Retrospectiva 2018: Por onde os caminhos nos levaram

Retrospectiva 2018

E aí, mais um ano chegou ao fim… E passou muuuuito rápido!

Parece até que foi na semana passada que estava aqui escrevendo nossa Retrospectiva de 2017, e na verdade fazem 12 meses!!!

Apesar do ano ter passado muito rápido, e de ter sido bem atribulado em vários âmbitos, não temos de verdade do que reclamar por aqui! Todos tivemos um ano de saúde, com muitos momentos de alegrias, e desafios, que sempre nos fazem crescer…

Retrospectiva Ninho de Jiripoca

O Ninho de Jiripoca amadureceu um pouco mais nesse último ano… Terminamos  2017 com layout novo, logo nova, e nesse ano investimos em melhorar os primeiros posts, que escrevi ainda sem prática nenhuma na “blogagem”, otimizamos algumas coisas pra tornar a sua experiencia melhor na leitura dos posts (velocidade melhor, organização diferente das fotos, entre outros detalhes).

Já no início do ano, em fevereiro, recebemos a informação de que o Ninho de Jiripoca tinha sido aceito na RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens. Foi uma grande alegria pra mim! E venho aprendendo muito nesse grupo desde então!

Foi um ano em que a relação com vários blogueiros tops se estreitou mais! Pessoas que vem me ajudando muito a crescer e ir aos pouquinhos, tornando o Ninho de Jiripoca mais profissional. E pessoas que foram se tornando amigas, mais e mais próximas! Os resultados inesperados e deliciosos que a “blogosfera” me trouxe! 🙂

Parte das amigas que a “blogosfera” me trouxe

Nesse ano também fechamos algumas parcerias que nos possibilitaram trazer dicas de passeios em Foz do Iguaçu aqui para o Ninho de Jiripoca!

Outra novidade desse ano foi que nos afiliamos a algumas empresas que usamos para organizar nossas viagens e agora você pode reservar vários itens da sua viagem aqui pelo blog. Para fazer as reservas você pode usar os links que colocamos no texto, ou as caixas de pesquisa na lateral direira (no desktop) e lá embaixo (no celular). Você não paga nada a mais (e as vezes tem até um descontinho) e ainda ajuda o Ninho de Jiripoca a trazer muitas dicas aqui pra você!

Já conhece as empresas que você pode usar pra planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí quais são:

Retrospectiva de Viagens

Agora vamos lá ao nosso assunto preferido! 🙂

2017 foi muito bom com a gente e tivemos a oportunidade de explorar vários destinos novos, e rever outros antigos! Tiramos da nossa lista de desejos alguns sonhos!!! Isso não é uma delícia???

Veja nossa Retrospectiva 2018! Quem sabe dai você tira idéias de viagens para 2019 ou mais pra frente?! Tenho certeza que não vai se arrepender!!!

Janeiro: começamos o ano com uma viagem de carro até Foz do Iguaçu! Finalmente conheci um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil! E vou dizer, vale muito a pena! Foz tem muito a ser explorado, a começar pelas Cataratas, que são incríveis!!! Mas não para por ai! Veja nesse post nosso Roteiro de 5 Dias em Foz do Iguaçu, onde descrevo tudo o que fizemos por lá e muitas dicas para planejar seu roteiro! E tem links que vão levar você diretamente para os posts específicos de cada passeio!

Explorando Foz do Iguaçu em família

Fevereiro: passamos o Carnaval em Sorocaba, visitando minha família e aproveitamos a oportunidade para levar as crianças para conhecer a Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo. Visitei algumas vezes esse parque quando era criança e quando vi um post recente do Vamos por aí sobre a Cidade da Criança fiquei morrendo de vontade de levar as crianças lá! Infelizmente o dia estava chuvoso, o que não ajudou muito… Mas as crianças mesmo assim se divertiram!

Visita a família e a Cidade da Criança

Março: aproveitamos o feriado de Páscoa pra dar uma relaxada em família no Hotel Fazenda Jatahy, em Paraíba do Sul. É um hotel fazenda pequeno, mais intimista, com um atendimento ótimo e comida caseira deliciosa! Estou devendo o post sobre ele, mas em breve vou colocando “as dívidas” em dia!

