Passeio de 4×4 no Cerro Frias com crianças em El Calafate

Passeio 4x4 Cerro Frias com crianças, El Calafate

El Calafate tem varias opções de passeios de 4×4 e em estancias da região que você pode incluir no seu roteiro na Patagônia. O Cerro Frias é uma das montanhas mais altas nas proximidades de El Calafate e está localizado na Estância Alice que atualmente investe na criação de gado de corte. Fizemos o passeio de 4×4 no Cerro Frias, com crianças, e nesse post tem todos os detalhes do passeio

Para ver nosso Roteiro na Patagônia acesse esse link.

Ingressos para o passeio de 4×4 no Cerro Frias

O passeio é oferecido apenas no verão, já que no inverno o Cerro Frias fica abaixo de muita neve. Existe a opção de fazer o passeio de manhã ou no final da tarde, sendo possível incluir almoço ou jantar na Estancia. Nós fizemos o passeio no final da tarde e me arrependo por não ter fechado a opção com jantar, já que a comida estava bem cheirosa e com uma boa apresentação.

Como o passeio dura apenas meio período você pode ainda incluir outras atividades no mesmo dia!

Você pode comprar seus ingressos para o passeio de 4×4 no Cerro Frias com nossa parceira, a agência Brasileiros em Ushuaia, por esse link. O pagamento é feito no cartão de credito, em reais (não tem IOF) e você pode parcelar em até 12 vezes!

Como é o passeio de 4×4 no Cerro Frias

O ônibus para o passeio no Cerro Frias nos pegou no nosso hotel no horário marcado e seguimos em direção a entrada do Cerro Frias, que fica na mesma estrada em que é o acesso ou Puerto Punta Banderas e o Perito Moreno. Como nosso hotel era na saída da cidade fomos os últimos a entrar no ônibus e os primeiros a descer na volta do passeio.

Após uns 20 minutos de deslocamento entramos na Estancia Alice e embarcamos no caminhão adaptado para o passeio, junto com nossa guia. O veículo 4×4 tem espaço para  aproximadamente 20 passageiros, é aquecido, e conta com janelões que permitem ver bem o lado de fora. Conta com poltronas confortáveis, com cinto de segurança.

Veiculo utilizado no passeio de 4×4 no Cerro Frias

Ao longo de todo o passeio a guia foi nos passando várias informações sobre a flora e fauna local, a historia da colonização patagônica, a forma de vida por lá e o dia a dia em uma estancia patagônica, em espanhol e em inglês. Como o grupo do passeio não é muito grande, foi possível muita troca de informações com a guia durante o passeio, o que foi ótimo!

Ainda não reservou sua hospedagem em El Calafate? Você pode reservar por esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

O passeio começa com um percurso morro acima, e depois desce pelo outro lado do morro, sempre serpenteando por uma estrada de terra, com muitas curvas e vários sobe e desce, alguns bem íngremes. O percurso é feito lentamente e chacoalha bastante. As crianças amaram a experiência do “pula pula” nos bancos do veículo!!!

Ao longo do deslocamento vimos, além das vacas criadas na propriedade, muitos guanacos (um mamífero que se parece muito com as lhamas) e lebres silvestres, que são bem ariscas e fugiam aos pulos quando o caminhão passava. As crianças adoraram ficar procurando as lebres pelo campo e vê-las fugindo!

Lindas paisagens e fauna silvestre ao longo do passeio de 4×4 no Cerro Frias

A paisagem é bem bonita! Campos patagônicos, montanhas lindas e o Lago Argentino vão se revezando nas janelas ao longo do passeio, conforme o lado do Cerro Frias pelo qual estávamos passando.

Ao longo do passeio o veiculo parou 3 vezes, em duas delas a parada foi em mirantes que conferiam vistas lindas da paisagem do entorno e do Lago Argentino, lá embaixo, com aquele tom azul esverdeado lindo! Descemos com as crianças no primeiro mirante mas o vento era tanto e tão intenso que logo voltamos pro caminhão com medo das crianças saírem voando… Rsrsrs. Parece brincadeira, mas o vento é muito forte mesmo! É importante ficar atento com as crianças nesses locais porque o vento patagônico é muito forte! No segundo mirante as crianças ficaram no caminhão e eu e o Fernando descemos rapidinho pra tirar uma foto e já voltamos pro quentinho. Rsrsrs

Mirantes visitados no passeio de 4×4 no Cerro Frias: muito vento e vistas lindas!

A terceira parada é feita no inicio do caminho de descida. Nesse local a guia nos levou para uma curta trilha pelo bosque, onde vimos espécies da flora local. A caminhada é curtinha e plana, e como vai por dentro do bosque, não tem muito vento. Bem tranquila pra fazer com as crianças!

Pausa para uma trilha no bosque no Cerro Frias

O passeio de 4×4 no Cerro Frias termina no Restaurante de Campo de Cerro Frias. Atenção que apenas nesse local, no final do passeio, tem banheiros! Então não esqueça de levar as crianças ao banheiro ainda no hotel, antes de pegar o transfer!

Quer alugar carro em El Calafate? O Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link.

Nosso passeio não incluiu o jantar, mas no restaurante nos serviram bolo e uma bebida quente (chá, café ou chocolate quente) nas mesas com vista da estância. Lá eles tem também vinhos, cerveja e refrigerantes a venda, caso você queira aproveitar pra curtir a vista com um brinde. 

Restaurante de Campo de Cerro Frias

O retorno para El Calafate foi feito no próprio veículo 4×4 do Cerro Frias,  que nos deixou no hotel.

Adoramos o passeio e recomendo fortemente que você faça esse passeio se gosta de vistas lindas e curte um pouquinho de emoção.

Outras opções de passeios no Cerro Frias

Além do passeio de 4×4 existem outras opções disponíveis para serem feitas no Cerro Frias:

  • Tirolesa: a tirolesa do Cerro Frias totaliza 2.500m de extensão, compostas por 5 linhas, que descem um trecho do Cerro Frias. O passeio pode ser feito por maiores de 6 anos de idade e peso máximo de 110kg. É uma boa opção para as famílias aventureiras!
  • Trekking: após o passeio de 4×4 no Cerro Frias, parte-se do Restaurante de Campo de Cerro Frias para uma caminhada pela face sul do Cerro Frias, que inclui subidas e descidas pelos campos patagônicos e pelos bosques.
  • Cavalgada: após o passeio de 4×4 no Cerro Frias, parte-se do Restaurante de Campo de Cerro Frias para uma cavalgamos de cerca de 1,5h pelo lado sul do Cerro Frias chegando a mirantes a 600m de altitude.

Agradecemos a agencia Brasileiros em Ushuaia e a agencia Tiempo Libre Viajes pelos ingressos para o Passeio de 4×4 no Cerro Frias. Esse post reflete nossa experiência real e sincera quanto ao passeio.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia
>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

Deixe uma resposta