5 Coisas Imperdíveis para Fazer em Óbidos, Portugal

Vista das muralhas de Obidos

No planejamento do nosso roteiro em Portugal com crianças percebi que Óbidos não poderia ficar de fora. Se você também chegou a essa conclusão, e agora quer saber o que fazer em Óbidos, nesse post vou dar nossas dicas!

Para conhecer nosso Roteiro de 13 dias em Portugal acesse esse link

Óbidos preservou todo o ar medieval, contando com muralhas pelas quais é possível andar. Claro que seria um programa bem legal pras crianças! Mas não era só isso… Acho que não li nenhum relato sobre Óbidos que não tecesse mil elogios a cidade! Todos cheios e Ohh! Ahh! E sempre com adjetivos como “simpática”, “florida”, “charmosa”. Pra completar a cidade fica a pouco mais de 80km de Lisboa e pode ser facilmente visitada em um bate e volta a partir da capital portuguesa (ou de São Domingos de Rana, que foi nossa base). Na organização Óbidos acabou ganhando o primeiro dia de passeio do nosso roteiro, em um domingo, no dia seguinte de nossa chegada a Portugal.

Como chegar a Óbidos

Saímos cedinho de São Domingos de Rana, rumo a Óbidos, em dois carros, já que nesse dia tivemos a companhia da minha mãe, meu paidrasto, minha irmã e uma grande amiga dela, brasileira que também mora lá em Portugal.

Se você quiser alugar um carro em Lisboa, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link

Fomos pela estrada pedagiada, a A8, já que nesse caso o caminho pela estrada sem pedágio é muito maior. Se estiver saindo de carro de Lisboa seguirá pela mesma estrada. A estrada é excelente, toda duplicada e com asfalto ótimo. No caminho vimos muitos parques eólicos, com seus aerogeradores. Chegando em Óbidos, da estrada já vimos a cidade com suas muralhas.

Deslocamento de carro até Óbidos, Portugal, e vista da cidade na chegada pela estrada

Na entrada de Óbidos já começam a aparecer áreas para estacionamento. Continuamos, passamos o aqueduto e paramos em um estacionamento logo depois, bem em frente a rua que dá acesso ao portão de entrada na cidade murada, a Porta da Vila.

Entrada em Óbidos, Portugal, pela Porta da Vila

Quando ir a Óbidos, Portugal

Óbidos é uma daquelas cidades que você pode encaixar no roteiro em qualquer época do ano! No versão você encontrará as ruas mais floridas, e terá mais chances de pegar um dia de céu azul, que deixa as fotos da muralha lindas! Mas mesmo no inverno, na primavera e no verão você poderá explorar a cidade sem problemas! Só tente, dentro do possível conhecer óbidos em um dia sem chuva, pois o mais legal por lá é se perder pelas ruelas e andar nas muralhas, e, com chuva o passeio vai ficar prejudicado.

Ao longo do ano Óbidos recebe alguns festivais, então, independente de quando for, tente descobrir se estará acontecendo alguma atividade especial por lá. No final desse post contei um pouco sobre os festivais que são realizados em Óbidos.

Onde ficar em Óbidos, Portugal

Óbidos pode ser visitada facilmente em um bate e volta de Lisboa, mas se você planeja aproveitar algum dos festivais ou quiser aproveitar um pouco mais o clima da cidade, tem muitas opções de hospedagens!

Pousada Castelo de Óbidos: localizada dentro do centro histórico no Castelo Medieval de Óbidos. Oferece restaurante, estacionamento gratuito e cafe da manhã.

Hotel Louro: fica a 5 minutos a pé da entrada do centrinho histórico de Óbidos. Conta com área externa, piscina aberta, estacionamento e café da manha. Conta com apartamento familiar para 4 pessoas.

Casal Da Eira Branca: localizada no centro histórico. Conta com cafe da manhã, estacionamento gratuito e apartamentos com um ou dois quartos.

Casa de Campo São Rafael – Turismo Rural: localizada fora do centro histórico há 5 minutos de carro da entrada da cidade. Conta com área externa, piscina, estacionamento, restaurante e apartamento familiar para 4 pessoas.

Você pode também procurar outras opções de hospedagem em Óbidos no Booking através desse link.

O que fazer em Óbidos, Portugal

Já na entrada nos impressionamos com as muralhas, e foi um Ohhhh! atrás do outro! Sinceramente estava com a expectativa lá em cima, depois de ler tantos elogios a Óbidos, mas ainda assim me impressionei com o que vimos!

Já reservou sua hospedagem em Óbidos, Portugal? Você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking

Seguimos exatamente o roteirinho indicado pelo Blog As Passadeiras quanto a o que fazer em Óbidos: entramos na cidade, seguimos explorando as ruelas até o final, subimos a muralha, e voltamos por cima dela, com as vistas da cidade e do seu entorno. Após a descida entramos novamente na cidade e procuramos um lugar pra almoçar. São muitos restaurantes distribuídos pelas ruelas e acabamos escolhendo um que tinha mesas externas, o Lounge, mas a comida deixou um pouco a desejar, apesar de ter cerveja bem gelada…

Restaurante Lounge, em Óbidos, Portugal

Mas vamos as nossas dicas de 5 coisas imperdíveis para fazer em Óbidos!

