Praias de Lagos com crianças – pontos imperdíveis para conhecer no Algarve, Portugal

Praias de Lagos, Algarve, com crianças

O Algarve é um dos destinos de verão mais procurados na Europa, e as Praias de Lagos figuram entre as queridinhas a serem visitadas na região. Algumas dessas praias figuram, inclusive, em varias listas das praias mais bonitas do mundo!

Não é pra menos! Imagine praias de areia clara, águas super claras com um tom de azul esverdeado e emolduradas por falésias que formam paredões amarelo alaranjados em todo o seu entorno, e ainda deixaram ao longo dos anos pedaços pontuados no mar… Pois é… De tirar o fôlego!

Reserve sua hospedagem em Lagosnesse link, que vai direcionar você diretamente pro Booking. 

Foi com base nesse tipo de descrição e em muitas fotos que vi que escolhi destinarmos ao Algarve alguns dias do nosso roteiro em Portugal no verão. E após muitas pesquisas, elegi Lagos como nossa base, exatamente por ter, em seu território a maioria das praias paradisíacas que fazia questão de conhecer no Algarve!

Nesse post contamos mais sobre nossa hospedagem em Lagos e nesse outro post detalhamos nosso Roteiro de 13 dias em Portugal.

As Praias de Lagos

O Algarve é a região localizada mais ao sul de Portugal. O concelho de Lagos (equivalente a município no Brasil) está localizado no Distrito de Faro, na costa do Algarve.

Exatamente por estar localizada no litoral, Lagos possui boa parte da sua área banhada pelo Oceano Atlântico. Em função de sua localização geográfica possui varias praias em seu território. Apenas na parte mais urbana do concelho, dentro de Lagos, existem 5 praias (Meia Praia, Praia da Batata, Praia dos Estudantes, Praia Dona Ana e Praia do Camilo), alem da Ponta da Piedade, que, como não tem faixa de areia, não é uma praia propriamente dita. Dessas, apenas a Meia Praia não está encaixada nas falésias. Um pouquinho mais longe do centro urbano, seguindo em direção a Sagres, existem ainda a Praia de Canavial, a Praia de Porto de Mós, a Praia da Luz e a Praia Dona Maria.

Durante nossos dias no Algarve optamos por um esquema “slow travel”, curtindo a família. Ficávamos acordados até tarde, dormíamos um pouco mais, tomávamos um café da manhã com calma. E escolhemos uma praia de Lagos pra aproveitar em cada dia. Consequentemente chegávamos tarde na praia e ficávamos lá um bom tempo, curtindo o “dolce far niente”, a beira mar! J

Como tivemos 3 dias inteiros no Algarve, e um deles já estava separado para o passeio as Grutas de Benagil, aproveitamos os outros dois dias para curtir a Praia da Dona Ana e a Praia Camilo, e fomos no final de uma das tardes conhecer a Ponta da Piedade. São esses 3 lugares que vou descrever com mais detalhes aqui, pois são os que conhecemos.

Acessamos esses três lugares de carro e estacionamos com relativa facilidade (apresento mais detalhes a seguir, em cada praia). 

Se quiser alugar carro no Algarve, o Ninho de Jiripoca é afiliado da Rentcars, e você pode fazer sua reserva nesse link

Caso você não esteja de carro, tem outras formas de conhecer as Praias de Lagos: o Blog Cultuga visitou as praias de ônibus e o Viagens Cinematográficas fez um circuito a pé pela praias de Lagos.

Praia do Camilo

A Praia do Camilo foi a primeira praia que conhecemos no Algarve. E que batismo! Ficamos simplesmente encantados, já na primeira vista!

A Praia do Camilo é pequena e tem falésias na sua volta toda. Exatamente por isso, no verão, a área de areia é bem disputada. Na verdade é composta por duas áreas de areia, divididas por uma falésia, e por um túnel escavado é possível acessar a segunda prainha, que é menor e estava menos cheia. Apesar da praia estar bem cheia conseguimos encontrar um local pra montarmos os guarda sóis, estendermos as cangas e curtir o sol enquanto as crianças já se lançaram na água, e lá ficaram por horas.

A água é bem calma, transparente, de uma cor linda, e sem ondas. Vai afundando bem lentamente e por isso é perfeita pra curtir com crianças! Dentro da água, perto da praia, existem “pedaços de falésias”, moldados em diversos formatos com a ação da água, e que deixam a paisagem ainda mais bonita.

Praia do Camilo, em Lagos

Apesar dos portugueses e os outros europeus dizerem que lá no verão a água é quente, não acredite! Rsrsrs. Para os padrões brasileiros a água é beeeeeem gelada!!! Mas no verão, com o sol e calorão do Algarve dá pra encarar sim. As crianças ficaram horas na água, eu entrei umas duas vezes pra refrescar… O Fernando, que odeia água gelada, só molhou os pés. Rsrsrs

Aproveitamos as horas lá pra relaxar, curtir e encantar os olhos com toda aquela beleza! Se gosta de fotos, você certamente vai se deliciar com cada cantinho mais lindo que o outro!

Acesso e estrutura

Fomos até a Praia do Camilo de carro, e conseguimos estacionar com relativa facilidade. Foi só ter um pouquinho de paciência, andar devagar, bem atentos, e voilà! Conseguimos estacionar os dois carros em vagas a uma curta caminhada do acesso a Praia do Camilo. Pra quem mora no Rio e sofre muito pra achar vaga perto da praia no verão, achamos consideravelmente tranquilo!

O acesso até a areia é feito por uma gigantesca escada de madeira, larga, com corrimão, bem tranquila. Do topo da escada já é possível ter uma noção do que te espera lá em baixo. Depois de pegar de volta seu queixo, que certamente vai cair, tome fôlego e vá descendo as escadarias, até chegar a praia, aproveitando as áreas de descanso pra babar um pouco mais nas vistas (e descansar as pernocas)!

Acesso a Praia do Camilo, em Lagos

Lá na areia a estrutura é bem precária. Tem uma barraca que aluga cadeiras e guardas-sol (se não me engano o valor do aluguel era de 5 euros) e vende bebidas, por um preço bem salgadinho… No final do dia não tinha mais refrigerante para vender… Não tem banheiros.

Praticamente não existe área de sombra, com exceção da sombra que as próprias falésias projetam sobre a areia. Mas é importante notar que, nas proximidades das falésias sempre tem placas alertando pro risco de desmoronamentos, então fique atento e busque ficar mais longinho delas, se abrigando no seu guarda sol mesmo. Nós optamos por comprar um guarda sol no mercado em Lagos e usamos um outro que tinha na casa que alugamos, assim garantimos uma área de sombra pra nos proteger do sol escaldante!

Praia da Dona Ana

A Praia da Dona Ana foi classificada, no inicio de 2015, entre as 10 praias mais bonitas do mundo no “Travellers Choice Awards”. Figura ainda em muitas listas das praias mais bonitas de Portugal e do Algarve.

Eu, particularmente, apesar de ter achado a Praia da Dona Ana linda, achei a Praia do Camilo ainda mais bonita. Não sei se o que afetou na minha opinião foi o efeito surpresa, já que conheci primeiro a Praia do Camilo, ou se, efetivamente, as obras feitas na Praia da Dona Ana em 2015 tiraram parte da sua beleza. As obras foram feitas com o objetivo de aumentar a faixa de areia, para aumentar a segurança para os banhistas com a diminuição do risco de desabamento das falésias. A obra foi bastante criticada pela opinião publica, que acreditou que tirou parte da beleza da Praia da Dona Ana.

De qualquer forma, ressalto que a Praia da Dona Ana é linda, e vale muito a pena ser incluída no seu roteiro pelo Algarve!

Praia da Dona Ana, em Lagos

A Praia da Dona Ana é mais extensa que a do Camilo, e também é cercada por falésias. Em alguns pontos do mar, próximo a praia tem “pedaços de falésias” que formas como que colunas de diversos formatos na água, e embelezam ainda mais a paisagem.

O mar é bem calmo e demora bastante pra ficar fundo, de forma que a praia é ótima para as crianças. A água é gelaaaada, como de outras praias da região, mas no verão dá pra encarar para refrescar o corpo do calorão.

Talvez por ser uma praia mais extensa, achamos menos cheia.

Mais um pouco da Praia da Dona Ana

Acesso e estrutura

Chegamos até a Praia da Dona Ana de carro e estacionamos na rua de acesso com relativa facilidade. No topo da escadaria tem banheiros públicos, daqueles químicos, limpos e com papel.

A vista da Praia da Dona Ana é lindíssima lá de cima!

O acesso a praia é feito por uma escadaria de madeira, larga, com corrimão, do mesmo estilo que a da Praia do Camilo. No final da escadaria tem um caminho de madeira que vai até a ponta esquerda da praia.

Na ponta esquerda da praia (olhando para o mar) tem um restaurante (que alias, é para onde leva o caminho de madeira), que disponibiliza barracas com espreguiçadeiras pela taxa de 10 euros. Como estávamos com guarda sol, não usamos essa estrutura, mas ficamos nessa parte da praia.

Acesso a Praia da Dona Ana, em Lagos

O restaurante tem bebidas a venda, além de refeições, mas eu não cheguei a ir até lá.

De forma geral a estrutura da Praia da Dona Ana é melhor que a da Praia do Camilo.

Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade não é uma praia propriamente dita, mas é um ponto do litoral de Lagos que não pode ficar fora do seu roteiro.