Feriado de Páscoa em família do Hotel Fazenda Jatahy

Abril: esse mês foi animado! A Lauren, minha irmã que mora em Portugal veio pro Brasil e nós aproveitamos o feriado de 21 de abril e demos uma fugida pra Sorocaba pra encontrá-la. Foi muito bom juntar os 4 irmãos de novo depois de pouco mais de 2 anos!!! No finalzinho do mês aproveitamos pra emendar um final de semana com o feriado de 1º de maio e fomos pra Brasília visitar minha enteada Louise que mudou pra lá faz um tempinho. Passamos o final de semana em Pirenópolis, que sonhava em conhecer, e na volta fizemos um roteirinho turístico em Brasília. Foi uma delícia! A proposito, também estou devendo esses posts…

Reunindo a família em Sorocaba e explorando Brasilia e Pirenópolis

Julho: férias!!!! Tiramos do papel um sonho antigo de conhecer a Itália! Fizemos um roteiro de carro por lá, chegando e partindo de Roma. Fomos a Assis, passamos uns dias no interior da Toscana, no Chianti, conhecemos Florença, Cinque Terre, e demos uma passada por Pisa. Viagem muuuito maravilhosa! De quebra, na ida ficamos dois dias em Portugal com minha irmã, cunhado e sobrinha, e aproveitamos pra explorar um pouco mais de Cascais! Em breve tudo dessa viagem estará no blog, mas por enquanto você pode espiar la no Instagram, que fiz uma série inteira por lá dessa viagem, com muitas fotos e dicas! Aproveita e segue a gente por lá!

Passadinha rápida por Cascais e depois, Itália!

Outubro: 12 de outubro é nosso aniversário de casamento e fomos com a família pra Visconde de Mauá, aqui na serra carioca. Amamos Mauá e voltamos lá com bastante frequência! Lugar pequeno e tranquilo, com muitas cachoeiras, clima fresco serrano, boa comida e um centrinho muito simpático! No final do mês ainda viajei a trabalho para um evento nos Estados Unidos, e, alem de curtir um pouco de natureza no Centro de Treinamentos da empresa no norte do estado de Nova York, aproveitei um dia e meio para turistar sozinha em NYC. Adoro aquela cidade e é sempre bom voltar e explorar um pouco mais da cidade! E cada vez que vou lá a vontade de levar a família aumenta!

Aproveitando um feriado pra rever Visconde de Mauá
Momentos na natureza no norte do Estado de Nova Iorque e um pouco de turismo em NYC

Novembro: Aproveitamos o feriado de 15 de Novembro pra ir ver minha família em Sorocaba e, logo em seguida fiz uma outra viagem a trabalho, bem corridinha, pra Cidade do México. O tempo foi bem curto e “male male” deu tempo de dar uma voltinha no centro histórico. Mas amei o pouco que vi e voltei encantada com o México e doida pra voltar lá e explorar mais, a turismo e com a família!

Um pouquinho de centro histórico da Cidade do México

Dezembro: um mês bem corrido, como de costume, mas aproveitei que nesse ano o Réveillon emenda com um final de semana e marquei as férias no iniciozinho de janeiro. E exatamente no mesmo momento em que esse post vai pro ar, estamos voando, a caminho da realização de mais um sonho! Patagônia, aí vamos nós! Acompanhe a gente nas redes sociais que vai rolar muitos stories e publicações no Instagram e no Facebook mostrando tudo!!!

Turistando em Casa

Não podia, de forma nenhuma me esquecer de colocar aqui também algumas atividades tops que fizemos aqui no Rio de Janeiro durante esse ano! Afinal, moramos na Cidade Maravilhosa, que tá meio maltratada sim, mas continua maravilhosa!!!

Em junho aproveitamos a vinda da minha irma Kelinha e meu sobrinho Lucas pra cá, e finalmente levamos o trio e o Lucas pra conhecer o Cristo! Passeio que dispensa apresentações e comentários, ne?!

Cristo Redentor com crianças

No segundo semestre levamos as crianças pra conhecer a rampa de voo livre da Pedra Bonita, que tem uma vista muuuito top! E ficar vendo asas delta e parapentes decolando de lá é uma delicia! Programa muito legal pra fazer no Rio de Janeiro com crianças, ou em adultos!

Rampa de Vôo Livre da Pedra Bonita

Também retornamos ao Espaço Cultural da Marinha, onde as crianças já tinham ido menores, mas nem lembravam. Eles adoraram visitar o navio escola e o submarino, e ainda fizemos um passeio de barco pela Baia da Guanabara. Passeio ótimo pra fazer no Rio com crianças!

Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro

Outro local onde retornamos foi a Fortaleza Santa Cruz, em Niterói. Visitamos o Forte e nos deliciamos com as vistas maravilhosas que o lugar proporciona!

Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói

E ai, concorda que nosso ano foi recheado de ótimos momentos? É sempre muito bom desfrutar desses momentos em família, ter a oportunidade de curtir e aprender junto, seja aqui pertinho ou mais longe!

E seu ano, como foi? E os planos pra 2019? Muitas viagens e passeios programados?

Esse post é parte de uma blogagem coletiva. Aproveite pra conhecer também as Retrospectivas de Viagens de outros blogs! É só clicar nos links ai em baixo!

Muito obrigada por nos acompanhar ao longo de 2018!

