Uma casa pra chamar de nossa: aluguel de casa no Algarve pelo Airbnb

Aluguel de casa em Lagos, no Algarve, Portugal

Conseguir hospedagem pra família grande não é uma tarefa muito fácil! E dessa vez fizemos uma tentativa diferente e fizemos um teste com o aluguel de casa no Algarve, usando o Airbnb!

Sempre tenho um trabalhinho considerável pra conseguir reservar hospedagem pra nossa família, composta por um casal e três crianças. São muitas pesquisas, mil e-mails e as vezes até contatos telefônicos.

Reserve sua hospedagem no Algarvenesse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Quando planejei nossa viagem pro Algarve foi mais difícil ainda, já que além de nós 5, estariam conosco minha mãe, meu padrasto e minha sobrinha. E minha irmã e meu cunhado também iam tentar uma folga no trabalho para se juntarem a nós.

Com essa tropa acabei partindo pra pesquisa de aluguel de casa no Airbnb para nossa hospedagem no Algarve, que já foi usado por muitas pessoas que conheço e bem recomendado. Essa opção, além de possibilitar que ficássemos todos juntos, ainda permitiria economizarmos um pouco com alimentação.

Nesse post contamos mais sobre nosso Roteiro de Carro de Lisboa ao Algarve e nesse post detalhamos nosso Roteiro de 13 dias em Portugal.

Onde ficar no Algarve?

Essa foi uma das primeiras perguntas com que me deparei. São muitas opções de cidades bases no Algarve, e cada um acaba defendendo e recomendando a estadia na cidade que usou como base. Ai ficou difícil escolher onde ficar no Algarve. Depois de muito ler, pesquisar e definir quais eram os locais imperdíveis para visitar na minha lista, decidi que ficaríamos hospedados em Lagos.

Não necessariamente essa seja a melhor opção de base no Algarve pra você, mas foi pra nós. Lagos tem boa estrutura, sem ser grande demais, tem praias de cair o queixo e fica consideravelmente perto das Grutas de Benagil, que queríamos muito conhecer.

Como buscar imóveis no Airbnb

Após escolhermos Lagos como nossa cidade base no Algarve, fui garimpar no Airbnb casas, que comportassem nosso grupo (4 adultos + 4 crianças), que tivessem como comportar mais 2 adultos extras caso minha irmã e meu cunhado conseguissem ir, com estacionamento e com muitas e boas avaliações. Esse ultimo requisito é um dos conselhos unânimes dados pelos “especialistas em Airbnb”: opte por imóveis que tem muitas avaliações boas, assim o risco é menor de “levar gato por lebre”.

A busca no site é bem simples. Só selecionar o local, as datas, o número de hóspedes e  no item “tipo de acomodação” selecionar espaço inteiro (o apartamento ou casa todo pra você), quarto inteiro (um quarto em uma casa ou apartamento de alguém) ou quarto compartilhado (uma cama em um quarto de outra pessoa). É possível também selecionar diversos itens, como faixa de preço, e no botão “mais filtros” você pode ainda escolher número de camas, quartos e banheiros; presença de algumas comodidades, como piscina, estacionamento, etc; imóveis com cancelamento gratuito e se você só aceita imóveis de “superhosts”, que são proprietários reconhecidos, ou seja, aqueles que costumeiramente recebem boas referencias de seus hóspedes. 

Terminando sua seleção é só clicar no botão “Mostrar acomodações” e ele apresenta uma lista com os imóveis disponíveis, dentro das características que você selecionou. Para cada imóvel tem fotos disponíveis, uma descrição do imóvel, as comodidades que oferece, a localização aproximada, as avaliações de hóspedes anteriores (super importante ler tudo pra ver  os pontos positivos e negativos), e o valor. São apresentadas também as regras da hospedagem, taxas extras cobradas e politicas de cancelamento. É muito importante ler tudo pra não ter surpresas. No nosso caso, por exemplo, queria saber se a casa tinha utensílios na cozinha e se fornecia roupa de cama e banho. E todas essas informações estavam lá.

É possível também entrar em contato com o proprietário para tirar duvidas e/ou pedir informações complementares que você não tenha encontrado no anuncio. Adoro isso!

Fechando a sua decisão é só acertar a reserva e colocar os dados do cartão para o pagamento. Infelizmente não é possível parcelar e o pagamento inclui IOF pois a sede do Airbnb não é no Brasil. Mas quando fechei o aluguel da casa no Algarve o valor compensou.

Após o fechamento o proprietário nos enviou detalhes sobre como chegar na casa e mais próximo da data nos perguntou o horário que chegaríamos e combinou a forma de entrega das chaves.

Nossa casa alugada no Algarve

Os proprietários nos encontraram na frente da casa no horário combinado, nos explicaram sobre o funcionamento de tudo, orientaram sobre comércios nas proximidades e deixaram o número de telefone para caso precisássemos de algo.

A casa que alugamos fica em uma espécie de condomínio, mas que não é fechado. Os carros ficam em uma área de estacionamento na frente e a casa é poucos metros depois, de forma que foi tranquilo levar as bagagens.

