No nosso roteiro de 13 dias em Portugal, deixamos 3 dias inteiros para curtir a capital, Lisboa.
Nesse post contamos tudo sobre nosso Roteiro de 13 dias em Portugal, e nesse contamos sobre o passeio no Oceanário de Lisboa.
Para um dos dias montamos um roteiro em Lisboa que reuniu o Castelo de São Jorge, com passeio no eléctrico, os tradicionais bondinhos portugueses, e uma passeada a pé por um trecho de Alfama, uma das regiões bem tradicionais de Lisboa.
Se quiser reservar sua hospedagem em Lisboa você pode usar esse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking.
Como chegar
Como estávamos em São Domingos de Rana, hospedados na casa da minha irmã, e de carro alugado, optamos por ir de carro até Lisboa e paramos o carro em um estacionamento subterrâneo em baixo da Praça Martim Moniz. Ela fica a uma quadra da Praça da Figueira, de onde parte o Eléctrico 12 para o Castelo São Jorge.
Se você quiser alugar um carro em Lisboa, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link.
Se estiver hospedado em Lisboa mesmo é só chegar até a Praça da Figueira, de metrô (tem uma estação bem na praça) ou por algum outro meio (taxi, uber, tuktuk, etc).
Lá na praça facilmente você encontrará os pontos dos eléctricos. Várias linhas tem ponto na Praça da Figueira. É só se informar sobre qual é a parada do Eléctrico 12 e aguardar.
Ah! Antes compre seu bilhete pois no ponto não é vendido! Nós compramos na bilheteria do metro, ali embaixo da Praça da Figueira mesmo.
Ponto do Electrico 12 na Praça da Figueira
Eléctrico de Lisboa
Passear no eléctrico de Lisboa já é uma atração turística por si! Principalmente se estiver com crianças! Pena que o percurso da Praça da Figueira até o Castelo de São Jorge é curto… Da próxima vez vamos querer passear mais de Eléctrico! Além dos bondes terem aquele modelo bem tradicional, vão passando por aquelas ruinhas estreitas e com muitas construções históricas. É um deleite pros olhos! Uma delicia!
Nos dois bondes que andamos, tanto na ida ao Castelo de São Jorge quanto na volta, tinha porta para acesso de cadeirante e carrinho de bebê, que podiam ficar numa das extremidades do bonde que não tem bancos.
Passeio de Electrico até o Castelo de São Jorge
Ressalto que o bonde não pára em frente ao Castelo de São Jorge, e é preciso andar uma pequena “piramba” pra chegar até ele, por umas ruelas, já que o Castelo fica em cima de um morro.. Mas o caminho é agradável e as crianças foram se divertindo com as lojinhas e os ambulantes vendendo todo tipo de suvenires. 😉
Castelo de São Jorge
Na entrada do Castelo de São Jorge tem uma primeira construção onde funciona a bilheteria. Comprei os ingressos lá mesmo, na hora, e foi rápido. Eles disponibilizam um folheto com um mapa da área do Castelo de São Jorge, mostrando as diferentes áreas abertas a visitação e esse foi o ponto alto da visita para as crianças! Eles adoram um mapa (filhos de peixe… Rsrsrs)! Exploraram o mapa já no inicio e foram nossos guias no passeio, indicando o caminho a seguir, o que tinha em cada lugar, etc. Se sentiram super importantes! 😉
Somos afiliados da Get Your Guide e você pode comprar seu ingresso antecipadamente para o Castelo de São Jorge nesse link.
As crianças explorando o Castelo de São Jorge com o mapa
Aliás, essa estratégia dos mapas sempre funciona conosco! Damos um mapa na mão das crianças e eles incorporam os exploradores e não reclamam nadinha de andar! 😉
O acesso ao Castelo é feito por uma grande praça e por jardins, com muitas estatuas arcos, bem bonito. Essa praça possibilita uma bela vista de parte de Lisboa e do Rio Tejo.
Entrada e Jardins do Castelo de São Jorge
Após passarmos por essa primeira parte do percurso entramos para visitar o museu, que tem uma exposição com peças encontradas durante as restaurações do Castelo e que contam toda a sua história, desde sua construção pelos muçulmanos, em meados do Século XI, sendo usado como paço real e como área militar.
