

    1. Oi Carla! Com bebê aconselho pegar um barco grande, que fique mais seguro e mais confortável pra vocês. Verifique também se a empresa autoriza, e como fica a questão de colete salva vidas com o bebe. Ele é bem pequeno? Tem como ficar em um sling?

Deixe uma resposta