Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha

Itaimbezinho com crianças

O Cânion Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Como expliquei no nosso post sobre os Cânions do Sul do Brasil, reservamos dois dias inteiros pra conhecer os cânions.

No primeiro dia fomos conhecer o Cânion Fortaleza e o segundo dia estava reservado para o Cânion Itaimbezinho. Masssss o dia amanheceu péssimo, nublado, com neblina, garoa…

Se quiser saber mais sobre como planejar sua visita aos cânions do sul do Brasil, já passamos todas as nossas dicas nesse post.

Também contamos sobre nossas hospedagens na Serra Gaúcha, Bombinhas e outros pontos da viagem, sobre as atrações que visitamos em Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.

Depois de tomarmos o café da manhã nos informamos na recepção da pousada e eles informaram que as vezes o tempo em Cambará do Sul era diferente do local onde fica a Sede do Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o Itaimbezinho e ligaram lá pra pegar informações.

A equipe do Parque informou que o tempo estava instável e a neblina ia e voltava.

Arriscamos e seguimos até o Parque e no caminho começou a chover. Chegamos lá com uma neblina espessa… Foi chegar e voltar… 😦

Para não perdermos a chance de conhecer o Itaimbezinho, fizemos um adaptação no nosso roteiro do dia seguinte, quando seguiríamos viagem de Cambará do Sul para Bombinhas, em Santa Catarina.

Ao invés de irmos pelo caminho tradicional, pelo asfalto, decidimos sair cedo da nossa pousada em Cambará do Sul, parar pra visitar o Itaimbezinho, e seguir para Bombinhas via a Serra do Faxinal. Já contei sobre nossa experiência nas estradas durante essa roadtrip e as informações desse trecho também estão la.

Como chegar

Para conhecer a parte alta do Itaimbezinho o acesso é feito pela RS 427. Se estiver em Praia Grande (SC), o acesso fica a 23km, por estrada de terra, e passa pela Serra do Faxinal. Como já falei antes, esse trecho da estrada que atravessa a Serra do Faxinal estava bem ruim quando fomos, então considere um bom tempo pra fazer esse trecho ou feche com uma agencia que faz os deslocamentos com veiculo 4×4.

A partir de Cambará do Sul o acesso a sede do Parque Nacional de Aparados da Serra fica a 18km por estrada de terra. Quando fomos a estrada não estava boa, mas também não estava péssima (usando como comparação a estrada de acesso ao Parque Nacional da Serra Geral e a estrada que atravessa a Serra do Faxinal).

De São José dos Ausentes são 43km até Cambará do Sul, e mais 18km até o acesso ao Parque.

Infraestrutura

O acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra é feito por um portal, com guarita, onde é feito o pagamento do ingresso e feita a orientação para estacionamento. No site oficial do Parque podem ser encontradas informações de valor do ingresso, horários e dias em que o Parque funciona.

O estacionamento fica pouco depois da guarita e, de lá, seguimos andando até a sede. A Sede do Parque Nacional de Aparados da Serra conta com banheiros, bebedouro de água e uma maquete que mostra o Parque e as trilhas. Nesse local tinha também uma funcionária do Parque que explicava e tirava dúvidas sobre as trilhas. Quando fomos tinha também uma exposição de fotos do Parque.

Na área externa da sede tem varias mesas de concreto, sob a sombra de árvores. Um local bem agradável para um piquenique.

Sede do Parque Nacional de Aparados da Serra

Não vimos nenhuma lanchonete ou máquina de venda de bebidas.

Ao menos a Trilha do Vértice, que visitamos, tem ótima estrutura, com calçamento, grades de proteção e placa de sinalização.

Trilhas

Na parte alta do Parque Nacional de Aparados da Serra tem duas trilhas abertas a visitação: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Além dessas, na parte baixa, acessando por Santa Catarina, tem a Trilha do Rio dos Bois.

mapaitaimbezinho

Localização das Trilhas do Parque Nacional de Aparados da Serra (Fonte: http://renatogrimm.com/bemtevi/itaimbezinho/)

Nossa ideia inicial era ficar o dia todo no Parque e fazer as duas trilhas. Mas, conforme contei antes, em função do mal tempo, tivemos só uma manhã para visitar o Parque e dessa forma conhecemos apenas a Trilha do Vértice

A Trilha do Cotovelo tem 6km de comprimento (ida e volta) e, segundo as informações que vi, é plana e bem sinalizada. Não chegamos a conhecer, mas seguem sugestões de post de blogs que conheceram:

Aprendiz de Viajante

Viagens Cinematográficas

Outro Blog

Trilha do Vértice

O início da Trilha do Vértice é logo atrás do Centro de Visitantes do Parque Nacional de Aparados da Serra. Tem 1,5km (ida e volta) e é muito bem sinalizada. O primeiro trecho da trilha é calçado e segue por dentro da mata. Logo chegamos ao primeiro mirante, onde é possível ver o Cânion Itaimbezinho, lindo!

Dali seguimos mais um pouco pela trilha calçada até outro mirante, maior e com bancos, que possibilitava uma vista mais ampla e de um outro trecho do cânion.

Primeiro trecho da Trilha do Vértice e primeiras vistas do Cânion Itaimbezinho

A partir desse mirante a trilha é de terra, mas larga e bem marcada, além de plana, e segue beirando a borda do Cânion Itaimbezinho com uma vista mais linda que a outra. Nesse trecho é possível ter a vista incrível da Cascata Véu da Noiva, descendo Cânion Itaimbezinho abaixo! É uma das visões mais incríveis que tivemos! Ficamos nesse local por um bom tempo apreciando e nos encantando com essa vista!

O dia estava com um pouco de neblina, a famosa viração da região, mas ela não estava muito densa, nem homogênea, ia e vinha, como nuvens que passavam. Então conseguimos ter boas vistas do Cânion Itaimbezinho!

Segundo trecho da Trilha do Vértice e Cascata Véu da Noiva

A trilha é muito tranquila, praticamente um passeio num parque urbano! Tinha muitas famílias com crianças, vi um casal empurrando o filho em um triciclo. Dá pra ir de carrinho, mas no trecho de terra pode ser um pouco mais difícil pra deslocar. Conclusão, essa trilha da pra ser feita tranquilamente mesmo pelos menos experientes, e que não curtem muito trilha.

Claro que é importante ficar atento com as crianças, afinal a trilha segue por cima do cânion, mas essa trilha tem grades e cabos de proteção nos trechos onde ela passa mais perto do Cânion, então é bem mais tranquila pra fazer com crianças.

As vistas do Cânion Itaimbezinho são lindas, e fiquei realmente emocionada em ver aqueles paredões! Sai de lá com gostinho de quero mais e vou ter que voltar pra fazer a Trilha do Cotovelo. Mas fiquei feliz por termos deixado tempo livre no roteiro, de forma a conhecermos o Itaimbezinho no caminho pra Santa Catarina.

1 thought on “Itaimbezinho com crianças”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s