O Que Fazer em Óbidos: 1 – Tomar Ginja

A ginja é um licor de um tipo de cereja portuguesa, bem doce, e servido em um copinho de chocolate meio amargo. É uma delicia e super tradicional de Óbidos. Quase todas as lojinhas da rua principal de Óbidos tem uns garrafões com ginja a venda em frente. Tem também uma opção sem álcool e eles também vendem só o copinho de chocolate, também na versão ao leite, para as crianças. Além de tomar lá, você pode também comprar garrafas para levar de presente, ou pra tomar em casa.

Provar a Ginja é uma tradição na visita a Óbidos!

O Que Fazer em Óbidos: 2 – Passear pelas ruas, visitar as lojinhas e se encantar com a arquitetura

Se você gosta de fotos, faça esse passeio com a máquina fotográfica na mão. São tantos cantinhos simpáticos, lindos, floridos! Ahhhh! E tem lojinhas de todos os tipos, artesanatos, roupas, fantasias medievais… Me encantei com uma chocolataria que vende chocolates em forma de sardinhas, embalados dentro de latas. Pensei em voltar lá depois pra comprar, mas acabei esquecendo… Infelizmente não anotei o nome da loja e nem tirei foto. Mas fica na Rua Direita, na calçada ao lado direito de quem está seguindo cidade adentro. Se souber o nome da loja, me conte que atualizo aqui. 😉

As ruas de Óbidos, Portugal

O Que Fazer em Óbidos: 3 – Visitar a Livraria Santiago

A Livraria Santiago foi montada dentro da antiga Igreja de São Tiago, bem próximo a entrada do antigo Castelo de Óbidos, que atualmente funciona como um hotel. Fica bem no final da Rua Direita, próximo ao acesso de subida as muralhas.

Eles mantiveram a arquitetura da igreja, com escadas, púlpitos, áreas dos altares, e distribuíram estantes arredondadas, acompanhando a arquitetura da igreja, mesas e poltronas.

Amamos o espaço! É bem diferente e super interessante e aconselho que você inclua na sua lista de o que fazer em Óbidos!

Fachada e parte interna da Livraria Santiago, em Óbidos

O Que Fazer em Óbidos: 4 – Conhecer o jardim fora das muralhas

Essa foi uma dica do Blog As passadeiras que me interessei quando li e segui a risca. Gostei tanto que replico aqui! Ao lado esquerdo da Livraria Santiago (olhando pra livraria) tem um caminho em túnel bem alto que leva pra um jardim do lado de fora da muralha. O lugar é muito bonito, com bancos, árvores (incluindo uma florida que solta um aroma delicioso!) e vistas lindas das plantações do lado de fora das muralhas! Aproveitamos pra relaxar e descansar um pouco nos bancos antes de nos aventurarmos pelas alturas das muralhas!

Acesso ao jardim externo de Óbidos, Portugal
Jardim externo de Óbidos, Portugal

O Que Fazer em Óbidos: 5 – Andar pelas muralhas

Esse é o passeio mais famoso de Óbidos e está em todas as listas de O que fazer em Obidos que encontrei! Além da cidade ser toda cercada pelas muralhas, é possível subir e dar a volta na cidade toda andando por cima da muralha. Como já falei antes, seguimos a dica do Blog As Passadeiras e seguimos por dentro da cidade até o final, e de lá, nas proximidades do antigo Castelo subimos até o topo da muralha e seguimos andando por ela até a entrada da cidade, descendo em uma escada bem próxima a Porta da Vila. Dessa forma andamos por cima de metade do caminho das muralhas. É possível também fazer a outra parte, mas nós já estávamos satisfeitos e a fome estava apertando.

Sinceramente, antes de ir estava um pouco insegura em fazer o caminho com as crianças, pois já tinha lido que não tinha proteção na maior parte do caminho, mas como eles já estão grandinhos e tínhamos vários adultos no grupo, foi bem tranquilo. Claro que eles foram de mãos dadas com um adulto o tempo todo, mas o caminho é largo e não chega a ser um perrengue com criança. Fique atento apenas se estiver chovendo, pois já vi alguns comentários de que as pedras ficam escorregadias quando molhadas 😉

É importante ressaltar que ao longo do percurso por cima da muralha não tem sombra. Então, se for no verão, como nós, não esqueça do chapéu, protetor solar e água, pois o sol é forte!

Ao longo do caminho é possível ter vistas lindas da cidade e das plantações no entorno! Vale muito a pena fazer esse percurso!