Espero que 2019 seja um ano de muita paz e alegria e que nossa esperança e fé em tempos melhores sejam renovadas!

Veja também:

27 Respostas para “Retrospectiva 2018: Por onde os caminhos nos levaram”

  1. Que amor essa família viajante! Esse ano também conheci a Itália e Cinque Terre! O que dizer né? Lindo demais. Feliz ano novo e um 2019 cheio de realizações para essa família maravilhosa.

    1. Realmente a Itália é um encanto de lugar! Feliz Ano Novo pra você também!!!

  2. Acompanhei sua trip por Portugal e pela Itália, foram boas demais né?! Só destino fera!!! Espero que 2019 venha recheado de boas viagens! Feliz ano novo!

    1. Obrigada!!! Realmente essa viagem foi maravilhosa! Feliz Ano Novo pra vocês também!

  3. Foz do Iguaçu é um lugar incrível. Eu, simplesmente, fiquei emocionada ao ver as Cataratas….. Feliz 2019. Que ano que vem vc tenha muito mais viagens para compartilhar.

    1. Também me emocionei muito com as cataratas! Feliz Ano Novo!!!

  4. Esse ano você viajou bastante, destinos lindos, experiências maravilhosas, e muitas delas acompanhada da família, que é a melhor parte.
    Também com esta galerinha linda e cheia de energia, não dá pra ficar em casa, não é? Hahaha
    Espero que 2019 seja uma ano cheio de novas aventuras para você e família.
    Grande beijo!

    1. Sim Gisele! Foi um ano bem animado!!! Obrigada e um Feliz 2019 pra você também!

  5. Que delicia sua retrospectiva Helen, foram muitos momentos especiais em família! Adorei a foto do nosso grupo, vocês também me ajudam muito! Que 2019 seja ainda mais especial e repleto de viagem para vocês! Bjs.

    1. Esse grupinho é top mesmo! Feliz 2019 pra vocês também!

  6. Que fofo essas viagens em família 🙂 E parabéns pelas novas conquistas no Blog e por fazer parte da RBBV. Que 2019 seja ainda melhor para vocês, recheado de viagens e muito mais. Feliz Ano Novo.
    Abraços

    1. Muito obrigada Josiane! Um 2019 maravilhoso pra você também!

  7. Ansiosa esperando pelos posts da Itália, vou em abril! O ano de 2018 foi bem movimentado, hein?? Valeu demais, um feliz 2019 com mais aventuras!

    1. Obrigada Nivia! 2018 foi recheado mesmo! Em breve publico os posts da Italia sim! Feliz 2019!!!

  8. Viajar é tudo de bom né? fazer as retrospectivas é ótimo, porque nos recordamos de tantos momentos maravilhosos em família, adorei a sua 🙂

    1. Realmente! Escrever retrospectiva faz a gente reviver as viagens! Uma delicia!

    2. Obrigada Paloma!!! Um Feliz 2019!!!

  9. Que demais essas viagens em família eim! A criançada deve adorar conhecer tantos lugares incríveis assim! Bom 2019 para vocês!

    1. Obrigada Diego! As crianças curtem muito mesmo! Feliz 2019 pra você também!

  10. Os destinos foram maravilhosos, mas certamente o reencontro da família foi o que mais aqueceu meu coração. Que venham mais viagens inesquecívies em 2019!

    1. Marcia, reencontrar a família é sempre muito bom, né! Obrigada e um 2019 maravilhoso pra você também!

  11. Viagem em família para destinos incríveis! isso que é bom!! Você teve aqui em NY, poxa na próxima me fala que quero te conhecer pessoalmente, já pensou?! Foi muito bom ler um pouco das suas experiencias de viagens! Espero que 2019 seja mais mais mais!

    1. Manu, obrigada! De tempo em tempo vou pra NY a trabalho. Da proxima vez te aviso sim! Feliz 2019!!!

  12. Adorei o roteiro de vocês pela Itália, acompanhei tudo pelo Instagram. É muito ver que podemos levar nossos filhos de todas as idades a qualquer destino não é? Adorei as viagens dessa família viajante e corajosa :).

    1. Sem duvidas Cynara, adaptando um pouco da pra levar os filhotes pra qualquer lugar mesmo. Feliz 2019 pra vocês!

  13. Adorei o roteiro de vocês pela Itália, acompanhei tudo pelo Instagram. É muito ver bom que podemos levar nossos filhos de todas as idades a qualquer destino não é? Adorei as viagens dessa família viajante e corajosa :).

  14. Adorei o roteiro de vocês pela Itália, acompanhei tudo pelo Instagram. É muito bom ver que podemos levar nossos filhos de todas as idades a qualquer destino não é? Adorei as viagens dessa família viajante e corajosa :).

Deixe uma resposta