El Calafate com crianças: o que fazer na Patagônia Argentina

El Calafate Argentina com Crianças

El Calafate é a cidade base para conhecer o impressionante Glaciar Perito Moreno, e por isso recebe muitos turistas todos os anos. Mas a cidade tem muito mais a oferecer e você certamente vai conseguir preencher seu roteiro com muitas atividades! Nesse post damos todas as dicas de o que fazer em El Calafate com crianças!

Onde fica El Calafate

El Calafate fica no extremo sul da Argentina, na província de Santa Cruz, na região conhecida como Patagônia Argentina. Está localizada 2.770 km de Buenos Aires, 1.430 km de Bariloche e 880 km de Ushuaia.

Fica próxima a fronteira com o Chile, e por isso frequentemente é visitada em um roteiro que inclui Chile e Argentina. Esse foi nosso caso, que fizemos um Roteiro na Patagonia com crianças de carro.

A cidade está localizada bem nos Campos de Gelo do Sul da Patagônia, as margens do Lago Argentino, e é cercada de campos naturais e montanhas de picos nevados. Essa localização permite que sejam feitos a partir da cidade muitos passeios que aproveitam ao máximo as paisagens naturais de El Calafate.

Como chegar a El Calafate

É possível chegar a El Calafate de avião e por via terrestre (ônibus ou carro), dependendo do objetivo da sua viagem, outros destinos que pretende conhecer e tempo disponível para a viagem a El Calafate.

Como chegar a El Calafate de avião

O acesso a El Calafate é feito pelo Aeroporto Internacional Comandante Armando Tola, localizado no entorno da cidade de El Calafate.

Para ir do Brasil a El Calafate existem voos disponíveis das companhias LATAM e Aerolineas Argentinas, com escala em Buenos Aires, e algumas vezes também em Bariloche ou Ushuaia.

Caso tenha alguns dias em Buenos Aires no seu roteiro, confira essas dicas de o que fazer em Buenos Aires do Blog Mochilão Barato.

Como chegar a El Calafate de ônibus

Não existem ônibus diretos de Buenos Aires a El Calafate e você terá quer trocar de ônibus em Bariloche. Existe também a opção de fazer o deslocamento via Puerto Madrin e Rio Galegos. De qualquer forma, a viagem levará em torno de 40h.

Como chegar a El Calafate de carro

É possível ir do Brasil a El Calafate de carro? É sim! Mas conte que você vai precisar de um bom tempo disponível para a viagem, já que de São Paulo a El Calafate são 4.960 km, trafegando por muitas estradas de menor porte, de mão dupla, e onde, consequentemente a velocidade média não será muito alta. Por outro lado tenho certeza que a viagem é linda, passando por paisagens incríveis! Se você gosta de viajar de carro e tem tempo suficiente, certamente deve avaliar essa possibilidade! O blog Viajando de Carro fez essa viagem de carro do Brasil para a Patagônia em 2012, saindo do sul do RS e o blog Suas Próximas Viagens está nesse momento fazendo um maravilhoso roteiro de carro pelo sul da América do Sul, incluindo uns dias em El Calafate.

El Calafate é acessada pela Ruta 40, vindo do norte, de Bariloche e Esquel, ou do sul, de Rio Gallegos. Para chegar até lá a partir de Buenos Aires segue-se pela Ruta 3 até Rio Gallegos e de lá segue-se até El Calafate pela Ruta 40 (e em seguida pela Ruta 11 até El Calafate).

El Calafate está localizada 272 km de Puerto Natales e 490km de Punta Arenas, ambas no Chile, de forma que uma outra opção de acesso a El Calafate é chegar de avião pelo Chile, alugar um carro e fazer o deslocamento de carro até El Calafate. Isso foi o que fizemos e no nosso Roteiro na Patagônia com crianças contamos todos os detalhes das estradas e deslocamentos.

Quando ir a El Calafate

De forma geral o clima em El Calafate é seco e frio durante todo o ano, com pouca chuva e é possível conhecer a cidade o ano todo. Mas de acordo com os objetivos de sua viagem, existem épocas melhores e piores para programar sua viagem a El Calafate e vamos falar um pouco disso a seguir.

El Calafate no Verão

O verão é período de altíssima temporada em El Calafate e, consequentemente a cidade fica mais cheia, os passeios mais concorridos, e os preços mais altos.

Em compensação os dias são longos e rendem muito! O sol nasce em torno de 5:30 da manhã e se poe perto das 22h! Além disso as temperaturas são mais agradáveis, variando de 10 a 20°C, mas podendo ser um pouco mais baixas em alguns dias, especialmente nublados e no inicio e fim do dia. Especialmente em dezembro e janeiro pode chover um pouco e o dia pode ficar bem nublado em qualquer momento, com neblina nas áreas mais altas. O clima pode mudar muito rápido ao longo do dia.

É importante ficar atento que o verão é a época de maior incidência do “viento patagônico”, que é realmente bem forte e pode baixar bastante a sensação térmica em áreas mais abertas. Alem disso, é bem importante ficar atento com as crianças em áreas mais abertas, porque o vento é realmente muito forte!

Na hora de preparar as malas, esqueça de qualquer padrão de verão brasileiro (e mesmo europeu)! A menos que você pegue uma temperatura muito fora do padrão lá, você certamente não vai precisar de shorts, vestidinhos, sandálias. Aposte nos tênis e sapatos fechados (chegamos a usar bota a noite na cidade), calças compridas, blusas de manga curta para dias mais quentes, blusas de manga longa e térmicas para a maior parte dos dias, um fleece quentinho, e um bom casaco, de preferencia impermeável e que corte vento. Luvas, gorro e cachecol são itens bem importantes, especialmente para os passeios nas áreas abertas e calças térmicas podem ser úteis nas noites e dias mais frios. Como o clima pode mudar ao longo do dia, sempre carregue o casaco com você e uma capa de chuva ou casaco impermeável.

Fomos a El Calafate com crianças no verão, em janeiro, e nossa experiência lá com o clima se encaixou perfeitamente com o tinha visto sobre El Calafate no verão e da forma como descrevi acima. Em geral o clima estava agradável durante o dia, com sol, e mais frio a noite. Nos passeios, como as áreas são abertas e o vento intenso, sempre usamos casacos e fleeces, e em alguns dias usamos as blusas térmicas. A noite, na cidade, também era bem friozinho e tínhamos que sair “encasacados”, mas nos restaurantes tem aquecimento. Um dos 5 dias ficou muito nublado e com neblina e choveu a tarde. O vento é realmente muito intenso, especialmente nas áreas abertas, visitadas durante os passeios. Quando lia sobre o “viento patagônico” achava que era um pouco de exagero, mas depois que o conheci, entendi perfeitamente.

Apesar dos passeios estarem cheios não nos incomodamos com lotações, apesar de ser altíssima temporada. Entretanto, para jantar é importante fazer reserva pois os restaurantes realmente enchem e muitos nem aceitam clientes de ultima hora, sem reserva.

El Calafate no Inverno

O inverno tem clima mais rigoroso em El Calafate, com temperaturas que podem chegar aos -2°C, sendo que a sensação térmica pode ser menor especialmente nas áreas mais altas. Apesar de nevar no inverno, El Calafate não conta com pistas de esqui, de forma que a neve poderá ser aproveitada apenas mais na paisagem e para brincadeiras simples. Os dias são mais curtos, com 8h de luz aproximadamente.

É muito importante estar atento que alguns passeios não funcionam no inverno, em função da nebulosidade e do mal tempo. É o caso dos trekkings do Perito Moreno, algumas navegações, trilhas e passeios em algumas estancias. Ou seja, avalie bem o que você quer conhecer em El Calafate para garantir que esteja funcionando no período da sua viagem.

El Calafate na Primavera e Outono

No começo do outono, de março a meados de abril, as temperaturas ainda são mais amenas e as cores em tom de laranja e vermelho nas árvores deixam as paisagens lindas! Nesse período muitos passeios ainda estão funcionando como no verão, mas por ser baixa temporada já não ficam tão cheios.

Na primavera, a partir de setembro, as temperaturas voltam a aumentar, as neves diminuem e chove muito pouco. Alguns passeios já começam a operar e os passeios não são muito cheios por ser baixa temporada.

Caso tenha flexibilidade para viajar nesse período, acredito que seja o melhor: clima agradável, passeios funcionando, passeios e cidade mais vazios e preços melhores. Infelizmente como as crianças já estão em fase escolar, não conseguimos mais viajar na baixa temporada.

Como se deslocar em El Calafate

A parte mais central de El Calafate é bem concentrada e é fácil se deslocar a pé pelas principais atrações das redondezas, ir a restaurantes, lojinhas, etc. Se você estiver hospedado no centro, certamente não vai precisar de carro ou taxi para sair a noite, mas se optar por se hospedar nas redondezas, precisará de carro, ou taxi para chegar ao centro.

Já as atrações mais famosas de El Calafate ficam fora da cidade e você vai precisar se deslocar até lá. Durante nossa viagem, optamos por alugar um carro com a Rentcar e fizemos todos os deslocamentos por conta própria. Achamos muito tranquilo o deslocamento de carro em El Calafate. O acesso aos passeios é bem simples e bem sinalizado e foi bem fácil estacionar, tanto nos locais dos passeios, quanto na cidade.

Caso alugar um carro não seja sua escolha, você poderá contar com transfers oferecidos pelas agencias que vendem os passeios, ou poderá fazer alguns passeios de ônibus ou taxi.

Onde ficar em El Calafate

El Calafate tem uma grande oferta de hospedagens, para todos os gostos e bolsos. Existem opções de hospedagem dentro da área central da cidade ou mais afastadas, no entorno de El Calafate. Apresentamos a seguir algumas opções de hospedagens em El Calafate que comportam famílias com crianças:

Hospedagens bem próximas ao centro de El Calafate

Esplendor by Wyndham El Calafate: fica bem próximo do centrinho e tem pontuação 8,8 no Booking.Conta com restaurante, piscina coberta e quartos com vistas do Lago Argentino.

Posada Los Alamos: fica localizada na parte mais central de El Calafate, em pontuação 8,7 no Booking e conta com área externa com jardins, restaurante, piscina, sauna, academia e spa.

Calafate Hostel: é uma opção mais simples, com quartos para família e cozinha compartilhada, bem perto do centrinho de El Calafate e pontuação 8,8 no Booking.

Kalken Hotel: fica bem perto do centrinho e tem pontuação 8 no Booking. Conta com quartos familiares e um jardim na área externa.

Hospedagens no entorno de El Calafate

Xelena Hotel & Suites: fica 2,8km do centrinho de El Calafate e tem pontuação 9 no Booking. Conta com jardins, piscina coberta, spa, academia e apartamentos com vista do Lago Argentino.

Blanca Patagonia: fica localizado 3km do centrinho de El Calafate e tem pontuação 8,2 no Booking. Tem spa, restaurante, jardins e uma vista linda do Lago Argentino. Tem opções de hospedagem em bangalôs.

Brillos Patagonicos: chalés localizados a 3km do centrinho de El Calafate, próximo ao Lago Argentino. Tem pontuação 8,8 no Booking e conta com chalés completos, com cozinha.

Solares del Sur: foi a opção que escolhemos para hospedagem em El Calafate. Fica 2,6km do centrinho de El Calafate e tem pontuação 8,4 no Booking. A hospedagem é feita em cabanas, dispostas em um jardim, muito bem cuidado. Ao lado da recepção tem o Restaurante Quidu, maravilhoso, que funciona a noite. Nosso chalé tinha dois andares, sendo que no primeiro ficava uma sala, com uma mesa de 6 lugares, a cozinha completa, com fogão, frigobar, micro-ondas, cafeteira e todos os utensílios, e o banheiro. No segundo andar tinha dois quartos, sendo um com cama de casal e varanda, com vista para o Lago Argentino, e outro com um beliche e uma cama de solteiro bem larga. Ambos quartos contavam com apoio para as malas e armários. O banheiro tinha pia, chuveiro dentro da banheira (padrão geral da Argentina) e um secador de roupas elétrico. O café da manhã era entregue na véspera no chalé e incluia leite, chá, pó de café (para preparar na cafeteira), pães, bolos, geleias e manteiga. Alguns dias serviram também queijo e frutas (banana ou maça). O aquecimento é muito bom, em ambos andares. O atendimento é maravilhoso! Adoramos nossa escolha!

Onde Ficar em El Calafate, Argentina: Hotel Solares del Sur

Se preferir você também pode pesquisar sua hospedagem em El Calafate diretamente neste link do Booking.

Onde comer em El Calafate

El Calafate tem muitas opções de lugares para comer, de todos os tipos de estabelecimentos, diferentes tipos de comidas e valores.

Levei uma lista de restaurantes com opções para nossos dias lá e muitos deles chegamos a conhecer. Inicialmente vou apresentar os restaurantes que conhecemos e, em seguida deixarei a lista mais completa com todos os restaurantes que levei como dica. Infelizmente ainda preciso melhorar muito no quesito foto dos restaurantes e especialmente das comidas, então não tenho foto de quase nenhum prato. Importante ressaltar que nós de casa decididamente não nos encaixamos no padrão “carnívoros”, consequentemente não fomos a nenhum dos restaurantes tradicionais de carnes, nem mesmo comemos o famoso cordeiro patagônico… Mas não se preocupe, no final tem umas dicas de restaurante para os carnívoros também!

