Como é a visita a Fortaleza de Sagres

Como é a Visita a Fortaleza de Sagres com crianças

Fizemos a visita a Fortaleza de Sagres durante nosso deslocamento de carro de São Domingos de Rana, perto de Lisboa, até Lagos, no Algarve.

A Fortaleza de Sagres está localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, na Cidade de Sagres, no extremo sudoeste de Portugal.

Nesse post contamos mais sobre nosso Roteiro de Carro de Lisboa ao Algarve e nesse post detalhamos nosso Roteiro de 13 dias em Portugal.

Historia da Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres foi construída no século XIV pelo Infante D. Henrique, irmão do Regente D. Pedro, com o objetivo de proteger a região dos ataques frequentes de piratas, já que localizava-se na rota de acesso ao Mar Mediterrâneo. As características do Promontório de Sagres, onde está localizada, conferiram um ótimo local para a  instalação da Fortaleza de Sagres, já que três dos seus quatro lados ficavam protegidos pelas falésias.

Posteriormente a Fortaleza de Sagres recebeu algumas construções complementares, reformas e restaurações, inclusive uma delas em função de uma grande destruição causada por um tsunami. Em 1910 a Fortaleza de Sagres foi considerada como Monumento Nacional. Na década de 1980 foi recuperada, já com objetivo de uso para o turismo.

Reserve sua hospedagem no Algarvenesse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Estrutura para visitação

A rua que dá acesso a Fortaleza de Sagres permite o estacionamento gratuito de veículos. Logo no acesso existe a bilheteria onde são vendidos os ingressos.  

Como é a visita a Fortaleza de Sagres com crianças

Vista da rua de acesso a Fortaleza de Sagres onde os veículos podem ser estacionados para a visita

No site dos Monumentos do Algarve podem ser encontradas informações sobre os horários de visitação e preços dos ingressos para a Fortaleza de Sagres.

Na parte central do patio da Fortaleza existe uma construção mais moderna com banheiros para uso dos visitantes. Não encontramos água potável disponível por lá (felizmente levamos nossas garrafas de água). Até tinha uma máquina de venda de bebidas próximo a bilheteria, mas ela não estava funcionando no dia da nossa visita.

Não esqueça do chapéu e protetor solar, especialmente no verão, pois praticamente não tem sombra! Por outro lado, como a área é muito aberta e fica sobre um promontório no mar, venta muito em algumas áreas, então é bom ter um casaco a mão!

A visita a Fortaleza de Sagres

Estacionamos na rua que da acesso a Fortaleza de Sagres, compramos os ingressos na bilheteria e entramos, tudo bem rapidinho. O portão da acesso a um pátio enorme. Na parte da frente da Fortaleza, onde fica o portão de acesso, ficam as muralhas e áreas do forte, e no outro extremo o caminho que conduz até o limite do promontório com o mar, por cima das falésias.

Optamos por iniciar o passeio com a caminhada pela parte de trás da Fortaleza de Sagres, por cima do promontório.

O caminho é calçado e vai acompanhando toda a volta do promontório, por cima das falésias, e permite vistas lindas! A maior parte do percurso conta com cerca ou mureta de proteção, mas alguns poucos trechos não, então é bom ficar atento com as crianças.

Caminho que contorna o promontório onde está a Fortaleza de Sagres

O passeio é bem agradável e foi uma ótima oportunidade de esticar as pernas e para as crianças gastarem um pouco as energias após um bom tempo no carro. Alem das paisagens é possível ainda observar a flora local.

As belíssimas vistas a partir do promontório onde se localiza a Fortaleza de Sagres

Após darmos a volta completa nesse caminho fomos fazer a visita as muralhas da Fortaleza de Sagres, que ficam na parte da frente. Como o passeio é feito por cima, também é possível ter lindas vistas do mar e da cidade de Sagres. Ao longo do caminho é possível ver as muralhas, alguns canhões e outros armamentos. Claro que as crianças adoraram explorar tudo!

A visita a Fortaleza de Sagres

No pátio, entre a parte das muralhas e o caminho na parte de trás, tem ainda a Igreja Nossa Senhora da Graça, que é um charme, toda branquinha e com um grande sino.

Adoramos esse passeio e ficamos realmente encantados com as vistas a partir do caminho pelo promontório! Vale muito a pena incluir a Fortaleza de Sagres no seu roteiro pelo sul de Portugal.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: Ticketbar e GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

14 Respostas para “Como é a visita a Fortaleza de Sagres”

  1. Nunca ouvi falar. Acho que porque, de fato, nunca li muita coisa sobre Portugal.
    As vistas são, de fato, magníficas. =)

    1. É muito lindo mesmo! Alias, Portugal tem muita coisa linda! 🙂

  2. A vista é magnifica. Um dos lugares que mais me encantou. Mas eu fui em um dia de muito calor, quase morri debaixo do solão.

    1. É quente mesmo Tati! Mas no dia em que fomos tinha um vento que deu uma refrescada. Mas que a vista é linda, não tem duvidas ne? 🙂

  3. Poxa eu já estive muitas vezes no Algarve mas nunca visitei essa Fortaleza. Parece uma belezinha mesmo. Obrigada por falar sobre ela e… atiçar minha curiosidade. Abraços.

    1. Poliana, vale uma visita na próxima vez no Algarve! 😉

  4. Que passeio agradável! Fiquei encantada com suas fotos. Meus parabéns! Que vista hein?! Geeente! Já quero colocar no roteiro quando for conhecer a terrinha.

    1. Obrigada Keul! A paisagem é linda mesmo e vale a pena conhecer!

  5. Se tem uma coisa que eu amo de viajar para a Europa é que a maioria dos monumentos tem várias centenas de anos! Puxa, século XIV, que demais! Adorei o relato, pelo jeito vale muito o passeio!

    1. Pois é Lili! Pura história!!! E a Fortaleza é linda mesmo!

  6. Que visual incrível!!!!
    Precisando programar uma viagem à Portugal urgentemente!!!
    Beijão

    1. Vale a pena mesmo explorar a terrinha Fran! Lugares lindos pra conhecer! Beijos!!!

  7. Por pura coincidencia, li uma matéria hoje sobre essa fortaleza! Só aumentou ainda mais a minha vontade de conhecer Portugal, cada cantinho de lá! 🙂 Ótimas fotos!

    1. Que legal Melissa! Portugal tem mesmo muitos cantos incríveis! Obrigada!

Deixe uma resposta