Puerto Natales, no sul do Chile, está localizada as margens do Canal da Ultima Esperança e tem no seu entorno montanhas com picos nevados, glaciares e muitas paisagens de tirar o fôlego. Uma forma perfeita de explorar os arredores é através de um passeio de barco. Durante nossa estadia em Puerto Natales fizemos a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano com crianças, e nesse post conto todos os detalhes desse passeio incrível!
Ingressos e Estrutura da Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano
Durante nosso roteiro na Patagonia fizemos o passeio de barco em Puerto Natales com a empresa Turismo 21 de Mayo, que tem mais de 50 anos de experiência em navegação na Patagônia.
O escritório da empresa fica no centro de Puerto Natales e a reserva para o passeio pode ser feita pela internet no site da Turismo 21 de Mayo. Crianças menores de 2 anos não pagam o passeio e entre 2 e 12 anos pagam 50% da tarifa. Recomendo fortemente que você faça a reserva com antecedência, especialmente se for viajar no verão, considerado alta temporada. O passeio é oferecido o ano todo, mas pode ser cancelado em função de mau tempo.
Escritório da Turismo 21 de Mayo em Puerto Natales
A Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano foi feita no Catamarã Roca, uma embarcação de 26 metros de comprimento e capacidade para 136 passageiros. A empresa tem ainda outro catamarã (inaugurado bem recentemente) e outras 3 barcos com capacidade de 70 a 100 passageiros.
O Catamarã Roca com o qual fizemos a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano é grande e bem confortável. A parte interna é toda fechada, com aquecimento e janelões. Conta com, poltronas confortáveis, banheiros, um bar e toda a estrutura de segurança. Em todo o entorno do barco tem uma área aberta com grades, que permitem avistar as paisagens maravilhosas ao longo do passeio. Conta ainda com uma área aberta acima, que tem alguns bancos.
Parte interna e externa do Catamarã Roca
Achamos a estrutura do barco muito boa e bem tranquila para fazer o passeio de barco com crianças. Só não esqueça de levar um lanchinho e alguns passatempos para garantirem a distração durante os trechos mais longos de navegação.
O embarque para o passeio é feito no Puerto Bories, que fica localizado ha 8 km de distancia do centro de Puerto Natales. O passeio inicia no escritório da Turismo 21 de Mayo e os passageiros seguem de ônibus até o porto para o embarque. Como estávamos de carro preferimos seguir por conta própria até Puerto Bories, onde estacionamos. Na área do porto não tem nenhuma estrutura disponível, apenas os piers onde os barcos ficam atracados.
Área de embarque no Puerto Bories
Como é a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano
A Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano é um passeio de dia todo. Na época que fizemos, no verão, o passeio iniciou as 7:30 e finalizou em torno de 17:30.
A navegação é feita pelo Canal da Última Esperança, que é um braço do Oceano Pacifico que adentra o continente, e segue, serpenteando pelo meio de montanhas de picos nevadas, atravessando muitas paisagens naturais lindíssimas, e finaliza no Parque Nacional Bernardo O’Higgings, onde está localizado o Glaciar Serrano.
Itinerário da Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano
Logo após o embarque os passageiros foram encaminhados para seus lugares e a guia explicou os procedimentos de segurança, e fez uma breve descrição sobre o passeio, utilizando microfone. Após o procedimento de saída do barco foi informado que o passeio pela parte externa da embarcação estava liberado.
Paradas para observação de cormorones e lobos marinos
Ao longo da Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano as guias foram passando informações sobre o passeio, incluindo informações sobre a fauna local, história e costumes locais. O barco faz paradas em pontos estratégicos para observação da fauna local e outros pontos de interesse: uma colônia de cormorones (uma ave que lembra um pouco um pinguim), uma colônia pequena de leões marinhos, o Salto de Los Condores, o Glaciar Balmaceda e seus saltos de gelo, o Maciço Paine, as famosas montanhasde Torres de Paine… Uma paisagem mais linda que a outra!
Salto de Los Condores, Glaciar e Salto Balmaceda e Torres del Paine
Depois de aproximadamente 3,5 horas de navegação chegamos até o Parque Nacional Bernardo O’Hoggins onde o catamarã atracou em um pier e descemos para um passeio. Na chegada ao Parque Bernardo O’Higgings uma guia nos recebeu, informou localização dos banheiros e passou informações sobre as trilhas disponíveis. Nesse local é possível fazer duas trilhas que levam até pontos de observação do Glaciar Serrano.
Estrutura do Parque Nacional Bernardo O´Higgins
Uma das trilhas é toda sobre passarelas, totalmente acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê, é bem curta e termina em um mirante com uma vista linda do Glaciar Serrano. A outra trilha tem 1000 metros de ida e a mesma distância de volta e segue por uma trilha que beira um braço do Canal da Última Esperança, e segue até a base do Glaciar Serrano. Essa segunda trilha segue inicialmente por dentro do bosque e depois é mais aberta, passando por algumas áreas de subidas e descidas leves, mas não tem grades de proteção. Nós fizemos essa segunda trilha com as crianças e como já são maiores foi tranquilo. É importante apenas ficar atento em alguns trechos e seguir de mãos dadas para evitar acidentes. As vistas dessa trilha são lindas, do lago, com alguns icebergs pequenos e com o Glaciar Serrano ao fundo. No final da trilha chega -se bem perto do Glaciar!
Trilha de acesso ao Glaciar Serrano
Na volta da trilha mais longa seguimos até o mirante onde finaliza a trilha curta e aproveitamos mais um pouco da vista linda do Glaciar Serrano.
Trilha acessível sobre passarelas até o mirante do Glaciar Serrano
Após o passeio pela trilha, que foi todo acompanhado por guias, retornamos ao catamarã e iniciamos o deslocamento de volta pelo Canal da Última Esperança, até a Estancia Perales, onde fizemos nova pausa, agora para o almoço. Durante esse percurso foi servido um aperitivo no catamarã: whisky ou suco de laranja com gelo do Glaciar Serrano. Chiquérrimo! Rsrsrs
Retorno a barco e brinde com gelo do Glaciar Serrano
Após uma breve navegação aportamos no píer da Estância Perales para um típico almoço patagônico, que está incluído na tarifa do passeio: sopa de legumes de entrada, batatas cozidas, cordeiro patagônico, frango e linguiças assadas, refrigerante, água ou uma taça de vinho da casa. Tudo muito saboroso, servido em grandes mesas coletivas, em um salão bem grande da propriedade, que fica a beira do Canal da Última Esperança.
Após o almoço aproveitamos o tempo livre disponível para explorar os arredores da Estância Perales, que são simplesmente deslumbrantes! Daquelas paisagens de cinema!!! Montanhas com picos nevados, Campos naturais, flores, lago. Inacreditável! Fiquei imaginando o quão incrível deve ser passar uma ou duas noites na Estância Perales!
Pausa para almoço na Estância Perales
Após relaxarmos naquela paisagem, fazermos muitas fotos e as crianças brincarem um pouco na beira do lago, embarcamos novamente e seguimos rumo ao Puerto Bories com uma sensação maravilhosa de termos sido surpreendidos positivamente com a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano.
Mais vistas lindas durante a Navegação
Antes da viagem tinha lido boas indicações desse passeio e por isso nos interessamos em fazê-lo. Mas, sinceramente, fiquei em dúvidas se compensaria já que íamos fazer passeio de barco para ver os pinguins em Punta Arenas e os passeios de barco em El Calafate. Felizmente decidimos fazer a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano! O passeio é bem diferente dos outros, com paisagens incríveis e, apesar de ser longo, como inclui as paradas, de forma nenhuma é monótono ou cansativo! Sinceramente foi um dos passeios mais bonitos que já fiz até hoje e recomendo fortemente que você inclua a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano no seu Roteiro na Patagônia Chilena!
Que passeio maravilhoso!!! Adoro viagens onde podemos observar a beleza de nossa natureza, e esse passeio é sem dúvida uma ótima forma de fazer isso. Parabéns pelo post
Obrigada! Realmente esse passeio é maravilhoso!
Boa tarde!! Amei o post. Super interessante e belíssimas paisagens.
Como funciona para fazer essa reserva no site da 21 de Mayo pois estou no brasil e minha viagem será em Outubro.
Eu coloco os dados do meu cartão e a cobrança vem na fatura? Existem muitas taxas para esse tipo de reserva?
Oi Isabela! Obrigada! Esse passeio é lindo demais! Você tem que preencher os dados para reserva no formulário e eles te enviam as demais informações. Se preferir envie um email para eles tirando suas dúvidas. Eles costumam responder rapidinho! A compra sendo no cartão você vai pagar a taxa de câmbio e o IOF, que são as cobranças padrão de uso do cartão no exterior. Quando você pretende viajar pra lá? Abs!
Vi em seguida que você escreveu que a viagem será em outubro… 😉