Em nosso terceiro dia em Lima fomos conhecer as primeiras ruínas de culturas pré hispânicas em nossa viagem. Huaca Pucllana é uma ruína de uma área cerimonial da cultura Lima, que viveu na costa central do Peru entre os anos 200 e 700 d.C.. A ruína fica localizada no bairro de Miraflores, em Lima, e foi ocupada entre os anos 400 e 700 d.C.
Para saber mais sobre o roteiro de nossa viagem para Lima e Cusco clique aqui e para saber sobre nossas hospedagens, etc, clique aqui.
Huaca Pucllana, uma ruina pre-hispânica em Miraflores
Desde 1981 a área é alvo de estudos e escavações arqueológicas e é utilizada para pesquisa, estudo e turismo.
Fomos de taxi, de manhã, do hotel até Huaca Pucllana, e pagamos 6 Nuevos Soles. Na entrada compramos os ingressos para o próximo tour guiado, que começaria em meia hora. Como soubemos que tinha acabado a água na máquina que vende bebidas, me informei e fui até um bar, duas quadras de distância pra comprar água, pois o sol estava forte e o tour duraria em torno de uma hora.
Ficamos aguardando o início do tour em uma área de espera, composta por uma tenda e cadeiras plásticas. Essa área da recepção conta também com banheiros, uma lojinha de souvenirs e a máquina de bebidas. Não tem lanchonete. Aproveitei a espera para passar protetor solar em todos, pois o sol estava “de rachar”.
Na área do sítio arqueológico tem também um restaurante que serve almoço e jantar e , que dizem ter uma linda vista do sítio durante a noite, mas não chegamos a testar
Aguardando o tour guiado na área de espera
É importante ir preparado pra esse passeio. Levar bastante água, protetor solar e chapéu, especialmente no verão, pois ao longo do tour a área é aberta e praticamente não tem sombra. Cometemos a falha de esquecer os chapéus… Na lojinha conseguimos comprar pra mim e pro Fernando, mas não tinha infantil. Felizmente tinha um casaco das crianças na mochila, e improvisei uma proteção pro sol.
Adaptação para proteger o trio do sol
O tour começou, com um grupo de umas 12pessoas, e a guia foi nos levando para a visita nas ruínas explicando sobre a Cultura Lima, os costumes, sobre os usos das diversas partes das ruínas. O sol realmente estava muito forte e não foi fácil manter a atenção das crianças…
Conhecendo as ruinas
Mas o passeio é bem interessante, apesar de cansativo, em função do calor. Como o tour era em espanhol, após a explicação da guia traduzia as partes mais interessantes pras crianças, pra ajudar a prender a concentração deles.
Subindo pra parte alta das ruínas
Ao longo do tour existem manequins que demonstram as atividades dos Limas e tem também um local com demonstração dos cultivos de plantas e criação de animais, com alpacas e cuis (nosso porquinho da índia, que eles comem por lá). Essa parte dos animais, claro que atraiu as crianças, e felizmente era em um local com árvores, que contava com uma abençoada sombra.
Área com alpacas e cuis em Huaca Pucllana
Achamos o passeio bem interessante, mas provavelmente em um dia mais ameno daria aproveitar bem mais, especialmente com crianças.
Após o término do tour relaxamos mais um pouquinho na tenda na entrada das ruínas e seguimos em direção a parte mais movimentada de Miraflores, a pé, pra almoçar e passear.
Como encontramos o Restaurante Bodega de La Tratoria a uma quadra de Huaca Pucllana, decidimos entrar pra almoçar e beber algo gelado.
Depois do almoço seguimos até a Av. Largo para trocar dinheiro e fomos ver os artesanatos no Indian Market e outras diversas lojas nas redondezas, e fechamos o passeio com uma volta pelo Parque Kennedy e um “repeteco” do Malecon de Miraflores.
[…] (segunda) – tour Huaca Pucllana (fechado nas terças); almoço no Restarurante Bodega de La Tratoria (perto das ruínas); passeio […]
Deve ser uma aventura para a criançada fazer esse roteiro. É uma aula que nenhum curso de história poderia oferecer a eles. Muito boas as dicas, obrigada por compartilhar.
Obrigada Adrielle! Sem duvidas! Uma aula viva pra adultos e crianças! 😉
Eu adoro visitar lugares que são cheios de história e de cultura. Acho sempre um aprendizado – além do turismo e da beleza. Fico imaginando o quanto isso deve ter sido enriquecedor para as crianças, apesar do calor… rs
Mariana, o calor foi fogo, pra todos nós… Rsrsrs. Mas a experiência de conhecer as ruínas foi realmente incrível!
Mesmo as crianças arriscando a perder a atenção, achei que elas foram super boazinhas! num sol desses, até nós ficamos meio distraídos, não é? Achei o passeio super legal ! E é uma ruína pertinho de uma cidade grande , o que é muito engraçado de pensar!
Pois é Aninha, ela é dentro de Lima. Incrível, né? E as crianças ficaram bem interessadas em toda a história.
Adoro esses passeios que as crianças também curte. O interessante é que a gente sempre está aprendendo com eles tb, como o que levar, etc. Aqui na Itália o pessoal é “o louco do chapéu” kkkkkk porque até nas excursões das escolas, as professoras recomendam levar uma proteção.
Luciana, também sempre carregamos o chapéu… Nesse dia foi um lapso mesmo… Rsrsrs
Que oportunidade boa para a criançada ein! Ter uma verdadeira aula de história in loco não é mole não. Muito importante o guia saber prender a atenção deles. Curti.
Pois é Thiago. Uma excelente oportunidade mesmo! Pra todos nós. 😉
Fui a Lima em 2014 e não fazia ideia desse passeio. Muito boa a dica!
Já guarda a dica pra próxima visita a Lima! 😉
[…] pode também visitar as ruínas de uma cidade pré-hispânica! Isso mesmo, Huaca Pucllana foi descoberta durante escavações na cidade alguns anos atrás e atualmente […]