Area do Museu no Castelo de São Jorge
Seguimos então para visitar a fortificação, que é composta por um grande pátio, rodeado pelas muralhas e torres, que podem ser acessadas por escadas e percorridas. É importante ficar atento com as crianças pois as grades são bem abertas e algumas áreas não tem proteção. As vistas de Lisboa de cima das muralhas são lindas! Vale muito a pena subir pra ver Lisboa lá de cima!
Area da Fortificação do Castelo de São Jorge
Na área do Castelo de São Jorge tem banheiros, restaurante, um café, e uma loja com suvenires.
Reserve no mínimo umas duas horas para a visita, para ter tempo pra explorar com calma todas as áreas do Castelo São Jorge. Nós ficamos um bom tempo por lá, explorando tudo com calma, até porque o calor estava bem intenso!
Restaurante Canto da Vila
Na saída do Castelo São Jorge a fome já estava beeem grande! Fiz uma pesquisa básica no Tripadvisor e seguimos para o Restaurante Canto da Vila, que ficava a uma curta caminhada pelas ruelas de Alfama, e no mesmo sentido dos nossos próximos pontos de visita: a Catedral da Sé e a Igreja de Santo Antonio de Lisboa.
O Restaurante é bem pequeno, com poucas mesas, mas como já era tarde, perto das 14h, felizmente tinha mesas disponíveis. O espaço é bem simpático, com alguns objetos de arte. O atendimento foi excelente, com garçom brasileiro (alias, é muito, mas muito comum encontrar brasileiros trabalhando por lá). Pedimos uma massa ao sugo para as crianças, eu pedi um bacalhau com natas e o Fernando pediu um bacalhau a Portuguesa. Todos os pratos com ótima apresentação e muito gostosos! A conta não foi uma pechincha, mas comparando com valores do Rio de Janeiro e com o que foi servido, achamos válido.
Almoço no Restaurante Canto da Vila, em Alfama
Catedral da Sé
A Catedral da Sé de Lisboa, ou Igreja Santa Maria Maior de Lisboa, foi construída em meados do Século XII, quando D. Afonso Henriques tomou Portugal dos Mouros. Ao longo dos tempos recebeu várias complementações e adornos até se tornar o que é hoje.
A área interna é bem bonita, com um altar bastante adornado e com lindos vitrais. Pra quem gosta de igrejas (como nós) vale muito uma visita!
Catedral da Sé de Lisboa, em Alfama
Igreja de Santo Antonio de Lisboa
A Igreja de Santo Antonio de Lisboa fica bem próxima a Catedral da Sé, a uma curtíssima caminhada. Foi erguida sobre o local onde ficava a casa onde nasceu Santo Antônio de Lisboa, o frei franciscano conhecido aqui no Brasil como Santo Antônio de Pádua, ou como santo casamenteiro. A igreja é bem menor que a Catedral da Sé, mas é bem bonita, com uma arquitetura e adornos bem bonitos em seu interior.
Igreja de Santo Antonio de Lisboa, em Alfama
É possível também visitar a parte de baixo da igreja, onde conta-se que ficava a casa onde Santo Antonio nasceu. A igreja conta ainda com uma pequena loja com imagens de todos os tipos e é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas para as pessoas mais religiosas da família. Encontramos peças muito bonitas e com bom preço lá.
Ruas de Alfama
Durante o deslocamento, não deixe de apreciar as ruelas, os becos, a arquitetura das casas. É tudo bem bonito e interessante, e sempre aparece um local interessante pra observar ou fotografar.
Ruas de Lisboa
Outros Passeios em Alfama
Se quiser, ainda é possível incluir outras opções no seu roteiro.
O Viaje na Viagem, sugere em seu post sobre Alfama, além dos pontos que visitamos, a visita a Igreja de São Estevão, ao Panteão Nacional, a Feira das Ladras e a Casa dos Bicos. A propósito, esse post foi nosso ponto de partida para montar nosso roteiro desse dia em Lisboa.
O Tauromaquia visitou Alfama a noite, e conheceu a Igreja de São Vicente de Fora e visitou varias casas de Fado, a tradicional música portuguesa.
Já o Matraqueando sugere visitar também os Miradouros de Santa Lucia e de Portas do Sol, o Museu de Artes Decorativas Portuguesas e o Museu de Fado, além dos pontos que visitamos.