Durante nossa viagem pra Serra Gaucha, destinamos três dias a passeios em Canela, sendo um dia inteiro e dois dias pela metade, pra diminuir os deslocamentos. Os passeios que fizemos na cidade estão descritos a seguir.
Nesse post contamos sobre nosso roteiro de carro para a Serra Gaucha, e nesse post contamos sobre nossas hospedagens durante a viagem.
Parques da Serra (Bondinhos)
Fomos ao Parques da Serra em nosso primeiro dia em Canela, logo pela manhã. Estacionamos, fomos pra bilheteria e seguimos pra fila, que não estava grande. Ocupamos um bondinho e seguimos, maravilhados com a paisagem até a primeira parada, na Estação Animal. A partir dessa estação tem uma trilha calçada, cm placas explicativas sobre animais e plantas que ocorrem no local e tem um “museu” interativo, com estátuas de diversos animais, que emitem os sons quando são manuseados. Foi diversão garantida com as crianças (e os adultos também).
Estação Animal no Parques da Serra
Dali embarcamos novamente no Bondinho até a Estação Cascata, que tem um mirante com uma bela vista da Cachoeira do Caracol. Nesse local é oferecido serviço de foto profissional, paga, e tem também um painel para tirar fotos. Pegamos o bondinho pela ultima vez, até a estação de embarque e desembarque.
A Cachoeira do Caracol
O Blog Café Viagem tem um post ótimo sobre o Parques da Serra e o Viagens que Sonhamos também tem um post excelente!
Parque Mundo Gelado
Após sairmos do Parque da Serra voltamos um pouco em direção a Canela e paramos no caminho para visitar o Parque Mundo Gelado. O espaço não é muito grande, mas é bem divertido com as crianças já que para entrar é necessário vestir um casaco especial e luvas, fornecidos por eles, pois a temperatura no local chega a -10 graus Celsius. O passeio inicia com a apresentação de um filme que conta uma história, e, em seguida é feita a visita a uma “caverna de gelo”, com diversas esculturas e móveis de gelo.
Parque Mundo Gelado
É um passeio rápido porque, em função do frio não dá pra ficar muito tempo lá dentro, mas as crianças gostaram muito.
Uma ótima dica que seguimos foi levar calça comprida e sapato fechado pra colocar antes de entrar pois o casaco cobre bem a parte de cima, mas se estiver de shorts e sandálias o frio certamente incomoda mais.
O Blog Viagens que Sonhamos tem um post ótimo, super completinho, com todas as dicas desse passeio.
Parque Terra Mágica Florybal
Depois do almoço retornamos para a mesma estrada onde fica o Parque da Serra e fomos visitar o Parque Terra Mágica Florybal. O Parque é consideravelmente grande e tem vários espaços com esculturas, e outras atrações.
Os espaços preferidos das crianças foram o Django Gan, um tobogan que as crianças amaram e quiserem ir várias vezes, o Território dos Dinossauros, o parquinho da Floresta Mágica, que tem escorrega (ou escorregador) e balanços, o passeio de Dino Móvel, e o Parque (tipo daqueles de shopping ou festa de aniversário) que funciona no andar de cima do Castelo Medieval Temático. Essa última atração deixamos para o final, como sugerido em alguns blogs que pesquisei, e enquanto as crianças brincavam, nós aproveitamos pra descansar e relaxar um pouco nos pufes que ficam espalhados por uma parte do ambiente.
O Blog Viagens que Sonhamos tem um post ótimo com todos os detalhes desse passeio e o Felipe o Pequeno Viajante tem outro post com todos os detalhes do passeio deles por lá.
Parque Terra Mágica Florybal
Castelinho Caracol
Em uma das tarde fizemos um passeio ao Castelinho Caracol e todos os detalhes desse passeio estão nesse post.
Mundo a Vapor
O Mundo a Vapor era uma das atrações que considerava imperdível em nosso roteiro por Gramado e Canela, e deixei essa atração de sobreaviso pra um possível dia de chuva, conforme sugestão do blog Viagens que Sonhamos em um post ótimo que apresenta sugestões para dias de chuva na região.
E foi exatamente em um dia que amanheceu chuvoso que fomos visitar o Mundo a Vapor. Claro que todo mundo teve a mesma ideia e o estacionamento estava lotado! Levamos um certo tempo pra achar uma vaga, mas conseguimos! Já na entrada a replica da maria fumaça encanta!!! É uma reconstrução de um grave acidente que ocorreu em Paris em 1895, quando uma locomotiva atravessou a parede da estação de Montparnasse e ficou pendurada do lado de fora.
