Rios de Hielo: passeio de barco com crianças pelos Glaciares de El Calafate

Navegação Rios de Hielo com crianças, El Calafate

O Passeio de Barco Rios de Hielo, que segue até alguns dos Glaciares da região é um dos mais procurados em El Calafate.

Durante o verão são oferecidas duas opções do passeio: Rios de Hielo Express e Rios de Hielo Sunset. Ambos são exatamente o mesmo passeio, sendo que o primeiro é realizado de manhã e o segundo a tarde. O passeio é operado pela empresa Solo Patagônia e sai do Porto Punta Banderas, localizado a aproximadamente 50km de El Calafate.

Durante nossa estada em El Calafate fizemos o passeio Rios de Hielo Sunset, que iniciou as 13h e retornamos ao Porto Punta Banderas as 19h.

Ingressos e Estrutura do Porto Punta Banderas

O passeio de barco Rios de Hielo é bastante concorrido e por isso é bom reservá-lo com antecedência, especialmente se você estiver viajando na alta temporada e tiver poucos dias em El Calafate.

Você pode fazer sua reserva no passeio Rios de Hielo através da nossa parceira, a agência Brasileiros em Ushuaia, por esse link. O pagamento é feito no cartão em reais, sem IOF, e pode ser parcelado em até 12 vezes!

É importante saber que além do ingresso do passeio Rios de Hielo será necessário também pagar o ingresso do Parque Nacional los Glaciares, já que o passeio é feito na área do parque. Os ingressos para o Parque podem ser adquiridos nas bilheterias que ficam na área de embarque da Solo Patagonia no Porto Punta Banderas. Importante ficar atento pois nesse local o pagamento só pode ser feito em dinheiro e em pesos argentinos (não aceitam cartão de credito, nem outras moedas).

A área de embarque da Solo Patagonia em Punta Banderas conta com guichês de venda do passeio, guichês para venda dos ingressos do Parque Nacional Los Glaciares e banheiros, além de bancos para aguardar o embarque. A área é fechada e conta com aquecimento.

Área do Puerto Punta Banderas, de onde sai o passeio Rios de Hielo

Os guichês abriram meia hora antes do horário do embarque. Como já chegamos com os ingressos do passeio, fizemos a compra dos ingressos do parque e fomos para a fila de embarque. Vale a pena chegar cedo e já garantir seu lugar na fila para pegar um bom lugar próximo as janelas, assim você poderá aproveitar melhor as vistas durante o passeio.

A área da Solo Patagonia conta ainda com um estacionamento amplo onde ficam os ônibus e vans que levam para os passeios e também tem vagas para carros particulares. Como estávamos de carro alugado fomos até lá por conta própria e paramos no estacionamento, que é gratuito.

Quer alugar carro em El Calafate? O Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link.

Estrutura do Barco do passeio Rios de Hielo

O passeio Rios de Hielo é feito em um catamarã bem confortável, com poltronas reclináveis e janelões em toda a volta.

Tem área VIP fica no andar superior e a cabine normal no andar “térreo”. O barco conta com banheiros e uma cafeteria, onde são vendidos café, refrigerantes, e alguns biscoitos. O barco conta ainda com uma área externa, em toda sua volta onde é permitida a permanência durante a maior parte do passeio. A permanência na área externa só não é permitida durante a primeira parte do passeio, quando o barco atravessa uma primeira parte do Lago Argentino rumo ao Braço Norte, e nos últimos minutos já no final do passeio.

Para ver nosso Roteiro na Patagônia acesse esse link.

Barco que faz o passeio Rios de Hielo

O passeio conta com guias que vão ao longo do passeio de barco passando diversas informações sobre os glaciares, o Lago Argentino e sobre a região em geral. Além disso uma fotógrafa fica disponível no barco tirando fotos, as quais podem ser adquiridas em papel ou em meio digital.

Como é o passeio Rios de Hielo

O passeio Rios de Hielo dura aproximadamente 5h e é feito ao longo do Braço Norte do Lago Argentino.

Durante todo o passeio a guia vai passando informações em espanhol e em inglês, sobre o Lago Argentino, o Parque Nacional los Glaciares, os glaciares, etc.

Na parte inicial da navegação, até entrarmos no Braço Norte o vento estava forte e a superfície do Lago Argentino estava com bastante ondas e a embarcação balançava um pouco e a água espirrava na área externa do barco. Nesse trecho todos os passageiros tiveram que permanecer na área fechada. Logo em seguida entramos no Braco Norte e as condições já melhoraram e liberaram para a saída para as áreas externas. Nesse trecho já começamos a ver os icebergs (tempanos em espanhol) flutuando.

