Paraty

Estrada Paraty-Cunha: um caminho super agradável pra chegar ou sair de Paraty

Quando planejei nossa ida pra Paraty no feriado de Páscoa a ideia era fazermos um caminho alternativa na ida do Rio pra Paraty, pela estrada Paraty-Cunha, e aproveitar pra conhecer uma das fazendas de lavandas de lá. Entretanto, no dia de nossa viagem estava chovendo, tanto no Rio quanto em Paraty, e acabamos desistindo dessa ideia, e fizemos o caminho tradicional, pela BR-101, a Rio-Santos.

Felizmente no nosso dia de volta o dia amanheceu sem chuva e decidimos fazer o caminho alternativo pra conhecer.

Para saber sobre nossa hospedagem em Paraty acesse aqui. Durante nossos dias em Paraty fizemos um passeio delicioso de barco e passamos um dia na Praia de Paraty Mirim.

A SP-165, mais conhecida como estrada Paraty-Cunha, liga o município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, a Cunha, no estado de São Paulo, em um trajeto de 46km. Desses, aproximadamente 10km atravessam o Parque Nacional da Serra da Bocaina e era de terra, até pouco tempo.

A estrada era o único acesso a Paraty até 1972, quando a Rio-Santos foi construída, e segue praticamente o mesmo trajeto da trilha da Estrada Real, que escoava o ouro de Minas Gerais pro porto de Paraty.

O trecho que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina era bem ruim e dificultava muito o uso da estrada. Em meados de 2016 foram concluídas as obras de calçamento desse trecho, que foi transformado em estrada-parque.

Tínhamos vontade de fazer a Paraty-Cunha a muito tempo, mas como não temos carro 4×4, nunca tínhamos nos arriscado. Mas com a notícia da construção da estrada parque, decidimos que tinha finalmente chegado a hora de fazer esse trajeto.

Saímos da Pousada Oca Paraty, na base da Serra na estrada Paraty-Cunha no final da manhã. O primeiro trecho, até a entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina é asfaltado e de mão dupla, com alguns trechos de asfalto meio ruim e com buracos. O ultimo trecho, mais perto do Parque, é bem íngreme, com muitas curvas fechadas e bem estreito. Em alguns trechos só da pra passar um carro por vez e nas curvas usavam os buzina por segurança.

Paraty_Cunha_01

Trecho da Estrada Paraty-Cunha entre Paraty e o Parque Nacional da Serra da Bocaina

O trecho de estrada parque, que atravessa o Parque Nacional está em excelente estado! Novinho, com calçamento de blocos de concreto, sem buracos e desníveis. A estrada é cheia de curvas, algumas bem fechadas. Ao longo dos aproximadamente 10km passamos por umas 4-5 estruturas para passagem de fauna pela rodovia, para evitar atropelamentos. A estrada conta também com cercas em vários trechos para evitar que os animais silvestres atravessem a pista e sejam atropelados. A mata  é bem fechada e em alguns trechos as copas das arvores chegam a fechar sobre a estrada! É um trecho muito bonito!!! Não tem nenhuma portaria ou centro de visitantes do Parque em nenhum dos dois extremos da estrada. Sinceramente senti falta disso! Seria interessante ter algo explicando a importância da estrada, das passagens de fauna, e do próprio Parque. Espero que isso esteja no plano…

Trecho da Estrada Paraty-Cunha que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina

Após a saída do Parque a estrada volta a ser asfaltada, em ótimo estado e bem sinalizada. Apesar de ainda ser mão , nesse trecho ela já é mais larga.  As paisagens são lindas, serra abaixo, passando por áreas agrícolas, alternadas com florestas. Nesse trecho já aparecem alguns estabelecimentos comerciais. Paramos pra tomar um café no Moara Empório e Café e tivemos uma grata surpresa! O ambiente é super simpático, bem decorado em estilo rústico, com moveis de demolição, quadros, um charme! Na parte de trás tem cadeiras de madeira e um redário!!! Simplesmente amo redários!!!! Eles vendem diversos produtos locais, como café em grãos, itens de apiários, artesanato. E servem café coado direto na caneca com coador de pano e bolos. Uma pausa deliciosa!

Moara Empório Café, ótima opção para uma pausa

Pouco depois do Moara Empório Café é possível conhecer o Lavandário ou o Contemplário. Ambos tem produção de lavandas, mas infelizmente estavam fechados pois era uma segunda feira. Vamos ter que fazer o sacrifício de pegar essa estrada de novo pra conhece-los… Alguns blogs tem posts sobre o Lavandário, como o Gosto e Pronto, o Viajar Correndo e o Coisos on the go. Já o contemplário aparentemente é menor e menos conhecido. Mas a Sandra, proprietária da Pousada Oca Paraty, onde ficamos hospedados em Paraty indicou muito bem e o Blog Detalhes de Viagens tem um post que conta sobre a visita deles ao local.

Trecho da Estrada Paraty-Cunha entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina e Cunha

Após passarmos por Cunha, que tem alguns ateliers de cerâmica (infelizmente estão fechados nas segundas-feiras) seguimos em direção a Guaratinguetá, onde pegaríamos a Via Dutra rumo ao Rio.

Como a fome já estava apertando, decidimos parar no Restaurante Tudo da Roça. Sinceramente, a construção de madeira, linda, atraiu nossa atenção e paramos. Outra escolha acertada!!! Ambiente super simpático e bem , com diferentes ambientes. Sentamos no deck externo, que tem mesas de madeiras de demolição, com guarda sol. Eles servem diferentes sanduíches, alguns tipos de caldos (verde, de feijão, mandioquinha, cebola, dentre outros). Tem também doces e bolos produzidos localmente. Provamos os caldos e comemos um bolo de banana, damascos e canela, divino!!! Amamos a escolha!

Tudo da Roça: ótima opção para um café ou um caldo

Dali seguimos a estrada até a Dutra e ainda fomos fazer uma visita a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, de onde retornamos pro Rio de Janeiro.

Como podem perceber a estrada Paraty-Cunha merece muito mais que um deslocamento. É uma daquelas estradas que merece ser curtida, por quem gosta de belas paisagens, e de estrada, claro!

4 thoughts on “Estrada Paraty-Cunha: um caminho super agradável pra chegar ou sair de Paraty”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s