O Museu todo funciona dentro de um galpão gigante, que possui diversas áreas com demonstrações sobre diferentes tipos de máquinas a vapor, utilizadas através dos tempos. Todas as demonstrações são feitas com réplicas, e é mostrado ali, ao vivo, o funcionamento, com explicação super detalhada dos guias! É super interessante!!! Mesmo as crianças ainda não entendendo tudo, eles foram acompanhando diversas etapas e se interessaram bastante! E nós, adultos, ficamos simplesmente encantados!!! No final do passeio entramos na fila para fazer o passeio de trenzinho pela área externa (debaixo de chuva), e claro que as crianças amaram!!! Passeio super indicado pra quem está com crianças, mas também só para adultos! Vale muito conhecer!!!
O blog Vem que te conto tem um post excelente, com todos os detalhes do Mundo a Vapor!
Mundo a Vapor
Reino do Chocolate
O Reino do Chocolate é uma loja temática da fábrica de chocolates Caracol, uma das mais famosas da Serra Gaúcha e que foi fundada em Canela em 1982. A fachada encanta e chama muito a atenção! Um Castelo com soldadinhos de chumbo nas janelas e portas!
Logo na entrada atravessamos a fábrica propriamente dita, onde, pagando um valor extra, é possível fazer seu próprio chocolate, mas não chegamos a testar. Saindo da fábrica passa-se por um circuito que conta a história do chocolate, mostrando como o cacau era consumido pelos diversos povos das Américas, e a evolução do chocolate, passando por um cacaueiro falante que foi a sensação das crianças. Depois desse circuito passa-se por um simpático café, onde tomamos um chocolate quente apoiados na mesa em forma de xícara! Uma graça! No final, demos uma passada pela lojinha, e garantimos alguns pacotes de chocolate pra viagem…
Visitamos o Reino do Chocolate no mesmo dia que conhecemos o Mundo a Vapor, pois os dois ficam bem próximos e como era um daqueles dias que chovia “a cântaros”, foram ótimas opções de programa, por serem em ambiente fechado. É uma atração interessante, especialmente para os “chocólatras de plantão”, mas não classificaria como uma atração imperdível.
Cacaueiro Falante no Reino do Chocolate Caracol
Centro de Canela
Depois de descansarmos um pouco no Castelo Temático, seguimos até o centro de Canela, vimos a Catedral de Pedra iluminada e as ruas decoradas de Natal e fomos jantar.
Que legal! É praticamente o mesmo rotwiro q vamos fazer no carnaval. Mas nós vamos almoçar no Florybal.
Posta mais!!!! Kkkk :*
Que legal! Preferimos almoçar antes de entrar no Florybal, mas almoçar la pode ser uma boa pedida. Ah! Não esqueça de incluir o Castelinho Caracol no roteiro! Amei e vou escrever um foto post especifico de lá. 😁
[…] Nesse post contamos sobre nosso planejamento e nosso roteiro completo para a Serra Gaucha, e nesse post contamos sobre nossas hospedagens durante a viagem. Contamos sobre as outras atrações que visitamos em Canela nesse post. […]
[…] 05/01: Canela – passeio no Parques da Serra, Mundo Gelado, Terra Mágica Florybal, centro de Canela (Catedral de […]
[…] Nesse post contamos sobre nosso planejamento e nosso roteiro completo para a Serra Gaucha, e nesse post contamos sobre nossas hospedagens durante a viagem. Os passeios que fizemos em Canela estão concentrados nesse post. […]
[…] nossas hospedagens durante a viagem. Os passeios que fizemos em Canela estão concentrados nesse post e os em Gramado estão […]
[…] na Serra Gaucha, Bombinhas e outros pontos da viagem, sobre as atrações que visitamos em Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Bento […]
[…] Serra Gaúcha, Bombinhas e outros pontos da viagem, sobre as atrações que visitamos em Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Bento […]
Obrigada, Helen pela indicação do post do Café Viagem. Que blog lindo. Parabéns.
Abraços
Alexandra
Alexandra, que prazer ter você por aqui! Obrigada pela visita! 😊
[…] 05/01: Canela – passeio no Parques da Serra, Mundo Gelado, Terra Mágica Florybal, centro de Canela (Catedral de […]