Passeio pela muralha de Óbidos, Portugal

Festivais em Óbidos, Portugal

Óbidos tem vários festivais e festividades ao longo do ano, por isso vale conferir se na época da sua viagem terá algo especial por lá. No Site Oficial de Óbidos tem disponível a programação de eventos com bastante antecedência.

Se preferir ir a Óbidos em excursão, a Get Your Guide oferece várias opções de passeios, que você pode comprar antecipadamente, em português, nesse link

Visitamos a cidade uma semana antes do Mercado Medieval, e infelizmente não conseguimos visitá-lo. Mas se tiver planos de visitar Óbidos em julho ou inicio de agosto, olhe a programação do festival e tente encaixa-lo no seu roteiro! Na nossa visita a cidade já estava se preparando pro Festival e ficamos com água na boca!

Óbidos, Portugal, se preparando para o Mercado Medieval

O Blog Ke Viagem visitou o Mercado Medieval de Óbidos e contou nesse post.

Em abril Óbidos sedia o Festival do Chocolate! O Blog As Passadeiras visitou Óbidos durante o Festival do Chocolate e contou aqui.

A cidade sedia ainda a Vila de Natal, em dezembro, a Festa da Semana Santa, o Festival Internacional de Piano

Mas ressalto que, mesmo que não tenha nenhum evento especial acontecendo, acredito que você não vá se arrepender de incluir Óbidos no seu roteiro! A cidade parece mesmo saída das páginas de um livro! Concorda que em muito o que fazer em Óbidos?

Alias, convenhamos que a Europa é um paraíso de cidadezinhas super charmosas que parecem ter saído de um livro, né?! Olha só essa cidade super charmosa da Holanda, que não tem ruas, só canais, que o Blog Uma Turista nas Nuvens visitou!

E você, já visitou alguma cidade assim? Passa a dica pra gente nos comentários! Quem sabe conseguimos visitar em uma próxima viagem?

>> Planeje sua Viagem <<

Sabia que você pode planejar sua viagem aqui pelo Ninho de Jiripoca? Olha aí as empresas que são nossas parceiras e pelas quais você pode reservar hospedagem, carro, passeios, etc:

>Hotéis – Booking
>Carros: Rentcars
>Seguros: World Nomads
>Ingressos: GetYourGuide
>Ingressos na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate): Brasileiros em Ushuaia

>Chip internacional: Easysim4U– Cupom de Desconto para Frete Grátis RBBVGRATIS
>Loja de câmbio (RJ e SP): DG Câmbio – Cupom de Desconto NINHODEJIRIPOCA

Veja também:

14 Respostas para “5 Coisas Imperdíveis para Fazer em Óbidos, Portugal”

  1. Oi pessoal,
    Obrigada pela dica do meu post.
    Da próxima vez que passarem por aqui, me avisem, pois moro pertinho de São Domingos de Rana!
    Abraços e sucesso!
    Damares

    1. Que bom saber Damares! Da próxima vez que formos aviso sim! 😉

  2. […] 3: Deslocamento até Óbidos, visita a cidade, passeio pelas muralhas e almoço. Visita a Nazaré e retorno a […]

  3. Maravilhosa mesmo a cidade. Amei as muralhas e toda a arquitetura! Ginjinha é tão gostoso. Que saudades. Em Lisboa tomamos muito 🙂 Não tivemos tempo de visitar Óbidos, mas já sei que teremos que voltar.

    1. Oi Fábia! Lisboa é uma delícia também! Não deixe de visitar Óbidos da próxima vez. A cidade é um charme!

  4. Que arquitetura linda! Amei conhecer um pouco mais de Portugal! Estas muralhas devem ser d+! Bjs

    1. Óbidos é linda mesmo! Vale a pena conhecer! Beijos!

  5. Óbidos é uma delícia né? Fui lá quando meus meninos eram pequetitos, ficamos hospedados no Castelo de Óbidos, eles amaram. Muito bom seu post, parabéns

    1. Muito obrigada! Amamos mesmo Óbidos, imagino ficar no Castelo! Deve ser demais! 🙂

  6. Ai que maldade com meu coraçãozinho.. Sou louca para explorar Portugal e com certeza Óbidos estará no meu roteiro.. um amigo português nos presenteou com uma garrafa de Ginja, precisamos tomar uma dose em Óbidos para mandar a foto a ele, ou quem sabe ele não irá conosco.. e nesse dia lembraremos desse post 😉

    1. Hahaha. Vau mesmo Line! E tome Ginja la!!! 🙂

  7. Adorei as dicas! Imagina visitar a cidade durante um festival? Deve ser muito legal!

    1. Pois é Livia! Fiquei morrendo de vontade de ir na festa Medieval!!!

  8. […] saber sobre a primeira parte do nosso dia, em Óbidos, veja esse post, e para ver nosso Roteiro de 13 dias em Portugal, acesse esse […]

Deixe uma resposta