A casa tem 3 andares, com 3 quartos e 3 banheiros, e segue o estilo das casas da região, toda branca e bem arejada.

No térreo tem uma sala bem ampla, uma cozinha americana, totalmente equipada, com geladeira, freezer, cookpit, forno, e todas as louças e utensílios imagináveis, tudo de ótima qualidade! Tem também um lavabo, uma área atrás com churrasqueira e bancos de montar, e na frente um pátio com mesas e cadeiras plásticas, perfeito para relaxar e tomar um vinho com queijos portugueses no final do dia! 🙂

Primeiro andar da casa que alugamos no Algarve

O segundo andar é composto por 2 quartos e um banheiro, com banheira, chuveiro, pia e sanitário. O quarto de casal é bem amplo, com armário, um sofá, bancada com TV, e porta que abre para um terraço. O segundo quarto conta com uma bicama, que vira um colchão de casal (onde acomodamos nossos trigemeos) e os proprietários forneceram um colchão extra pra minha sobrinha. Tem ainda armário e uma TV dessas mais antigas, e uma porta que abre para uma varanda

Acesso do Segundo para o primeiro andar e quartos e banheiro do segundo andar da casa

No terceiro andar tem um quarto com uma cama de casal e um sofá, com suíte com box, e um terraço, que tem uma vista bem bonita e é super agradável para ficar no fim do dia, mas é bem perigoso para as crianças.

Acesso do terceiro para o segundo andar, quarto, suite e terraço

Os proprietários disponibilizam muitas roupas de cama e toalhas, com boa qualidade (apesar de não serem novinhas). Tinha ainda um guarda sol disponível para uso. A internet está disponível em toda casa e funciona bem. Tem também TV com canais por assinatura na sala e nos quartos.

A casa é toda decorada, com várias peças e quadros, tudo muito simpático!

Quem fecha o aluguel da casa tem direito a usar a piscina de um clube vizinho que fica a uns 5 minutos andando. Fomos até lá em um dos dias após a volta do passeio as Grutas de Benagil.

Fachada da casa e piscina no condomínio vizinho

A área onde está localizada a casa é bem residencial, super tranquila e silenciosa, mas a umas 2 a 3 quadras tem um mercadinho com quitanda e alguns restaurantes mais simples. Tanto as praias tops de Lagos quanto o centro histórico de Lagos e mercados maiores ficam a 5 minutos de carro da casa.

Pontos positivos e negativos em alugar uma casa no Algarve

Apresento a seguir alguns pontos positivos e negativos que vimos por optar pelo aluguel da casa no Algarve.

Pontos positivos

– o preço foi menor do que o comparado a aluguel de quartos de hotéis para todos nós na mesma região, no mesmo período;

– mais tempo de convivência em família, já que tínhamos as áreas comuns da casa onde ficávamos a maior parte do tempo;

– mais privacidade, pois tínhamos a casa toda só para nós;

economia nas alimentações, pois fizemos compras e fizemos as refeições em casa (e até preparamos uns lanchinhos para levarmos para os passeios durante o dia). E ainda compramos queijos, vinhos e outros quitutes pra animar nossas noites;

– liberdade para comer o que e na hora que queríamos, pois fazíamos nossas refeições na casa e podíamos escolher o que comer e a hora das refeições.

Pontos negativos

não ter serviço de quarto e café da manhã pronto, ou seja tínhamos que preparar nosso café da manhã, lavar louça, arrumar as camas e passar uma vassoura na casa. Mas sinceramente, não achamos nada de outro mundo…

não frequentar restaurantes, pois fazíamos as refeições em casa. Esse ponto negativo pode ser contornado com algumas refeições fora, mas nós acabamos fazendo todas na casa mesmo e não conhecemos nenhum restaurante no Algarve. 🙁

não conhecer muito da cidade (exceto as praias), pois acabamos fazendo muito social na casa mesmo, principalmente a noite. Como o ponto acima, esse também pode ser contornado se você optar por passear mais a noite.

Conclusão: como foi nossa experiencia com aluguel de casa no Algarve

Apesar de gostarmos bastante de ficar em hotéis, especialmente pela comodidade do café da manhã, gostamos muito da experiência de alugar a casa no Algarve.

Especialmente em um destino de praia e em família, ter a liberdade de cozinhar e aproveitar todos os momentos juntos foi excelente!

Nossa experiência com o Airbnb também foi ótima! A casa superou nossas expectativas e os proprietários foram muito atenciosos! Todo o processo de reserva e de pagamento pelo site foram excelentes! Certamente utilizarei o Airbnb novamente!

Ressalto que não tivemos nenhum desconto no aluguel da casa no Algarve pelo Airbnb e nosso post representa nossa experiência real.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a casa que alugamos, segue o link de aluguel pelo Airbnb: Moradia para Férias em Lagos (Algarve)

Caso ainda esteja em dúvidas quanto a onde ficar no Algarve, o Blog Viagens Cinematográficas tem um ótimo post onde descreve pós e contras de algumas cidade base no Algarve.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: Ticketbar e GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

Deixe uma resposta