Estação Ferroviária Central de Passa Quatro
Minas Gerais

O que fazer em Passa Quatro, MG, com crianças

Passa Quatro é uma simpática cidade mineira, localizada na região conhecida como Terras Altas da Mantiqueira.

Está localizada a 263km do Rio de Janeiro e 242km de São Paulo, e portanto pode ser facilmente visitada em um feriadão!

Foi o que fizemos! Já estivemos em Passa Quatro duas vezes. Na primeira vez visitamos a cidade em um bate-e-volta, pois estávamos hospedados em São Sebastião do Rio Verde, na Pousada São Sebastião, onde já ficamos várias vezes.

Gostamos tanto do astral de Passa Quatro que decidimos passar o feriadão de outubro por lá com a família.

Ficamos hospedados na Pousada Maria Manhã e em breve vou fazer um post contando sobre a pousada, que fica fora da cidade.

Reuni nesse post algumas sugestões de O que fazer em Passa Quatro com base nas nossas duas visitas, incluindo passeios e restaurantes que conhecemos.

Passeio de Maria Fumaça

É o passeio mais famoso, mais badalado e imperdível em Passa Quatro. Contei sobre nossa experiência no Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro nesse post.

A Maria Fumaça de Passa Quatro

Brasil Nota 10 – Mundo das Miniaturas

O Mundo das Miniaturas fica bem próximo da Estação Ferroviária Central de Passa Quatro.

O Brasil Nota 10 funciona em uma casa e expõe varias maquetes e miniaturas que retratam períodos e locais históricos do Brasil, além de minisséries que retrataram a história do país. Boa parte das maquetes foram construídas por crianças e jovens de Passa Quatro em um projeto de profissionalização.

As maquetes são distribuídas em diversas salas. O Mundo das Miniaturas conta com guias que vão acompanhando os grupos de visitantes e explicando cada uma das maquetes. Algumas salas contam também com exposição de vestimentas e objetos relacionadas ao período ou local retratado na maquete.

As crianças ficaram bem interessadas em todos os detalhes das maquetes e nas historias contadas pelos guias. E realmente a riqueza de detalhes das maquetes impressiona.

Área interna do Mundo das Miniaturas em Passa Quatro

Além da parte interna, no exterior existem também algumas réplicas de casas de diferentes partes do Brasil, incluindo uma casa de Ouro Preto com seu calçamento “pé de moleque”, uma casa de pau a pique, uma oca indígena, entre outras. Achei bem interessante pra explorar com as crianças.

Área externa do Mundo das Miniaturas em Passa Quatro

Quando fomos não tinha cobrança de ingresso, e eles pediam que cada visitante deixasse uma colaboração financeira para auxiliar na manutenção do espaço.

O passeio foi super aprovado por toda a família!

Uma dica: quando fomos o Mundo das Miniaturas estava fechado pra almoço, apesar de não ter visto essa informação na internet.

Floresta Nacional (FLONA) de Passa Quatro

Floresta Nacional é um tipo de Unidade de Conservação da Natureza no Brasil, assim como os Parques Nacionais e as APAs (Área de Proteção Ambiental), dentre outros. A FLONA de Passa Quatro foi criada em 1968 e é administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Além de ser utilizada para turismo a Flona de Passa Quatro faz produção de mudas.

O acesso a Flona de Passa Quatro é bem fácil a partir da cidade e é facilmente feito com carro de passeio. Na entrada o vigia anota a placa do veiculo e a entrada é feita sem demora.

Pouco após o portão de acesso tem uma área de visitação com estacionamento,  bancos, um centro de visitantes e um lago, mas não chegamos a visitar essa área.

FLONA de Passa Quatro: acesso e alguns pontos bem simpáticos

Continuando pela estrada passa-se pelo viveiro de mudas, que infelizmente estava fechado, e chega-se ao estacionamento que dá acesso a Cachoeira do Iporã, que era o motivo principal de nossa visita, e por isso fomos direto pra lá.