A Ponta da Piedade é um ponto mais avançado sobre o mar, cercado por falésias e pedaços delas no mar. É um mirante lindíssimo sobre as falésias!

Visitamos a Ponta da Piedade em um final de tarde, após sairmos da Praia da Dona Ana.

Possui um estacionamento gratuito, onde paramos os carros, bem próximo. É importante ficar atento com as crianças pois não tem grades ou cercas de proteção!

Saindo do estacionamento fomos andando pelo entorno, no topo das falésias até chegar a escadaria que dá acesso ao mar. É possível fazer passeios de barco nesse local, visitando as grutas e praias da região, mas não chegamos a fazer, pois já tínhamos o passeio de barco agendado para o dia seguinte nas Grutas de Benagil, em Lagoa.

Parte de cima da Ponta da Piedade

O passeio de barco da Ponta da Piedade sai lá de baixo da escadaria, mas aconselho a desce-la, mesmo que não vá fazer o passeio. As vistas são lindas, e você não vai se arrepender (ao menos nós não nos arrependermos!).

O acesso até a água é feito por uma escada de alvenaria larga, com muro ou corrimão, e com pontos para descanso a cada lance de degraus, então é bem tranquila.

Vá aproveitando esses pontos de descanso também para contemplar a paisagem e tirar muitas fotos!

Lá embaixo, os barquinhos na água dão um toque extra a paisagem, bonita por natureza! Do lado direito tem um trecho de pedra onde as crianças podem aproveitar pra colocar os pés na água um pouco. 😉

Acesso a parte de baixo da ponta da piedade

O Cultuga fez o passeio de barco na Ponta da Piedade e falou dos detalhes nesse post.

Meia Praia, Praia da Batata, Praia dos Estudantes, Praia do Pinhão e Praia de Porto de Mós

Como expliquei acima, não chegamos a conhecer essas praias, mas se quiser informações sobre elas abaixo deixo links de alguns blogs que visitaram essas praias:

Viagens Cinematográficas: visitou as Praias da Batata, dos Estudantes e do Pinhão

Viaje na Vigem: tem post com informações sobre a Praia de Porto de Mós e Meia Praia

Nós na Trip: visitou todas essas praias acima

Veja também:

14 Respostas para “Praias de Lagos com crianças – pontos imperdíveis para conhecer no Algarve, Portugal”

  1. Que delícia de proposta hein… Ficar nas praias relaxando e curtindo com mais tempo. Para nós, que fizemos muito rápido, realmente ficamos com essa vontade de ter reservado mais tempo por lá. Obrigado pela indicação. Abraços.

    1. O difícil é que a gente acaba tendo que fazer escolhas, ne?! Ficamos curtindo e relaxando, mas por outro lado não conseguimos conhecer todas as praias… Mas não posso reclamar não. Rsrsrs

  2. Nossa sabe que nunca tinha associado Portugal à praias? Que bom que fez este post completinho para que muitas pessoas possam descobrir.

    1. Pois é Tati! Também só soube quando comecei a pesquisar opções de destinos por lá. E olha que está longe de ser qualquer praia, ne?! 😉

  3. Que região linda de Portugal. Estou louca para fazer esse roteiro pela terrinha kkk

    1. Vá mesmo! Lindo demais! Me surpreendeu muito!

  4. Sou apaixonada por Praia e achei todas elas lindas.. sou do time do Fernando e não curto água gelada kkk Dentre todas a que amei e achei o visual diferente foi Ponta da Piedade.

    1. Se gosta de praia, realmente ia amar essa região! A Ponta da Piedade é linda mesmo!

  5. Ah mas esse Algarve é lindo mesmo. Eu amei Lagos.
    Curti seu post porque como eu não viajo com crianças nunca reparo muito na estrutura para elas.
    Obrigada por compartilhar

    1. É lindo mesmo! Com crianças a gente sempre tem um olhar diferente pra estrutura mesmo… Rsrsrs.

  6. Post salvo nos favoritos porque quero fazer tudk igual hahaha. Sou apaixonada por essa região e louca pra conhecer. Já tenho onde me inspirar! Amei o post e todas as dicas!

    1. Obrigada Fernanda! Você vai amar essa região!!! 🙂

  7. Bom dia! Li que estacionou com certa facilidade nas praias do Camilo, Dona Ana e Ponta da Piedade. Você disse que nesta última há um estacionamento gratuito. As demais também tem estacionamento gratuito? Gostaria de saber quando viajou também…

    Obrigado pelas dicas contidas no ótimo blog e, antecipadamente, pela resposta.

    1. Oi Fabian! Muito obrigada pela visita! Na Ponta da Piedade tem uma área de estacionamento. Já na Dona Ana e no Camilo, estacionamos na rua, mesmo, sem pagar. Só ter um pouquinho de paciência e se for o caso parar a uma quadra da entrada. Fomos em julho de 2017.

Deixe uma resposta