Ainda não reservou sua hospedagem em El Calafate? Você pode reservar por esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Primeiro trecho de navegação no passeio Rios de Hielo e os primeiros icebergs

Após um tempinho de navegação nos aproximamos do Glaciar Upsala, o segundo maior em área dentre os glaciares do Parque Nacional Los Glaciares. O Glaciar Upsala está em retrocesso, ou seja, diminuindo, e em função da sua instabilidade não é permitido que a embarcação se aproxime muito. No seu entorno tem muitos icebergs, alguns enormes! As crianças adoraram ficar vendo os icebergs e tentando identificar formas inusitadas: cabeça de jacaré, extraterrestre, etc, etc, etc. Os icebergs e suas cores são realmente impressionantes!!!

Glaciar Upsala e os Icebergs gigantes

Após um tempo “parados” no entorno do Glaciar Upsala o barco voltou a navegar em direção ao Glaciar Spegazzini. No caminho passamos também pelo Glaciar Seco, que desce de um dos cerros e não chega a encostar nas águas do Lago Argentino e, consequentemente tem algumas cascatas na parte mais baixa, por onde a água de degelo desce até o Lago Argentino.

Outros glaciares avistados durante a navegação

Chegando no Glaciar Spegazzini a embarcação permaneceu ”parada” por um tempo para fotos, enquanto a guia foi fazendo várias explicações sobre o glaciar.

A embarcação aproxima bem do Glaciar Spegazzini e durante o passeio é possível ter vistas lindas dele, com aquela coloração em muitos tons de azul. É maravilhoso!!! Foi minha primeira visão ao vivo de um glaciar desses azuis, assim de perto, e fiquei encantada com a beleza!

Os tons de azul do Glaciar Spegazzini e pose com gelo de glaciar

No final da parada no Glaciar Spegazzini um dos funcionários da embarcação “pescou” um pedação de gelo que estava flutuando no lago e trouxe pra dentro do barco. Uma parte do gelo foi entregue no bar e foi oferecido aos passageiros a venda de Whisky com gelo de glaciar. Um outro pedaço, bem grandinho, foi passando de mão em mão para fotos na área externa do barco. As crianças estavam curiosíssimas pra pegar no gelo dos icebergs e não perderam a chance de tirar algumas fotos segurando o gelo! O Francisco, que ficou com a função de carrega-lo, disse que estava pesado e gelado! Rsrsrs. Esse foi pras crianças o momento sensação do passeio!!!

Tanto no Glaciar Upsala quanto no Glaciar Spegazzini a embarcação fica “parada” por um bom tempo. Na verdade a embarcação fica em movimento, pra trás e pra frente e para os lados, permitindo que seja possível ver os glaciares dos diferentes lados do barco. Em ambos locais a fotógrafa do barco se posicionou em um dos pontos com vista muito boa do glaciar ou de um iceberg e ficou tirando fotos dos passageiros que quiseram, as quais podiam ser escolhidas e compradas depois.

Da área externa do barco as vistas dos glaciares são lindas, mas o vento e o frio são bem intensos (como podem ver pelas fotos). Na parte interna do barco é bem quentinho e os janelões permitem ter boas vistas da parte externa (apesar de não ser a mesma coisa que ver de fora). Logo quando o barco se aproxima do iceberg ou glaciar, a multidão toda sai e é quase impossível encontrar um espacinho sem cabeça na frente. Mas logo em seguida as pessoas entram de volta e aí sobra mais espaço… Então ficávamos dentro do barco e saíamos depois de uns minutos, quando o pessoal começava a entrar de novo. Com essa estratégia as crianças conseguiam chegar próximo das grades e ver as vistas dos glaciares e icebergs e conseguimos tirar algumas boas fotos!

Como o passeio completo dura em torno de 5 horas é bom levar alguns itens para distração das crianças. As meninas levaram livros e caderneta para fazer desenhos e o Francisco levou as cartas Pokemon. Além disso levamos água e uns lanchinhos para as crianças, já que eles comem o tempo todo…

O passeio Rios de Hielo é muito bonito e tranquilo de ser feito com crianças. Achamos excelente termos feito logo no primeiro dia em El Calafate, assim conseguimos ter uma boa noção sobre os glaciares da região.

Agradecemos a agência Brasileiros em Ushuaia e a Tiempo Libre Viajes, sua parceira em El Calafate, pelos ingressos para o Passeio Rios de Hielo. Independente da parceria, esse post reflete nossa experiência real e sincera quanto ao passeio.

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia
>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

2 Respostas para “Rios de Hielo: passeio de barco com crianças pelos Glaciares de El Calafate”

  1. Parabéns pelos relatos, são esclarecedores e cheios de entusiasmo. Estou pensando em levar minha filha de 5 anos, mas ela costuma enjoar em barcos. O barco joga muito durante o passeio dos Rios de Hielo? A navegação é tranquila? Há muitas ondas?
    Obrigado,
    André

    1. Oi André, obrigada pela visita! No dia que fizemos o passeio foi bem tranquilo. Uma das minhas filhas também costuma enjoar e não sentiu nada. Um ótimo passeio rã vocês! Abs, Helen

Deixe uma resposta