Quando planejei nosso bate e volta pras Grutas de Mira de Aire e Fátima, procurei um lugar gostoso onde pudéssemos almoçar nas proximidades, entre um passeio e outro.
Nas pesquisas encontrei o Restaurante Piadussa, em Pia do Urso, que fica aproximadamente 16km de Fátima. Pela descrição pareceu interessante!
Veja aqui nosso Roteiro de 13 dias em Portugal
Saiba mais sobre nossa visita a Fátima e as Grutas de Mira de Aire
Na saída das Grutas de Mira de Aire, como já era quase 14h, liguei pro Restaurante Piadussa perguntando se ainda estavam abertos e eles, prontamente, informaram que nos aguardariam! Já gostei! 🙂
Se você quiser alugar um carro em Lisboa, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link.
Seguimos de Mira de Aire até o Restaurante Piadussa por estradinhas secundárias, seguindo o caminho sugerido pelo Waze. Depois de uns 15 minutos entramos em Pia do Urso, um vilarejo bem pequeno, com ruas estreitas, casas de pedras e praticamente sem ninguém na rua… Sinceramente, fiquei pensando se estávamos entrando em uma roubada… Seguimos mais um pouco e a estrada deixou de aparecer no Waze e o marcador do restaurante aparecia um pouco mais pra frente… Nos informamos com uma pessoa que estava na rua e ela confirmou que o restaurante ficava logo a frente. E lá estava!
Desci com as crianças em frente ao Restaurante Piadussa, que funciona em uma bonita construção de pedras com flores na frente, e o Fernando seguiu um pouco mais com o carro pra estacionar.
Entramos no restaurante, que já estava vazio, nos acomodamos e vi que eles trancaram a porta. Não é que estavam mesmo nos aguardando?! Apesar disso fomos muitíssimo bem atendidos! Nada de funcionários mal humorados querendo ir embora!
Parte interna e frente do Restaurante Piadussa, em Pia do Urso
O espaço é meio rustico e muito simpático! Seguimos a sugestão da casa e pedimos Bacalhau no Forno com Migas para os adultos, e o prato do dia, com filé de frango grelhado, arroz e fritas para as crianças. De entrada comemos umas azeitonas maravilhosas!
Os pratos são muito bem servidos e saborosos! Só o Fernando teve um pouco de azar com o bacalhau, que veio com bastante espinha. Mas o meu, da minha mãe e do meu paidrasto estavam perfeitos! Eu particularmente, amei meu bacalhau!!! Dá até água na boca de lembrar! 🙂 Estávamos com tanta fome que acabei não tirando foto dos pratos… 🙁
Além do excelente atendimento, achamos o custo bom. O almoço para 4 adultos e quatro crianças, composto por azeitonas de entrada, meia jarra de vinho da casa, refrigerantes, água, 4 bacalhaus e 2 pratos de frango, ficou em 66 euros.
No site do Restaurante Piadussa é possível ver dias e horários de funcionamento e o cardápio. 😉
Além de ternos adorado o restaurante, a área onde ele fica é super simpática. Uma rua de pedra, com varias oliveiras, flores, e um parquinho para as crianças… E descobrimos ainda que ali do lado fica o Ecoparque Sensorial Pia do Urso (inclusive o local onde paramos o carro é um estacionamento do parque). Não conseguimos visitar pois nosso tempo estava curto pra seguirmos pra Fátima, mas pelas placas fiquei com muita vontade de passear um pouco por la!
Área do entorno do Restaurante Piadussa e informações sobre o Ecoparque Sensorial Pia do Urso
Na página do Ecoparque Sensorial Pia do Urso no Facebook tem algumas fotos do que tem por lá e parece realmente bem interessante fazer uma visita! Nesse post encontrei também uma descrição de como é o passeio pelo Ecoparque Sensorial Pia do Urso. Parece bem interessante para as crianças!