Após estacionarmos andamos por mais uns 15 minutos estrada acima (esse trecho da estrada não é acessado por veículos, só por pedestres) e chegamos a Cachoeira do Iporã.

A queda d’agua é bonita, mas foi feita a construção de um poço embaixo e a água do poço é meio escura, o que não deixou muito atrativa pro meu gosto… Mas as crianças e minha enteada, que não resistem a uma água aproveitaram o calor e se divertiram! Enquanto isso ficamos ali curtindo um pouco o sol e a natureza!

Acesso a pé até a Cachoeira de Iporã, a Cachoeira e seu poço

Depois de um tempinho por ali, como a fome já estava apertando saímos da Flona de Passa Quatro pra procurar um lugar pra almoçar.

Igreja de São Lourenço – Igreja Matriz de Passa Quatro

Adoramos visitar uma igreja, e em Passa Quatro não podia ser diferente.

A Igreja de São Lourenço fica bem próximo a Estação Ferroviária Central de Passa Quatro, no alto e é vista de vários locais.

A parte externa no alto de uma escadaria, é bonita e internamente, apesar de não ser nada de outro mundo, é simpática. Vale a pena entrar na salinha na entrada a direita (sala de batismo) e ver uma bela imagem de Cristo Ressuscitado. Não sei porque ela fica tão escondidinha.

Igreja Matriz de Passa Quatro (Igreja de São Lourenço) e a vista a partir de sua frente

Passeio pela cidade e lojinhas

A região no entorno da Estação Ferroviária e da Igreja são bem agradáveis pra passear. Algumas praças com coreto e bancos, vários restaurantes, cafés, sorveteria, chocolateria, e umas tantas lojinhas de produtos mineiros (queijos, doces, etc) e de artesanatos mineiros.

É um passeio super agradável pra um fim de tarde!

Construções, ruas e praças simpáticas em Passa Quatro

Outros programa

Cachoeiras: o Blog Os Caminhantes visitou algumas cachoeiras em Passa Quatro.

Cachaçaria: o Blog Viajar Correndo visitou a Vila da Cachaça em Passa Quatro.

Onde comer

Não temos muita experiência quanto a restaurantes já que jantamos na pousada todos os dias, mas vou indicar aqui os que tratamos.

Villa Comini

Almoçamos no Restaurante Villa Comini em nossa visita bate e volta em Passa Quatro e gostamos tanto que voltamos da outra vez. Fica umas 3 quadras da Estação Ferroviária, na rua que beira o trilho do trem. É pequeno mas bem decorado com um charme simples. A comida é a quilo (ao menos na hora do almoço), bem caseira, bem feita, em travessas pequenas repostas com frequência, com opções de saladas, carnes, legumes, etc.

Restaurante Villa Comini em Passa Quatro

Rancho Pé de Pano

Fica na estrada, no acesso a Flona de Passa Quatro. Serve comida mineira a quilo, sem muito charme. Bem simples, mas comida gostosinha.

Casa da Fazenda

Um espaço super simpático, onde tomamos um delicioso sorvete artesanal. O espaço é decorado de forma rustica, com muitíssimo bom gosto e as louças usadas pra servir os sorvetes são um charme! Servem também cafés e bolos. E pra completar tinha um musico tocando violino! Uma gratíssima surpresa! Fica na rua da Igreja, bem perto.

Casa da Fazenda: uma ótima parada para um sorvete, um café ou um docinho

A Casa do Chocolate

Tomei só um café, mas os chocolates pareciam bem apetitosos! Fica quase em frente a Igreja.

Empório dos Pães

É uma confeitaria que funciona em uma portinha comercial. Paramos pra comprar água mineral e acabamos levando alguns quitutes pra atacarmos no intervalo das refeições. Os pãezinhos de nata que comprei são divinos e outras pessoas do grupo compraram uns salgados assados que adoraram. Uma boa opção pra comprar uns lanchinhos gostosos. Fica na rua no outro lado do trilho do trem já a caminho da saída da cidade.

1 thought on “O que fazer em Passa Quatro, MG, com crianças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *