Ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro: explorando a Cidade Maravilhosa de ônibus turístico

Ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro

Os ônibus Hop on Hop off são ótimos para conhecer os pontos turísticos das cidades de uma forma segura e rápida. Esse tipo de passeio de ônibus turístico está disponível na maioria das grandes cidades do mundo e agora você também pode conhecer os principais pontos turísticos no ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro.

Como funcionam os ônibus Hop on Hop off

Os ônibus Hop on Hop Off em geral são ônibus adaptados para o turismo, com grandes janelas, e as vezes com dois andares. Costumam incluir vários pontos turísticos ao longo do percurso, sendo que o turista pode permanecer no ônibus e fazer o percurso observando os pontos turísticos, ou pode descer em um ponto de interesse e pegar o próximo ônibus da linha. Existem diferentes combinações em diferentes cidades e empresas, com opções de número limitado ou ilimitado de descidas, etc.

Os ônibus Hop on Hop off em geral incluem o fornecimento de informações turísticas, seja através de um guia, de sistema de som ou de áudio guias.

De forma geral, é uma ótima opção quando se tem pouco tempo para conhecer a cidade, já que o ônibus Hop on Hop off permite fazer um tour pela cidade com avistamento dos principais pontos turísticos. Também é uma ótima opção para quem está viajando sozinho e não se sente seguro para se movimentar por conta própria pela cidade.

Quer outras opções de passeios no Rio de Janeiro? A Get Your Guide tem vários passeios e ingressos disponíveis!

O ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro o sistema de ônibus Hop on Hop off não era disponível até muito recentemente. Felizmente, em dezembro de 2018 a RioLine inaugurou o passeio de ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro!

Como comprar os ingressos para o ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro

Os ingressos do ônibus Hop on Hop off podem ser comprados na loja da Agencia RioLine, na Praia de Copacabana (Av. Atlântica, 2364), ou diretamente no ônibus, logo no embarque.

Existem três opções de ingressos disponíveis:

  • Opção Light: inclui uma volta no roteiro, sem descidas e subidas em nenhum ponto;
  • Tarifa de 24h: você pode subir e descer quantas vezes quiser, dentro de um período de 24h, que começa a contar no seu primeiro ingresso no ônibus;
  • Tarifa de 48h: similar a opção anterior mas com direito de uso por 48h.

No momento de aquisição do ingresso você receberá uma pulseira, com cor correspondente ao ingresso que você adquiriu. A cor da pulseira irá informar ao motorista e a guia que você está autorizado (ou não) a descer e subir nos pontos turísticos ao longo do passeio.

Crianças menores de 5 anos não pagam ingresso e entre 5 e 10 anos pagam meia tarifa.

Já reservou sua hospedagem no Rio de Janeiro? Faça sua reserva no Booking usando esse link.

Estrutura do passeio dos ônibus Hop on Hop off do Rio de Janeiro

A RioLine disponibiliza para o passeio alguns ônibus abertos panorâmicos e também ônibus turísticos “normais”. Dependendo do horário, o ônibus disponível é diferente. Quando fizemos o passeio pegamos, em Copacabana o ônibus panorâmico, mas na volta era um ônibus turístico comum.

O ônibus panorâmico tem as três primeiras fileiras de bancos, mas próximas ao motorista, em uma área mais “tradicional” com janelas grandes e ar condicionado. As demais fileiras ficam em uma área aberta, com cobertura, mas com janelões abertos. Se por um lado as vistas são bem mais bonitas dessa área, por outro, por ser aberta, essa área não tem ar condicionado.

Ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro

O passeio de ônibus Hop on Hop off do Rio de Janeiro conta com um guia turístico que acompanha todo o passeio e vai apresentando informações sobre os pontos turísticos da cidade.

Trajeto e horários do ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro

O ônibus Hop on Hop off do Rio de Janeiro, operado pela RioLine, percorre os principais pontos turísticos da Zona Sul e da Zona Norte da cidade. O percurso conta com 14 pontos de parada ou atrativos turísticos, e o ônibus leva aproximadamente 2,5h para fazer o percurso completo, podendo demorar um pouco mais nos horários de maior trânsito.

Ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro

Mapa do trajeto e pontos do ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro

O ponto final e inicial é na Praia do Leblon e daí ele segue pela orla, passando por Ipanema, Copacabana e Leme, Pão de Açúcar, Aterro e Marina da Glória. Em seguida ele ingressa no centro do Rio de Janeiro, passando por uma área que inclui vários prédios históricos, como a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal, seguindo até os Arcos da Lapa e a Catedral Metropolitana e passando depois pela Candelária. O ônibus Hop on Hop off segue então até a área do Porto Maravilha, passando pelo AquaRio, seguindo para a Cidade do Samba, Rio Zoo e Maracanã. A partir do Maracanã ele inicia o retorno a Zona Sul, passando pelo Sambódromo, área de embarque do Trem do Corcovado e seguindo pela orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, até chegar ao ponto final no Leblon. O mapa a seguir apresenta detalhes do trajeto e das paradas do ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro.

Trajeto e pontos turisticos da Zona Sul no passeio de ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro: Praia Vermelha e Aterro

O ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro funciona todos os dias, sendo que o primeiro ônibus sai as 9h e o ultimo sai as 17h do Leblon. É importante ressaltar que apenas os ônibus que saem até 14h vão até o Maracanã, e em dias de jogos a ida até lá pode ser suspensa antes. Se você pretende descer e fazer o tour no Maracanã, é importante se informar antes com a RioLine para evitar frustração na hora do passeio.

Pontos Turísticos do centro do Rio de Janeiro durante o passeio de ônibus Hop on Hop off

Os ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro saem de hora em hora, de forma que, se você comprar o ingresso que dá direito a descer e subir do ônibus, considere que você terá que aguardar o próximo ônibus. A RioLine disponibiliza um numero de telefone para onde você pode ligar e se informar quanto ao horário que o próximo ônibus passará no ponto onde você está.

Durante nosso passeio no ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro optamos por descer no ponto do AquaRio para finalmente conhecermos essa atração super legal da cidade e na volta ligamos na Central da RioLine para confirmar o horário do próximo ônibus. Dessa forma não precisamos ficar aguardando no sol e a Central já informou ao motorista que tinham passageiros a serem pegos naquele ponto de parada.

E se quiser mais ideias de o que fazer no Rio de Janeiro com crianças, o Blog Vamos por Aí tem um post redondinho com muitas sugestões e o blog Tire a Bunda do Sofá também tem muitas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro.

Alguns blogs do núcleo RJ da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem -RBBV fizeram o passeio de ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro no dia de inauguração do passeio e também contaram suas experiências no tour:

Fizemos o passeio no ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro a convite da RioLine, como parte das ações realizadas pelo núcleo RJ da RBBV. As informações contidas nesse post representam nossa opinião sincera sobre o passeio.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:
>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: Ticketbar e GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

3 Respostas para “Ônibus Hop on Hop off no Rio de Janeiro: explorando a Cidade Maravilhosa de ônibus turístico”

  1. Helen, adoro esse tipo de ônibus e fico super feliz que agora tenha no Rio, em minha próxima ida a cidade quero experimentar também essa experiência!

  2. Que bacana! Esse ônibus é sempre um ótimo custo benefício né, da pra conhecer vários lugares.
    Eu nem sabia que existia no Rio.

    1. Pois é! O ônibus é novo aqui… Também acho esses ônibus super úteis!!!

Deixe uma resposta