Se for para El Calafate no verão, não deixe de reservar os restaurantes para o jantar. Eles lotam e muitos nem aceitam os clientes sem reserva!

Restaurante Quidu: é o restaurante do Hotel Solares del Sur, onde nos hospedamos. Funciona apenas para jantar e o espaço não é muito grande. Os pratos são deliciosos e bem servidos! Adoramos tudo! As sobremesas são deliciosas!

Isabel Cocina a Disco: o ambiente é bem grande e muito agradável. O atendimento é fabuloso! Serve alguns pratos de ensopados de diferentes tipos de carne com legumes, cozidos em um tipo de panela de ferro. Provamos o peixe e estava divino! Tem opções de pratos que agradam os pequenos: franguinho, carne, batatas, etc. As sobremesas também são muito boas! Comi um tiramisu delicioso! Os vinhos ficam expostos em uma adega, com etiquetas de preços e você vai lá e seleciona o seu. O restaurante conta ainda com uma área kids bem grande. Foi uma excelente escolha para nossa ultima noite em El Calafate! Despedida em alto estilo  junto com os amigos do Vem que te Conto que estavam em El Calafate no mesmo período que nós!

Onde comer em El Calafate, Argentina:  estaurante Isabel Cocina a Disco

La Cocina: restaurante de massas, que serve também carnes e pizzas. A noite oferecem degustação de massas com 3 pratos, mas como fomos no almoço não provamos. Massa muito gostosa!

Onde comer em El Calafate, Argentina: Restaurante La Cocina

Borges y Alvarez Libro Bar: bar e lanchonete que serve lanches e petiscos em um ambiente super descolado e bem decorado, com muitos livros, paredes com poemas escritos, e muitos diferentes tipos de objetos. O atendimento foi um pouco lento, mas o ambiente é incrível e os sanduíches estavam bem gostosos.

Onde comer em El Calafate, Argentina: Borges y Alvarez Libro Bar

La Lechuzza: foi o primeiro restaurante que provamos em El Calafate, na hora do almoço. Atendimento ótimo! Pratos com carnes e massas, bem servidos e saborosos.

La Lechuzzita: tem um ambiente bem amplo e mais simples. Servem carnes, pizzas, carnes e massas. Foi o único restaurante onde conseguimos vaga a noite sem reserva, só aguardando um pouquinho para liberação de mesa. Tem uma área kids bem grande que agradou em cheio a criançada.

Onde comer em El Calafate, Argentina: Fachada dos restaurantes La Lechuzza e La Lechuzzita

Olivia: café, tortas e sanduiches servidos em um ambiente moderninho e bem simpático.

Onde comer em El Calafate, Argentina: Lanchonete Olivia

Ovejitas de la Patagonia: sorveteria com muitos sabores de sorvete, cafés, chocolates e doces.

Onde comer em El Calafate, Argentina: Sorveteria e Lanchonete Ovejitas de La Patagonia

Fabrica De Alfajores Koonek: tem vários sabores de alfajores, desde o tradicional, até os recheados de frutas vermelhas, calafate, framboesas, com cobertura de chocolate preto ou branco. Tem mais de uma loja na cidade, mas das duas vezes que visitamos fomos na que fica ao lado do restaurante La Lechuzza.

Onde comer em El Calafate, Argentina: Fabrica de Alfajores Koonek

Panaderia y Confiteria Don Luis: servem lanches, tortas e cafés. Fomos até lá para comprar uns lanches para um dos passeios.

Outros restaurantes em El Calafate que não visitamos:

  • La Posta: no Hotel Los Alamos, carnes e frutos do mar. Bem arrumado e um pouco caro
  • Don Pichon: carnes, cordeiro patagônico
  • Mi Rancho: mais elaborado, com carnes
  • Kau Kaleshen: bem pequeno, carnes, sopa milho com gorgonzola, foundue
  • La Zaina: carnes e trutas (pouco mais caro)
  • Costumbres Argentinas Resto Bar: Pizzas
  • La Tablita: assados e cordeito patagonico
  • Mi Viejo: restaurante com menu del dia, comida mais simples e gostosa
  • Pura Vida Resto Bar: empanadas e massas, lasanhas em ambiente acolhedor e simples
  • Laguna Negra: cafeteria e doces
  • Abuela Goye: lanches, cafés, tortas
  • Dulce Lugar: chocolates
  • Helados Tito: sorvetes. Provar de calafate com dulce de leche
  • Viva La Peppa Crepes: crepes (salgados e doces), saladas, pizzas e sopas, espaço bem bonito e clorido.

No mapa a seguir você pode acessar a localização dos locais indicados nesse post.

O que fazer em El Calafate

O motivo principal da viagem a El Calafate, Argentina, para todas as pessoas (ou ao menos a grande maioria) é conhecer o Glaciar Perito Moreno, mas a cidade tem muito mais a oferecer, e você certamente vai ter atividades de sobra para rechear seu roteiro! Nós ficamos 5 noites em El Calafate e conseguimos ver tudo que queríamos com calma, mas a cidade ainda tinha atividades para preencher mais 2 dias de roteiro tranquilamente! Fique atento apenas que alguns desses passeios não funcionam, ou serão diferentes no inverno!

Perito Moreno: existem três forma de visitar o Glaciar Perito Moreno: por água no Safari Nautico, pelas passarelas e caminhando sobre ele em um dos trekkings. Nesse post conto todos os detalhes da nossa visita ao Perito Moreno com crianças.

Navegação no Lago Argentino: o foco destas navegações é ver o lago e os glaciares que ficam em alguns dos seus braços. Durante nossa viagem fizemos o passeio Rios de Hielo e contamos todos os detalhes do passeio nesse post.

Estância Cristina: é uma das estancias tradicionais de El Calafate. O passeio inclui uma navegação, passeio de 4×4 com vistas lindas e almoço na estância.

Passeio de 4×4 no Cerro Frias: é um passeio de 4×4 pelo Cerro Frias, nas proximidades de El Calafate, com vistas lindas. Tem opcional de cavalgada e tirolesa. Nesse post conto todos os detalhes do nosso passeio de 4×4 no Cerro Frias.

Estância 25 de Mayo: passeio pela Estância onde é feita demonstração de lida da fazenda. Tem opção de almoço e de jantar show.

Glaciarium: é um centro de interpretação de glaciares. Um museu interativo que explica tudo sobre a formação e os glaciares da patagônia. Nesse post contamos nossa experiência no Glaciarium.

A agencia Brasileiros em Ushuaia vende vários passeios em El Calafate. Você pode comprar no seu cartão de credito em reais (sem IOF) e parcelar em até 12 vezes!

Laguna Nimez: é uma reserva natural, utilizada como pouso por aves migratórias. Está localizada a 1km do centrinho de El Calafate. Tem uma trilha que faz o contorno da lagoa, em aproximadamente 2h de caminhada, com vários pontos de observação de muitas espécies de aves. Os flamingos são bem comuns por lá e garantiram a alegria das crianças!

O que Fazer em El Calafate, Argentina: Laguna Nimez

Punta Galincho: é um sítio paleontológico, com pinturas rupestres, localizado as margens do Lago Argentino, no entorno de El Calafate.

Intendência do Parque Nacional Los Glaciares: é uma sede do Parque Nacional localizada no centrinho de El Calafate. Conta com jardins lindos, floridos e com algumas estátuas do Perito Moreno, o explorador da Patagônia que foi homenageado com colocação do seu nome no Glaciar mais famoso de El Calafate. Conta também com uma área interna com exposições fotográficas do Parque Nacional los Glaciares.

O que Fazer em El Calafate, Argentina: Intendência do Parque Nacional Los Glaciares

Costanera de El Calafate: em alguns trechos de El Calafate é possível passear pelas margens do Lago Argentino, observando os flamingos e outras aves e se encantando com o tom azul da água.

O que Fazer em El Calafate, Argentina: Costanera de El Calafate

Parques e parquinhos infantis: El Calafate tem alguns parques na cidade, com arvores, bancos e parquinhos infantis. Fomos com as crianças em um parquinho muito bem cuidado localizado na Costanera.

Passeio pelas ruas da cidade: El Calafate é uma cidade super agradável para andar a pé: muito arborizada, cheia de jardins floridos, com calçadas largas, muitas lojinhas de artesanatos, restaurantes, lanchonetes, docerias. Deixe tempo livre no seu roteiro para passear pela cidade, tanto a noite quanto de dia. Você não vai se arrepender!

O que Fazer em El Calafate, Argentina: Ruas do Centrinho de El Calafate

De El Calafate é possível ainda fazer passeios de dia inteiro até El Chalten, onde tem muitas opções de treckings, e opção de bate e volta ao Parque Nacional Torres del Paine, no Chile (mas eu, particularmente recomendo que você fique ao menos uma noite por lá).

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

Deixe uma resposta